Viagem: o que colocar na mala no mês de julho

Viagem: o que colocar na mala no mês de julho

5

Como foi o mês de julho aqui na Italia? Quente. A temperatura variou entre 25º e 35ºC, o calor chegou e se estabilizou.
Os dias refrescavam um pouco quando o sol não saía, mas mesmo assim nem pensar em colocar um moletom por exemplo. No máximo uma camisa meia manga ou de manga comprida de manhãzinha ou à noite. Os pés pedem para respirar e sandálias são muito bem vindas, por isso é a época de trazer sapatos abertos.

No centro de Firenze, o calor pode ser particularmente forte, especialmente entre as vielas estreitas, embaixo do sol do meio dia. Algumas pessoas caminhavam com uma sombrinha aberta. Chapéus e bonés também podem ser uma boa opção para evitar mal estar. Qualquer apetrecho para se refrescar é válido: leque, ventiladorzinho portátil, uma garrafinha com água fresca sempre na mochila/bolsa.

Meio de transporte

Aproveito para lembrar algumas dicas importantes para quem deve se locomover neste período:

1) Os trens regionais possuem alguns vagões com ar condicionado ligado forte e outros com ar condicionado simplesmente desligado. Se a temperatura do vagão não te agradar, continue caminhando internamente dentro do trem até o próximo vagão. O fato é que tem gente que gosta de passar calor e acha que ar condicionado faz mal, reclamando com o controllore para desligar o ar. Outros (como eu) preferem o ar-condicionado gelado. O resultado é que a temperatura varia e nem sempre é por mal funcionamento do ar condicionado.

2) Muitas linhas de ônibus público não possuem ar-condicionado. Prepare-se para suar ou alugue uma bicicleta. Em Florença é possível alugar bicicleta em frente a estação de trem Santa Maria Novella ou Campo di Marte, por exemplo.

Igrejas

Lembre-se que para visitar algumas igrejas e museus não é permitido entrar com camisetas decotadas e sem manga. Melhor levar algum acessório (casaquinho, xale, etc) para se cobrir. Me lembro que quando fui ao Vaticano os vigias não queriam me deixar entrar. Foi um drama por isso evite complicações.


Roupas

Recapitulando: prefira tecidos leves, sapatos abertos, eventualmente chapéus e bonés contra o sol forte e boa viagem!

Leia também:
-Viagem: como fazer a mala no mês de agosto
- Viagem: como fazer a mala no mês de junho
- Viagem: como fazer a mala no mês de maio
- Guia de serviços para organizar sua viagem pela Europa

5 COMENTÁRIOS

  1. Esse negócio de entrar em igrejas é sério mesmo. A primeira vez que fui a Roma era agosto e as freiras para quem eu trabalhava me advertiram do fato. O que eu fiz foi manter uma echarpe grandinha na bolsa. Quando queria entrar em alguma igreja era só amarrar a echarpe sobre os ombros, com o nó em cima do decote. Pronto. Andei de camiseta decotada pra todo lado (o calor é insano mesmo) e me protegia de acordo quando precisava.

  2. olá
    Preciso de ajuda com minha mala também, só quepara setembro. Li muito, pesquisei varios sites de metereologia e ainda não cheguei numa conclusão.
    Tive uma experiência ruim, fui em maiopra Portugal e peguei 37 graus! tinha levado até casaco e carreguei o peso para nada.
    Pode me ajudar? Chego em Roma dia 25/9 depois firenze e venezia, creio que vou pegar um pouco de calor é depois pois vou fazer um cruzeiro no mediterraneo. Desde já obrigado.

  3. Bacana as dicas! E quanto às saias e vestidos curtos(no joelho, claro) tem alguma restrição? E sobre o clima em outubro? Já ouvi de tudo: tem gente que fala que o outono é mais quente, que não faz frio. Já ouvi também falarem que é pra levar bastante blusa de frio. Quem tem razão?

    Alessandra

  4. vou em agosto estou com a mesma duvida como arrumar a mala.hora me dizem que estar frio outra hor4a e que verão mais como e esse verão igual ao nosso no brasil

  5. Alessandra,
    O outono é uma estação intermediária entre o verão e o inverno e por isso é normal que existam dias mais quentes e dias mais frios. Ainda não está tão frio como em janeiro, mas também não é tão quente como julho ou agosto. Lógico que o clima varia de acordo com a cidade (você sabe, o verão no Rio Grande do Sul é diferente do verão no Espírito Santo, por exemplo) e com a sorte. Existem outonos mais quentes do que outros. Para onde você vai?

    Elaine,
    Depende da região na Italia para onde você vai. No norte da Italia o verão é mais fresco, no centro sul faz um calorão que pode ultrapassar os 40 graus. Boa viagem!

Responder