Início Diário Destaques Lojas de Eletrônicos na Italia (de confiança!)

Lojas de Eletrônicos na Italia (de confiança!)

Ninguém gosta de arriscar na hora de gastar uma bela soma de dinheiro. Especialmente se o assunto é comprar eletrônicos. Picareta existe no mundo todo, não só na Italia. Um recém chegado sofre ainda mais na hora de tentar diferenciar o bom do ruim porque tudo é novo. Não sabe qual loja tem fama de preços ótimos e qual tem fama de careira. Pode até descobrir sozinho, mas ao custo de muita canseira e alguns erros. Em três anos e meio eu aprendi alguma coisa e vou deixar as minhas impressões abaixo.

Passo-a-passo na escolha da melhor oferta custo-benefício

1) Pesquise os preços online através de um site de comparação de preços
Visite por exemplo o site da  Kelkoo, no entanto não compre através da Kelkoo porque eles mostram preços mais altos dos que o que você encontra diretamente nas lojas. Por que mais altos? Porque eles adicionam uma comissão. Comprar através do site é furada, mas mesmo assim, serve para te dar uma idéia da média de preço para um determinado produto.

2) O segundo site que eu sempre visito é o Pixmania
O Pixmania em geral tem ofertas muito boas. Eu já comprei lá uma máquina fotográfica animal da Olympus, uma videocamera de última tecnologia da Sony, uma webcam top de linha da Microsoft. Os preços são na maioria das vezes os mais baixos do mercado e você vai comprovar sozinho. A única coisa é que a oferta deles de notebooks é ridícula, muito poucos modelos. O forte deles definitivamente não é vender computadores.

3) Visite o site da MediaWorld.
Existem duas seções: uma para compras em uma loja real e outra na loja virtual. Eu sempre fuço nas duas porque a MediaWorld faz umas ofertas de dar coceira na mão. A loja virtual me surpreendeu. Há menos de 3 meses eu comprei o meu notebook da Compac/HP, paguei pela entrega mais demorada (e mais barata) e em menos de 24 horas o computador já estava nas minhas mãos. Outra coisa que gostei muito é que o site oferece uma prorrogação da garantia por 5 anos que me custou menos de 18 euros. Ainda não tive que usar essa garantia, graças a Deus, mas só por essa extensão de garantia a esse preço, já vale a pena. Se o primeiro notebook que comprei na Italia tivesse 5 anos de garantia, eu não teria tido que comprar outro depois de menos de 3 anos.

4) Outras lojas que são seguramente de confiança mas onde eu nunca comprei: Apple, Bose, Dell, Monclick, Sony, ZoneAlarm (antivirus)
Digo que essas lojas são seguras porque são as versões online de lojas e marcas importantes na Italia. Eu não consigo imaginar a Apple ou a Sony não entregando um produto ou então tentando enganar o cliente. Elas tem um nome a zelar!

4b) Loja recomendadissima por leitor do Brasil na Italia: Amazon UK
Não moro na Itália, mas meu sogro mora. Com isso, de vez em quando ele consegue mandar uma mala pro Brasil com alguns produtos que sempre pedimos, como o ótimo queijo Grana Padano e vinho Negro Amaro.Certo dia, procurando saber preços de produtos eletrônicos aí na Itália, descobri as informações do seu Blog. Eu já conhecia o site da Mediaworld.Acontece que descobri que a Amazon da Inglaterra faz entregas na Itália de forma bem simples e, mesmo o preço sendo em Libras (£), vários produtos ficam o preço muito mais em conta do que qualquer site que consegui pesquisar na Itália. Já fiz duas compras no site deles e os produtos chegaram em uma semana na casa do meu sogro.

5) Lojas de confiança também são: Computer Discount, Essedi, Euronics, Expert, Marco Polo Expert
Trony, UniEuro
Na verdade são as versões online de lojas reais conhecidíssimas e sérias. Eu já comprei em todas elas, mas não via internet.

5b) Lojas onde eu já comprei e não tive problemas: Diunamaishop.it, Fontani (máquinas fotográficas), Big Price (eletrodomésticos).
Na Diunamaishop comprei por exemplo um televisor economizando muuuuito e chegou perfeito. Na Fontani eu acabei comprando diretamente na loja real de Firenze não por medo de não receber, mas porque queria dicas sobre lentes e precisava da máquina fotográfica com urgência (os caras são feríssimas com Nikon, um dos poucos que realmente vendem Nital – garantia de 3 anos na Italia). Na Big Price comprei eletrodomésticos como forno, fogão, máquina de lavar louças… e economizei muito!

6) Pesquise a opinião de outros usuários através do Ciao
É grátis, você se cadastra, deixa a sua opinião sobre produtos e lojas e lê a opinião de outras pessoas de carne e osso como você. Lógico, são só opiniões, mas podem te ajudar a saber se a bateria daquele celular que você quer comprar dura muito ou acaba depois de tirar 3 fotografias.

7) Sites novos no mercado ou onde eu ainda não comprei: Misco.it, Mr. Price
Não digo que sites desconhecidos devem ser descartados a priori, mas é melhor não arriscar grande. Você pode experimentar a primeira vez comprando alguma bobagenzinha tipo 30 euros. São sites que eu até estou de olho em algumas coisas, mas não gastaria uma soma alta antes de fazer um teste ou buscar informações com outros usuários.

8) Ebay
Oh, o Ebay. Eu jamais compraria um computador através do E-bay. Mas já usei o serviço para comprar dvds, cds, livros, chuveiro ou acessórios baratinhos. Sabe por que eu não compraria um computador: porque há 4 meses eu fui lá testar. Vi uma oferta de um notebook da Sony de última geração que na loja custa 2800 e um cidadão colocou à venda por 900. Estava cheirando enganação e não deu outra. Eu arrematei o produto no leilão, mas quando disse que ia buscar o computador ao vivo com o cheque o tal começou inventar desculpas: “eu estou morando em Milão”. Eu respondi que estava mesmo indo para Milão naquele final de semana e não tinha problema. Aí ele falou que na verdade o micro estava com a irmã dele em Roma. Eu disse, ok, segunda-feira posso buscá-lo em Roma. Ele me passou um endereço, descreveu até um portão azul e a fachada do local. Quando fui procurar na internet, o endereço não existia e o cara desapareceu. Ainda bem que não tinha dado o dinheiro, ele ficava insistindo para eu pagar via PostePay, que como precisava fazer dinheiro e esse é o sistema mais rápido para receber, me faria mais desconto. Fiz a denúncia ao Ebay, mas é possível que ele se recadastre com outro nome, né. Atenção!

Se voce tiver alguma outra dica especial, comente abaixo!
Se o objetivo for conectar a internet na Italia depois de comprar o computador, confira nossos posts sobre o assunto.
Recomendo ainda a lista de lojas na Italia, aqui você certamente encontrará o que está procurando!

Este artigo foi atualizado pela última vez em 05/06/2011

Leia também:

Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas; em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Em 2010 foi a responsável pelo blog oficial da Região Toscana escrito em inglês (http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany) e atualmente trabalha com comunicação digital e tradicional. Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

48 COMENTÁRIOS

  1. Blogueiro,

    Muitíssimo obrigado pelas informações cedidas, tenho certeza que serão muito úteis, não só a mim, mas principalmente, a pessoas como o meu irmão que realmente está precisando comprar um note book na Itália e fica difícil sem saber quem trabalha bem ou não.

    Valeu, mesmo, é bom saber que existe gente no mundo disposta a nos ajudar mesmo que à distância.

    A você, caro colega que fez este post eu só posso agradecer e rogar a Deus que proteja sua vida e continue fazendo de você uma pessoa dedicada e disposta a colaborar com o bem-estar alheio.

    Fica na Santa Paz de Deus.

    Ass: Tiago Jovita Ubaldo,
    Currais Novos/RN – Brasil.

  2. Que bacana esses sites! Aqui no Brasil costumo comprar pelo Submarino e Americanas, quando estiver aí, já sei por onde começar as buscas!!!!
    Obrigada!!!!!!!

  3. Olá. Gostaria de saber se algumas dessas lojas virtuais envia para o Brasil, principalmente a Pixmania. É possível? Como seria a negociação?
    Um grande abraço e muito grato pela atenção.

  4. @Anonimo
    O Pixmania tem sites especificos para os seguintes paises:
    Belgique / België
    Česká republika
    Κύπρος
    Danmark
    Deutschland
    Ελλάδα
    Eesti
    España
    France
    Éire
    Italia
    Latvija
    Lietuva
    Luxembourg / Luxemburg
    Magyarország
    Nederland
    Norge
    Österreich
    Polska
    Portugal
    Schweiz / Suisse / Svizzera
    Slovensko
    Slovenija
    Suomi
    Sverige
    United Kingdom
    Para mais informações, contacte diretamente o site do Pixmania.
    Abraços

  5. Vou agora em dezembro para turismo à Itália. Será que posso comprar algo e pedir pra entregar em um dos hotéis que estarei?

  6. Se voce pedir para entregar no hotel, avise na recepçao que chegara uma pacote em seu nome da empresa x, mas nao explique que sao eletronicos ou qual o conteudo do pacote.
    Tambem recomendo nao fazer compra online se vc pretende ficar no hotel apenas por 1 ou 2 dias. Sabe como eh, na Italia tudo pode acontecer e se o pacote chegar atrasado, começa a complicar a sua vida.
    Uma vez fiz algo semelhante com o Pixmania durante as ferias de verao e o pacote chegou um dia depois do previsto. Por sorte eu ainda estava no local, mas se chegasse com mais um dia de atraso seria um drama…
    E por via das duvidas, eh melhor pagar a entrega mais cara e mais rapida.

  7. Olá, seria demais pedir a vc endereços em Roma de lojas onde eu possa comprar uma câmera digital? O fato é que já estive em Roma, mas por poucos dias, e, como não precisei, sequer prestei atenção em lojas de eletrônicos… Lembro da La Rinascente, mas acho que lá não se vendem eletrônicos…
    Enfim, chego logo após o Natal e não sei onde comprar a câmera…

  8. Olá, boa tarde estarei em Janeiro na Itália, sabe me dizer se dá para trazer tv de lcd 37" visto que o valor lá é muito vantajoso?

  9. Não dá para levar um televisor da Italia para o Brasil porque o sistema é diferente (TV digital europeia, cabos, etc) e provavelmente o aparelho não funcionaria no Brasil…

  10. Sobre as lojas de eletronicos, existe um menu a direita do site com as principais lojas da Italia. Voce fuça no site e procura se a loja corresponde a um endereço proximo de onde vc vai estar (no centro de Roma, nos arredores?)

  11. Vou estar no centro de Roma, entre a Piazza del Popolo e a Piazza di Spagna. Vou checar as lojas agora, obrigado!

  12. Por favor, uma informação: se eu comprar um DVD na Ítália, eu não consigo assistir nos aparelhos de reprodução de DVD daqui, certo?
    E se eu comprar um aparelho de DVD europeu, é compatível para instalar com a minha TV brasileira?
    Como assistir um DVD europeu no Brasil?

  13. Assista no computador, compre um aparelho que funcione para todas as areas, chame um expert para desbloquear o seu aparelho… e por ai vai.

  14. QUal o processo de compra por esses sites citados.
    Paga-se logo via cartao ou tem a opçao de pagar quando receber. Estou em Pescia.Ficarei aqui mais uma semana.Não sei se eles atendem ao prazo de entrega.
    Parabéns pelo blog

  15. Oi Gledson,
    Depende da loja, mas praticamente todas trabalham seja com cartao de credito ou contrassegno (vc paga so quando recebe o produto).
    Em geral para contrassegno tem um taxa de alguns euros a mais.
    Compre o mais rapido possivel e escolha a opçao de pagamento mais rapida. Uma vez a data de entrega estava prevista para 48 horas, mas chegou em 36. Leve em consideraçao que sabado e domingo nao conta.
    Vc esta aqui em Pescia, na Toscana? A cidade do Pinocchio! :)
    Bom divertimento.
    Um abraÇo
    Barbara

  16. Isso mesmo Barbara,
    cidade do Pinocchio. Um pouco menos quente que Roma e Firenze,huehue. Dá pra curtir tb a noite de Montecatini, bella!

    Obrigado pela dica, grande xeru.

