Florença é uma das cidades menos frias da Itália: aqui a mínima média durante o inverno é 2ºC e a máxima 11,5ºC. Pode parecer frio para quem mora em um país tropical como o Brasil, mas basta visitar uma cidade próxima como Bolonha ou Milão para se dar conta da diferença. Em Florença não costuma nevar: o fenômeno acontece no máximo 1 ou 2 vezes por ano, mais do que isso é já um fenômeno (tem ano que nem neva).

Firenze 1985: quando o Arno congelou e a temperatura chegou a -23ºC
Firenze em 1985 vista da ponte Verrazzano: quando o Arno congelou e a temperatura chegou a -23ºC

É por isso que descobri hoje com grande surpresa, que em um dia de inverno de 1985 a temperatura chegou a -23ºC!!! Sim amigos, não estou falando da Era Glacial, mas de menos de 30 anos atrás. Nesse ano o rio Arno congelou e as pessoas caminhavam tranquilamente em cima dele, algo que parece surreal justamente porque é pouco típico da cidade.

Achei interessante alguns comentários de fiorentinos ao rever a foto divulgada pela página Facebook de Il Meteo a Firenze (de onde tirei a foto) como por exemplo:

“eu lembro muito bem. Tenho fotos de pessoas que esquiavam no fundo da piazza della Signoria. É verdade no verão não tinha água no Arno, foi um ano com uma diferença térmica de quase 65 graus entre os -25 de inverno e quase 45 no verão…”

(“ricordo molto bene. Ho le foto di chi faceva sci di fondo in piazza della Signoria… E’ vero in estate non c’era acqua in Arno, ci fu un escursione di quasi 65 gradi tra i -25 dell’inverno e i quasi 45 dell’estate…”)

E você, sabia que um dia a temperatura em Florença ficou tão baixa quanto na Rússia? 🙂

1 COMENTÁRIO

  1. Fico imaginando qual a sensação que teria ao ver o Arno congelado!?
    Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA