Permissão para dirigir

Permissão para dirigir

Turista
Quem vem para o solo italiano como turista, não precisa se preocupar: por 3 meses os documentos brasileiros são aceitos por aqui e você pode alugar o seu carro tranquilamente.

Estudante / Intercambio
Para quem precisa da permissão apenas para o primeiro ano na Italia, você apenas prepara uma papelada para validar a sua carteira brasileira por aqui.

Residente na Italia
Se você é residente na Italia por mais de um ano, não tem choro nem vela, ou você tira a Patente Italiana, ou oficialmente não pode mais dirigir. Não sei se vale a pena arriscar dirigir sem a carteira porque de vez enquando eles fazem umas blitz na cidade sem nenhum aviso prévio.

Como tirar a carteira de motorista na Italia
O melhor modo é através de uma Autoscuola.

Procedimento
O primeiro passo é a inscrição na Autoscuola. Eles te apresentarão os dias e horários em que você pode realizar a sua visita médica (para saber se você tem restrições visuais ou auditivas ou alguma doença que poderia te impedir de guiar). A partir daí você tem que esperar cerca de uma semana para ter em mãos o seu famoso “Foglio Rosa”.

Com o Foglio Rosa em mãos, você já pode dirigir dentro das cidades, desde que acompanhado de um outro motorista com menos de 65 anos e que já tenha há pelo menos 10 anos a patente; e desde que o seu carro possua a indicação “P” na parte dianteira e traseira, para indicar que você ainda é café com leite. :)

A partir de 1 mês e 1 dia da chegada do Foglio Rosa você pode realizar o exame teórico, que devo admitir é bem complicadinho. Você terá um livro enorme para estudar, as autoscuola em geral oferecem aulas porque você tem que estar craque sobre as leis para evitar ser “bocciato”, ou seja, não passar. Se você for bocciato mais de 2 vezes terá que refazer o Foglio Rosa (e os gastos vão aumentando…).

Se você superar a parte teórica terá de esperar no mínimo mais um mês e um dia para poder realizar o exame prático. Mesmo que você já tenha carteira de motorista há anos no Brasil, eu recomendo fazer pelo menos uma lição de aula prática com instrutor para ele te dar as dicas do que fazer ou não fazer. Se tudo correr bem, é só esperar chegar a carteira de motorista!

Duração
Partindo do pressuposto que você se sairá bem em todos os exames, vai levar no mínimo 3 meses para você ter a sua carteira em mãos.

Custo
Os valores variam de acordo com a autoscuola, mas em geral, saem por volta dos 500 euros. No meu caso: 200 euros no ato da inscrição; 130 euros quando chegou o Foglio Rosa; 100 euros antes do exame escrito e 65 euros antes do exame prático. Cada meia hora de aula prática saía por 18 euros. A visita médica e a marca da bollo não me lembro exatamente quanto, mas eram outros 40 euros mais ou menos. Livros e aulas teóricas inclusas.

Faça Você Mesmo
Não vale a pena tentar eliminar a auto scuola e ir direto na motorização para gastar menos. Isso porque na hora de fazer o exame prático, a lei exige que você o realize em um carro com duplo pedal (para o motorista e o passageiro a direita). Como vai ser impossível que o seu possante tenha esse duplo pedal, você terá que alugar o veículo diretamente da Autoscuola, e lógico o preço é salgadíssimo, por volta dos 250 euros. O que não exclui que depois você tenha que pagar da mesma forma o exame escrito, o prático, a marca da bollo, a visita médica… Enfim, se você economizar 30 euros será muito. E será muito mais stressante e difícil fazer tudo sozinho.

Motorino
Se você quiser dirigir um motorino, não precisa de carteira de motorista, basta ser maior de 16 anos.

Motore (moto)
Para dirigir moto o processo é semelhante ao do carro. A diferença é que se você já tiver feito o exame teórico para o carro, ele é válido também para a moto e você economiza ter que refazer tudo de novo.

Para mais detalhes
Entre em contato com a Autoscuola mais próxima de você. Eles vão te explicar que tem que levar as fotos 3×4 com fundo branco e outros detalhezinhos a mais. De qualquer jeito você vai ter que passar pela Autoscuola mesmo…

Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas; em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Em 2010 foi a responsável pelo blog oficial da Região Toscana escrito em inglês (http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany) e atualmente trabalha com comunicação digital e tradicional. Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

22 COMENTÁRIOS

  1. Apenas um adendo, para ser considerado motorino tem que ter no maximo 50cv. de potencia, acima disso é moto, mesmo que a aparencia seja de motorino.
    E esses de 50cv sao apenas para uma pessoa.

    Rodrigo Fante

  2. Jésuis, quanto sacrifício.

    Eu só não entendi dessa do motonino ter no máximo 50cv e para apenas uma pessoa, quer dizer que não pode ter passageiro? Ma che paura.

    Deixa eu ver se eu entendi direito, se eu por exemplo, quiser aprender a andar de moto, eu vou ter que gastar os quase 500 euros pra tirar a carteira MAIS as aulas?

    Ai ai…

  3. Ahh, e mais um detalhe, como eu vou como estudante, quer dizer que eu consigo so preparar a “papelada [tu sabes me dizer qual é?]” e não preciso fazer nada ai?

    Abraços

  4. No Brasil a lei também permite menores de 18 com uma autorizaçao especial em juizado de dirigir motos de até 50cc.

    Escrevi errado CV acima.

    Na Italia é automatico, até 50cc pode pilotar sem problemas.

    E aqui na Italia somente motos, motorinos com assento de 2 lugares, aqueles que tem um pequeno levante logo atras de onde senta o piloto, de levar passageiro, se nao tiver isso, nao pode, e a maioria dos modelos de 50cc nao tem.

    Sim para aprender ou voce paga auto escola, ou se arrisca por sua conta e risco de ser multado, ou compra primeiro um de 50cc, que aqui é facil de achar, ao contrario do Brasil.

  5. [[No Brasil a lei também permite menores de 18 com uma autorizaçao especial em juizado de dirigir motos de até 50cc.]]

    NINGUÉM MENOR DE 18 ANOS PODE DIRIGIR NENHUM VEÍCULO MOTORIZADO NO BRASIL!

    NÃO EXISTE A AUTORIZAÇÃO CITADA!

    A INFORMAÇÃO DO RODRIGO ESTÁ ABSOLUTAMENTE ERRADA…

  6. Ah, só 1 ano né?

    Minha faculdade tem duração de 3 anos, e não pretendo sair da itália tão cedo, achei que houvesse um “atalho” para que eu não precisasse fazer a carteira denovo na italia.

  7. Olá,
    Sou residente na Itália desde novembro de 2006 e tenho o permesso di soggiorno para estudantes (já o segundo). Pelo que li nas informações deste site e no do Automobile Club d’Italia eu não posso dirigir em território italiano com a PID (Permissão Internacional para Dirigir). No caso, eu teria que fazer a patente di guida italiana mesmo se não for ficar na Itália no ano que vem (o permesso di soggiorno para estudantes vale somente 1 ano)?
    Nas auto-escolas do Brasil eles não entendem o que quero dizer e já começam a passar o preço das taxas.
    Se alguém puder me esclarecer, agradeço antecipadamente.

  8. Ola , queria saber o que significa “patente C “, e se existem outras categorias de carteira. Obrigado

  9. Olá, tenho carteira de motorista AD profissional e de moto a trinta e tres anos no Brasil.Isso vale alguma coisa na hora de tirar a patente na Itália.Este meu tempo de profissional no Brasil conta. Existe algum exame especial sopara carteiras profissionais?.
    Obrigado

  10. Como eu disse anteriormente, as diversas categorias de carteira de motorista brasileira não são válidas na Italia porque não existe acordo internacional.
    Talvez isso mude, mas por enquanto é assim.

  11. Olá, duvida que nao encontrei lendo a lei italiana sobre patente e nem consultando alguns advogados, mas de repente alguem consegue me ajudar. Meu marido possui a dupla cidadania (brasileira e italiana), mas dirige desde que chegou na Italia (ha 4 anos) com a carteira internacional do Brasil. Ate que tomou uma baita multa de 300 euros. Foi quando descobrimos que sendo residente aqui, esta patente internacional so teria validade de 1 ano. Pergunta: Cidadao italiano com residencia no Brasil, pode dirigir na Italia com a carteira internacional que tiramos no Brasil? Se sim, por quanto tempo? A nossa ideia seria pedir a residencia pro Brasil. Dificil essa? Obrigada a quem puder ajudar, bjos

  12. Acabei de tirar a minha carteira de motorista italiana! Passei "na primeira" em todos os exames… ainda bem! Foi um alívio… rs
    Ah, agora eles dão a patente na hora! Vc acaba de fazer o exame prático e, se tiver passado, eles já te entregam o documento.

    Abs!

  13. OI dani,
    Parabens pela carteira de primeira. Eu tb passei de primeira, mas admito que a prova escrita era dificil e me matei de estudar, mas no final deu certo.
    E agora, onde voce vai passear de carro este fim de semana?
    abs
    Babi

  14. Oi Bárbara,

    Meu filho perdeu a carteira dele aí na Itália e não tem planos de retornar ao Brasil tão cedo para resolver isso no Detran.
    Existe algum jeito dele tirar uma outra via na Italia? Os passos que vc descreve acima paracem ser para quem ainda näo sabe dirigir…E para quem já sabe, existe um caminho mais curto? Seus conselhos serão altamente apreciados :)

  15. Oi Rosaly,
    Infelizmente a carteira de motorista brasileira ainda nao eh compativel com a italiana, ou seja: a brasileira noa vale na Italia (por mais de 1 ano) e a italiana nao vale no Brasil.
    Existe uma proposta e talvez isso mude, mas por enquanto ainda eh assim. Sugiro que ele tire a nova carteira de motorista no pais onde pretende morar nos proximos anos. Se for na Italia, precisa começar do zero, com prova teorica e prova pratica. Eh chato, demorado e cansativo, mas por enquanto eh a unica maneira.
    abs
    Babi

  16. Olá boa noite;
    Estou viajando para Itália, tenho dupla cidadania, posso dirigir com a carteira de motorista do brasil e com o passaporte italiano?
    abs.

  17. Olá, Poderia confirmar se como turista eu posso dirigir com a carteira de motorista brasileira é aceita sem problemas? Sabe de alguma informação oficial que comprove? Obrigada!

  18. Olá tudo bem? Estou indo para a Itália e um amigo disse que não e preciso tirar a permissão internacional de direção…. Pretendo alugar um carro por 5dias pela Toscana… O que vc acha? Não terei tenho de emitir a Pid… Estou indo amanha para a Itália.
    Vc acha arriscado? Como e a fiscalização nesta região??
    quando fui para Portugal há três nos trás tirei a PID e dirigi de Lisboa a Santiago de compostela e nunca fui parada por guarda…..
    Abraços
    Nilza

  19. Gostaria de saber que com minha habilitaçaõ (Brasileira) AB ou seja : carro e moto.
    E mas a carteira internacional (CHI) por quanto tempo posso andar tranquilamente na italia?
    Detalhe , vou para residir em definitivo como cidadaõ italiano.
    Antecipadamente ,
    Obrigado.

Responder