Uma prática muito comum na Italia é a de aluguel de quartos. Opção preferida de estudantes que procuram uma acomodação econômica por um período de tempo que pode variar de algumas semanas até alguns anos.

É possível alugar um quarto individual (singolo) ou para duas pessoas (doppia). Em alguns classificados você encontra uma vaga (posto letto) em um quarto duplo, outras o preço é para o aluguel do quarto (2 pessoas).

Quer alugar um apartamento ou quarto durante suas férias na Itália? O Booking.com tem ótimas ofertas, inclusive com avaliação de quem já testou. Vale a pena conferir!

Alugar um quarto ou apartamento pode ser uma boa opção também durante as férias porque geralmente você têm acesso a cozinha o que significa economizar em restaurantes sem viver a base de sanduíche. Se penso nos valores altíssimos para comer fora em uma cidade como Florença, por exemplo, pode valer muito a pena.

Alugar um quarto a médio/longo prazo

Se o Booking pode ser ótimo para as férias, quem quer ficar mais de 30 dias na Itália deve pesquisar em sites de classificados como Subito.it ou por exemplo no site EasyStanza.it. O Easystanza é praticamente uma lista de classificados com a foto dos quartos que podem ser alugados. assim, já dá para fazer uma pré-seleção daquelas que parecem mais interessantes e com bom custo benefício.

aluguel-quarto-italia

Para conferir as ofertas basta selecionar a cidade desejada do lado “Cerco una Stanza” (procuro um quarto) e depois clicar em “leggi subito gli annunci di stanze”.

Os valores dependem da cidade escolhida. Em Firenze, uma câmera singola custa em torno de 400 euros ao mês e uma doppia 270 euros por pessoa.

Você dividirá apartamento em geral com outros jovens estudantes italianos ou de outros lugares do mundo e pode ser muito bacana chegar na sua nova “casa” e ter alguém para trocar uma idéia invés de simples paredes silenciosas.

Antes de sair fechando negócio, atenção:

Como sempre digo, acredite desconfiando. A idéia do site é genial, mas qualquer um pode inserir um anúncio e no meio de muita oferta bacana pode existir alguma “podre” no meio. Por isso, traduzo aqui os conselhos oferecidos pelo próprio site para não ser enganado:

1) Atenção aqueles usuários que pedem que você faça um depósito adiantado para alugar um quarto ou um apartamento. O melhor modo para encontrar um quarto com toda segurança ainda é vê-la ao vivo e negociar cara a cara com quem a aluga.

2) Não envie nunca dinheiro adiantado e principalmente não o faça através de serviços como o Western Union ou Moneygram, principalmente para países estrangeiros (de fora da Italia)

3) Não acredite naqueles que dizem que te enviarão cheques ou dinheiro em valor superior ao valor o quarto que você oferece. Em geral se trata de cheques falsos ou de truque para tomar o seu dinheiro.

4) Não envie nunca cópia dos seus documentos! Alguns enganadores pedem como garantia uma cópia dos seus documentos e depois não dão retorno. Eles usarão os seus documentos para enrolar outras pessoas!

5) Atenção as fotos! Em geral, para chamar a atenção, os malandros enviam fotos de pessoas de boa aparência ou de quartos e apartamentos que parecem hotel 5 estrelas. Desconfie desses anúncios.

Conselhos e recomendações feitas, espero ter ajudado os vários leitores que escrevem em busca de uma acomodação econômica. Comentários contando a experiência para achar a primeira acomodação são sempre bem vindos. Façamos deste blog um serviço útil para todos!

38 COMENTÁRIOS

  1. Realmente essa é uma boa opção para quem deseja viajar para a Europa sem gastar muito com acomodações/comida.
    Se eu já não tivesse a casa de alguns familiares pra ficar quando viajar, sem dúvida seria uma mão na roda =)

  2. Ótima dica! Quando puder realizar meu sonho de conoscere l’Italia vou me lembrar dessas dicas.

