Este post faz parte da Blogagem Coletiva de Gastronomia Italiana, a qual é promovida por blogueiras brasileiras residentes na Itália que durante as sextas-feiras de outubro vão publicar uma série de textos sobre especialidades da cozinha italiana.

A dica de hoje vai para aquelas pessoas que adoram uma sobremesa, um docinho, um pouquinho de açúcar para alegrar o dia. Se no Brasil a gente adora um leite condensado (e como resistir a um brigadeiro, doce de leite e afins, né), na Sicília o pessoal adora a tal da ricota doce. E um dos doces típicos da Sicília com a ricota doce é a cassata siciliana.

A cassata siciliana
A cassata siciliana

A tradição dos doces na Sicília

Ao contrário de outros estados da Itália, os doces possuem um papel de destaque nas receitas tradicionais da Sicília. Os árabes deixaram de herança a cassata, os doces com massa de amêndoas, a preferência pelas cores vivas e o perfume do jasmim. Os gregos o uso do mel e da ricota. Os franco-suíços a paixão pelo chocolate.  Os confeiteiros da corte interpretaram e reelaboraram o patrimônio gastronômico de maneira nobre. Os mosteiros guardaram as receitas antigas que teriam sido perdidads em nome de novas.

A cassata siciliana

Essa é uma torta realmente rica, composta de Pan di Spagna (pão de ló) molhado em um vinho doce e recheado com creme de ricota doce com pedacinhos de chocolate. Tudo isso é coberto por uma camada de açúcar de confeiteiro e marzipan. A opulência da receita, além da apresentação barroca que inclui pérolas coloridas e frutas cristalizadas, se deve ao fato que o doce é usado para celebrar as festas da época de Páscoa. A da foto acima, por exemplo, fez parte da minha páscoa deste ano na Sicília.

Dica

Muitas confeitarias vendem também a versão em miniatura da cassata siciliana: eu prefiro essa pequenininha porque tem muito mais marzipan, que eu adoro! Na dúvida, experimente a grande e a pequena! Aliás, se você está programando uma viagem para esta linda e grande “ilha-continente” na Itália,  não deixe de conferir nossos artigos sobre a Sicília.

 

blogagem_coletiva_gastronomia

Visite os outros blogs que participam da blogagem coletiva e descubra as delícias da Itália:

http://www.milaonasmaos.it
http://passeiosnatoscana.com
http://turismoemroma.com
http://www.viagemitalia.com

 

8 COMENTÁRIOS

  1. Firenze e uma cidade que respira e transpira cultura. Passeando nas ruas somos surpreendidos por varias manifestacoes culturais. E tudo muito lindo, dos museus a musica tocada nas escadarias da praca Michelangelo, na Ponte Vechio. Sem contar a hospitalidade do povo Italiano. E fantastico ver artesaos serrando o marmore e fazendo quadros-mosaicos. Verdadeiros artistas. E a pintura no asfalto com giz! Firenze e Fantastico!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA