Você decidiu estudar italiano por conta própria e não sabe por onde começar? Aqui você encontra dicas para aprender italiano e conhecer melhor a cultura de um dos países mais fascinantes da Europa. Para você que está planejando passar uns tempos na Itália, já está de viagem marcada ou simplesmente quer aprender a língua dos seus antepassados. Eu usei praticamente todos os métodos que recomendo antes de decidir vir morar na Itália. Comecei a estudar italiano em janeiro de 2005 e dois meses depois já estava morando na Itália. Foi pouco tempo, mas com dedicação máxima. Que minha experiência possa ajudar você também. E se tiver alguma outra dica não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

1. Compre livros de gramática italiana

Quando eu comecei a estudar italiano, tive o auxílio de um professor particular que vinha em casa. Ele me orientava em questões culturais e da língua, mas a maior parte do tempo eu passava estudando sozinha. O livro que usava para fazer exercícios era o seguinte: initaliano In Italiano – corso MULTIMEDIALE di lingua e civiltà a livello elementare e avanzato – Edizione Guerra – Perugia. Eu achei esse livro ótimo: era agradável de ler e tinha uns exercícios facilíssimos que praticamente faziam você repetir frases e testava a memória. Depois de repetir mil vezes, acabava recordando a frase. Estudar língua é isso: memorizar palavras e frases. Mas e se você não achar exatamente este para comprar? Existem vários outros a disposição em lojas como a Amazon, por exemplo:

Escolha um e comece a estudar!

2. Siga o Curso de italiano da RAI

Embora tenha mudado bastante ao longo dos anos, ainda hoje a RAI oferece um curso de italiano para estrangeiros que vai do nível elementar até o intermediário e é totalmente gratuito. Curso Italiano Rai Educational Você pode aprender italiano através de jogos (giochi), atividades e instrumentos. Existe uma seção gramática também. É fácil, agradável e divertido!

3. Siga o curso online gratuito oferecido pela USP

Material didático organizado pela Universidade de São Paulo (USP) com vídeos, apostilas e material multimídia para alunos e professores brasileiros de italiano. Comece agora aqui.

4. Traduza suas músicas italianas favoritas

Traduzir músicas com o auxílio de um dicionário de italiano é uma ótima maneira de aprender a língua e memorizar sentenças. Se você não conhece muitos artistas italianos aqui vão alguns de alguns que adoro: Lorenzo Jovanotti, Luciano Ligabue, Fiorella Mannoia, Giorgia, Elisa, Laura Pausini, Eros Ramazotti… ih, a lista é tão grande….

brasilnaitalia

5. Leia revistas e jornais italianos

Vá até a banca de jornal mais próxima e procure por revistas e jornais italianos. Não achou? Então continue na internet mesmo. Atualmente quase todos tem uma versão online!

Jornais:

Revistas

E você, qual material usou?

 

ARTIGO ATUALIZADO: 16/09/2015

59 COMENTÁRIOS

  1. Muito obrigada! Além de ter respondido a minha pergunta, ainda ganhei várias dicas legais de quebra… 🙂
    Abs.

  2. Ola! Como funcionam esses cursos de italiano para estrangeiros? Sao de responsabilidade da comune? Abraco

  3. Oi Paulo,
    Sim sao patrocinados pelo Comune.
    Em geral eh preciso ter um permesso di soggiorno e residencia na Italia.
    abs,
    B.

  4. Acabo de ler isso , tal vez ajude

    Da ierasmus:
    CORSO DI LAUREA TELEMATICO IN LINGUA E CULTURA ITALIANA EROGATO DAL CONSORZIO ICoN ITALIAN CULTURE ON THE NET http://WWW.ITALICON.IT PER CONTO DELLE UNIVERSITA’ SOCIE

  5. estou conhecendo agora esse blog.
    Irei para Roma dia 5 de setembro, onde permanecerei por 15 semanas. Nesse período gostaria de fazer um curso de italiano com aulas diárias. O que/qual vc me recomenda?

  6. Oi Marcos Fabio,
    Recomendo que voce va ate a STB (student travel bureau) mais perto da sua casa no Brasil e pague um curso para as semanas iniciais. Chegando em Roma, vc ve se gosta do curso e quer continuar ou encontra uma outra alternativa.
    Se algum leitor morar em Roma e puder te dar uma outra opiniao, fica aqui o convite.

  7. Sou professor de italiano, formado pela Universidade de Bologna, Italia. Aqui no Brasil, ministro aulas particulares, individuais e em pequenos grupos para empresas. Atuo também, como professor da FECIBESP, Federaçao ligada ao Governo Italiano, que em parceria com Municipios (PMSP) e Estados, da aulas para professores da rede publica, objetivando a divulgaçao da lingua e cultura italiana. Pela FECIBESP, dou aulas para professoras da rede municipal da Capital, Circolo Italiano di San Paolo e algumas outras entidades. Possuo um bom conhecimento da lingua portuguesa e fluencia tambem nas linguas inglesa e francesa. Fico a disposiçao para um contato pessoal (11) 8101.0649 e aguardo uma oportunidade. Grato, Roberto Petrosillo

  8. ola, eu me chamo Edson estou morrando aqui em Milano a seis meses,e preciso aprender falar o italiano o mais rapido possivel, e estou demais precisando de ajuda, entao pensei q vc poderia me orientar e me ajudar. Desde que cheguei aqui eu tabalho e nao tenho tempo para estudar e preciso demais falar, pq falando bem, posso procurar um trabalho melhor, mas eu so tenho tempo p estudar depois da 8:30 da noite, e aqui os cursos ja se iniciaram e eu nao posso fazer minha inscriçao nos cursos q a comune da. se puderem me ajudar ficarei muito feliz. um abraço.

  9. Edson,

    Uma alternativa para o seu horário seria estudar sozinho. Procure cursos online gratuitos.
    Além desse da RAI, que é para iniciantes, você pode se informar se a Provincia de Milano oferece algum específico.

    Aqui em Firenze, por exemplo, tem o http://www.progettotrio.it que é grátis, mas destinado aos residentes na Provincia de Firenze.

    O Centro per l’Impiego da sua cidade deve ser o seu melhor amigo. Lá você pode obter suporte para estudar, se aperfeiçoar e obter benefícios especiais sem gastar nada ou gastando pouco.

    Depois me conta como foi.

    abs

  10. Oi
    Comprei pela internet o livro ” In italiano cassete” que achei pelo google na Margins Fontes mas achei caro( quase 350 reais) e depois vi que estava escrito ” cassete”. Será que vêm apenas antigas fitas de videocassete ou vêm os 4 livros do Angelo Chiù-Chiù juntas ? Ou serão dvds? A encomenda ainda não chegou.

  11. @Marcelo de O Lisa
    Se você não tem certeza, escreva para o vendedor. Se não for aquilo que você queria tente bloquear a venda. Muitas lojas também oferecem serviço de 10 dias satisfeito ou seu dinheiro de volta. Depende de onde você comprou…
    De qualquer modo, imagino que venha o livro mais os cds, pelo preço que você disse. É muito caro para um simples dvd ou vhs…
    Depois conte para gente como terminou… abs,

  12. Se você colocar no google o seguinte ” in italiano cassete” deve achar na Martins Fontes… é este que aparece que comprei..

  13. @Marcelo Lisa
    Provavelmente o meu Google nao mostra as mesmas coisas do seu. Voce esta no Brasil?

  14. Na verdade errei ao escrever aí… era na Saraiva. Confundi porque tinha pesquisado nas duas. Tudo terminou bem com eu cancelando a compra e , depois, comprando só o volume único que custa na média de uns 120. Obrigado pela ajuda. Marcelo Lisa

  15. @ Marcelo Lisa
    Ainda bem que terminou tudo bem. E como vão os estudos, está progredindo? 🙂

  16. Sim, estão progredindo. Estou no segundo período de um curso oferecido pelo centro de extensão da UFMG e tenho tentando escutar músicas, ler coisas na internet e estudar pelo livro ” In italiano” por conta própria. No meu curso, eles usam é o ” Linea Diretta”.

  17. oi, moro na italia fazem 5 anos, e gostaria de começar a estudar aqui. Praticamente terminei o colegial no Brasil e tinha acabado de passar no vestibular, Abandonei pra vir pra Italia. Moro em Milano e sei que nao posso começar diretametne a Universidade aqui, mas tenho que fazer 1 ou 2 anos de SUPERIORE.
    Gostaria de saber se vc sabe quais sao os docs necessarios pra trazer aqui na Italia pra comeòar a estudar…
    Um abraço e ja te agradeço pela atençao

  18. @Daniela
    Voc°e precisara traduzir (por um tradutor juramentado) e legalizar seus documentos de estudo por um consulado da italia no Brasil.

    A partir dai voce vai ate o Ufficio Scolastico Provinciale da sua provincia (Firenze é o CSA Firenze) e eles se encarregam de fazer a equipolencia do seu curriculum escolar.

    Este costumava ser o procedimento normal, mas vc tb pode tentar dar entrada com os documentos diretamente na escola onde quer estudar.

    Visite o site do consulado italiano para checar a lista dos documentos necessarios.

  19. Estou tentando aprender italiano para prova do mestrado em outubro próximo. Podia me dar alguma dica?

  20. Ola..
    mto interessante esse seu blog, eu estou indo para Italia no come;o do ano que vem passar 4 semans em Pavia e gostaria de saber um pouco mais sobre esses cursos subsidiados pelo governo. Voce sabe como posso me informar mais a respeito sabendo q eu sou cidadao e terei moradia lah?
    mto obrigado.. henrique

  21. Henrique,
    Voce se refere aos cursos de italiano? Quando voce chegar em Pavia pode se informar no comune da cidade sobre cursos de italiano gratis ou a baixo custo para estrangeiros.
    O fato de ser cidadao ou ter permesso di soggiorno permite que voce participe do curso.

  22. Estou lecionando Italiano para um escritorio de advocacia em Sampa e gostaria contato com professores desta mesma area, para troca de ideias.
    Obrigado, preciso encontrar novas metodologias de ensino.
    Meu cel 11-85190642
    e-mail alespe@uol.com.br

  23. Bom eu comprei esse livro da Patricia Peterle e posso lhe dizer que é mto bom! Tbm comprei um outro chamado Italiano para brasileiros de Lydia Vellacio e Maurice Elston recomendo os dois. Estou aprendendo tbm pois ano que vem pretendo morar na Itália, criei um blog p/ me ajudar com os estudos se quiser entrem lá pra compartilharmos.
    http://estudaritaliano.blogspot.com/

  24. Alguém sabe me dizer, quanto se gasta em média por mês para morar durante 6 meses em Milão??
    Atenciosamente,
    Natália

  25. Depende do estilo de vida que você pretende manter. Separe uns 8000 euros se você pretende dividir apartamento com outras pessoas, mas não quer viver no aperto.
    Boa viagem!

  26. Olá,

    Tenho uma filha que acabou d e fazer 15 anos, estamos morando aqui na italia na provincia de Milano “Bovisio Masciago”,pretendo inscreve-la co Liceo Cientifico,minha duvida é a seguinte: Ela completou no brasil a 8ªserie(agora 9º ano)estudava em um colegio de rede particular na Bahia queria saber se o ensino no Brasil e equivalente com o daqui pois pretendo increver-la no 1º ano de ensino superior.

  27. Olá Barbara!

    Muito obrigada pela presteza da resposta,ja conhecia este artigo que vc me indicou,penso que vc não entendeu a minha duvida veja bem: A minha filha concluiu o 9º ano no Brasil ficou este ano sem estudar pq estava me mudando pra cá com o meu atual marido e esperando claro setembro chegar agora que tem as ferias escolares entramos em contato com um Liceo da comune que diz não ter certeza que o se o que ela estudou no Brasil estar de acordo com as normas italianas ou seja se é valido aqui,gostaria de saber se vc tem algum conhecimento sobre este assunto da validade do certificado escolar brasileira na italia, se não for muito abuso queria saber tambem se tem conhecimento de collegio em Milão(publico de preferencia)que funciona como escola e moradia…pois temos no Brasil um comercio e talvez temos que ficar indo e vindo como não quero prejudicar a minha filha e tambem não quero que estude mais no Brasil pois temos outros planoa aqui na italia pensei nesta possibilidade acha mais seguro ja que é menor de idade e não pode morar sozinha.
    Te agradeço por me ajudar,parabéns por este blog pela sua coerencia e sensibilidade.
    Um abraço!

  28. Olá Barbara,

    Desculpa por insistir em obter uma resposta sua,sei que tem muita gente pra responder e que faz outras coias alem deste blog…adcionando mais uma pergunta para que vc possa responder quando puder gostaria de saber como devo precederr para adquirir um visto de estudante para minha filha,conseguir falar com um collegio aqui em Milao que é uma especie de internato é publico mais pagamos pela comida ,dormida e etc… achei otimo mais no momento nao tem vaga pra alunos novos pensei nesta possibilidade pq mesmo com os custo é muito mais em conta que ela fiqui aqui pagando alugel ou mesmo na casa de parentes e o mais importante ela quer fazer parte deste tipo de collegio…agora que tenho esta dificulade com a vaga pensei em adiantar e conseguir um visto pra estudante em breve vou legalizar a minha união com meu atual marido e ai sim vamos poder entrar com o processo de união familar e com certeza será mais facil para todods no´s mais por enquanto esta é minha alternativa se vc souber de algum collegio deste tipo me diga te agradeço desde já.

    um abraço

  29. Ciao a tutti, mi chiamo Barbara e sono italiana della citta’ di Firenze……vorrei entrare in contatto con qualcuno che voglia apprendere italiano, organizzo aula particolare e sto organizzando un corso usando il libro “in italiano”. Se qualcuno e’ interessato puo’ scrivermi. Ho altri materiali per fare aule di conversazione.
    Prezzo a concordare secondo le vostre possibilita’, zona Jacarei , Sao Jose’ dos Campos. Ciao a presto.

  30. O livro In Italiano já é um tanto antigo, mas ainda assim acho que é um dos melhores para um estrangeiro aprender italiano. Excelente dica.

  31. Estou procurando os VHS do In Italiano do ChiuChiu, tenho apenas alguns gravados e foi por eles que eu aprendi, lembro que era vendido no site da TV Cultura pois durante um tempo passava vários cursos, Italiano, Espanhol, Ingles.
    Se alguém tiver eles convertidos mande um email por gentileza
    professorquesada@ig.com.br

  32. Comecei ouvindo Laura Pausini <3 e lendo meus livros favoritos em italiano, depois só tirava as duvidas no tradutor, de palavras… E agora faço aulas na internet. Muito legal!

  33. ola Barbara tudo bom? gostaria muito de uma ajuda sua, estou no momento morando em genova pontedecimo ha vinte minutos de genova principe e gostaria de saber se tem cursos de italiano ( preferença de graça) na regiao, ou alguem do seu site pode me ajudar tambem me indicando, me chamo yracema e desde ja agradeço.
    beijos
    yra

  34. Boa tarde a todos, lendo as mensagens,percebi como as pessoas tem “pressa” com o idioma, no caso o italiano. Tudo é um processo lento… O cerébro precisa se acostumar… Mas para quem tem muita garra e amor á lingua,vou deixar uma possibilidade de ajudar, através do skipe que passarei; caso tenham interesse (via e-mail).
    Não sou professora oficial, aprendi o idioma por alguns fatores: Sou filha de italianos, inclusive irmãos, primas etc…. Eu nasci aqui. E alguns anos atrás,estudei o idioma por 2 anos(aqui);também viajei por lá, e fui praticando com a minha família e com a minha própria curiosidade lendo muito e ouvindo músicas… Quem desejar posso ajudar na conversação assim será bom para mim e para quem precisa viajar… Fico á disposição. Tenho alguns livros podemos acompanhar com eles… Caso queiram conversar entrem em contato através do e-mail.

    Obrigada,

    Persistam nos seus objetivos vocês conseguirão ….Eu ainda estudo não dei-me por vencida … sempre estudando….. sempre temos o que aprender…

    Boa sorte a todos!…

    Carolina.

  35. Estou com uma dúvida o livro In italiano 1 e o 2 são os dois volumes desmembrados do livro In italiano de 630 páginas?!?

  36. Ola! Eu queria saber duas coisas 1 se esse cite da usp é seguro porque pede cpf e oque é cidigo do vistante
    Obrigado!!

  37. Oi Katia, tudo bem?
    Indicamos aqui um link para o site da usp (http://cursosextensao.usp.br/course/view.php?id=131&section=0 ) Como você pode ver o url tem usp.br no endereço.
    Até onde eu fiz as aulas, não pediram CPF em nenhum lugar. Será que o seu computador pegou um vírus e quando você clica em um site ele abre um outro no lugar?
    Se você achar a mensagem do CPF de novo, me mande o link e eu te aviso. Mas melhor não dar o seu CPF não..
    Abs Barbara

  38. Oie,

    que artigo lindo de morrer!

    Eu sei o quanto é recompensador é ter um blog!

    Tenho escrito sobre Descomplica no blog MaisEducativo

    Beijos!

  39. Olá amor,

    que texto incrivel!

    Eu sei o quão legal manter um blog!

    Tenho feito posts sobre Descomplica no blog MaisEducativo

    Beijos!

  40. Nossa mão de obra pode ser muito mais valorizada do que imaginamos! Clique no meu nome e aprenda um novo mercado para colocar a sua mão de obra em prática!

  41. […] 1. Aprenda italiano. Se você pretende morar na Italia é o mínimo: falar a língua e conhecer a cultura italiana. Serve na hora de procurar emprego, matricular as crianças na escola, fazer amigos e ler sites institucionais para saber seus direitos e deveres. Veja essas 5 dicas para aprender italiano por conta própria. […]

Comments are closed.