Vai passar pelo menos 3 dias em Florença? Então essa dica é para você: em Florença existe um cartão que dá acesso aos principais museus do território fiorentino: o slogan é 72 horas, 72 museus, 72 euros! Este cartão se chama FirenzeCard e custa 72 euros.

firenze-card

Como funciona a Firenze Card?

A FirenzeCard dura 72 horas a partir da primeira ativação e te dá direito a visitar uma única vez cada um dos Museus que fazem parte do circuito. Basta apresentar a Card na bilheteria do museu e você poderá visitar seja as coleções permanentes, como mostras e eventos especiais, com direito a entrada preferencial (sem as enooormes filas) e sem efetuar reserva.

A FirenzeCard também possui uma app para iPhone e Android para ajudar você a se programar entre um passeio e outro, além de oferecer acesso a internet wi-fi grátis em todo centro histórico da cidade.

Atenção: a partir de 2016 a Firenze Card não dá mais direito a transporte gratuito dentro da cidade de Florença. É necessário comprar também a FirenzeCard+ pelo valor de 5 euros para ter direito a pegar ônibus e tram a vontade durante as 72 horas de validade da sua Firenze Card

Como ativar a FirenzeCard?

A FirenzeCard é ativada assim que você entrar no primeiro museu. A partir daquele momento você terá 72 horas para visitar Florença e o seu patrimônio histórico-artístico. A validade do cartão é, portanto, independente da data de compra.  A FirenzeCard possui uma validade de um mês a partir do momento de retirada do cartão.

Mas afinal, a Firenzecard vale a pena?

Para a maioria das pessoas que passam pelo menos 3 dias em Florença e pretendem visitar alguns museus e jardins da cidade, a Firenzecard vale super a pena. Basta pensar que o cartão equivale a um gasto de 24,00 por dia, um valor que você gastaria visitando apenas 2 atrações de Florença. Vamos fazer umas contas?

Imagine que você pretende visitar:

Galleria degli Uffizi (o museu mais famoso de Florença): o ingresso normal custa 6,50 + 4,00 de reserva (para você não morrer na fila). Mas atenção: em ocasião de mostras especiais o preço do ingresso aumenta! Por exemplo até dia 06/01/2014 , com a mostra “Ferdinando di Cosimo de’ Medici. Gran Principe di Toscana (1663 – 1713)”, o ingresso custa 11,00 euros + 4,00 de reserva.

Galleria dell’Accademia (onde está o David de Michelangelo original, lindo e imponente!): o ingresso normal custa 6,50 + 4,00 de reserva. Mas como tem a mostra especial “Dal Giglio al David” o ingresso passa a 11,00 euros + 4,00 de reserva.

Cúpula do Duomo, Campanille di Giotto e Battistero: o ingresso promocional  custa 10,00 euros (em geral só a subida até a cúpula sai por 8,00). Você lembra que eu contei aqui sobre a subida até a cúpula do Duomo?

Cappelle Medicee: o ingresso normal custa 6,00 + 3,00 da reserva

firenze_piazza_pitti
O Palazzo Pitti: reserve um dia (de sol) para visitar o seu delicioso Jardim “di Boboli”

Giardino di Boboli, Museo degli Argenti, Museo delle Porcellane, Galleria del Costume, Giardino Bardini (todos em geral são acessíveis com o mesmo ingresso e fazem parte do complexo do Palazzo Pitti): o ingresso normal custa 7,00 euros, mas em ocasião da mostra “il cappello tra l’arte e estravaganza” aumenta para 10,00 euros

Galleria Palatina e Appartamenti Monumentali (esta é a segunda parte do Palazzo Pitti): o ingresso normal custa 8,50 mas em ocasião da mostra “Impressionisti a Palazzo Pitti” o ingresso aumenta para 13,00 euros.

Palazzo Strozzi: o ingresso normal custa 11,00 euros.

Museo del Calcio (museu do futebol, para os apaixonados pelo esporte…): o ingresso normal sai por 5,00 euros.

Só com esses você já supera tranquilamente os 72 euros! E certamente ainda sobra tempo para visitar muito mais coisa… a lista completa de atrações está disponível neste link.

E por falar em hotel, se você ainda não reservou o seu, dá uma olhada nas nossas dicas de hotéis em Florença.

Se você estiver procurando um guia de turismo para te acompanhar em algumas dessas atrações (ou quem sabe em todas), confira a nossa lista de guias em Florença que falam português.

Como comprar a Firenzecard

Compre a Firenze Card sem complicação aqui: em um site em português para facilitar a sua vida!

Obviamente se algum leitor já usou a Firenzecard e quer compartilhar sua experiência com a gente, comente abaixo! Se você tem alguma dúvida é só perguntar.

3 COMENTÁRIOS

  1. […] Vale a pena saber também da existência de Venezia Unica, um pass especial por um preço único que dá direito a transporte na cidade, estacionamentos, uso de banheiros públicos e visita aos principais museus e igrejas. Mais ou menos no mesmo esquema da Firenze Card. […]

  2. Olá primeiramente muito obrigada por partilhar informações valiosas.
    O Firenze card só é conprado pelo site?
    Pois se ele tem validade de um mês, tenho medo de comprar e não chegar a tempo, pelos correios.
    Muito obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA