Você já comprou sua passagem para Roma e adoraria ter o prazer de ver o Papa Francisco de pertinho. A questão é: como fazer para ver o Papa em Roma? Bem, na verdade o correto seria dizer “Como fazer para ver o Papa no Vaticano?”, já que é ali, na Cidade do Vaticano que ele faz suas “aparições”.

O Papa Francisco ontem
O Papa Francisco durante Audiência na Piazza S. Pietro em 02/04/2014*

Quando ver o Papa no Vaticano

São três as ocasiões principais para ver ao vivo o Papa:

1. Todas as quartas-feiras às 10:30…

… acontece uma Audiência Geral com o Santo Padre dentro da Aula Paolo VI, Sala Nervi (ver ítem 86 do mapa anexado) ou, de acordo com o número de fiéis, na Basílica de San Pietro ou na Piazza San Pietro. Importante: durante o verão na Europa, quando o Papa vai para a sua residência de verão, as audiências públicas acontecem no Castel Gandolfo.

Para participar a uma Audiência…

… é recomendável reservar um ingresso gratuito. A reserva pode ser feita via fax para o número (+39) 06.69886863 destinada a Prefettura della Casa Pontificia inserindo o dia da Audiência Geral, a quantidade de ingressos desejada, o nome do grupo, um endereço, número de telefone e fax. Somente a  Prefettura della Casa Pontificia pode emitir os ingressos. Para informações: (+39) 06.69883114 (de seg. à sex. das 8:30 às 13:30 – hora italiana).

… é possível retirar os ingressos diretamente no Portão de Bronze (o número 1 do mapa anexado) sem reserva, mas pode ter fila.

Se você achar o processo muito complicado, pode ver a Audiência Papal com a assistência de uma agência especializada.

Em qualquer um dos casos, é recomendável chegar com bastante antecedência.

Esperando a chegada do Papa no dia 02/04/2014*

Esperando a chegada do Papa na Piazza S. Pietro no dia 02/04/2014*

O Papa Francisco no telão
Multidão de fiéis segue o Papa Francisco no telão*
A benção do Papa Francisco dia 02/04/2014
A benção do Papa Francisco dia 02/04/2014

2. Domingos e feriados às 12:00…

… o Santo Padre aparece na janela do Palazzo Apostolico que dá para a Piazza San Pietro para o Angelus (uma oração mariana). Importante: durante o verão na Europa, quando o Papa vai para a sua residência de verão,o Angelus acontece no Castel Gandolfo.

3. Durante os feriados católicos…

… como Natal, Semana Santa, Domingo de Páscoa e em ocasião de missas especiais como beatificações e canonizações o Santo Padre celebra missas na Basílica de S. Pietro ou na Piazza S. Pietro.

Como obter uma Benção Apostólica em Pergaminho

E para quem for católico e quiser obter uma Benção Apostólica em Pergaminho (à pagamento) leia aqui.

Sobre o Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa no dia 13 de março de 2013. Você encontra o calendário oficial das atividades do Santo Padre aqui.

 E você, já viu o Papa em Roma?

 

 Vale a pena conferir também:

* Todas as fotos deste artigo são de autoria de Mimmo Rubino exclusivamente para o BRASIL NA ITALIA

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá, obrigada pelo site, cada leitura me deixa mais curiosa. Estou planejando levar meus Pais para realizarem o sonho deles que é conhecer a Itália. Eles farão 52 anos de casados em setembro/15. Provavelmente é nesse período que viajaremos com pretensão de conhecer pelo menos as principais cidades da Itálai. Meu Pai é cadeirante e gostaria das suas dicas para facilitar a vida de turista com cadeirante, em relação a hotéis e passeios. Obrigada Marta

  2. […] Ir a Roma e ver o Papa é o seu sonho? Então é melhor você se planejar direitinho. Existe uma agenda pública oficial com as atividades do Santo Padre divulgada pelo Vaticano: lá você pode checar a programação do Papa não só na Itália mas também no exterior. Recomendo ainda consultar o artigo com  dicas para ver o Papa em Roma. […]

  3. Olá este site é muito interessante, estou fazendo uma pesquisa para trabalho de faculdade sobre a Cultura Italiana, que é grandiosa demais, gostaria de saber quais são as informações mais atuais do site, principalmente sobre Roma, Florença e Cidade do Vaticano, obrigada desde já, site já esta me ajudando muito!

DEIXE UMA RESPOSTA