Favignana é absolutamente um lugar paradisíaco. Eu me lembro da primeira vez que estive nesta irresistível ilha que faz parte do arquipélago de Egadi, na costa ocidental da Sicília: assim que a balsa se aproximava do porto os meus olhos brilhavam de alegria e eu não via a hora de me jogar naquele mar de águas cristalinas em diversas tonalidades de azul.

Eu tive a oportunidade de conhecer praticamente a ilha inteira de carro. A minha idéia era descobrir a praia mais bonita. Todas são lindas, todas valem a pena, mas o troféu de “minha preferida” vai para Cala Rossa. Praticamente arranhamos toda a lateral do carro para chegar lá – a ruazinha era estreita e cheia de plantas com espinhos. Mas hoje, quando vejo os arranhões no carro, ainda sinto um pouco daquele cheirinho de mar.

A ilha de Favignana fica na Sicilia, Italia

A quantidade de dias ideal em Favignana

Favignana é uma ilha pequena, se você tiver um carro ou scooter pode descobrir a maioria das praias em um único dia, parando apenas alguns minutos em cada uma delas. O centro histórico da ilha é pequeno e possui alguns restaurantes, sorveterias e bares.

Tem quem faça um bate-volta a partir de Trapani partindo pela manhã e retornando no final da noite. Eu particularmente acho muita correria e recomendaria dormir pelo menos 1 ou 2 noites em Favignana (pesquise hotéis e residences em Favignana).

Favignana não é a ilha da paquera e da pegação, mas um lugar tranquilo, para ir em família, com a cara metade ou um grupo de amigos. Aqui o ponto forte é realmente o mar. Por essa razão eu diria também que vale a pena visitá-la apenas nos meses quentes do ano, que aqui na Italia são maio, junho, julho, agosto e setembro (nos últimos 3 meses citados a água do mar é mais quente).

O centrinho de Favignana à noite

Como se locomover em Favignana

Assim que você chegar no porto de Favignana, caminhando pela via Mazzini será abordado por pessoas que te oferecem excursões em barcos típicos de Favignana ou em catamarãs. Na época (em 2008) o preço de um dia inteiro no barco custava a partir de 35 euros.

Uma outra opção interessante para explorar a ilha é alugar um scooter ou bicicleta, mas lembre-se de levar um chapéu, protetor solar e água fresca principalmente nas horas mais quentes do dia. Verão na Sicília não é quente, é tórrido! 😉

A ilha de Favignana na Sicilia: um pedaço de paraíso

Como chegar em Favignana

Existem balsas e barcos rápidos (aliscafi) que partem de Trapani. Os horários são atualizados com frequência e variam de acordo com a estação do ano. Confira horários e preços aqui.

Um mergulho inesquecível em Favignana

Todas as fotos deste artigo foram tiradas por mim e publicadas no meu outro blog, o Sicilia Mare, que eu escrevo em italiano. Não tem photoshop, as cores do mar são realmente incríveis. Eu até costumo brincar com meus amigos que me perguntam “quer ir para o Caribe?” respondendo: “vamos a Favignana!”.

As diversas tonalidades de azul do mar de Favignana

Mapa de Favignana

View Favignana (Isole Egadi) in a larger map

8 COMENTÁRIOS

1. Realmente, Favignana é um sonho!!! Eu fiquei hospedada em Trapani e fomos conhecer a ilha.Eu fiquei elouquecida!!! No dia seguinte nós retornamos e alugamos 2 bicicletas por 3 euros cada e fomos conhecer a ilha paradisíaca. Ficamos na Calla Rossa, além das águas cristalinas, uma infra-estrutura fantástica ( cadeiras, guarda-sol, guarda bicicletas) e um restaurante super simples e delicioso. Foi a melhor salada de tomates, com cebolas e atum que eu comi na vida.O tomate era adocicado e com um sabor único!!! E como prato pricipal um espaguete com botarga dos deuses. Com certeza eu retornaria à Sicília e me hospedaria pelo menos tres dias na Ilha de Favignana. De manhã eu ficaria à beira mar e à tarde circularia pela ilha de bicicleta, é realmente indescritível. Não percam!!!

2. @Mara Angela Beira
    Obrigada por compartilhar a sua opinião e dicas com a gente!
    Eu também adoro o spaghetti alla bottarga, é realmente um prato que não dá para deixar de experimentar.
    Até a próxima!
    Abs
    Barbara

3. / Çok güzel bir yazı olmuş sevgili Mert,İngilizce blog konusunda da haklısın,bende ücretsiz bir hosting hesabı alarak bloglamaya başladım.Seninle ingilizce blog yazmak hakkında iletişime geçmek isterim doğrusu,çünkü biz bu yolda daha yeni sayılırız ve senin gibi tecrübeli arkadaşların yönlendirmesine ihtiyacımız vahirearcrfoSblogg.ng blogunu da özenle takip ediyorum.Tekrar teşekkürler.