Você comprou a passagem para a Itália, já deu seus pulinhos de alegria só de imaginar que finalmente vai conhecer Roma, uma cidade que já viu tantas vezes em filmes, em novelas, em programas de TV, em fotos de jornais e revistas, em quadros e até em publicidade de perfume.

Por onde começar a organização da viagem? Se você decidiu organizar tudo sozinho, sem ajuda de agências que vendem pacotes fechados, este artigo é para você!

Minha primeira vez em Roma foi em 2005: a felicidade ao sair da estação de trem...
Minha primeira vez em Roma foi em 2005: a felicidade ao sair da estação de trem…

A escolha da localização do hotel

A primeira dúvida que provavelmente vai passar pela sua cabeça é: onde é melhor me hospedar? Minha primeira resposta é:

  • se você for de trem, opte pelo centro histórico, não importa se nos arredores da estação de trem Roma Termini ou em um hotel com vista para o Pantheon. Optando por uma posição central, fica mais fácil conhecer as atrações turísticas principais de Roma, seja a pé, seja usando os meios de transporte público.
  • se você for de carro, é melhor evitar o centro histórico e ficar em áreas nos arredores, de preferência em um hotel próximo ao metrô (por exemplo no bairro Eur). Isso porque estacionar carro no centro de Roma custa caro e ainda por cima você vai pegar trânsito e perder tempo. A melhor alternativa, sem dúvida é usar o metrô. Além disso, os hotéis nos arredores costumam ser mais baratos.

Pode ser que te interesse também o artigo com 10 dicas de hotéis em Roma aqui do blog.

As atrações de Roma que você não pode deixar de ver

Tem coisa mais chata do que voltar de viagem e descobrir que você não viu uma das principais atrações da cidade onde esteve porque simplesmente não sabia que ela existia? Ou porque deixou para visitar a atração justamente no dia em que ela estava fechada para visitas?

Para evitar esse tipo de problema, acabei de escrever um guia das principais atrações de Roma.

Obviamente, conhecer Roma com um guia profissional é bem melhor: sua viagem fica ainda mais rica e interessante para você voltar para casa cheio de histórias para contar.

Bem, esses são os primeiros passos. Se tiver outras dúvidas, conselhos ou experiência para compartilhar, é só comentar. Até a próxima!

Transporte em Roma

 

Trem, ônibus, táxi ou carro? Se você quer saber qual a melhor maneira de se deslocar em Roma, existe uma página que reúne todos meus artigos sobre transporte em Roma. Dicas importantes para você viajar com mais conforto ou escolher o meio de transporte mais econômico, afinal tudo depende do seu espírito de viajante (e do seu bolso!).

De como ir do aeroporto Leonardo da Vinci até o centro de Roma até indicações a partir do porto de CivitavecchiaDe dicas para pegar um táxi até informações sobre as linhas do metrô. Tudo isso explicadinho de forma simples e fácil para você organizar sua viagem sem muito stress.

Depois me conta como foi!

 

3 COMENTÁRIOS

  1. Oi!!! Paz!!!!Finalmente consegui encontrar um site, uma pessoa que inspira confiança, certeza de poder encontrar tudo que eu preciso , pra conseguir realizar meu sonho….Conhecer a Itália!!!!E quem sabe tê-la como guia ou alguém de sua confiança….Valeu! Além de sermos compatriotas, brasileiras, somos da mesma cidade natal, São Paulo! Um abraço, sucesso e vou te enviar um email, direto, pra expor meus projetos de viagem, etc., ok?

  2. OI Ivani, tudo bem?
    Espero que você consiga realizar o seu sonho de conhecer a Itália. Pode escrever as suas dúvidas aqui no site mesmo ou através do portal http://perguntapro.brasilnaitalia.net . Dessa forma, a sua dúvida poderá ser respondida não apenas por mim como por outros brasileiros. Além disso, no futuro poderá ajudar outras pessoas na mesma situação que você.
    Um abraço,
    Barbara

  3. Olá,Bárbara amei seu site,muito interativo.
    Dicas valiosa..muito bom.
    Então, viajo pela primeira vez para a linda Itália,
    no mês de Novembro,friooo kkkk,vamos em 3 casais.
    nosso roteiro Trieste,Veneza e Roma.
    Quinze dias,pontos turístico e oque levar na mala.
    Se compensar alugar carro,
    Aguardo sua preciosa ajuda..

    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA