A primeira coisa que você deve saber quando procura um restaurante para a ceia de natal na Itália é que a maioria não oferece o tradicional peru com arroz e farofa, a menos que se trate de um cardápio especial para estrangeiros. Nesta época os italianos preferem mesmo peixes e frutos do mar. 

Outra coisa importante: nessa época os preços aumentam consideravelmente, o que é normal, afinal se o dono do restaurante está lá trabalhando em plena noite de natal invés de estar com a sua família, ele quer ser remunerado por isso. Em geral é difícil encontrar opções de ceias por menos de 50 euros por pessoa.

Aproveito ainda para lembrar que na Itália, em geral costuma-se pedir pelo menos 3 pratos durante uma refeição (muitas vezes se pede todos os 5!), entre antipasto (entrada), primo (primeiro prato: massas, risotos), secondo (carnes, peixes…), contorno (acompanhamento como salada, batata), dessert (sobremesa). As porções servidas costumam ser bem menores do que no Brasil, onde é normal pedir apenas um prato principal. Digo isso porque já vi muito brasileiro saindo do restaurante dizendo que “o dono do restaurante queria economizar no macarrão”, enquanto para o dono do restaurante o “brasileiro era um morto de fome que ocupa uma mesa do restaurante e não quer gastar nada”. Dou esse exemplo para mostrar como às vezes os diferentes hábitos culturais podem causar mal entendidos.

Os restaurantes italianos costumam cobrar 10% de serviço mais o famoso “coperto”, que é um valor para pagar o uso da toalha, pratos, copos e afins. O valor do coperto em geral varia de 2 a 5 euros por pessoa. São poucos os restaurantes fiorentinos que não cobram esse valor. Além disso, em bons restaurantes costuma-se deixar uma gorjeta para o garçon, que no entanto não é obrigatória (sempre mais ou menos equivalente a 10-15% do valor que você gastou).

Eu particularmente gosto muito dos menus por um preço definido, que já incluem todos os pratos, água e vinho. No entanto, nem sempre é fácil encontrá-los. Abaixo você encontra algumas dicas de restaurantes que estarão abertos na noite de 24 de dezembro para o “cenone della Vigilia di Natale“, para o “pranzo di Natale” no dia 25 de dezembro ou para o “cenone di Capodanno” no dia 31 de dezembro.

Ses.to

sesto

O roof garden mais famoso de Florença, de frente para o rio Arno, no alto do luxuoso Hotel Westin Excelsior: é aqui que você poderá fazer o seu almoço de natal em família ou o jantar de ano novo. O almoço de natal sai por 95 euros por pessoa e inclui água, serviço e impostos (veja o cardápio de natal aqui). Já a ceia de ano novo custa 265 euros por pessoa, com água serviço e impostos (cardápio de ano novo aqui): e se é verdade que o preço é bem salgadinho, por outro lado você pode ter certeza que terá a melhor vista panorâmica de Florença.

Endereço: Piazza Ognissanti, 3  – Hotel Westin Excelsior – 6º andar
Tel. (+ 39) 055.27152783

Bistrò del Mare

bistrodelmare

Antigamente no local existia um dos restaurantes mais sofisticados de Florença, que foi recentemente reformado ganhando uma atmosfera mais luminosa e informal e um cardápio baseado em peixes e frutos do mar. A posição é agradável: fica em frente ao Rio Arno, não muito distante da Via de’ Tornabuoni e da famosa “Ponte Vecchio”. Para o natal não existe um menu especial, você pode conferir os pratos à la carte aqui. Já para a ceia de reveillon existe um preço fechado de 120 euros por pessoa que inclui acompanhamento musical no piano, mas não as bebidas.

Endereço: Lungarno Corsini 4R
Tel: (+39) 055 2399224

13 Gobbi

13gobbi

Uma tratoria com ambiente bastante simples e informal, onde você encontra pratos da cozinha típica toscana. Você vai comer bem, mas não espere pratos sofisticados, com uma apresentação contemporânea cheia de fricotes. Para a época de festas foi divulgado um cardápio para o almoço de natal (à la carte) e para a ceia de Ano Novo (85 euros com bebidas incluídas a partir das 21:30 ou à la carte das 19:00 às 21:00).

Endereço: Via del Porcellana, 9R
Tel. (+39) 055.284015

E você, tem algum restaurante para sugerir? Já passou o natal ou reveillon em um restaurante em Florença? Compartilhe a sua experiência com a gente!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA