Uma menina, de cerca de 10 anos, tem uma missão: Fazer o desenho de um urso para poder participar do concurso proposto em sala de aula. Seu semblante é tenso. Nos corredores desta mesma escola, ela pede ajuda a um pintor que trabalha nas paredes internas do prédio. Este desce do andaime onde estava, ouve a criança; vê os traços feitos por ela; sugere um caminho, sem interferir na criação; a orienta e ela vai embora. Os dias seguem, as aulas seguem e ambos vão desenvolvendo suas atividades. Em sala e nos corredores.

Dias depois, já no horário da saída dos alunos, a menina encontra novamente o pintor e conta a novidade, lembrada pelo pai que a esperava para levá-la para casa. Ganhei o concurso! Diz a menina, feliz, de semblante aliviado. Sentimento visivelmente exposto no sorriso e brilho nos olhos. Sinais evidentes de contentamento para a menina (que levou o prêmio); para o pai (orgulhoso!) e para o próprio pintor. Que apesar de já ter ganhado vários prêmios em exposições recebia outro tão valioso quanto. Este é Canato!

Sinais: Nas paredes, seus traços. Na feição, a satisfação de realizar obras muito maiores!

Artista plástico paulista (que já citei num outro post), José Claudio Canato, atualmente divide o tempo entre seu ateliê e o Colégio Dante Alighieri – SP onde trabalha na pintura a óleo de painéis que representam passagens da obra A Divina Comédia do artista que dá nome ao Colégio. Obras de aproximadamente 30 metros cada, onde Canato expõe seu talento: Da anatomia humana (facilitada por ter pai médico) a técnicas de escolas clássicas de arte, que sempre se interessou e segue somadas a um nítido Dom natural!

O ex-aluno de lá, hoje vive um sonho. Desenvolve um projeto, especialmente pensado para o lugar, que ficou vinte anos, engavetado. Uma vez que já tinha sido chamado, pela diretoria da época, para apresentar um projeto para quando o Colégio fizesse 85 e 90 anos, mas que (quis o destino) só viesse a acontecer no ano em que a instituição faz 100 anos e na gestão do atual diretor José de Oliveira Messina que não só abriu as portas para sua arte, como também parece caminhar para formar lá dentro, um forte centro de cultura.

Rascunho: Esboço do projeto, por vinte anos, guardado.

Por se tratar de uma escola, as ideias inicialmente pensadas para paredes, sofreram adaptações por serem originalmente de natureza violenta e conterem nudez. Mas a diretoria está certa! – Admite o próprio artista, que usando técnicas da Arte Renascentista (da Velatura e Empaste até a Proporção áurea); inspirado em gênios como Caravaggio, Ticiano, Rembrandt e Botticelli e acima de tudo com consciência de onde está pintando, vai trabalhando elementos de simbologia, cheios de significados, tornando tudo suave e belo!

Já esteve na Itália algumas vezes, para beber da fonte no berço da arte, trazendo referências vistas em trabalhos de outros mestres e formando sua própria identidade artística como pode ser visto em “Os Doze Trabalhos de Hércules” considerado, por ele mesmo, sua essência. Com o diferencial de ir desenhando sem modelo, seguindo sua mente após estudos sobre o assunto que hora ou outra esbarra na Mitologia (tema que sempre o atraiu) e também presente nas obras de Dante, representando 100% a sua maneira.

Arte final: Hoje, tudo que foi pensado, vem sendo adaptado e realizado. Compare com o rascunho!

Paralelamente as pinturas no Colégio, duas vezes na semana, Canato ministra cursos livres, lá mesmo, aberto a todos. Além disso, possui um projeto de aula que tem como objetivo fazer da pintura mais um instrumento para a educação e formação de pessoas. Aproximando as crianças da arte, pela experiência de contato direto com ela. Estudando seus símbolos, significados e leitura das obras, como já existe na Itália e outros países. Abrindo ainda, como consequência, novas possibilidades de identificar talentos.

Os olhos azuis do sereno artista brilham ao falar dos planos; do prazer de trabalhar num local que permite contato com pessoas de todas as idades e opiniões, longe da solidão de um ateliê; e poder viver quase da mesma forma dos gigantes Renascentistas do passado: Acordar para subir num andaime e pintar o divino! Talvez o sonho de muitos pintores de hoje. Fatores que só enriquecem a obra. – Comenta o próprio, enquanto caminha pela escola, flertando com novas paredes que logo podem ganhar seus desenhos.

Pop Dante: Homenagem ao centenário da escola, painel com 100 Dantes, feito por alunos, sob sua orientação.

O caminho atual parece bem traçado: Pensando no futuro, sem esquecer do passado! Resgatando a poética que, nos tempos modernos vai se perdendo; e despertando em quem está chegando, a consciência da importância da sensibilidade. Assim, professores viram educadores e crianças apresentam seus novos conhecimentos aos pais, os orgulhando ainda mais! Eu estava lá e vi a menina (aquela do começo) contar a novidade! E após conhecer um pouco mais de Canato, sinto que logo todos poderão dizer: Missão cumprida!

Perfil: De um lado, personagens do novo painel, sendo desenhados. Do outro, uma foto ao estilo Caravaggio!

————
Fernando Ferrari (fffernandoferrari@gmail.com) é brasileiro de nascimento, francês de cidadania e italiano de coração! Publicitário, escritor amador, mora em São Paulo, já esteve na Itália duas vezes e mantém o blog www.cabecatroncoetextos.blogspot.com Um dia pretende trabalhar e viver mais tempo por lá, mas enquanto não surge uma oportunidade, escreve para diminuir a saudade.
www.facebook.com/fffernandoferrari

 

17 COMENTÁRIOS

  1. Cau

    Cada vez fica mais claro que o Dante é o caminho. Não só pelas obras que você faz, mas pelas meninas e alunos que você ajuda. Na verdade este é o segredo da felicidade – a felicidade é um sub-produto, não pode ser fabricada diretamente pelas pessoas, surge quando você trata de fazer os outros feliz.

    Lan

  2. Boa tarde.
    Excelente reportagem sobre um artista que eu não conhecia.
    Com certeza, um grande talento!!!
    Amei o quadro em homenagem aos 100 anos da Escola, com imagens de Dante, feito pelos alunos.
    E, aquela menina que ganhou o concurso, fiquei emocionada.
    Parabéns primo, por mais esta postagem.
    Grande abraço,

  3. Oi Eliana! Eu é que agradeço (de novo) pelo comentário e novamente também fico satisfeito por poder apresentar coisas novas. Transmitindo de maneira fiel o que sinto pessoalmente por onde passo. Quando quiser, podemos marcar de ir lá e ver pessoalmente. É ainda mais lindo o trabalho! Beijo a vocês!

  4. Como tia eu sou meio suspeita pra falar, mas vejo no Cau o renascimento de um gênio da pintura, pois a facilidade com que ele pinta e a suavidade dos detalhes é simplesmente demais. Só posso me sentir orgulhosa por tê-lo como sobrinho.

  5. Bello… o que dizer… Cau, como uma das pessoas que acompanham seu caminho(mesmo que em alguns momentos de longe), ou seria melhor dizer sua olbra? Enfim, quantas conversas, nas quais você gritava seu sonho e desejo de deixar algo nessa vida…quantos espaços você pintou, quantos você não pode ou não te deixaram pintar ? Mas o universo é benevolente, tudo no momento certo e justo para você… Se não chegou esse momento, o caminho ao menos já começou… Esse caminho já é lindo… SEMPRE VI FLORES EM VOCÊ…Bacio amico mio!!!!! Bill

  6. Meu querido amigo, amei a matéria
    O seu trabalho é emocionante , e não poderia ser deixado à margem,
    A divulgação se faz necessária , pq muitos devem receber esse alimento para a alma
    Lindo ,é uma palavra q pouco expressa , pois o sentimento , fala na arte , como eco de almas q especiais sonham com o divino
    É um momento q o criador e a criatura se encontram
    Espero mesmo q essa matéria se espalhe q cruze oceanos para q todos possam saber q não é a latitude geográfica , não é o tempo, o calendário q marca um artista
    Mas é a sua alma e , a alma , não tem fronteiras e é atemporal
    Parabéns pela obra , é……. muito maravilhoso q o Colégio Dante Alighieri e seu patrimônio cultural, e sentimento humanista, e polo de um universo q abre portas para grandes talentos pq …..tb os forma.. entregou a vc suas paredes como folhas de um livro de arte, q intensifica e patrocina a arte para os seus alunos e toda uma comunidade, carente de arte e beleza
    Agradecimentos a todos!!
    Parabéns aos alunos , q amam a arte e a manifesta com o respeito devido desde cedo
    E a vc o meu carinho e admiração
    Virginia F De Freitas

  7. Cau,

    É uma honra ser amiga de um Ser com tanta sensibilidade e talento.

    O universo está reconhecendo o seu valÕr. Tenha fé e acredite que vai ser conhecido internacionalmente.

    Falei com um amigo alemão que é o dono de uma galeria de arte no algarve. Me envie o seu blog para este ver seu trabalho.

    Mas, é possível expôr aqui. Vou fazer tudo para ajudar !

    Obrigada pelo vosso carinho e amizade durante a minha experiência de 1 ano no Brasil.

    saudades,

    claudia valentim

  8. Cau, mais uma obra prima em andamento, e, no estilo renascentista que mais aprecio . Estou muito feliz , por você estar tão feliz, fazendo o quê mais gosta , com toda a liberdade que precisa para exercer este dom de DEus. Acrescente-se o prazer de poder trabalhar com crianças !!! Ensinar !!! Nossa juventude precisa de muita Arte !!! Bravo !!!
    Abs. João Vitor

  9. Parabéns Pai!

    Esse trabalho só confirma aquilo que todos
    nós já sabemos… és um gênio!!!

    Pintura absurdamente fantástica! Demais!!!

    Grande beijo!

    Vi.

  10. Maravilhoso seu trabalho, Cau.
    A gente pode visitar o trabalho no Dante?
    Abraços e parabens

    Daisy

  11. Querido Cau, que reportagem maravilhosa! Seu trabalho é genial mesmo e merece todo o reconhecimento!Desejo do fundo do coração que seu sucesso seja cada vez maior! Parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here