Início Acomodação Apartamento Alugar casa na Italia através de agências

Alugar casa na Italia através de agências

Pergunta leitor:

Fiquei curioso, no tópico em que uma pessoa procurava apartamento pra dividir em milão dissestes que para alugar um ap prórpio precisava de diversos items. Irei me mudar para Torino, com a minha namorada em setembro de 2008 para estudar e gostaria de saber se podes me ajudar, que tipo de apartamento é melhor se alugar, quais as melhores opções de moradia, que tipo de despesas tenho que pagar no ato para alugar um ap e que tipo de auxílio o governo italiano disponibiliza.

O Governo Italiano disponibiliza auxilio para residentes na Italia e em geral para aqueles considerados de baixa renda. Se você se enquadrar nessa categoria poderá conseguir reembolso para despesas como por exemplo de aluguel. No entanto, acho um pouco cedo para pensar em reembolsos. Quem sai do Brasil deve trazer dinheiro. Se depois vier reembolso é lucro e você faz uma viagem a mais. Não saia do Brasil contando com isso. Basta saber que existe e depois quando você vier para cá, se decidir se estabilizar e morar a longo tempo, pode conseguir um benefício a mais.

Para alugar uma casa, você precisa dar garantias que vai pagar. Acho que funciona assim em qualquer lugar do mundo. Ninguém quer colocar uma família lá dentro que depois vai causar problemas e não pagar aluguel, não é mesmo? As agências, que são as intermediárias, garantem a seus clientes que quem aluga é idôneo.

Para alugar uma casa você geralmente faz um contrato de 4 anos renovável por mais 4 anos (que sim, pode ser interrompido antes, mas você tem que enviar uma carta raccomandata pelo correio geralmente com 6 meses de antecedência).

Você deverá pagar o primeiro aluguel antecipado + uma caparra (que é um aluguel a mais que será devolvido no fim do contrato e serve para segurança do dono da casa) + uma taxa de agência, que é um percentual do valor anual do contrato, por exemplo, se você paga 1000 de aluguel por mês, isso significa 12.000 ano, e você pagará cerca de 1200 euros para a agência. Não me lembro o percentual exato da agência, mas é mais ou menos um aluguel a mais.

Geralmente é pedido também uma comprovação de renda, como a sua última busta paga (holerite) e o tipo do seu contrato. Por isso para recém chegados, geralmente é mais fácil alugar quartos do que casa, porque você não tem como dar certas garantias. Ou você pode alugar casa como se fosse para temporada, opção usada por turistas, nesse caso não tenho certeza como funciona, mas provavelmente a maior parte do período será paga antecipadamente.

No caso de um casal é indicado um monolocale (que é um quarto-cozinha-sala-tudo junto de cerca 30m2) ou um bilocale (quarto-cozinha-banheiro). Se você tá podendo, pode pegar até um trilocale, com um ambiente a mais. Lembrando que também a denominaçao bilocale-trilocale muda de acordo com a região. Algumas agências de Firenze chamam de trilocale um quarto-sala-cozinha-banheiro. Outras, chamam trilocale 2quartos-sala-cozinha-banheiro.

Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas; em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Em 2010 foi a responsável pelo blog oficial da Região Toscana escrito em inglês (http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany) e atualmente trabalha com comunicação digital e tradicional. Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

27 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Gostaria de saber quanto em média é um aluguel barato na Itália, de dá pra conseguir um monolocale bom, mais novinho por um preço legal.

    Tenho procurado apartamentos em Roma (monolocale e bilocale) e os preços dos melhores (pelas fotos) variam entre 750 à 950 euros mais condomínio (geralmente 50 euros ou menos). Isso é um preço normal, ou é possível encontrar coisas mais baratas?

    Outra coisa, vejo em geral os apartamentos vêm com máquina de lavar, fogão e as vezes até com geladeira, ou mobilhados. Isso faz o aluguel ficar mais caro ou não tem diferença?

    Obrigada por continuar trazendo tantos assuntos bacanas para o blog! :D

  2. Oi Julia,
    Esses preços que você viu são os preços de mercado. Morar na Italia custa caro e é preciso preparar o bolso. Geralmente a diferença entre uma casa mobiliada ou sem móveis é mínima. A maioria aluga já casa mobiliada, com todos os equipamentos, o que é ótimo porque se você tivesse que comprar cada um deles, gastaria uma fortuna.
    Lógico que existem exceções para esses preços, mas a gente não pode contar com a sorte quando sai do Brasil rumo ao desconhecido não é mesmo? E se a oferta for muito mais baixa do que esses valores, é melhor desconfiar…
    Por isso que digo para calcular uma média de 400 euros por pessoa: se voce alugar um quarto so para vc, pagara isso. Se vc alugar um monolocale e dividi-lo com uma amiga, dá na mesma. Se alugar um apartamento de 3 quartos e dividir o aluguel, enfim, dá sempre uma média de 400 por pessoa. A menos que vc queira a casa só para você…

  3. Muito interessante. Já morei nos EUA, e agora estou indo para fazer minha segunda faculdade.
    Percebi que os preços médios de um Monolocale em Turin são de 500 euros, no centro e perto da faculdade.
    Aproveito então pra fazer uma pergunta complementar, é muito dificil achar um emprego meio-turno?

    Abraços,

    K

  4. Gostaria de acrescentar que, em geral, pelo menos aqui na região de Trento a caparra é cerca de três vezes o valor do aluguel. E para estrangeiros é comum pedirem em vez da caparra uma “fidejussione” de até 6 vezes o valor do aluguel. Não é fácil não pessoal…

  5. OI! Preciso ajuda para alugar um apartamento na Italia. Li num post acima que sao necessarios diversos comprovantes para realizar um aluguel anual. Saberias me informar se existe alguma outra forma para conseguir. Poderias recomendar algum local para me informar sobre o assunto.
    Obrigado

  6. @Eugenia
    A outra forma de conseguir alugar uma casa quando voce tem poucas garantias é pagar um tot de alguéis antecipados.
    Em qual cidade você está procurando apartamento exatamente?

  7. Olá,

    Sou brasileira indo reconhecer minha cidadania na região de LIvrorno por volta de junho 2009 (ou setembro 209). Vou utilizar assessoria na Italia, mas eu não gostaria de morar em quartos dividiso numa grande casa, pois pretendo ir com meu marido (norueguês) e filha de 10 anos. Eu considero a possibilidade de alugar uma pequena casinha ou apartamento naquela região, mas não sei se eu como brasileira ou meu amrido como norueguês, poderia alugar. Eu iria precisar comprovar essa reisência perante as autoridades. Você tem alguma sugustão para eu não precisar morar em repúblicas ou dividr casa com estranhos?
    Aguardo sua resposta ansiosamente!
    Obrigada
    Rosaly
    rtorvnes@gmail.com

  8. Oi Rosaly,
    Voce tem duas opçoes:
    1) alugar uma casa como turista – neste caso por um tempo determinado normalmente pagando antecipadamente todas as mensalidades. neste caso eh dificil voce explicar que precisara se tornar uma residente naquele endereço… vc
    2) alugar uma casa “normal”, que vc encontra atraves de anuncios em jornal e agencias de turismo. geralmente pedem garantia de pagamento. Como vc nao trabalha ainda na Italia e nao tem nenhum comprovante de renda italiana, podem te pedir ate 6 meses de aluguel antecipado, alem do valor da agencia (geralmente equivalente a uma mensalidade de aluguel).

    Ou seja: eh possivel alugar uma casa so para vc quando chegar aqui, so que vai te custar uma boa soma. Imaginemos que vc consiga um casinha de 30 metros quadrados em Livorno por 600 euros (talvez um pouco menos pq afinal eh Livorno, nao conheço mto os preços locais, mas em todo caso melhor que vc nao chegue em alta estaçao, ou seja, verao, porque Livorno eh litoral e muita gente aproveita para alugar a casa por temporada).
    Bem, neste caso vc precisara de 600×7 ou seja 4200 a vista. Mais as despesas normais. Eh por isso que mta gente opta por dividir uma casa nos primeiros meses e depois alugar um apto sozinho.

    No fundo, tudo depende do seu budget e da sua conta bancaria.

  9. Oi , me chamo Ana Cristina e estou procurando apartamento em Milão para minhas filhas.
    Procuro apart. de 2 quartos , sala e cozinha.Seria de 3 quartos que devo procurar?
    Onde posso encontrar uma imobiliaria ou posso Obrigada

  10. Oi vou a Roma em janeiro de 2011 e gostaria de alugar um apartamento de um quarto durante um mes e que tivesse um custo baixo, vocês poderiam me indicar algum em um bairro legal.

  11. oi vou pra italia,em janeiro de 2011,como faço pra alugar uma casa sem comprovação de renda,para eu,meu marido e tras filhos?estou indo pra tirar a cidadania.vou pra Ravenna

  12. Cormaria ;)pretendo morar na italya será que acho um casa boa classe media?150 mil??

  13. alugo um apartamento em Milao
    Tenho um apartamento de 80 m2 que fica a 20 minutos do aeroporto de Linate e 40 minutos do aeroporto de Malpensa, 10 Km de Milao, 35 km da Suiça, 30 KM de Como.

    Com elevador, 2 vagas para garagem, apartamento è mobiliado com lava louças, maquina de lavar. A 10 minutos a pè tem uma estaçao de trem que com 25 minutos chega em Milao. 'E um apartamento novo a zona tranquila e familiar. Na casa tem computador com linha wi-fi e televisao.

    Eventualmente se quiserem posso ir atè ao aeroporto e dar assistencia a pessoa atè chegar ao apartamento (da para chegar atè de trem), eu tenho um carro esporte que posso também levar se necessario ou dou as istruçoes para alugarem carro.

    Este apartamento tem um quanto grande com uma cama de casal e uma de solteiro, e na sala um sofà cama para duas pessoas, e se caso for necessario tem capacidade para mais duas pessoas dormirem em colchonete.

    Posso tambèm preparar cafè da manha, lanches e refeiçoes. Assim fica muito mais barato se a pessoa quiser economizar.

    Preço a combinar.
    elza.deluca@hotmail.it

  14. Olá, vou pra Noventa di Piave, em março de 2012 para tirar a dupla cidadania. Tenho pretensão de ficarmos (eu , meu esposo e dois filhos) até a conclusão do processo. Poderia me dar dicas de como conseguir alugar casa, apartamento ou algo parecido por lá? Bem como de imobiliárias, jornais onde posso procurar algo também?
    Obrigada.
    Celi
    celisophia@hotmail.com

  15. Ola Barbara,

    Estou indo em Outubro para Verona ou proximidades em Veneto, com meu marido e meus 3 filhos, e exatamente por ser uma família grande, gostaríamos de alugar uma casa, vc sabe se isso é possível? Pode me dar algumas dicas? Pela internet vemos que tem bastantes opções, porém as imobiliarias não respondem aos e-mails. Estamos indo para adquirir cidadania e pretendemos ficar para dar uma educação melhor a nosso filhos!!! Valeu!!!
    Tatiana

  16. Moro em milano com meu esposo e uma amiga gostaria de alugar um monolocale sò para nos dois, ele è Italiano e brasileiro temos uma certa urgencia.
    Muito obrigada! OBS: Mande para meu email.

  17. goetaria de alugar um monolocale na italia<in milano de preferencia…quais as doc.nescessaria,se nao for italiano é possivel?meus doc ainda nao sairam,obrigado

  18. Meyre,
    Para ferias ou para morar?

    Você não pode alugar uma casa por mais de 3 meses se não tiver o permesso para morar mais de 3 meses na Italia.

    Isso não significa que você tenha que ser italiana, basta ter o permesso que te permita morar na Italia ou uma agência séria nunca vai te alugar a casa (é contra a lei).

    Para turismo, existe um site bem bacana que se chama Wimdu, com eles é facinho. Vou escrever um artigo sobre isso nos proximos dias. abs

  19. Estou procurando apartamento para alugar, mas vejo que saí em média 400 a 600 euros um bem pequeno. Mas vi alguns até que bem montados, o que me levantou a dúvida: esse aluguel é mensal ou semanal. É do quarto ou para dividir o apartamento / quarto já que muitos desses apartamentos que vi são de apenas 1 quarto. Como não há nada especificando nos sites das imobiliária fiquei com dúvida.

  20. Depende do que está escrito no anuncio.
    Se estiver escrito “stanza” ou “camera” se refere ao aluguel de um quarto, se for “camera singola” é um quarto para uma pessoa. Se for “posto letto in camera doppia” significa que é uma cama em um quarto para duas pessoas.

    Se estiver escrito “monolocale” é um apartamento com um único ambiente que em geral possui a área para dormir e eventualmente uma pequena cozinha. Em geral um monolocale de 15m2 é uma garagem que transformaram em apto, eu não recomendo. A dimensão normal de um monolocale são cerca 30m2.

    O valor que aparece em geral é mensal. Se for através de agência, depois você tem que pagar uma quota para a agência (e em geral agências não alugam quartos, somente apartamentos/monolocale.

    Espero ter ajudado.

    abs

    Barbara

  21. Olá Barbara,

    Meu Marido está tirando a Cidadania Italiana, já tirou o Permesso de Soggiorno em novembro/2011 e voltou ao Brasil para aguardar a finalização do processo, Mancata renuncia e etc, iremos de mudança para a Itália com nossos 2 filhos. Estamos procurando apartamento (via internet) para alugar na região de Milão.
    Pergunto: Você acha uma boa idéia alugarmos apartamento de temporada por 3 semanas para termos onde “chegar”, e podermos aí procurarmos pessoalmente um apartamento para alugar definitivo? Conseguiremos alugar com o Permesso e pagando aluguéis adiantado? O processo de cidadania deve estar concluido nos próximos 60 dias.
    O que você Acha?

    Obrigada
    Danielle

  22. Danielle,
    Eu acho que a coisa melhor a fazer eh alugar um apartamento temporario assim voces terao tempo de escolher com certa calma o apartamento definitivo.

    Um apto temporario voce pode alugar por exemplo atraves do Wimdu (repare que eles tem preços especiais para 1 semana, 15 dias um mes…) e nao tem muita burocracia e complicaçao. Da uma olhada aqui:
    http://www.brasilnaitalia.net/2011/10/wimdu-os-melhores-lugares-para-ficar.html

    O apto definitivo voce tera que pagar os alugueis antecipados e uma eventual comissao para a agencia (se fizer o processo via agencia). Da uma olhada no http://www.casa.it assim vc começa a ter uma ideia dos preços.

    Abs

    Barbara

  23. Oi Barbara, tudo bem com vc? Parabens pelo site. Gostaria de obter algumas informaçoes pois planejo morar em Roma com meu filho e marido. Ambos estao no processo da cidadaniia mas eu nāo pois perderia a brasileira. Sera que haveria problemas para mim? O plano é morar por um ano para que o pequeno estude outras linguas e tenha essa experiencia de vida. Penso em alugar um apartamento bem localizado e de tres quartos, vc tem ideia de valores e onde posso ver a respeito? Tb escola se há muita diferença. Ele tera 12 anos na epoca. Obrigada e aguardo ansiosa a resposta.
    Ana

  24. Oi Ana, tudo bem?

    Roma é uma cidade cara para se viver, um apartamento de três dormitórios em uma área nobre da cidade pode superar tranquilamente os 1500 euros mensais. Você pode pesquisar em sites como casa.it ou mesmo no subito.it
    Na Italia aluga-se aptos decorados ou vazios, informe-se bem, afinal decorar um apartamento do zero pode aumentar muito as suas despesas e não valer a pena, especialmente se for por uma estadia provisória. Esses sites que eu indiquei são sites para aluguel tradicional, não para turistas.

    O ano letivo na Italia começa em setembro, mas as crianças podem ser matriculadas a qualquer momento. Dá uma pesquisada aqui na seção estudo, já escrevi alguns posts que podem te ajudar.

    Abs,

    Barbara

  25. ola,gostaria de saber qual escola de italiano voce me indicaria pois moro atualmente no brasil mais tenho muuuuuuuita vontade de florença e tambem gostaria de saber quais sao as cidades mais baratas.obrigada.

Responder