    Abraços

  3. Estou fazendo o cadastro neste site, procurando um quarto no centro de Torino para 1 ano, com início em dezembro. Devo colocar uma foto minha ou não?

  4. @ Giselle
    Como voce ainda tem muito tempo ate o inicio em dezembro, pode escolher se colocar a foto ou nao.

    Muitas vezes a foto ajuda a encontrar parceiros para dividir casa porque entre uma lista de pessoas com e sem foto, eu opto por aquela com foto, onde posso “ver” com quem vou morar.

    Logico que se começarem a fazer muitas perguntas sobre o seu visual, desconfie se nao tem um maniaco do outro lado… rs!

  5. Obrigado, já coloquei uma foto 3×4. E a questão de pagar uma mensalidade para ter acesso a e-mail e telefones do pessoal ” avançada “. É importante ?

  6. @Giselle,
    Como voce ainda tem um ano pela frente, nao faria nenhum pagamento pelo momento. Na verdade eh um pouco cedo para procurar um quarto para dezembro, mas voce pode ir tentando com ferramentas gratis.

  7. É eu sei… apenas perguntei para saber se era bom fazer o pagamento. Ansiedade! risosss…
    Obrigada!

  8. Sou estudante universitario aqui no Brasil estou no 3º ano de composição, pretendo estudar na italia,porém quero saber se posso fazer transferencia da universidade onde estudo para um conservatorio Italiano,vcs podem me ajudar??
    grato!!

  9. @Lucas
    A melhor forma de se informar é contactar diretamente a escola onde você pretende continuar os seus estudos aqui na Italia. Boa sorte!

  10. Para quem viaja a passeio uma grande dica é a organização http://www.couchsurfing.com
    É uma rede de relacionamentos para pessoas que oferecem e utilizam de hospedagem nas casas uns dos outros, sem necessidade de reciprocidade. Meu filho já recebeu algumas pessoas aqui em casa e é uma experiência muito gratificante.
    Os participantes mantém dados pessoais no site e existem mecanismos de certificação (referências, depoimentos etc).
    Inclusive não é necessário hospedar ou se hospedar. Muito oferecem apenas o contato no local para um drinque ou passeio.

  11. eh possivel alugando um quarto por curto periodo obter residencia pra processo de cidadania (pergunto). como saber se eh possivel.

  12. @Voce deve perguntar ao proprietario da casa se voce pode tirar sua residencia la. Quem decide é o proprietário. Depois você deve transferir sua residência para o lugar onde for morar…

  13. ja estive duas vezes na italia com um sonho de morrar e trabalhar mais fiquei frustrado agora estou me preparando mais uma vez para tentar só que dessa vez vou levar minha namorada , pergunto.. é muito dificil nao tenho cidadania só tenho um sonho, qual caminho devo seguir? vou pra milano pela terceira vez ..obrigado desde ja pela atençao

  14. @Junior
    Comece estudando italiano e escrevendo um curriculum vitae em italiano. Eh necessario se informar como andam as contrataçoes de estrangeiros na Italia, se estao dando permesso. Ando meio por fora do assunto para te dar uma sugestao precisa. Quem sabe algum outro leitor possa dar uma dica boa. Um abraço!

  15. Ola,
    Voce comentou que para alugar uma casa, necessita do CODIGO FISCAL. Mesmo sendo Italo-Brasileiro e registrado na Comune di Fermo, posso tirar o codigo fiscal em outra regiao qualquer?Somente preciso do codigo e mais passaporte Italiano? tenho que fazer" o que aqui chamamos carteira de identidade"??

  16. Oi,
    Ohhh eu de novo…
    …O italiano costuma tb morar em locais mais distantes em torno de ate' 70 km, e ir para os grandes centros trabalhar? de treno,autobus???porque pesquisando bastante encontra-se locais mais baratos pra deixar a familia e ir trabalhar.

  17. Rogerio
    A questao de morar longe independe do que os italianos fazem ou nao. Voce deve fazer as contas: quanto economizara em aluguel e quanto gastara com extras como transporte, alimentaçao (mais tempo fora de casa significa comer fora mais vezes) e obvio, quanto tempo pretende ficar com a sua familia.
    Se voce mora perto do trabalho, pode ir de bicicleta e gasta 0. Se deve pegar um trem e um onibus, ja sao dois abbonamento ao mes.
    Isso se o lugar onde voce decidir morar tiver uma estaçao de trem perto porque existem lugares que sao totalmente abandonados no meio do nada e so usando carro. E ai, tem os gastos com seguro, combustivel, manutençao, alem da compra do carro.
    Diz o ditado, as vezes o barato sai caro.

    O CF voce faz em uma agencia delle entrate qualquer.

  18. oi , eu queria umas informações ! eu moro em sao luis e vo começar minha faculdade de Direito aqui queria fazer apenas 1 ano , e o resto na Italia eu e uma amiga , mais pra sair mais barato a passagem agente queria ir nessas viagens de intercambio com passagens e tudo , agente pode viajar assim ?

  19. Prezados,

    Muito bom ter um site de informações tão bom para tirar dúvidas. Conseguimos nossa cidadania italiana este ano. Minha filha, maior, advogada, gostaria de passar seis meses na Italia para aprender o idioma e depois visitar a cidade do bisavô e ver se seria interessante morar por lá. Temos uma prima que mora em Milão, mas o ap é pequeno e não pode hospedá-la, mas seria bom ficar próximo da família. Como ela poderia arranjar um local para alugar por seis meses?
    Muito grata por qualquer ajuda neste sentido.

  20. Bem, se a prima dela mora em Milao, o melhor a fazer é pedir para a prima ver alguma coisa.
    Admito que encontrar casa em cidades como Milão e Firenze não é fácil: quer dizer uma casa qualquer você até encontra, mas um apartmento que satisfaça certos requisitos a uma certa faixa de preço é super difícil.

    Por exemplo, tenho amigas que há um mês procuram uma casa para morar em Firenze, já viram quase uma dezena, mas ainda não encontraram o lugar ideal.

    Se vocês não quiserem pedir um favor tão complicado a prima, a solução melhor é arrumar uma hospedagem temporária para a partir dali sua filha encontrar a casa depois que chegar na Italia.

    Internet pode ajudar a encontrar o lugar provisorio, seja atraves do site citado no artigo acima ou outros sites de classificados na Italia (que em geral variam de acordo com a cidade, mas tem aqueles somente internet tipo Saimicadove).

    Boa sorte.

  21. Vou a passeio com minha esposa, em Maio/2012 para Milao.. Como faço para alugar um quarto de casal. Gostaria de sair do Brasil com tudo acertado.Ficaremos 15 dias. Posso fazer o pagamento antecipado? Nao quero ficar vagando pela cidade a procura de um lugar…`Por favor, preciso de ajuda. Estou estudando italiano, para nao chegar que nem analfabeto. Grato. Bon Giorno…

  22. Se voce vai ficar apenas 15 dias na Italia o ideal seria alugar um apto turistico, você pode alugar por exemplo com o Wimdu (leia aqui: http://www.brasilnaitalia.net/2011/10/wimdu-os-melhores-lugares-para-ficar.html )

    O Easystanza é para quem vai passar mais tempo aqui na Italia e eu acho melhor já estar na Italia para alugar com o EasyStanza para poder ver o apto e quem aluga ao vivo.

    Digamos que o EasyStanza é mais um site de classificados para quem procura quartos para morar por um médio período (alguns meses/poucos anos), com todos os riscos que isso implica. O Wimdu está mais para um serviço tipo booking, de aluguel de quartos ou aptos apenas por algumas noites ou até por 1 mês.

