Início Estudo Cursos de Italiano Como se escreve bom dia em italiano?

Como se escreve bom dia em italiano?

A forma mais tradicional de dizer bom dia em italiano é “buongiorno”, que se escreve seja assim tudo junto, seja na forma separada “buon giorno”. Com o “buongiorno” você não erra nunca: cai bem seja para a linguagem formal como informal porque aqui na Italia usa-se uma linguagem formal para desconhecidos e informal apenas para pessoas próximas ou jovens.

Em geral usa-se o buongiorno até a hora do almoço, que aqui na Italia começa por volta das 13 horas. Depois do almoço, ou seja, das 14 horas em diante você usa o Boa Tarde, que em italiano é “buona sera”. E só para você saber, o buona sera se usa inclusive de noite. Só dizemos “buona notte” antes de ir dormir.

Mas vamos voltar ao bom dia: além da forma tradicional, como você pode desejar um bom dia para um italiano?

7 maneiras de desejar bom dia na Italia

A gente gosta de variar e existem diversas maneiras simpáticas de desejar bom dia, inclusive usando outras línguas. Aqui algumas sugestões:

  1. Buongiorno
  2. Buondì
  3. Giorno
  4. Salve
  5. Bonjour (francês)
  6. Ciao (informal)
  7. Buona giornata

Se você lembrou de mais alguma forma de dizer bom dia em italiano, escreva no espaço dos comentários!

 

 

Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas; em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Em 2010 foi a responsável pelo blog oficial da Região Toscana escrito em inglês (http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany) e atualmente trabalha com comunicação digital e tradicional. Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

12 COMENTÁRIOS

  1. Olá!!!
    Cada dia tenho mais certeza que escolhi o Blog mais completo.hehehe..
    Adorei as frases, porém teve um Blog, que não lembro mais o nome que
    publicou as gírias mais comuns na Italia, de preferencia em Roma..
    Como eu optei seguir apenas o meu querido Brasil na Itália, gostaria de conhecer estas frases, já que ano que vou estar ai e não quero “pagar mico”, ou “pagar sapo”.. nossas, entre milhares de gírias.. Sempre teclo com italianos e sempre tenho que explicar as gírias daqui, porque a gente fala gíria sem nem perceber..kkkk, e eles ficam voando..
    É comum a gente aqui em SAMPA, chamar aquele fdp, ou- SAI FORA–NEM VÊM…. E eles ficam malucos..Ah!!
    Dios Mio!!! Grande abraço.. Buongiorno per tutte!! Séve

  2. Ola Severina,
    Obrigada pela sugestão.
    Já anotamos a dica aqui e pode vir a se transformar em um novo artigo para o blog.
    Um abraço,

    Barbara

  3. Estive na Italia 3 meses e rodei por varias (36)cidades. Conheci bastante Sardegna e suas belas praias onde passei um verao maravilhoso. Desde que comecei a acompanhar este site, pude perceber que todos os comentarios, fotos e etc sao sempre de uma outra parte da Italia e nunca vi nada sobre essa bela ilha que de aviao ou de navio se chega tranquilamente. Tenho muitas fotos que confirmam tudo isso que aqui registro. um abraço, Ana Nilce.

  4. OI Ana Nilce, tudo bem?
    Obrigada pela mensagem.
    Realmente ainda não falamos da Sardegna e é realmente um pecado. Por que você não escreve um guestpost contando a sua experiência na bela ilha?
    Mande texto e fotos para brasilnaitalia@gmail.com e eu publicarei com prazer.
    Um abraço,
    Barbara

  5. Oi Barbara, vc sabe se existe um jeitinho via internet de como posso assistir tv brasileira ao vivo, aqui de Pordenone, sinto falta ate das propagandas,helppppppp
    bj
    Val

  6. comecei a estudar italiano e estou com dificuldades de encontrar o livro caffè italia aqui em Manaus. Você pode me indicar um site onde posso adquirir o livro.

    sds,

    jane leal – Manaus-AM

  7. Adorei desejar “buon giorno,baci mille” para meu filho e nora que estão em Roma de férias.Muito obrigada sucesso!!!!Lia Rocha.RJ…3/9/2013

Responder