Se você está pensando em usar trem como meio de transporte durante a sua viagem para a Itália é provável que tenha notado uma nova nomenclatura para as tarifas no site da Trenitalia. Alguns leitores tem entrado em contato para saber qual é a diferença entre essas tarifas e porque algumas são tão mais baratas do que outras. Aqui você vai descobrir a diferença entre as tarifas base, economy e super economy.

Tarifa Base – Trenitalia

A característica principal desta tarifa é a máxima flexibilidade. Antes de partir você pode modificar a passagem quantas vezes você quiser, sem pagar taxas adicionais. Você pode viajar em todos os trens, com exceção do nível Executive.

Depois que o trem partiu, você também pode trocar a passagem e modificá-la 1 única vez e exclusivamente na estação de onde parte o trem indicado no bilhete.

Se você comprou online poderá modificar a passagem diretamente na Area Clienti.

Além disso é possível pedir o reembolso da passagem antes que o trem parta, nesse caso a Trenitalia retém 20% do valor. Caso o trem já tenha partido não é possível pedir reembolso, assim como também não reembolsam passagens que custam menos de 10 euros.

Uma outra característica dessa passagem é que você pode viajar em um trem diferente daquele que  você reservou sem trocar a passagem desde que o novo trem parta uma hora antes ou depois. Nesse caso é necessário pagar um suplemento de 8 euros e uma eventual diferença do preço da passagem.

Leia mais sobre os detalhes dessa passagem aqui.

Tarifa Economy – Trenitalia

É a tarifa para quem quer economia. Esse tipo de tarifa pode estar disponível até o momento de partida do trem, em todos os trens, seja em primeira ou segunda classe e para os níveis de serviçoBusiness, Premium e Standard, além do serviço salottino, cuccette  e VL.

No entanto, essa tarifa dá a possibilidade de trocar a passagem (dia e/ou hora) apenas 1 vez e desde que a troca aconteça para a mesma categoria de trem ou tipo de serviço, e pagando a diferença em relação ao correspondente preço Base Inteiro.

Se você compra a passagem online é possível fazer a troca na Area Clienti, seção “Cambio Soluzione”, escolhendo uma nova opção de viagem e selecionando em “Vedi altri prezzi e servizi” o novo bilhete chamado “Economy Cambio Biglietto”. Se você preferir também pode fazer a troca nas bilheterias ou através de uma agência de viagens. A nova passagem mantém as condições de uma passagem Economy.

Não é possível pedir reembolso de passagem e não é possível viajar em um trem diferente daquele que você reservou.

O número de vagas é limitado e variável, de acordo com os dias da semana, dos trens, da classe e do serviço. Não é possível acumular com outras ofertas, com exceção daquelas em benefício dos “ragazzi”.

Leia detalhes desta tarifa aqui.

Tarifa Super Economy – Trenitalia

É uma tarifa super econômica! É possível viajar pagando a partir de 9 euros em todos os trens le Frecce (alta velocidade) da Trenitalia.

Esse tipo de tarifa pode estar disponível até o momento de partida do trem, em todos os trens, seja em primeira ou segunda classe e para os níveis de serviço Business, Premium e Standard, além do serviço cuccette e VL.

O número de lugares é limitado e varia de acordo com os dias da semana, dos trens, da classe e dos serviços. Essa promoção não pode ser usada com outras ofertas, com exceção daquela prevista em benefício dos “ragazzi”.

A desvantagem? Não existe troca, reembolso ou acesso a um trem diferente daquele ao qual sua passagem dá direito.

Para saber mais sobre essa tarifa clique aqui.

 

Conclusão

Para quem tem certeza da data e do horário da viagem, a tarifa mais interessante é a Super Economy, que no entanto, nem sempre está diponível. Por isso se você achar uma promoção dessas, não perca tempo!

PS1. Nem sempre trocar uma passagem com a Trenitalia é simples e o reembolso pode levar semanas ou até meses. Leve isso em consideração, digo isso por experiência prórpia.

PS2. Existem outras promoções da Trenitalia. Confira sempre a seção “Promozione e Offerte“.

12 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, Barbara.
    Muito legal este trabalho de informação sobre a informação.
    São esclarecimentos que são muito bem vindos quando estamos montando a viagem!
    Att,boa semana,
    Márcia Monteiro

  2. Oi Márcia,
    Pois é, infelizmente o site da Trenitalia não é tão fácil de entender, além disso poderia existir uma versão em português para os brasileiros. Quem sabe no futuro o português estará por toda parte, né? 🙂
    Um abraço e boa semana para você também!
    Barbara

  3. Olá Barbara!!
    Adoro todas as suas dicas, são muito úteis!!
    Gostaria de pedir uma grande ajuda. Agora em Abril viajo para a Europa pela primeira vez (junto com meu namorado), e estou com certas dúvidas ao comprar bilhetes de trem no site da Trenitália.
    – devo deixar o próprio sistema escolher automaticamente os assentos, ou posso escolher a opção onde eu marco os assentos?
    – quando pede nome, sobrenome,e-mail dos passageiros, no campo para colocar o sobrenome devo colocar todos os meus sobrenomes ou apenas o último?
    – o que é codice azienda? Isso deve ser preenchido?

    Muito obrigada!!!

    Abraços!!

  4. Oi Jaqueline, tudo bem?
    Em geral existe uma opção para selecionar os assentos, cheque cada página com atenção ou ele escolhe por você automaticamente.
    Sobre o sobrenome, deve ser completo, como no seu passaporte.
    O codice azienda é um código de empresa e não deve ser preenchido, a menos que você esteja viajando a trabalho e a sua empresa tenha alguma parceria especial com a Trenitalia.
    Abraços,
    Barbara

  5. Querida, preciso de sua ajuda. Comprei três passagens de trem pela Trenitalia de Veneza para Florença e pedi para o dia 02/05/13, porém eles efetivaram a compra para o dia 03/05!!!, mas eu não posso nesse dia. Preciso cancelar! O que fazer???? Obrigada.

  6. Oi Cynthia, tudo bem?
    Vixi, agora vai ter que perder um tempão escrevendo para a Trenitalia para pedir a mudança. Eles são tão enrolados… É a única alternativa.
    Um abraço,
    Barbara

  7. Olá Barabara:
    Estou me organizando para conhecer a região da Toscana entre o final do mês de abril e início de maio, e, encontrar seu site foi como encontrar um diamante durante o garimpo porque tem ótimas dicas.
    Apesar de já estar pesquisando bastante, tenho dúvidas ainda com relação ao trem porque não sei qual a empresa que vai me atender da melhor forma. A minha intenção é ficar apenas na região da Toscana e pelo que verifiquei, as cidades que vou visitar são atendidas pelo trem. Você poderia me ajudar nesse sentido?
    Abraços.

  8. Oi Dulce, tudo bem?
    Obrigada pelo elogio, fico contente que tenha achado o blog útil.
    A primeira coisa que você deve saber sobre trens é que existem diversos tipos, escrevi um breve resumo sobre isso aqui:
    http://www.brasilnaitalia.net/2009/01/coisas-que-voc-deveria-saber-antes-de.html

    Além da Trenitalia, recentemente existe uma outra companhia que oferece trens de alta velocidade que passam por Florença (em geral para Roma ou Milao) é da companhia Italo (www.italotreno.it).
    Você também pode pesquisar lá.

    espero ter ajudado,

    Boa viagem!

    abs Barbara

  9. Nao consegui concluir minha compra na Trenitalia, apos colocar os dados do cartao. Entao comprei pela raileurope. Para minha surpresa foi feito a compra no meu cartao pela Trenitalia.O que devo fazer

  10. Oi Monica,
    Provavelmente eh mais facil pedir o reembolso para a Raileurope do que para a Trenitalia.
    O que voce deve fazer eh conferir os detalhes e condições das passagens que vc comprou nos dois sites. Confirme realmente se essa passagem do site da Trenitalia existe e ecancele uma das duas.

    Abs

    Barbara

  11. Oi Barbara tudo bem parabéns pelo seu blog muito bom,Sou de uma cidade do interior do estado de sao paulo quero fazer uma viagem a italia em 2014 por perto de maio junho a julho não sei ainda com minha familia umas 7 pessoas adulta e gostaria de algumas informaçoes sua se for possível, este trem que sai de ROMA a PARIS e o mesmo trenitalia ou é outra companhia que faz o resto do trajeto, quantas horas de viagem até a estação ferroviária de paris, também posso viajar de dia ou só a noite, me diga este trem é o comum, ou de alta velocidade, quando for comprar a passagem tarifa econômica posso comprar online. também com cartão de crédito, é mais barato viajar para PARIS de trem ou avião. sem mais um grande abraço. Osvaldo

  12. Oi barbara desculpe, eu cliquei antes de preencher o e-mail não sou anonimo me chamo Osvaldo marques. Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA