Faculdade na Italia

Faculdade na Italia

18

Ultimamente tenho recebido uma enxurrada de e-mails e não tenho tido tempo para respondê-las. Para quem quer saber mais sobre faculdades na Italia, recomendo entrar em contato diretamente com as faculdades pedindo informações sobre os cursos e preços. Os preços dependem de uma série de coisas: se você é italiano, cidadão da UE, brasileiro, quanto dura o curso, sua renda familiar. Eu não posso responder mensagem por mensagem sobre quanto custa um determinado curso dentro de uma determinada Universidade.

Sobre ranking de faculdades, oficialmente na Italia todas as Universidades públicas têm o mesmo nível e não existe nenhum ranking oficial italiano sobre qual é a melhor universidade (inclusive este é um tema muito polêmico: “a Italia deve introduzir um sistema para medir a qualidade dos cursos?”).

O site http://www.almalaurea.it/ publicou uma grande pesquisa sobre quais as universidades que mais empregam os recém-formados. Honestamente, acho tudo isso uma baboseira! Tudo depende do aluno, do interesse, da sorte, de um monte de variáveis. Também existem rankings internacionais publicados por revistas como a Times. Só que o sistema italiano de ensino é muito diverso de outros países e acho difícil comparar coisas diferentes dizendo se é melhor ou pior. Em relação ao que, scusa?

Sobre onde se hospedar no caso de quem vem fazer universidade, uma opção é dividir apartamento com outros estudantes. Escrevi um post exclusivamente sobre o Aluguel de Quartos e espero que ajude.

E para terminar, aí vai uma dica sobre um site de estudantes da italia: http://www.studenti.it

Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas; em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Em 2010 foi a responsável pelo blog oficial da Região Toscana escrito em inglês (http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany) e atualmente trabalha com comunicação digital e tradicional. Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

18 COMENTÁRIOS

  1. Oi, estou acompanhando seu blog para ir vendo como sao as coisas na italia, pois em fevereiro esta,os indo para ai…..gostaria de lhe fazer umas perguntas…..casa e muito dificil ter casa propria?…. em fevereiro é muito frio ai? por volta de quantos graus?…nos temos condiçoes de arrumar um bom emprego ai na italia sendo formados aqui no brasil ou so sobra o q eles? desde ja lhe agradeço a atençao obrigado
    Saulo

  2. Oi,blz
    Primeiramente PARABENS pelo seu blog interesante e informativo!
    Segundo to com projeto para ir pra Italia pra trabalhar, nao sei se vc pode me dar esta informaçao, mais queria saber mais ou menos quanto vc gastou pra ir para Italia? ou se vc sabe atualmente quanto que deve ser? So uma base mesmo pq sei q depende de varios fatores….
    Desde já obrigado pela atenção!
    abraçu,Thiago BH/MG
    Thiagoleao_bh@yahoo.com.br

  3. olá,

    li o post e gostaria de saber se as faculdades italianas de ciências da saúde – medicina, por exemplo – possuem qualidade superior ou inferior às das faculdades brasileiras.

    Grata,
    Gabriela Feist

  4. @Gabriela Feist
    A melhor coisa a fazer é peguntar para um médico na sua cidade ou em um hospital: vocês contratariam um médico italiano?

    Entenda que você deve estudar onde quer morar porque com um diploma de médico brasileiro você não pode exercer a profissão na Italia.

  5. Olá, gostei muito do site, muito informativo e direto. Tenho uma duvida e acho que vc poderá mim ajudar. Vc mim mandaria sites de faculdades Italianas?

  6. Olá.. Primeiramente; gostaria de dizer que o blog é muito interessante. Bom, vamos ao que interessa .. ano que vem vou ingressar na faculdade de Agronomia. Gostaria de saber se tem como transferir a matricula para alguma universidade publica italiana. O processo é rápido ?! Vi em outros sites que é fácil e possível mesmo sem ter a cidadania italiana(que é o meu caso) . É possivel também trabalhar ou estagiar durante o curso ?! Você poderia me dizer como faço para saber mais detalhadamente sobre esse assunto ?! Gostaria de estudar na Italia, pois quero continuar no país, mesmo depois de formado. E sobre as universidades particulares ?! São muito caras ?! Se você souber de emprego para durante o curso, aceito! Desde já agradeço.

  7. Olá,
    possuo o reconhecimento da cidadania italo-brasileira e pretendo cursar medicina na Universidade de Verona. Tenho parentes que moram na cidade, o que facilita muito minha vida.. Porém não consigo me informar se o curso de medicina feito lá é reconhecido aqui no Brasil. Você sabe algo que possa me ajudar??
    Muito obrigada!!

  8. Boa Noite!

    Gostaria que me indicasse uma universidade aí na itália que tenha o curso de pós graduação em Contábilidde.

    Obrigada

  9. Algumas informaçoes devem ser esclarecidas:
    Sou medico brasileiro aqui na Italia hà 6 anos.
    Antes de tudo antes de viajar para Italia procure o consulado Italiano na tua cidade e peça todos documentos necessarios para o ingresso na Unversidade Italiana para convalidaçao do diploma
    Quando aqui cheguei levei todos documentos necessrios e apesar de ser casado com mulher italiana me exigiram o permesso di soggiorno.Tive que correr para obter ao menos a recibo de entrada do documento e eles aceitaram minha inscriçao.Depois de 30 dias enfrentei uma prova de seleçao com 50 estrangeiros e fui aprovado(eram 23 vagas)
    Antes de tudo è perciso estar seguro no italiano para enfrentar toda esssa maratona.
    Apos aprovaçao, para minha surpresa tive enfrentar o sexto ano e ao final defender a tese de laurea para obter o dipploma italiano.
    Apos voce estar com o diploma seras obrigado a enfrentar o tirocinio pratico(3 meses) e teorico(150 questoes) para poder ter direito a inscriçao na Ordini dei Medici Italiani(parece o exame da ordem dos advogados dai do Brasil).
    Veja que sò consegui com muito empenho a iniciar a trabalhar aqui depois de quase 3 anos.Mas como brasileiro è teimoso fui ate o fim,mas deixo claro que a realidade aqui nao è um sonho como muitos pensam.Precisa de ser perseverante e estudar muito.
    Em tempo:fiz tudo isso na università di milano e qualquer pessoa pode requerer essas informaçoes por email diretamente no setor de estudante estrangeiro da universidade.
    Espero ter esclarecido e ajudado voces
    David

  10. Olá, meu nome é Pedro, sou brasileiro e acabo o ensino médio no final de 2012. Completo 18 anos em agosto de 2012.
    Tenho uma tia que mora na italia a 5 anos, seu marido possui descendencia italiana e ela o permesso, eles tem um filho que nasceu la, entao é italiano.
    Gostaria de me mudar para a italia para fazer cursos, uma universidade e viajar pela europa.
    Vi que as aulas la começam em novembro, entao nao daria para eu entrar na faculdade no proximo ano.
    Mas eu gostaria de mudar para italia no proximo ano, para cursar alguns cursos de italiano e para me acostumar direito com o pais, ai quando eu fosse entrar na universidade no final do ano que vem eu ja falaria italiano fluentemente…
    Ou seja, gostaria de me mudar para a italia ano que vem para fazer alguns cursos e aprender a lingua italiana e no seguinte ano cursar a universidade.
    Gostaria que me ajudassem dizendo o que sera necessario para eu fazer essa aventura, lembrando que ja terei moradia lá…
    Obrigado!!!!

  11. Por favor, meu filho tem 17 anos, cidadania Italiana e gostaria de fazer faculdade na Itália. Alguem sabe por onde posso começar ? Quais as providências ? Os diplomas da ITália tem validade no Brasil ?

    Obrigada

    Eliandra

  12. Olá, fiquei sabendo que as universidades públicas italianas exigem uma taxa no início das aulas, gostaria de saber se vc sabe o valor dessa taxa para o curso de medicina só para ter uma ideia do que preciso investir para ir atras desse sonho. Desde já agrdeço, abraço!

  13. Minha filha tem dupla cidadania, e o sonho dela e cursar medicina, pensamos em inscreve-la em uma universidade na italia, ela teria esse direito por ser cidada italiana, e teriamos que pagar a universidade ou ela poderia estar cursando em uma universidade publica, grata Norma

  14. Olá Bárbara, sou estudante de fármacia na Ufrj e to no primeiro período. Vou me casar ano q vem e meu futuro marido e eu gostaríamos de ir morar na itália pq ele tem possibilidade de buscar uma cidadania italiana devido ao sobrenome dele. Eu queria saber como funciona o ingresso nas faculdades italianas, se são pagas ou nao, se tem q fazer prova ou algo do tipo… Se puder me responder, agradeço. :D

  15. Oi Gabrielle, tudo bem?
    O fato é que existe muito pouca compatibilidade entre as Universidades Brasileiras e Italianas.
    Isso significa, por exemplo, que com o diploma universitário brasileiro, em uma boa parte dos casos, você não pode exercer a profissão na Itália sem refazer uma parte da faculdade. E provavelmente o mesmo vale no caso inverso.
    Antes de checar preços e taxas universitárias, eu tentaria confirmar essa informação que te passei no caso específico do seu curso porque isso faz toda a diferença.
    De que adianta fazer a faculdade na Itália se depois você não vai morar na Itália? Ou então você deve pensar que é uma mudança realmente por um longo prazo…
    Aqui para entrar na universidade você precisa ter completado um total de número de anos de escola média, que é diferente do Brasil, isso significa, por exemplo, que antes de entrar na universidade você tem que voltar a fazer colegial. É uma burocracia complicadíssima. Eu acho que não vale a pena, a menos que você queira morar na Itália para sempre.
    Abs
    barbara

Responder