Na noite de terça-feira, 16 de abril, ouvia-se bastante a língua portuguesa nos arredores do Teatro Santa Cecília, em Roma. Mas não só: também foi grande o número de italianos que, apreciadores da Música Popular Brasileira, estiveram presentes para conferir o espetáculo da cantora e compositora Marisa Monte, em sua atual turnê “Verdade uma ilusão. Com sólida carreira de mais de duas décadas emendando sucessos no Brasil, Marisa é uma das intérpretes cujo trabalho ultrapassou barreiras nacionais há tempos. E o público que lotou o teatro parece ter encontrado o que procurava: um show caloroso, realizado por músicos de alto gabarito e com “tempero de casa”.

E Marisa Monte parla italiano…

marisa_monte_marcello_leotta1
Foto de Marcello Leotta – reprodução proibida*

Os pequenos problemas de som sentidos no início do espetáculo, causados por ajustes no equipamento acústico do teatro, não atrapalharam a desenvoltura da cantora ou de sua banda. Elegantemente, Marisa optou por se comunicar com a plateia em italiano – alegando que, embora houvesse muitos brasileiros no teatro, acreditava ser o italiano a língua que todos poderiam entender. Seu domínio do idioma se justifica: na década de 1980, também ela fixou residência em Roma durante seus estudos de música. E assim, entre uma canção e outra, foi costurando a apresentação com recordações de sua carreira e lembranças musicais do Brasil e da Itália que conheceu quando estudante.

Foto de Marcello Leotta - reprodução proibida*
Foto de Marcello Leotta – reprodução proibida*

A presença de palco marcante e precisa encontrou combinação perfeita com o desempenho da banda, que teve em cada músico uma atração à parte – Carlos Trilha nos teclados, Marcus Ribeiro ao violoncelo, Dadi Carvalho nos violões, Pedro Mibielli e Glauco Fernandes nos violinos e Bernardo Fantini na viola, além dos três ex-integrantes da mítica banda pernambucana Nação Zumbi: Pupillo na percussão, Dengue no baixo e Lucio Maia na guitarra. Com esse time, Marisa passeou por um repertório formado por músicas de seu novo álbum, como a delicada “Verdade uma Ilusão” ou a intrigante “Amar alguém”, e por sucessos como “Beija Eu”, “Eu sei (na mira)” e “Amor I love you” – muitas trazendo inovações em seus arranjos, passando pelo samba, samba-rock e por inspirações de gêneros latinos.

Homenagem a Cássia Eller e Mina

Entre os pontos altos do espetáculo, esteve a música “E.c.t.”, composta por Marisa, Carlinhos Brown e Nando Reis e imortalizada na voz de Cássia Eller – seguida de uma sensível declaração de amizade de Marisa pela cantora falecida em 2001. “Cássia foi uma das mais maravilhosas cantoras do Brasil, além de grande amiga. Sinto muito sua falta e nunca mais havia cantado essa música desde que ela se foi. Mas hoje considero que a saudade, na verdade, não é a ausência de alguém, e sim sua presença”. Outro momento marcante foi a referência feita à cantora italiana Mina, de quem Marisa se declarou admiradora desde a década de 1980. “Quando estava produzindo meu último trabalho, escrevi a Mina para convidá-la a gravar ‘Ainda Bem’ ao meu lado. Ao ouvir a música, ela me respondeu que gostaria muito de incluí-la em seu álbum cantando em português. Foi uma das maiores honras de minha carreira”, disse ela, após interpretar também uma canção de Mina no espetáculo, “Sono come tu mi vuoi”.

marisa_monte_marcello_leotta3
Foto de Marcello Leotta – reprodução proibida*

O reconhecimento da plateia veio em forma de um mar de aplausos, gritos de “linda!” e de “obrigado, Marisa!”. Alguns grupos buscaram espaços livres para dançar ao som de “Já sei Namorar”, enquanto outros se aproximavam do palco com os celulares acesos, buscando registrar momentos do show. Certamente, uma noite para ficar na memória de brasileiros e romanos – como, disse Marisa, ficou em sua memória o tempo em que a Itália serviu de cenário para sua formação musical.

Foto de Marcello Leotta - reprodução proibida
Foto de Marcello Leotta – reprodução proibida

Conheça aqui as músicas do novo CD de Marisa, “O que você quer saber de verdade”
Ouça aqui a versão da cantora Mina para a canção “Ainda bem”, de Marisa Monte

Quer uma cópia das fotos do show da Marisa Monte em Roma?

O fotógrafo Marcello Leotta registrou os melhores momentos do show da Marisa Monte em Roma. Neste artigo você teve uma amostra de quatro fotos que ele tirou durante esta grande noite. Quem quiser uma foto impressa ou um book das fotos daquela noite pode entrar em contato com ele para mais informações através do site http://www.marcelloleotta.it

1 COMENTÁRIO

  1. Adoro Marisa e é muito bom saber de seu show na Itália através da minha querida amiga e coleguinha jornalista Ju Winkel. Continue mandando boas notícias! 🙂 beijo

DEIXE UMA RESPOSTA