Imagine um lugar onde é possível aproveitar lindas praias, uma fantástica vida noturna e ainda curtir um belo visual de tirar o fôlego. Assim é Búzios, mais conhecida como a “Saint-Tropez brasileira”. Distante 169 km da capital carioca, Búzios tornou-se um sofisticado pólo turístico, que atrai turistas de todas as partes do mundo. Na pequena península há mais de 20 praias de beleza ímpar. Visitantes de todas as partes do mundo, além de veranistas do Rio de Janeiro e de todo o Brasil, enchem as praias de Búzios.

Uma das belas praias de Búzias

O lugar praticamente foi colocado no mapa depois que a atriz francesa Brigitte Bardot descobriu esse pequeno paraíso e o escolheu para visitar. Naquele momento, toda a imprensa mundial direcionou a atenção para a pacata vila de pescadores. Até hoje existem referências à celebridade em nomes de ruas, pontos comerciais e até uma estátua de bronze da atriz. Da década de 60 para cá, o lugar se tornou um dos principais destinos turísticos do Brasil. O turista que visita Búzios não quer ir embora sem antes fazer uma foto na famosa estátua da atriz, que fica localizada na Orla Bardot – avenida que possui o seu nome. Por lá, vale um passeio pelo calçadão da orla e também uma visita às outras estátuas – dos pescadores e a do ex-presidente JK.

Uma das atrações turísticas de Búzios: a estátua em bronze de Brigitte Bardot

Se você está partindo do Rio de Janeiro em direção a Búzios e está sem carro, recomendamos alugar carro para viajar. Dessa maneira, você poderá também explorar a cidade com mais facilidade e passar por todos os pontos turísticos que você desejar. Partindo do Rio, pegue a rodovia BR-101, RJ-124, (Via Lagos) e a RJ-106. Muitos turistas também chegam pelo mar, nos navios de cruzeiros que atracam no verão. Há ainda a opção de sair da rodoviária e seguir em ônibus da Viação 1001. A empresa faz saídas diárias e o trajeto dura cerca de 2 horas.

O que fazer em Búzios?

A atração mais procurada, sem dúvida, é o passeio de barco. É possível conhecer a grande maioria das praias e fazer fotos incríveis durante o passeio. Entre as opções estão as escunas, catamarãs, lanchas e as traineiras que circulam pela enseada de Búzios. As saídas são diárias, da praia da Armação. Para aqueles que gostam de programas sofisticados, existe um campo de golfe em Búzios, ideal para quem curte esse esporte e para quem viaja com a família. No cair da tarde, você pode assistir a um belíssimo pôr do sol visto da Orla Bardot, com a vista da ilha dos Caboclos em primeiro plano.

Praias paradisíacas em Búzios

Outra opção, durante o dia, é conhecer as praias da região. Você pode começar pelas praias próximas ao centro. Cada uma delas possui sua particularidade. As mais procuradas são Geribá, João Fernandes, Tartaruga e Ferradura, além da Rasa, localizada na entrada da cidade.

Búzios

A programação não para por aí. À noite a animação é garantida na Rua das Pedras e na Orla Bardot. Na Rua das Pedras, a variedade de bares e restaurantes impressiona o visitante. A decisão mais difícil será escolher o lugar para se divertir: bares com música ao vivo, boates, cafés, clubes de jazz. Todos com cardápios variados, estilos musicais para todos os gostos. Por lá, o mais importante é se divertir! O agito é intenso e a animação só termina de manhã.

Lazer e Aventura

Para quem gosta de curtir a natureza, uma boa pedida é fazer uma caminhada ecológica ou passeios de bicicleta por trilhas que levam a cenários pouco explorados. Entre eles está a Área de Proteção Ambiental (APA) Pau-Brasil, que engloba as praias de Caravelas, José Gonçalves e Tucuns, além da Serra das Emerências. Ou mesmo fazer uma caminhada na praia de Geribá, que possui areia firme e tem espaço para barracas, sendo considerada pelos buzianos, a praia mais bonita e badalada da região. A praia de João Fernandes também não fica de lado. A praia é quase exclusiva de argentinos, que dominam os hotéis até o inverno. Graças à boa estrutura de barracas, está sempre lotada. Outra dica de lazer e também para quem gosta de esportes aquáticos é fazer algumas aulas de kitesurf na praia da Rasa. Por lá, existem escolas especializadas com instrutores profissionais.

Rua das Pedras

Quem vai até Búzios e gosta de comprar uma lembrancinha de viagem, não pode deixar de conhecer a famosa Rua das Pedras. O nome é explicado pelo tipo de calçamento do lugar. São aproximadamente 600 metros de extensão, onde se localizam lojas de grife, bares e restaurantes de todos os estilos. A impressão que se tem é de um verdadeiro shopping a céu aberto. Comprar nessa rua virou até parte do passeio. A dica é, se você for até a Rua das Pedras, tem que preparar o bolso, pois as lojas possuem um padrão elevado e, muitas delas são grifes internacionais.

Leia também minhas outras sugestões de lugares paradisíacos no Brasil.

1 COMENTÁRIO

  1. Adorei a reportagem e as fotos! Muito bem escrita. O BRASIL NA ITÁLIA está de parabéns e a jornalista Simone Sousa Leandro também.
    Bateu uma saudade de Búzios! Já fui e recomendo a todos visitar esse paraíso no Rio de Janeiro. Vale a pena!

DEIXE UMA RESPOSTA