Universidade Italiana

Universidade Italiana

72

Tenho recebido uma grande quantidade de e-mails com as mais diferentes dúvidas sobre cursar uma faculdade na Itália. Como seria difícil responder a todos, resolvi falar sobre o tema aqui para podermos desenvolvê-lo juntos. A participação do leitor é importante para criar riqueza de informação e debate. Por isso, comente!

Passo 1 – Descubra quais são as Universidades disponíveis na região onde você pretende morar
A melhor forma de obter informações precisas do que é necessário para se inscrever em determinado curso é contactar diretamente a faculdade desejada. Mas você nem sabe quais são as universidades que existem na Itália, como pode saber que faculdade deseja? Entre no site http://www.universitaitaliane.it/regione.asp, você verá um mapa da Itália dividido por regiões. Clique na região (estado) onde gostaria de morar e verá uma lista de todas as universidades disponíveis, com links diretos para o site de cada uma delas.

Passo 2 – Você não sabe em qual região pretende morar, mas sabe o setor
Pode ser que você queira estudar na Itália, não sabe ainda onde, mas pelo menos já decidiu a área: Sanitaria, Scientifica, Sociale ou Umanistica. Neste caso recomendo o site http://cercauniversita.cineca.it . Existe um box escrito “corsi di laurea”, faça uma “ricerca rapida” (busca rápida) em triennale, selecione a sua área (ex. Umanistica) e deixe o campo città com a resposta Tutte. Clique em Cerca, na página resultados confira se está selecionado o ano atual e cerca de novo. Pronto, você verá o nome de diversos cursos disponíveis nas variadas Universidades italianas.

Escolher a faculdade e cursos mais indicados para você é um trabalho braçal. Haja paciência para navegar site por site, ler todas as informações dos cursos e ver qual é aquele que mais vai de encontro com o seus objetivos. Mas não tem outro jeito!

No Brasil também não é muito diferente. Você primeiro tem que escolher o que quer cursar: letras? jornalismo? educação física? engenharia de produção? administração de empresas? direito? fisioterapia? filosofia?

Depois você vai atrás das Universidades que oferecem esses cursos.

E dentre as várias opções disponíveis se informa diretamente qual o processo necessário para se inscrever no curso daquela Universidade.

Vamos dar um exemplo: se você pretende fazer uma faculdade de música (no Brasil ou na Itália) é possíve que um dos requisitos seja fazer uma prova especial para avaliar seus conhecimentos sobre música. As informações sobre como será essa prova pode variar de faculdade para faculdade e é por isso que você deve pesquisar essas informações diretamente na fonte e a melhor maneira de começar é através do site oficial da Universidade.

Comece já a sua pesquisa! Geralmente o mês de matrículas e inscrição junto as Universidades Italianas é setembro e você também pode contar com Orientamento, para ajudar nas dúvidas menores. Não espere que eles ajudem nas suas dúvidas existenciais. Boa sorte!

72 COMENTÁRIOS

  1. Olá, sou cidadã italiana a procura de um curso superior de arquitetura em alguma universidade em Milão, Roma ou Torino. Gostaria q me sugerissem alguma(s).
    Grata,
    Lara
    romagnano@hotmail.com

  2. Francini

    Olá sou cidadã italiana e quero fazer minha graduação na Itália, gostaria de informações sobre as bolsas de estudos, e se elas cobrem todo o período do curso?

    Desde ja agradeço

  3. Ola sou cidada brasileira, moro na italia tem 2 anos a Nettuno uma hora de Roma,gostaria de saber si posso fazer faculdade aqui mesmo faltando uma materia para feixar o segundo grau no brasil?Marcia

  4. Eu particularmente acho que sera dificil fazer a faculdade sem terminar o segundo grau porque em geral pedem os certificados de conclusao de curso traduzidos e legalizados.
    Voce poderia terminar o segundo grau por aqui.
    De qualquer modo, entre em contato direto com a faculdade: diga que vc esta interessada em determinado curso e o que eh necessario para se inscrever…

  5. gostaria de saber se as univesidades italianas recebem aalgum tipo de publicação realizado em outras faculdades, quero muito publicar um artigo a na area da fisioterapia!queria saber tbm se existem congressos nesse campo de estudo onde poderei apresentar trabalhos!grazie mille

  6. gostaria de saber como ~ço para publicar um artigo científico em uma revista italiana associada com as universidades! exemplo em minha faculdade existem a publicação de periódicos onde os alunos podem observar os trabalhos realizados em sua determinada area de estudo, preciso muito publicar um artigo em uma revista internacional, devido a minha imensa vontade de tentar meu mestrado em saúde pública! grazie mille

  7. Geane,
    Não conheço muito sobre artigos científicos, mas por que você não entra em contato com as revistas que te interessam e pergunta diretamente para eles? Vá direto a fonte, sem intermediários. Geralmente é o melhor caminho.

    Se alguém tiver dicas específicas, colabore!
    abraços,
    Barbara

  8. Olá,sou brasileira com nacionalidade italiana e vou fazer minha faculade ano que vem na itália, mais queria saber que documenos precisa para fazer a matricula da faculade. Stefany.

  9. Olá,sou brasileira com nacionalidade italiana e vou fazer minha faculdade ano que vem na itália, mais queria saber que documentos precisa para fazer a matricula da faculdade. Stefany.

  10. Tche… isso tu vais ter que ver com a faculdade para onde queres ir!! Nas outras partes desse blog tu encontras como achar uma faculdade e curso de acordo com as tuas necessidades.
    Os documentos necessarios também dependem curso que tu pretendes fazer (trienale, spescialistica, bla, bla, bla). Te adianto que tu vais ter que ler e pesquisar MUITO, MUITO, MUITO, MUITO, e mandar milhoes de emails pra todos os lados perguntando tudo (eu costumava mandar o email denovo quando nao respondiam).

    Eu fiz a mesma escolha que tu e nao me arrependo, estudo em Turim. Ai vai o link para os documentos necessarios aqui:
    http://international.polito.it/en/admission

  11. bom dia!! sou brasileira e me casei com um italiano, vivo a palermo mas como me casei a pouco tempo,tenho o soggiorno mas nao tenho cidadania. mesmo assim posso fazer outra universidade aqui? eu tenho um diploma universitario, so traduzindo este vale como historico escolar ou coisa do genero? tem q traduzir no consulado italiano? muito obrigada desde ja. ane elize

  12. @Ane Elise
    Voce nao necessariamente precisa ter cidadania italiana para cursar uma faculdade na Italia. :) Em geral eh necessario traduzir e legalizar o historico escolar e o diploma, mas para nao perder tempo, entre em contato com a universidade italiana e pergunte antes. Como vc ja mora na Italia, recomendo que passe la pessoalmente. Em geral existe um departamento para alunos estrangeiros. Alias, o fato de voce nao ter cidadania italiana conta a seu favor neste caso.
    abs,
    Barbara

  13. muito obrigado pela atençao. segui o seu conselho e fui a universidade de palermo.
    E la me disseram que esta aberta a inscriçao para o teste CILS para alunos estrangeiros da Universidade de Siena, vinculada a varias outras universidades italianas. a inscriçao vai ate o dia 29 de abril, entao é bom se apressar ou sò ano que vem. para mais informaçoes acesse o site cils.unistrasi.it/. Espero ter ajudado. Abraço

  14. OI Ane Elise,
    Obrigada pelo feedback. :)
    Eu fiz o CILS uns anos atras. Pode ser interessante vc fazer um curso especifico para passar no CILS ou pelo menos comprar os livros que te dao os modelos das provas. O problema nao eh so o italiano, vc tem que ser super rapida para ler os textos e responder as questoes. Boa sorte e depois conta pra gente como foi.
    abs,
    Barbara

  15. realmente eu vi o exemplo das provas no site, e estou fazendo o curso de italiano para extra comunitarios da Universidade de palermo. eu achei meio dificil entao vou fazer a prova agora mais como experiencia. mas boa sorte a todos que fizerem!! abraços

  16. Gostaria de saber como faço passo a passo para ir estudar na Italia, desde de documentos, etc.

  17. Olá… gostaria de saber como está o mercado de trabalho para fisioterapeutas recém formados… Se alguém puder me responder ou me encaminhar para alguma pg na net onde eu possa encontrar a resposta, agradeço… :D

  18. Olá Brasil ! Eu estou tentando tirar meu visto para universidade e conservatório de música italiana,
    Achei muito complicado… tem que traduzir autenticar tudo, ainda tem um porém, para brasileiros os doze anos mínimos.Consegui que a secretaria da educação me fizesse uma declaração que fiz alfabetização, é agora a lei mudou ensino fundamental é de nove anos. tudo bem até ai…fiz duas domandas uma para universidade, outra para conservatório de música. Agora a única coisa que falta é Recife enviar meu nome para a universidade e a mesma responder. A responsável consulado diz que mandou os e-mails a universidade e o conservatório, mas eu telefono eles não receberam nada. E eu pergunto… pode acontecer do consulado simplesmente não mandar meu nome ??? já está quase terminando o prazo. Será que porque fiz duas domandas eles não mandam meu nome?

  19. Olá,vamos ver se aqui encontro a resposta pra minha dúvida..
    Olha só..eu tenho interesse de estudar medicina na Itália.terminei o ensino médio no ano passado.só que assim.. andei conversando com um cara que trabalha cidadania italiana e ele me disse que eu preciso estar cursando uma faculdade aqui no Brasil pra conseguir uma vaga em uma universidade italiana.isso é verdade?

    nessa_fantin@hotmail.com

  20. Não mesmo! basta cursar um ano de universidade no Brasil, Já que aqui o ensino médio é de 11 anos.

  21. então não tenho como entrar em uma faculdade italiana tendo apenas o diploma de 2°grau completo?

  22. Oi.. Pergunta basica!! Queroo terminar o meu 2° grau na Italia.. Vivo aqui ja tem 5 anos.. Cm posso fazer?? No Brasil existe supletivo.. Q se termina rapido, na Italia tem algo do genero?? Eu sei seria + facil procurar.. + sabe cm è ne.. Tem tantas pessoas cheia de vontade, q nos ate perdemos a nossa vontade.. Aguardo retorno..

  23. Ola, sou apenas casada com um cidadao italiano, e estou pensando em estudar aqui na italia, mas como o meu segundo grau nao eh valido para iniciar uma universidade teria que concluir aqui o ensino medio vcs acham que eh uma boa alternativa ou eh melhor fazer cursos particulares? eu me interesso por moda, e estou meio na duvida.

  24. Oi Glaucia, tudo bem?
    Talvez seja uma boa ideia começar cursos privados porque, embora seja sempre positivo ter uma faculdade italiana no curriculum, levara no minimo 6 anos para concluir seus estudos e isso nao eh garantia de emprego.
    Alem disso o mundo esta mudando muito rapidamente e se voce conseguir seguir o ritmo, pode conseguir um bom trabalho, independente dos titulos universitarios.
    Essa eh so uma opiniao pessoal.
    Um abraço
    Barbara

  25. Muito obrigada pela resposta, eu estou de acordo com a sua opiniao, estou em busca de uma boa instituiçao que possa me fornecer um curso.
    Vou deixar no final dessa mensagem os cursos do meu interesse, se vc conhecer alguma escola, se possivel me aconselhe.

    Obrigada

    (Modelagem, consultoria de imagem, fashion designer)

    Feliz Natal!!!!

  26. oi, gostaria de algumas informações.
    moro em Pesaro, e minha namorada preten vim para a italia, gostaria de informações sobre especialização na area de fisioterapia, ou pós graduação, sobre o campo de trabalho na italia, se é bom. obrigadoo
    abraço, espero informaçoes.

  27. OI, SOU ANDRèRIA GOSTARIA DE SABER SE AS FACULDADES NA ITALIA SAO TODAS PRIVADAS( QUE TEM PAGAMENTO DE MENSALIDADES) OW AQUELA GRATUITA (COMO A FEDERAL NO BRASIL)???? é° MTO CARO???

  28. Oiii
    Tenho 16 anos,moro no Brasil e gostaria de cursar uma faculdade de jornalismo esportivo na Italia!
    O que devo fazer?

  29. Olá,

    Eu sou psicóloga com especialização em uma universidade federal brasileira. Gostaria de revalidar meu curso na Itália. E dar continuidade à minha formação. Tenho muito interesse no mestrado na mesma área. Como posso saber dos procedimentos e processos seletivos para as universidades? Há bolsas de estudo para a pós-graduação strictu sensu?