    Boa sorte,

    Barbara

  23. Sou cabeleireira, tenho 50 anos,20 de profissão e gostaria de fazer um curso de aperfeiçoamento na scula de parrucheria diadema em milão. Gostaria do endereço,fone…pois os telefones que aparecem n site, não são atendidos. Gostaria de saber como encontrar e entrar em contato para dividir quartos, ap,….o quwe for mais barato. Faço curso de italiano estou no terceiro nível e gostaria de ir em maio de 2013. Preciso de ajuda> desde já agradeço.

  24. Lembre-se que existem 4 horas de fuso horário (e a partir de abril são 5). Por isso, se você ligar as 4 da tarde do Brasil, aqui na Italia já são 8 da noite e ninguém responde mesmo.
    Além disso alguns lugares fecham na hora do almoço (entre 13 e 15 do horario italiano)
    Tente telefonar pela manhã, por volta das 8 no Brasil. Abs Barbara

  25. Bom dia! Alugo quartos aqui na Italia em Siena – Toscana. Se alguem estiver interessado entrem em contato pelo email bottegaabate@hotmail.it
    fica na regiao do Chianti, um lugar muito lindo e quartos exelentes ate’ para quem quer passar a lua de mel.
    Incluso cafe’ da manha.
    Quem estiver interessado e’ so’ me contatar.
    abraco

  26. Bem legal esse site ! Tirei várias dúvidas.
    Entrei pela primeira vez hj “20/12/12”
    Estou indo para a Italia – Brescia no mês de Fevereiro ou março. Já tenho cidadania. Estou indo para ficar. Pretendo conseguir um emprego e estudar tb. Já morei por 1 ano, mas faz tempo rsrs.
    Gostaria de conhecer novos amigos/as morando na mesma região. Sempre é bom fazer novas amizades!
    Tenho meu perfil no facebook, quem quiser me adicionar?
    http://www.facebook.com/gianpaolo.gelleni
    Parabéns ao Brasil na Italia!!!
    Abs. Gian

  27. Boa Tarde!!!
    Achei bastante interessante as informações que pude ler.
    tomarei os cuidados já lidos.
    Vou precisar de um quaro apenas para uma pessoa em |Roma ////por 2 meses….
    Carlos Braz.

  28. Oi Carlos, tudo bem?
    Espero que as dicas sejam úteis.
    Não tenho nenhuma sugestão de quarto, mas vc acha fácil através de classificados. Experimente também em um site como subito.it 🙂
    Abs
    Barbara

  29. Ola !!! meu nome e Marcio tenho 31 anos
    Eu e meu companheiro Deco estamos na Itália Mais precisamente Em Milano
    Eu sou Cabeleireiro a mais de 8 Anos
    Faço alongamentos capilar e construo perucas
    Preciso de um apartamento para me estabilizar e assim poder fazer o trâmite legal dos nosso documentos.
    Estamos a bresso próximo ao centro
    Já vai fazer um mês e gostaria de conseguir uma oportunidade de emprego na minha área como cabeleireiro e maquiador sou ágil e abito para área de esteticista no geral sou muito confiante neste setor .

    Como faço para alugar um apartamento ou algum espaço para por a cabeça no lugar ?
    Definitivamente estou já entrando em desespero pois sempre fui muito profissional e independente no Brasil mas devido ao furtos que encarei no meu salão fiquei desanimado para continuar e resolvemos vir para Itália e tentar uma nova oportunidade .
    Des de já agradeço e estou muito confiante em Deus que tudo possa se desdobrar para nós .
    Meu contacto : fenixhairstyle@gmail.com
    Telefone Wind : + 39 3899 124 99
    No momento estou fazendo free lance na minha área mas aceito propostas .

  30. Nem De graça quero ir para essa bota decadente ,esses medíocres da Europa eu fui fazer minha pós na Alemanha .hahaha Alemanha é outro nível!!!!!

  31. Awesome blog! Do you have any tips and hints for aspiring writers? I’m planning to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m completely confused .. Any suggestions? Thanks!
    http://financetip.eu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here