Imagine uma espécie de social network misturada a curso de línguas. O resultado disso se chama Livemocha, um site que oferece a possibilidade de aprender um outro idioma. A parte mais interessante é que a lista de línguas é imensa: você pode aprender alemão, espanhol, francês, híndi, inglês, islandês, italiano, japonês, mandarim, português do Brasil, russo entre outras! Tudo isso se divertindo e sem sair de casa. A seguir você vai saber mais sobre o Livemocha e um outro curso grátis de italiano oferecido pela RAI.

Experimentando

Para testar o serviço oferecido pelo Livemocha me inscrevi como usuária italiana que gostaria de aprender português. A verdade é que tenho vários amigos italianos que sempre pedem para eu ensinar a charmosa língua do Brasil, que eles acham tão alegre e sonora. Fui lá ver que tipo de português eles ensinam, né. Assim divulgo a cultura brasileira, mas não tenho que dar aulas, que não é muito a minha praia (admiro os professores, tão pacientes…)

Um dos diferenciais do site é que existe a possibilidade de manter contato com pessoas nativas da cultura que você quer aprender. Os brasileiros podem conversar com italianos e os italianos com brasileiros. No entanto não testei essa ferramenta. Fui direto para as lições.

Existe a possibilidade de vários níveis de aprendimento e todos parecem bem fáceis de cursar. Isso pode ser positivo porque dá vontade de continuar. É possível ler as frases acompanhado de som, mas o computador lê com uma pronúncia engraçada (ou será que sou eu que desacostumei o ouvido?). No geral achei a iniciativa positiva e acho que pode ser um dica interessante.

Leia os comentários enviados por outras pessoas que testaram o Livemocha recentemente.

Aprender Italiano Grátis

Admito que acho muito mais eficiente ter aulas com professor particular na hora de aprender uma língua. Interagir com alguém que corrige diretamente os seus erros, que acompanha o seu ritmo de aprendimento é uma outra coisa. Mas acho ótimo que cursos gratuitos existam online. Eles podem ser o primeiro contato com a língua, para você ir aquecendo e praticando aos poucos.

Um dos mais clássicos cursos de italiano online grátis é o curso RAI, como comentei há tempos aqui no blog.

Uma outra idéia pode ser inscrever-se em alguma escola diretamente na Italia. O importante é que você aprenda o bendito italiano. Se já faz toda diferença durante uma simples viagem, imagina para quem pretende vir morar e trabalhar na Italia.

O quê? Você acha que consegue trabalhar na Italia sem dominar o italiano? Bem, acho melhor você rever os seus conceitos…

*Este artigo foi atualizado em 20/11/2011 porque os cursos oferecidos pelo Livemocha, que antigamente eram totalmente gratuitos, agora são a pagamento.

65 COMENTÁRIOS

  1. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Testei essa manha e é mt legal e se aprende mesmo. Me cadastrei p aprender italiano, pq apesar de conseguir me comunicar, nunca fiz aula, so estudava em casa, mas sentia necessidade de ouvir a pronuncia. Gostei da possibilidade do pessoal nativo da lingua ouvir a minha gravaçao e corrigir, dando a opiniao do q devo melhorar. Excelente dica! Nota 10 pelo post!

  2. O Livemocha é muito bom. Uso faz tempo!

    Agora é praticar mais o italiano lá e já fazer alguns contatos na Itália mesmo! =)

  3. @Mamães na Italia
    Bom saber que foi aprovado. Fica a dica aí para outros leitores!

    @JulioMeneghini
    Poxa, podia ter avisado a gente antes!rs. Pode escrever de vez enquando para dar umas sugestões. 🙂

  4. Adorei esse blog! Não conhecia, acabei de achá-lo pelo google e já adicionei nos meus favoritos. Como faço para falar com a pessoas que escreve os posts? Abraços!
    Carol (annacarolnps@gmail.com)

  5. @Carol
    Já está falando! Bom saber que você gostou do blog e muito bem vinda por aqui. Pode comentar, perguntar e tudo mais. 🙂 Até a próxima. abs,
    Bin

  6. Adoro o livemocha! Tive que reestudar ingles e espanhol. O otimo é que os usuarios te explicam e dao dicas.

    O curso de italiano da RAI é otimo também. Andei dando uma olhadinha e sempre recomendo aos meus aluninhos virtuais.

  7. Amei o site,fazia um bom tempo que eu procurava algo parecido na internet e achei esse site
    que me salvou =]

    muitooo obrigadaa
    beijosss

  8. @Marcella
    Que bom que gostou. Aproveite bastante.
    E volte sempre aqui no BRASIL NA ITALIA! 🙂

  9. Olá… por favor gostaria de saber qual o site que devo entrar p fazer esse curso gratis de italiano..
    Agradeço desde já! =D

  10. Muito obrigada pela gentileza…
    O site é maravilhoso, to amando as aulas e já aprendi muita coisa! Obrigadaaa
    ;D

  11. adorei o que você fala sobre aprender… confirmando, o site Livemocha é muito bom sim! não sie como ensinariam num curso de Italiano memso, indo a uma escola, mas com o Livemocha é possivel pelo menos ter uma noção boa do idioma… estou matruiculada em frances e italiano, e nunca tive contato com as duas linguas. Hoje já consigo( com um dicionário de frances e de italiano) ler textos mais complexos. o site dá uma base, mas é preciso se dedicar e buscar outras coisas…. tudo disponivel na internet!

    Leticia

  12. Opa, me cadastré em Livemocha, só pra ver como é. Ja contaré mais diante. Desculpa meu portugues, sou espanhola. Abraços, Vanessa

  13. Bom dia, apreciei muito sua matéria, faço parte do livemocha a cerca de um ano, ele é realmente muito bom, parabéns!

  14. ademar,
    obrigada pela visita!
    E se tiver outras sugestões para o Brasil na Italia, escreva.
    abraços,
    Barbara

  15. Adorei o blog e as dicas!
    Quero muito ir para a itália para poder agilizar o meu processo de cidadania, já mandei os documentos necessários para o consulado aqui de Belo Horizonte, como um primo de otra parte da familia já conseguiu achei que seria mais rápido, mas infelizmente não e assim que esta funcionando, sei que indo para a itália e mechendo com os papeis po ai e bem mais agil esse processo. Como não conheço ninguem na itália ainda me dá uma insegurança de ir! mas quero fazer contatos com pessoas que podem me ajudar ai na itália, deixo meu e-mail para contatos obrigada e parabens pelo blog mais uma vez… muito bom. leticiapassinibh@hotmail.com

  16. O curso é bom até certo nível… Quando chega na Unidade 2 tem que comprar o PLUS para continuar, que curso grátis é esse? Mas valeu a dica…
    Baci

  17. @Leticia
    Reconhecer a cidadania italiana na Italia realmente eh mais rapido do que no Brasil. Voce poderia procurar uma pessoa especializada. Eu acompanho sempre o blog do Fabio "Saga": http://www.minhasaga.org Se tiver duvidas, pergunta para ele.

    @Anonimo
    Antigamente era totalmente gratis. Vai ver que resolveram rentabilizar… Vou verificar assim que tiver um pouco de tempo, obrigada pela informaçao.

  18. Como faço para falar de forma fluente com pessoas italianas, ou que falem o italiano sem ser em cursos. Por favor me ajude.

  19. vale a pena comprar um daqueles cursos oferecidos no LIVEMOCHA ou não?

  20. Gerson,
    Eu gostava do livemocha pq era gratis.
    Se vc tem que pagar e nao custa muito, pode valer.
    O metodo mais eficaz, na minha opiniao, eh ter um professor particular.
    abs,
    Barbara

  21. No site fala que é de graça…Na verdade achei bem legal, mas quando vai para o livro 3 fala que tem que ser plus e que tem que pagar. Isso não é propaganda enganosa??? Algúem sabe um curso de italiano gratuito on line de verdade?

  22. Quando eu escrevi este artigo (jan/2009) era gratis. Talvez agora tenham mudado as regras do jogo… de qualquer modo o curso da Rai, que eu cito no artigo, continua gratis.
    abs,
    Barbara

  23. olá!
    conheci o blog hoje e gostei muito! várias dicas boas e úteis!

    eu sempre quis aprender italiano, mas onde eu moro não tem nenhum curso muito bom…e os bons mesmo são um pouco longe e muito caros!
    minha família materna é de origem italiana, por isso me interesso em aprender!

    um beijo e pode ter certeza que voltarei sempre aqui!!

  24. Oi Priscila,
    Obrigada pela mensagem.
    Espero que as dicas tenham sido uteis.
    Até a proxima! 🙂
    Barbara

  25. Oi pessoal.. eu conheço o busuu.it che è melhor que o livemocha, muito mais criativo como site! Ciao!!

  26. Olá, sou advogada, gostaria de algumas dicas, pois vou para Milão em agosto com uma amiga. Pois estou saindo de uma separção.
    se alguem puder me ajudar com roteiros eu agradeceria

  27. Acho que devo esta no lugar errado, entrei no site e tenho que pagar para fazer o curso.
    Gostaria de saber se estou fazendo alguma coisa errada.

  28. O artigo foi escrito em janeiro de 2009, eh possivel que as regras tenham mudado nos ultimos anos. Confirme pra gente e se achar alguma dica mais interessante venha aqui contar pro grupo! 🙂

  29. Olá!
    Além do LiveMocha, também existe um bem parecido com este chamado Busuu. Eu prefiro o Busuu, ele é mais prático e mais descomplicado que o LiveMocha, deem uma olhada, porque se gostaram do Live, iram gostar mais ainda do Busuu!

    Eduard Vecchioni Benacchio

  30. não gosto do livemocha, ele é gratis só nas primeiras lições, fiz amigos italianos que corrigiram meu exercicio achei legal, mas não uso mais o site. Estou escrevendo e lendo bem, mas é dificil “parlare”. Eu tenho inglês básico e agora estou aprendendo o italiano, minha dica é escutar músicas, assim vc aumenta o seu vocabulário buscando a tradução das músicas…BACIONE!

  31. como me cadastrar no curso de italiano? como saber se vou me sair bem,como entrar em contato

  32. BEM ME SINTO NO DEVER DE COMPARTILHAR ALGO SOBRE O LIVE MOCHA, UM BELO DIA EM MINHA VIDA DECIDI COMEçAR A ESTUDAR UM IDIOMA E PROCURANDO NA NET ACHEI O LIVE MOCHA, NO COMEçO DE 2008 OU FINAL DE 2007 NàO RECORDO BEM A DATA, MAS POSSO DIZER QUE ESSE FOI O INSTRUMENTO QUE DEUS ME DEU PARA APRENDER O IDIOMA E SEM NEM SEQUER IMAGINAR, QUE DEPOIS DE APRENDER O IDIOMA CONHECERIA O GRANDE AMOR DA MINHA VIDA, NO INICIO ELE CORRIGIA MINHAS TAREFAS DO CURSO DE ITALIANO E ME AJUDAVA COM A GRAMATICA, ISSO DUROU MAIS OU MENOS UM ANO DE AJUDA, SEM NENHUMA INTENçAO, POIS EU DEIXAVA CLARO QUE SO QUERIA ESTUDAR, MAS COMO JA ERA PLANO DE DEUS PRA NOSSAS VIDAS, PQ EU ERA DIVORCIADA MORANDO AQUI NO BRASIL COM MEU CASAL DE FILHOS E ELE QUE ITALIANO, MORAVA NA ITALIA, ERA SEPARADO TAMBEM, ACABAMOS NOS CONHECENDO ELE VEIO PARA O BRASIL FICAMOS NOIVOS E DEPOIS DE UM TEMPO EU FUI COM MEUS FILHOS PARA ITALIA, ONDE CASAMOS E RETORNAMOS TODOS, DEPOIS CASAMOS TBEM NO BRASIL ONDE VIVEMOS ATUALMENTE, PODEMOS VER NO MEU EXEMPLO QUE, CONTOS DE FADAS NàO EXISTEM, MAS DEUS OUVE NOSSO CLAMOR E ATENDE AS NOSSAS ORAçES, MUITAS VEZES TRANSFORMANDO, UM SIMPLES CURSO DE IDIOMAS COMO O LIVE MOCHA EM UMA FERRAMENTA PARA APROXIMAR DUAS PESSOAS QUE ESTAVAM EM CONTINENTES DIFERENTES. NA ITALIA TODOS DIZEM QUE FALO MUITO BEM O IDIOMA DELES, GRAçAS A DEUS QUE ALGUèEM CRIOU O LIVE MOCHA E GLORIAS A DEUS ALTISSIMO, QUE ABRIU MEU ENTENDIMENTO PARA UTILIZA-LO E SER ABENçOADA NA VIDA SENTIMENTAL. AH! DESCULPEM ESCREVI PèSSIMO, PQ ESSE PC EU COMPREI NA ITALIA E NàO TEM CONFIGURAçàO PARA àCENTUAçAO CORRETA DAS PALAVRAS EM PORTUGUES, TODA ACENTUAçAO DELE è PARA O ITALIANO. DEUS ABENçOE A TODOS E CONFIEM EM DEUS DE TODO CORAçAO. ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR CONFIA NELE E O MAIS ELE FARà.

  33. gostaria de aprender italiano de forma gratuita
    tentei me inscrever, mas pede para eu concordar com o termo de serviço, porém ele é em ingles não sei traduzir para o portugues. Solicito a gentileza de me enviar por email o teor deste termo em portugues para que eu consiga ler e me inscrever. agradeço
    Ercelina

  34. Ercelina,
    Peça diretamente para empresa. Eu só divulgo a notícia, não sou a responsável pela tradução em português dos termos de serviço de uma outra empresa…
    Abraços,
    Barbara

  35. tentei fazer esse curso gratuito pela net, mas pelo que vi não é bem assim na segunda etapa eles ja pedem o pagamento

  36. Oi Kelly,
    O curso da Rai virou a pagamento?
    Que estranho isso, a Rai é um serviço publico na Italia e teoricamente vai contra a política da “empresa”.
    Me manda o link da página de pagamento par eu checar, please?
    Eu fiz o curso todinho em 2004 e naquela época era grátis.
    Um abraço
    Barbara

  37. boa tarde,

    Gostaria que me indicasse um curso de italiano on-line, de preferencia que seja gratuito.
    Entendo algumas palavras básicas, mas desejo ter um melhor vocabulário que permita comunicar-me com italianos numa conversa do dia a dia.
    Qual curso vc pode me indicar?
    Agradeço e aguardo um contato.

    Osvaldo

Comments are closed.