A Just in Toscana organiza uma série de programas sensoriais relacionados a enogastronomia na Maremma. O primeiro deles parte em setembro de 2012 com a colheita, o chamado período de “vendemmia”: em uma vinícola selecionada será possível visitar a cantina escutando todas as explicações das técnicas de produção do vinho. O percurso inclui um fantástico piquenique entre os vinhedos com degustação de vinhos da área, um breve resumo sobre a colheita e depois: mãos na massa! Será oferecida a oportunidade de participar de uma colheita de verdade e voltar para casa com uma garrafa de vinho italiano do mesmo tipo de uva que você acabou de colher.

Viva um dia de fazendeiro entre os vinhedos da Toscana

Mas a Maremma não é apenas vinho, é também azeite, e que azeite! E aqui você terá a possibilidade de se transformar em um verdadeiro agricultor vivendo em um espetáculo de cores, alegria e divertimento. Uma experiência única como protagonista de um full immersion nos perfumes, na atmosfera e nas tarefas quotidianas de uma verdadeira empresa agrária italiana. O dono da casa explicará aos seus “ajudantes” as diversas fases da colheita da azeitona, convidando-os a experimentá-las e a assistir a colheita das árvores utilizando as modernas tecnologias necessárias para obter um produto de qualidade. O dia chega ao fim após assistir o processo de prensagem das azeitonas e cada um volta para casa com uma garrafa de azeite biológico das azeitonas apenas colhidas.

As oliveiras e o percurso de produção do delicioso azeite da Maremma Toscana

Viva a experiência de uma real “caça às trufas” imerso nas cores da Toscana: o nosso guia e os seus cachorros experientes em “cavar” irão te envolver em uma emocionante atividade em um dos bosques da Maremma. Procurar trufas não é normalmente um trabalho para dorminhocos:  é preciso acordar com o nascer do sol para colher o ouro dos bosques antes que uma outra pessoa o faça;  uma atividade que não é para qualquer um. Aprender os mistérios de um produto que nas diversas estações do ano, de acordo com o tipo procurado (por exemplo a trufa branca – “Tartufo bianco” – entre 10 de setembro e 31 de dezembro; a nobre trufa escura – “Tartufo Nero Pregiato” entre 15 de novembro e 15 de março ou ainda a trufa escura do inverno – “Tartufo Nero d’Inverno” entre 1º de janeiro e 15 de março) se transforma no desejo de muitos, mas delícia de sabores para poucos. E após um intenso dia você volta para casa com uma deliciosa amostra da sua caça à trufa.

A trufa: uma das iguarias do outono italiano

As castanhas são as protagonistas do outono na Toscana e coletá-las nos bosques de montanha ou colina é uma atividade emocionante e agradável, uma verdadeira farra! Uma maneira especial de passar um final de semana em família ou com amigos na Maremma Toscana e que, principalmente, se conclui com a delícia dos frutos, que você poderá saborear com as mais variadas receitas. É possível curtir um dia passeando entre os castanheiros, coletando as castanhas para depois almoçar sob a sombra das árvores em grandes mesas de madeira. No final do dia você volta para casa um delicioso saquinho de castanhas ou você pode aprender a preparar o típico “Castagnaccio Toscano” acompanhado por uma das nossas cozinheiras.

As castanhas da Maremma Toscana

Agora você não deve fazer nada além de entrar em contato com a Just in Toscana para organizar a sua “Vida no interior da Toscana”…

 

 

—-
Este artigo é um publieditorial

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA