É hora de programar os próximos feriados, viagens e festas. E não dá para falar em carnaval na Itália sem falar em Veneza, não é mesmo? O carnaval de Veneza é provavelmente um dos mais famosos e antigos do mundo. Os primeiros documentos encontrados com a palavra “carnaval” e que descrevem a festa popular de Veneza são de 1094. Pouco mais de 400 anos depois o Brasil viria a ser descoberto….

carnaval_veneza2

O que você precisa saber para organizar o seu carnaval em Veneza

A primeira coisa é saber os dias da festa. O carnaval de Veneza acontece entre os dias  11  e 28 de fevereiro de 2017.  Já está disponível o programa oficial do carnaval de Veneza no site do evento.

Nessa época, como era de se esperar, as ruas da cidade ficam lotadas: a meta principal é a Piazza San Marco, onde desfilam as máscaras mais bonitas e onde acontecem os eventos mais importantes. Pelas ruas você encontrará lojinhas e banquinhas vendendo máscaras e roupas de carnaval, tudo no estilo veneziano, claro.

Como o carnaval é uma das festas mais importantes de Veneza, quanto antes você reservar o seu hotel, melhor. Se você ainda não reservou o seu, confira nossas dicas de onde se hospedar em Veneza. Outra coisa que vale reservar com antecedência são os guias de turismo, que ficam com a agenda lotada nessa época. Se você quiser ser guiado pelo melhor de Veneza, com um guia que fale português, confira aqui a nossa lista de guias em Veneza. Para facilitar sugiro que veja aqui uma lista de passeios em Veneza.

A Piazza San Marco de Veneza
A Piazza San Marco de Veneza durante o carnaval

Vale a pena saber também da existência de Venezia Unica, um pass especial por um preço único que dá direito a transporte na cidade, estacionamentos, uso de banheiros públicos e visita aos principais museus e igrejas. Mais ou menos no mesmo esquema da Firenze Card.

Que tempo faz em Veneza durante o período de carnaval

Entre o final de janeiro e início de fevereiro, a temperatura média em Veneza varia entre -1ºC e 8ºC. Em geral as temperaturas mínimas são atingidas durante a noite e às máximas durante o dia, na hora do almoço. Isso significa que você nem precisa por na mala aquela sua fantasia de carnaval brasileira: provavelmente ela será muito levinha e você vai passar frio, afinal nessa época, faz um calor tórrido no Brasil, né?

Alguns dos eventos mais importantes durante o carnaval de Veneza

  • carnaval_veneza3Corteo Acqueo

    (Desfile na Água) – No domingo 12 de fevereiro de 2017, às 11:00 da Punta della Dogana, parte um desfile em barcos que atravessa todo o Canal Grande até chegar ao famoso Rio de Cannareggio.
    Com a chegada dos barcos, se abrem os stands eno-gastronômicos que oferecem ao público especialidades típicas de Veneza, os famosos “cicheti” e os doces da tradição de carnaval do território como “le fritole” e “galani”.

  • carnaval_veneza4Volo dell’Angelo

    (Vôo do anjo) – é a abertura oficial do carnaval de Veneza. Uma colombina (interpretada geralmente pela “Maria” eleita no carnaval anterior) desce “voando” o Campanile di San Marco em direção ao pátio do Palazzo Ducale. Na sua mão, ela segura um cetro, que será entregue ao Doge (como se chamava o dirigente máximo da República de Veneza entre 697 e 1797) para abrir oficialmente o carnaval de Veneza. O evento está programado para domingo, 19/02/2017 às 12:00 na Piazza San Marco (embora a apresentação com desfile comece às 11:00). É possível comprar ingressos para assistir o espetáculo de um lugar privilegiado, leia mais aqui.

  • carnaval_veneza5Premiazione della Maria

    (Premiação da Maria) –  é a coroação de uma espécie de “rainha do carnaval” de Veneza. Praticamente alguns dias antes acontece uma seleção por um juri de 10 pessoas de doze moças entre 18 e 26 anos que farão parte do desfile das Marias.
    As Marias representam o sequestro e a liberação das 12 donzelas prometidas como esposa do Doge de 1039, Pietro Candiano III.
    No penúltimo dia de carnaval, durante o Gran Gala em Ca’ Vendramin Calergi, é eleita a moça mais bonita, a Maria do Carnaval, que será premiada no dia seguinte. A premiação da Maria acontece  na Piazza San Marco,  dia 28/02/2017, às 16:00. Leia mais sobre a Festa das Marias.

Na Piazza San Marco, um grupo de atores e cômicos, animam os dois desfiles diários para a seleção das fantasias mais bonitas para o Concurso “La Maschera più bella”.
Em cada desfile se exibem também três companhias com espetáculos de teatro de rua, música e dança.
A praça será animada com música e coreografias inspiradas no mundo da natureza e da tradição fantástica.

Quer desfilar em Veneza também? Leia como

carnaval_veneza6

Já imaginou você em pleno palco do Gran Teatro da Piazza San Marco, desfilando linda e poderosa, com sua super fantasia veneziana? Se você ficou com água na boca, saiba que é possível desfilarsozinho ou em grupo, com ou sem coreografia, e que a fantasia mais bonita eleita pelo público receberá uma lembrança deste grande dia.  E antes que você pergunte: você pode desfilar grátis, o único requisito é preencher um formulário e enviá-lo via e-mail para mascheracarnevale@gmail.com. Obviamente para desfilar você tem que ter uma linda fantasia (se o seu traje não for apropriado, você simplesmente pode ser excluído do desfile).

E você, já participou do carnaval de Veneza? Compartilhe sua experiência e conselhos com a gente!

(Crédito fotos: divulgação)

19 COMENTÁRIOS

  1. Barbara, eu ja desfilei em 2011 e gostei muito. Achei so que a noite não ha muito que fazer se voce nao for a um dos bailes que custam muito caro, só isso me iludiu um pouco. Mas no geral foi muito divertido. abs.

  2. @Natalie
    Obrigada, é sempre bom ver um artigo do blog selecionado para o #viajosfera. 🙂

    @Deyse
    Obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente. Até mais!

  3. oi Barbara, vou esta em veneza no dia 5 de março será que da pra ver alguma coisa de carnaval?

  4. Oie! Eu vou chegar no dia 15 de fevereiro (meu aniversário) e ficar até o dia 18! A parte o desfile na água, eu consigo ver mais alguma coisa? Alguma sugestão?

    Desde já, obrigada! Seu blog é ótimoooo! 😉

  5. OI Carina, tudo bem?

    Que delícia passar um aniversário em Veneza… espero que se divirta bastante!
    Por enquanto o programa oficial não mostra muitos outros eventos nessas datas além de uma pista de patinação no gelo ( http://carnevale.venezia.it/programma_dettaglio.php?id=2545 ) e um laboratório para crianças dia 16 às 15:00 (http://carnevale.venezia.it/programma_dettaglio.php?id=5188 )

    De qualquer modo vale ficar de olho e se souber de outras dicas escrevo aqui!

    Abs

    Barbara

  6. […] Perfeito para quem gosta de sofisticação, não existe carnaval como o de Veneza: das máscaras e fantasias aos bailes (caríssimos) de gala, a cidade é sinônimo de carnaval luxuoso. Claro, existe também espaço para os concursos e manifestações nas ruas e canais. Uma experiência única. Confira nossas dicas aqui. […]

  7. Oi, eu gostaria de saber quais os principais dias. Eu pretendo ir no dia 13 ou 14 de fevereiro, da pra pegar alguma coisa legal? Obrigado!

  8. olá, estarei de 06 a 09 de fevereiro em Veneza e gostaria de ir a bailes de carnaval a noite. Quais vc sugere e onde compro as entradas? Obrigado

  9. Estive em Veneza dia 17.01.e lamentei n poder ficar p o carnaval. Estava frio mas muito legal. Deu pra passear de gôndola andar bastante e tomar muito vinho e Spritz. Veneza tem uma magia incrível.

  10. Oi Rosa,
    Obrigada por compartilhar sua experiência… também adoro ir a Veneza e tomar um Spritz!
    Um abraço,
    barbara

  11. Tenho dúvidas sobre o que acontece no cortejo de barcos: toca-se música ? As pessoas dançam? Ou não tem nada disso? Existe um destino final para encontro das pessoas?

DEIXE UMA RESPOSTA