Existe um lugar em Florença que você só terá o privilégio de poder visitar em ocasiões especiais: se trata da Fortezza da Basso, uma verdadeira obra de arte da arquitetura militar do Renascimento. As portas desse grande fortaleza, que abrigam mais de 100.000 metros quadrados (mais da metade cobertos), abrem exclusivamente para eventos de importância nacional e internacional organizados pela Firenze Fiera e, por isso, se você tiver o privilégio de estar em Florença durante um evento aberto ao público, aproveite!

A Fortezza da Basso de Florença
A Fortezza da Basso de Florença

Sobre a Fortezza da Basso

Fortezza da Basso
A “polveriera”

Essa grande fortalezza foi construída entre 1534 e 1537 a pedido de Alessandro de’ Medici seguindo o projeto de Antonio da Sangallo. Atualmente, a Fortezza da Basso alterna lugares históricos perfeitamente restaurados como o “Quartieri Monumentali ou a “Polveriera” com novos pavilhões modernos como o “Padiglione Spadolini (inaugurado em 1977) e o “Padiglione Cavaniglia (inaugurado em 1996).

Aliás, por falar em “polveriera”(ver imagem do prédio ao lado): era o lugar onde antigamente eram armazenados materiais explosivos. Ela costuma ser usada para jantares, desfiles e manifestações especiais.

Nem todos os eventos que acontecem na Fortezza da Basso são abertos ao público, alguns são exclusivos para quem trabalha em determinado setor. Aqui no BRASIL NA ITALIA você encontra a seção Agenda, com algumas dicas dos próximos eventos na Itália, incluindo aqueles que acontecem na Fortezza. Uma outra opção é conferir o Calendario oficial do site Firenze Fiera.

Se você quer matar a vontade de visitar a fortaleza sem sair de casa, também existe a opção de fazer um tour virtual na Fortezza da Basso!

Localização

 

A Fortezza da Basso vista de fora
A Fortezza da Basso vista de fora

A Fortezza da Basso fica a menos de 5 minutos a pé da principal estação de trens de Florença, a Santa Maria Novella, onde encontram-se diversos pontos das principais linhas de ônibus da cidade.

Praticamente para quem desce dos trens na Santa Maria Novella, basta pegar a saída do lado esquerdo (onde tem uma farmácia e um McDonalds), virar a primeira a esquerda e seguir sempre em frente. Você vai dar de cara com a Fortezza!

Hospedagem nos arredores da Fortezza da Basso de Florença

Essa é para quem vem a Florença para participar de algum evento ou feira na Fortezza: a melhor coisa é sem dúvida encontrar um hotel próximo a Fortezza da Basso! Assim você pode ir a pé, sem depender de trânsito (na época de Pitti Immagine, por exemplo, o trânsito na região costuma ficar bem intenso).

Os hotéis mais em conta costumam ficar próxima a estação Santa Maria Novella, por exemplo na Via Nazionale. Já para aqueles que viajam com conforto, confira a nossa lista com os 5 melhores hotéis de luxo de Florença.

E você, tem alguma sugestão de hotel para quem vai participar de uma feira/evento na Fortezza da Basso?

12 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA