Hoje em dia viajar com um iPhone torna a nossa vida muito mais fácil: você pode procurar as atrações turísticas ao seu redor, pode confirmar se o restaurante que você está entrando oferece realmente pratos e serviço de qualidade, consegue checar a distância entre onde você está e onde você quer ir… praticamente você tem guias, mapas, dicionários, tudo isso na palma da sua mão, sem ter que carregar peso, folhinhas e folhetos. Aqui você encontra a minha lista de apps favoritas:

 

touring Toscana – Guida Verde Touring (grátis)

Existe um mapa offline que você pode usar quando não tem uma conexão wi-fi e não quer arriscar pagar muito roaming de dados (o melhor é fazer uma outra SIM com internet 3G, mas este é assunto para um outro post).
A app oferece itinerários de viagem com diversas cidadezinhas incríveis da Toscana: de Pienza a Chiusi, de Pisa a San Miniato e assim por diante.
Defeito: está disponível apenas em inglês e italiano. Cadê o português?
Link: https://itunes.apple.com/it/app/toscana-guida-verde-touring/id505184531?mt=8

 

pronto treno

Pronto Treno (grátis)

Está precisando pegar um trem? Esta app é ótima (quando funciona): você consegue checar os horários dos trens que partem, consegue verificar se os trens que já partiram estão no horário e consegue inclusive comprar algumas passagens através do telefone. Esta é a app oficial da Trenitalia e como tudo da Trenitalia, tem dias que funciona que é uma maravilha e outros dias que simplesmente não funciona.
Defeito: disponível apenas em italiano e inglês. Cadê o português?
Link: https://itunes.apple.com/it/app/prontotreno/id331050847?mt=8

 

vvc

VVC Card (grátis)

Na verdade estava na dúvida se recomendar essa app ou não:  a VVC Card é a mais recente app oficial da Regione Toscana. Da previsão do tempo até guia de viagem com descrição de monumentos e pontos de interesse, a app é bastante rica de conteúdo. No entanto não é facilíssima de usar pela primeira vez, porque você tem que se registrar, esperar um e-mail de confirmação e perder um pouquinho de tempo e para ser honesta a app nem sempre funciona a perfeição.
Defeito: infelizmente está disponível apenas em inglês ou italiano. Cadê o português???
Link: https://itunes.apple.com/us/app/vvc-card/id389742375

 

tuscany+Tuscany + (grátis)

Esta foi a primeira app oficial da Regione Toscana disponibilizada grátis para os turistas. Praticamente o esquema é o seguinte: você aponta o seu celular para uma direção e ele te indicará balõezinhos com as atrações nos arredores (indicando também a distância). Na época do lançamento, em maio de 2010, era praticamente uma revolução uma app do gênero: começava-se a falar em augmented reality na palma do seu celular. Escrevi sobre a app Tuscany + aqui.
Defeito: infelizmente está disponível apenas em inglês ou italiano. Cadê o português???
Link: https://itunes.apple.com/us/app/tuscany/id365739194?mt=8

 

iphoneappUffizi (€1,79)

Esta app é ótima: melhor do que muito guia daqueles que você compra nas lojinhas com foto e descrições do Uffizi, mas com uma vantagem: não pesa e custa apenas € 1,79. Você encontra descriçao das obras principais, localização nas salas, horários de abertura e outras informações úteis sobre o mais famoso museu de Florença.
Defeito: Infelizmente está disponível apenas em inglês, italiano ou espanhol. Cadê o português???
Link: https://itunes.apple.com/it/app/uffizi/id365912485?mt=8

 

info elbaInfo Elba (grátis)

Se você está pensando em visitar a ilha de Elba na Toscana (e entre maio e outubro é uma ótima idéia), essa app é fantástica (e grátis): ela possui uma lista com o nome de diversas praias com suas respectivas fotos, ao clicar sobre o nome da praia você encontra uma descrição utilíssima que informa se a praia é de areia ou pedrinhas, quanto grande é, como chegar, se possui balneário ou não. Enfim, perfeita para explorar Elba com conselhos de “insider”.
Defeito: disponível apenas em italiano
Link: https://itunes.apple.com/it/app/isola-delba/id380458078?mt=8

 

foursquareFoursquare (grátis)

Esta é a app que mais uso quando viajo e é a minha favorita em absoluto. Não apenas posso fazer “check in” nos lugares que frequento e, desse modo, depois me lembro direitinho do nome dos restaurantes, museus e atrações, como existe uma seção fantástica para Explorar os arredores seguindo as dicas seja de outros usuários do Foursquare como dos meus amigos. Por exemplo, se tenho uma amiga super descolada que mora em Veneza, nada mais natural que eu siga os conselhos que ela dá no Foursquare. Conhecendo a personalidade dela, a recomendação é quase infalível.

Como se não bastasse existe ainda uma seção com promoções especiais para quem faz checkin em determinados lugares: pode ser um drink grátis, um percentual de desconto em lojas e serviços.
Eu tenho deixado algumas dicas em português de lugares que frequento aqui na Itália, quem sabe um dia vários brasileiros poderão contar com dicas em português, né? 😉 Ah, a app está disponível em língua portuguesa, finalmente!
Link: https://itunes.apple.com/us/app/foursquare/id306934924?mt=8

4 COMENTÁRIOS

  1. Ola Barbara,

    Eu tenho o app do Uffizi que comprei para o trabalho, porém ele esta desatualizado e não compensa. O Uffizi desde junho 2012 se modificou, tem mais de 10 salas novas, portanto as obras de arte mudaram de lugar, quem quiser seguir o Uffizi com esse App vai ficar perdido! Abs.

  2. Oi Deyse,
    Obrigada pela dica. Eu baixei a app assim que ela foi lançada, na época era ainda grátis e foi nessa época que usei. Bom saber as notícias de alguém atualizada como você, que vive dentro do Uffizi. Beijocas para você.

DEIXE UMA RESPOSTA