  17. Olá, gostaria de uma informação.
    Irei comprar um celular quando for viajar para Roma, para usá-lo no Brasil. Quando eu for na loja para comprar o celular, como posso saber se o celular é desbloqueado para outras operadoras? Tem a opção de comprar celular desbloqueado?

  18. Voce pode perguntar ao vendedor e pode pedir para testar o novo aparelho com um chip da sua operadora brasileira para ver se funciona em roaming.
    Existem celulares desbloqueados, em geral sao vendidos avulsos (e custam mais caro) do que aqueles que fazem parte de promoçoes de empresas de celular como Vodafone, Tim, Wind e 3.

  19. Boa tarde,

    Tenho uns conhecidos na Italia que vão se casar e queria saber se consigo comprar um presente para eles em algum site de compras online da italia em vez de comprar o presente aki no Brasil e mandar via correio, acho que seria mais facilk e taé mais barato, mas não conheço nenhum site de lojas online da italia, estes tipo amazon, submarino, etc. Será que vc pode me ajudar com alguns nomes de lojas confiáveis?
    Grata,
    Maya

  20. Ola vou pra milão em outubro, e queria comprar o celular qdo chegar lá, gostaria de saber se tem como mudar de idioma nas configuraçoes para o portugues??e qdo chegar ao brasil de novo ele serve pra uso aqui com meu chip da vivo?? por favor preciso dessa informação, obrigado

  21. Isso varia de celular para celular, mas em geral a maioria dos novos aparelhos em configuração em divesas linguas inclusive o português.

    Para funcionar no Brasil, basta que o celular nao seja bloqueado. Minha sugestão é que o compre em uma loja de eletrônicos (invés da loja de uma operadora telefônica) ou então leve seu chip brasileiro na loja e peça ao vendedor gentilmente para experimentar se funciona em roaming.

    abs

    Barbara

  22. O dinheiro poderá ser aceito em reais ? se puder , como é que eu vou dar o dinheiro em reais ?
    Por favor me dê a resposta !

  23. Nas lojas italianas a moeda aceita eh o euro. Em alguns casos basta pagar com um cartao de credito brasileiro e o cambio eh efetuado pela empresa de cartao de credito. Em outros casos a loja simplesmente nao vende para o Brasil (a dica vale para os brasileiros na Italia).
    Um abraço,
    Barbara

  24. Olá Barbara, tudo bem??

    Tenho uma dúvida, não sei se vc sabe me informar… se eu for pra itália como turista, qual o valor máximo de compras declaradas para a alfândega não cobrar impostos?? Tipo, USA tem o valor de 500 dolares (eu acho)…
    Abraços

  25. O sistema de TV na Europa eh diferente do brasileiro. Nao acho seja uma boa ideia…

  26. Pessoal, tenho um irmao que mora na Italia, como ele pode fazer para mandar produtos pra mim? O correio de la consegue mandar para o Brasil?
    Valeu

  27. Oi Bárbara.
    Este tópico é de 2008, gostaria de saber se de lá pra cá o “ranking” das lojas permanece o mesmo, se tem alguma outra fonte boa de compras online com entrega rápida (visando os turistas, q passam pouco tempo nas cidades) ou lojas físicas mesmo.
    Obrigado!

  28. OI Cristiano,
    Eu atualizei o artigo recentemente, em junho e o ranking continua mais ou menos o mesmo. De lá para cá surgiram outras novidades como Amazon IT (ótima)ou Emall.it.
    De qualquer modo, é bom ter alguns dias de folga para receber o produto. Às vezes escrevem que a entrega é em 48 horas, por exemplo, mas leva 5 dias. Acontece.

  29. SOLICITO INFORMAR ONDE COMPRAR PATIM.
    IREI EM AGOSTO, EM ROMA, ONDE TEREI MAIS TEMPO DISPONIVEL.

  30. Olá para todos!! Queria uma informação muito valiosa, porque estou embarcando pra Itália e setembro e pretendo morar lá. Atualmente moro no Brasil , no interior do Rio de Janeiro. Preciso comprar um notebook pra poder me comunicar com todos aqui do Brasil, gravar e baixar arquivos etc. Cheguei a conhecer uma loja lá em Milão maravilhosa a Euronics, gostei muito!! Só q eu tava querendo comprar o notebook aqui no Brasil mesmo, porque como não entendo muito de computador, tenho medo de ir comprar sozinha sem conhecimento. A minha dúvida é, QUALQUER NOTEBOOK QUE EU COMPRAR NO BRASIL, VAI FUNCIONAR NORMALMENTE NA ITÁLIA? Por que estou fazendo essa pergunta? Ano passado levei o note do meu irmão e não consegui usar. Pelo q os italianos das lojas tentaram em explicar, parece q o sistema deles é diferente do nosso…algo do tipo analógico e digital, boiei, fiquei na mesma e queria saber se alguem pode me dar essa informação. Muito obrigada pela paciêcia e para os q “manjam” de computer, desculpe a ignorância hehe. Bj Líria

  31. Liria,
    O problema pode ter sido por causa da voltagem. Aqui na Italia a corrente é 220V, em São Paulo, por exemplo, é 110V. Se o computador não for bivolt você precisrá de um adaptador para a voltagem, o que é meio chato de carregar para cima e para baixo.
    Fora isso, o teu notebook deve ser wi-fi (nem sei se ainda vendem computador sem wi-fi) para poder navegar na internet, em vários lugares inclusive grátis.
    Acho que é isso. Boa viagem.
    abs
    Barbara

  32. Ola,
    como consigo comprar um acordeon na italia, toco acordeon mas para comprar um aqui é muito carro vc me in dicaria uma loja de instrumentos musicais.
    Abraço
    Valcir.

  33. Amigos : Eu necessito com muita urgência, saber quais Lojas, em Roma, vendem EQUIPAMENTOS PARA RADIOCOMUNICAÇÃO, DESTINADO ESPECIFICAMENTE PARA RADIOAMADORES.
    ESTAMOS DE MALAS PRONTAS, MAS NOS FALTA ESTA IMPORTANTE INFORMAÇÃO.

    ___ ONDE PODEMOS COMPRAR EQUIPAMENTOS KENWOOD, ICOM, YAESU E ALINCO, EQUIPAMENTOS ESTES, DESTINADOS A NÓS, RADIOAMADORES.

    ___ ESPERO PODE CONTAR COM AS RECOMENDAÇÕES DE VSAS. E TAMBÉM DOS TURISTAS QUE LÁ ESTIVERAM.

    ___ MUITO OBRIGADO. AGUARDO COM MUITA URGÊNCIA ESTAS INFORMAÇÕES.

    ___ LIMEIRA, SÃO PAULO – BRASIL – 24 DE SETEMBRO DE2011 / 18:41

    ___ MEU EMAIL : abcdalmeida@gmail.com

    MUITO OBRIGADO À TODOS.

  34. olá , tenho uma amiga que morra na italia tem como ela comprar lá para mim e enviar para são paulo onde moro. e se tem um tipo de imposto que tenha q pagar e quanto ? desde já obg ;)

  35. Olá, muito bom o site! Estarei em Roma por 6 dias no início de agosto e gostaria de comprar uma cafeteira da SAECO em alguma loja física. A voltagem para mim não é problema visto que moro no Sul do Brasil. Gostaria de uma dica sobre lojas que vendam SAECO. Se você puder ajudar, agradeço!

  36. por favor gostaria de saber se esse mês de novembro vai estar muito frio,nas datas 15a22 pois sou muito frienta desde ja obrigada pela informação .

  37. Tenho uma amiga que mora em Bergamo. Ela vem ao Brasil em julho/2012 e vai trazer um acordeon prá mim…eu queria indicar à ela uma loja que vendesse instrumentos musicais pela net, prá que ela não tenha muito trabalho em procurar! eu já indicaria a loja, dando todos os detalhes, entende…vc conhece alguma, tipo subamarino, americanas, etc?…obg

  38. OI Francisco,
    A Americanas e Submarino da Italia sao o Pixmania e a Amazon.it mas não sei se eles vendem acordeon. Você precisa pesquisar.
    Uma dica, tente através do Google.it em italiano e digite os termos em italiano, ok? Abs Barbara

  39. Gostaria de saber, por gentileza enderêço de loja de instrumentos musicais em Milão que venda saxofone BARÍTONO. Grazie.

Responder