  30. Boa Tarde!
    Tenho uma prima que esta morando na Italia, queria saber como faço para ingressar em uma faculdade por lá, quais os requisitos necessarios?
    desde já agradeço e por favor se puder me responder no meu e-mail: alanmarques_@hotmail.com

  31. Estudava medichna em cuba, desisti e agora quero cont estudando mas penso em italia ou espanha, sera que posso tranferir meu curso p um destes paises, como bolsista absoluta?

  32. ola sou brasileira, com cidadania italia, gostaria de saber como faço para me escreve no curso de direito na italia, vou viver para trento, e gostava de saber o que sera necessario para me escrever?

  33. Oi, morei dois anos na Italia, tinha o permesso di soggiorno per raggiungimento familiare, mas voltei ao Brasil em 2010, e desde entao estou cursando a faculdade aqui, gostaria de saber se é possivel me inscrever em uma faculdade em Roma, e so entao pedir o visto de estudante, ja que o outro ja nao vale mais, e se existe algum limite de idade para o visto de estudante, estou com 21 anos. Eu precisaria pedir o visto antes de ir para a Italia, ou poderia chegar como turista e me inscrever na faculdade levando todos os documentos necessarios? eu conseguiria o visto depois?

  34. Olá. Sou ítalo brasileiro e moro atualmente no Brasil. Começarei no próximo ano uma faculdade de Eng. Mecânica (privada). Você acha que é mais aconselhável pleitear uma vaga na Itália (agora) onde pretendo firmar residencia ou formar me primeiro no Brasil e somente depois partir para Itália para fazer uma especialização e residir?

  35. Oi Thiago, tudo bem?
    Você deveria se informar sobre a compatibilidade dos estudos entre o Brasil e a Italia.
    Dependendo da área, são totalmente incompatíveis. Quando você chega na Italia tem que refazer metade da universidade (e vice-versa).
    Não tenho muitas informações sobre a área de engenharia mecanica, quem sabe algum outro leitor pode te dar uma resposta mais detalhada.
    Um abraço,
    Barbara

  36. Olá Barbara, Boa tarde

    acabei de ler seu artigo sobre como ingressar nas universidade italiana e achei muito interessante

    mas ainda tenho algumas dúvidas a respeito

    1 – Sou formado em Medicina Veterinária e atualmente trabalho com carteira assinada na empresa da minha família.

    2 – sou cidadão italiano.

    3 – gostaria de cursar o curso Medicina.

    como sou cidadão italiano e já sou formado, como seria o processo para ingresso em uma universidade no meu caso, séria mais fácil ?

    4 – você tem alguma indicação de universidade ?

    5 – se for mais fácil, como devo proceder ?

    Atenciosamente

    Caio Germano

  37. Olá eu pretendo fazer faculdade na Itália, e gostaria de saber o que devo fazer para ingressar em uma faculdade porque se for através do vestibular ele virá em italiano. O que devo fazer?

  38. Oi Bárbara,
    Sou graduada no Brasil (psicologia) e chegando a Itália encaminhei minha documentação à faculdade próxima a região onde estou solicitando a equivalência para obter uma laurea italiana.
    A universidade informou que eu deveria estudar mais 2 anos (Laurea Magistrale) e para isto deveria fazer o exame de admissão.
    Saberia me dizer se é isto mesmo, não existe outra maneira?
    Me falaram que este exame é dificílimo.
    Aguardo retorno

  39. gostaria de informações a respeito do curso de engenharia na universidade de genova (Università degli studi di genova). Especificamente, tenho interessa na grande área mecânica (mecânica, mecatrônica e naval).
    grato

  40. olá fasso técnica enfermagem no brasil gostaria de sabe se meu COREN pode servir na italia obrigado! mim responda porfavor

  41. Olá, sou estudante de eng mecanica em uma universidade publica no brasil, e gostaria de transferir meu curso para a itália, em uma universidade tbm nao paga, considerando que nao tenho conhecimento de italiano, tendo como unica vantagem a cidadania italiana. Existe essa possibilidade de transferencia? eu teria que realizar um exame de proficiencia da lingua ou coisa do tipo?

    agradeço muito pela ajuda.

  42. Boa tarde Barbara! Tenho o curso de Auxiliar de Enfermagem no Brasil e gostaria de saber se e validado aqui na Italia e uma outra coisa tenho o 2 grau completo e gostaria de saber se posso fazer um curso profissionalisante ou faculdade se vc pode ajuda de agradeço espero ansiosa a resposta.

  43. Oi Barabara,

    Parabéns pelo blog as informações são mesmo muito uteis. Eu estou fazendo minha cidadania. Acredito que eu a conclua este ano, vou fazer com a ajuda de uma acesoria direto na italia. Vou ficar cerca de 20 dias na Itália e voltar para me organizar para fazer um segundo curso de graduação na Itália, sou formada em adminitração aqui no Brasil. Meu namorado é eletrotécnico e esta cursando engenharia elétrica e vai comigo. Gostaria de saber sobre dois tópicos:
    1º Como é para um brasileiro conseguir emprego como eletrotécnico na Itália? É possível? Qual o grau de dificuldade? E como pode-se fazer isto?
    2º É possível ele fazer a transferência da universidade que estuda hoje para uma universidade italiana e concluir o curso ai?

    Muito Obrigada

  44. Oi… Adorei as informações.
    Quero saber se ha algum sistema de bolsas para estudar em Florença no curso de economia?!
    Como pode ser feito,ou seja,como funciona?
    Obrigada.

  45. Olá, Sou de origem Brasileira. Porém irei começar Jornalismo aqui mesmo no Brasil. Tenho um namorado que mora em Génova(Itália) porém tenho medo de ir morar lá e nãoo saber se posso pedir transferência externa para lá, e se posso ingressar na faculdade assim que chegar em Génova e me instalar, se é muita burocracia, e se o preço das mensalidades é muito diferenciada daqui do Brasil.

    Agradeço desde Já!

  46. Luana,
    O sistema universitário italiano é diferente do brasileiro. Eu sugiro que você entre em contato com a universidade de Genova para saber o que deve fazer para continuar os estudos lá. Eles te darão uma lista dos documentos que você deve apresentar e assim você pode avaliar se vale a pena ou não.
    Em geral toda universidade tem um setor para auxiliar estudantes estrangeiros. A burocracia certamente será grande, mas a taxa anual nem tanto (aqui não são pagas ao mês mas ao ano).
    Qualquer coisa peça ajuda para o seu namorado.
    Abs
    Barbara

  47. Olá, adorei as informações que me foram extremamente úteis…talvez seja o momento de dar energia de movimento aqui….obrigada…Daniela Pellin

  48. Ola Barbara,
    Sou italo brasileiro e venho colhendo informações sobre graduação de arquitetura em Milão. O processo seletivo da politécnica de Milão é uma prova chamada TIP (Test di ammissione In Presenza), que inclui historia, matematica, fisica e outras materias. Gostaria de saber se voce tem noção do grau de dificuldade dessa prova. e onde poderia conseguir as anteriores para estudar.
    obrigado

  49. Bom dia

    Tenho cidadania italiana.

    Minha duvida é:

    É difícil entrar (vestibular) em uma universidade Italiana (Engenharia)?

    É Pago?

    É verdade que o governo ajuda-nos com uma bolsa? (aos mais necessitados)

    É possível trabalhar e estudar?

    Obrigado por dividirem seus conhecimentos.

  50. Oi gente minha historia e tatalmente ao contrario da maioria dos brasileiros,eu estudo ja em uma universidade publica na italia,faço engenharia civil e ambiental,gostaria de saber se e possivel fazer a minha transferencia para uma universidade publica no brasil,o processo e muito demorado eu tenho que fazer vestibular ou um exame mais facil alguem poderias me ajudar a resolver obrigado!

  51. Olá Barbara.
    Meu filho tem 17 anos e esta cursando o SEGUNDO ano do Ensino Médio juntamente com a namorada.
    A mãe dela chamou mora na Itália e chamou eles para estudarem lá.
    A dúvida é.
    Eles podem ir para lá e Concluirem o En Médio lá, já que faltam ainda 3 anos, pois ela disse que o Ensino mèdio lá é de 5 anos (eles estão concluindo o segundo ano). Ou eles poderiam concluir o Ensino Médio aqui logo através do Supletivo e fazerem uma prova para entrar na faculdade lá. Você saberia me dizer alguma coisa sobre isso.
    Me fsla também do custo de vida. E muito alto?
    Te agradeço caso possa me responder, pois gostaria que ele fosse sim, mas para ir com alguma certeza.
    Grata
    Celia

  52. Celia,
    O sistema de ensino italiano é completamente diferente do ensino brasileiro e para um adolescente a mudança sempre é complicada.
    Leia esse artigo no blog da Ju:
    http://bloglanostraitalia.blogspot.it/2012/07/educacao-na-italia.html
    Melhor eles concluirem os estudos onde pretendem morar para o resto da vida (ou pelo menos pelos proximos 10 anos).
    E se nao entendem italiano, vao perder certamente no mínimo 1 ano… se não mais…
    Abs
    Barbara

    PS: O custo de vida na Italia é muito alto comparado com os salários e o país vive uma crise fortíssima. Momento errado para vir aqui arriscar uma nova vida. Itália é boa para fazer turismo.

  53. Oi barbara eu estou fazendo estetica stou ao segundo ano, pedi ja meu historico escolar no brasil mas nao chegou ainda ea escola mi flou hoje se eu nao apresentar nao posso fazer o exame final, existe algo que posso fazer ondi recorrer meu historico esta na secretaria di educacao em sp, mas nao tenho ninguem pra pegar pra mim e eles nao mi manda vou acabar perdendo o dinheiro que paguei e o ano se nao consigo fazer nada.

  54. Moro no Brasil , tenho o 2° grau completo e ja cursei uma faculdade so que não cheguei a terminar, eu posso fazer uma faculdade na Italia com esse meu diploma de 2° grau? como funciona ? desde ja agradeço pela atenção!!

  55. Ola, quando sai do Braisl em 2006 eu peguei o sistema antigo, nao fiz o 9 serie ficando assim com 11 anos de estudo, e aqui na europa pedem 12 anos pra entrar na faculdade, eles dizem que pra fazer a faculdade eu tenho que fazer a escola normal aqui seguindo normalmente, praticamente me falta 1 ano de estudo para completar os 12 anos requerido, queria saber se existe possibilidade de fazer esse ano que me falta ?

  56. Olà Barbara.
    Terminei o curso de 3anos em estetica e cosmeotologia aqui na Italia,e estou cursando o 4ano,para obter a abilitazione.Gostaria de saber se o meu diploma de estetecista e valido no Brasil?e onde pedir a equivalencia ?ja li muitos e-mails onde milhoes de brasileiros estao tentando revalidar cursos obtidos no exterior,sem obter nenhum sucesso com o Mec.Obrigada
    Anteciosamente
    Gardenia.

  57. oi meu nome é erica sou brasileira,namoro um italiano que morar em firenze,sou tecnica de enfermagem,e gostaria de saber se o meu coren servi para trabalhar e estudar na italia,alguém pode mi responder agradeço desde já!

  58. Olá Barbara,
    sou formado em farmácia por uma universidade brasileira. Gostaria de fazer medicina na Itália. Já sei quais são toda documentação pedida pelo consulado e pela universidade italiana e da prova de italiano que terei que fazer lá. Resta-me uma dúvida: eu, com uma graduação brasileira e semelhante ao curso que quero fazer lá, vou ter que fazer o teste de admissão??? Obrigado!

  59. Olá Bárbara,
    estudo Engenharia Elétrica e gostaria de mudar completamente e fazer medicina na Itália. Tenho alguns parentes que moram lá e tenho o direito à dupla cidadania.
    Gostaria de saber se com a cidadania fica mais fácil de conseguir, e se tem como tentar bolsas, pois ficaria muito complicado tempo integral.
    Muito obrigado pelas dicas.

    Aguardo retorno.

  60. OI Caio,
    A melhor coisa que você pode fazer é contactar uma universidade onde você gostaria de estudar, em geral existe um serviço para estudantes estrangeiros, e peça informações para eles.
    Peça para os seus familiares te ajudarem, eventualmente, com o italiano, embora o ideal seria que você tivesse pelo menos uma noção da língua.
    Abs
    Barbara

  61. Olá! Sou brasileira com cidadania italiana! Já sou formada em biologia aqui no brasil, mas gostaria de cursar medicina na Italia! Será que é muito complicado?

  62. Olá!
    Meu nome é Anelisa e estudo o curso de fisioterapia no Brasil, e gostaria de saber se ao final do meu curso após receber o diploma eu posso trabalhar na Itália. Porém eu sei q o certificado brasileiro não é válido lá, oq tenho q fazer para validá-lo? qual a documentação necessária?
    Att.

Responder