family_searchMuitas vezes uma viagem para a Itália nasce a partir da busca pela origem da nossa família, dos nossos antepassados. A partir da curiosidade de saber onde foi que nasceu e viveu o seu avô, bisavô, tataravô. De repente você está apenas pensando em obter o reconhecimento da sua cidadania italiana para ter um passaporte europeu e, no meio do caminho, vai se apaixonando pelas história e cultura da Itália. De repente você simplesmente veio parar nesta página por engano e já que está aqui, que tal pesquisar mais informações sobre o seu sobrenome de família?

Hoje eu descobri um site que se chama Family Search: um verdadeiro portal onde você pode buscar informações de seus antepassados italianos, criar a árvore genealógica da sua família ou ajudar a equipe do site a transformar fotos de antigos documentos e certidões italianas em material digital. Tudo isso totalmente grátis e disponível também em português.

Achei a idéia genial, uma maneira de compartilhar um pouco da nossa história. Ainda não tive tempo de criar a minha árvore genealógica ou de experimentar todas as funções disponíveis. De qualquer modo, deixo a dica para você, que gostaria de saber mais sobre a sua família.

Quem está por trás de Family Search

Mais de dois anos depois de ter publicado essa dica sobre o site Family Search descobri um pouco mais sobre a história do projeto através do interessante artigo de Cláudio Goldberg Rabin: “Como e por que os mórmons estão catalogando todos os registros civis do Brasil“.

Resumidamente ele conta que a Igreja Mórmon fechou um acordo para limpar, digitalizar e catalogar quase 200 mil livros cartorários, com registros de nascimento, óbito e casamento do Arquivo Público de São Paulo. Segundo o artigo, este não foi o primeiro projeto do gênero no Brasil e nem será o último: “a sede da igreja em Salt Lake City, no meio-oeste americano, considera o Brasil uma prioridade”, escreve Cláudio, baseado no depoimento de Mario Silva, gerente de relacionamentos da Family Search e responsável por buscar e cultivar parcerias parecidas pelo país.

Por quê? Porque para os mórmons “as famílias são eternas. Os relacionamentos não terminam com a morte.Todo mundo vai morrer, mas todos vão ressucitar e viver para sempre. E quem for merecedor viverá para sempre como família”. Ou seja, a igreja faz o investimento para que os membros tenham acesso a informações para montar uma árvore genealógica e conhecer a própria história. E poderiam até fazer a conversão póstuma de antepassados. Leia o artigo completo aqui.

14 COMENTÁRIOS

  1. Olá preciso encontrar na Itália o pai de meu filho Salvatore Massimo Deriu e o padrinho Mário Vicenzo Bocca. Voce pode me ajudar?

  2. Sou da familia PROTO. Gostaria de saber se tem alguem vivo & de qual cidade somos descendentes??????????

  3. Quero ajuda, procuro família italiana, Marcella, Geovani,alexandra, e loredane beltrami , amigos que moraram em duque de Caxias,hoje moram na Itália

  4. Gostaria de encontrar parentes de meu avô na Italia, Jorge Livio veio da região de Calabria na primeira guerra junto com mais dois irmãos. Desde já agradeço qualquer ajuda.

  5. Meu avô Pedro Geronimo e sua esposa Luisa Geronimo tiveram um filho na Italia mas fugiram para o Brasil com o bebê que se chamava Angelo Geronimo. Não sei de mais nada! Como posso começar a procurar?

  6. Melhor dizendo… meu bisavô Pedro Geronimo e minha bisa Luisa Geronimo fugiram da Italia e registraram meu avô Angelo geronimo no Brasil mas ele nasceu lá. Como faço?

  7. Eu já encontrei muitas familias pessoas na Italia com o mesmo sobre nome meu GALDINO ,isso é um bom sinal .

  8. Gostaria e necessito de encontrar o certidão do meu avô ele é natural dabitalia

  9. Gostaria de saber se alguem que conhece alguma familia com o sobri nome daros.

  10. Ola gostaria de saber se alguém ai sabe de alguem na Itália ou portuga.com estes nomes ,Olivia ramos da silva, plaucides ananias ,Flauzino ramos da silva, Antônio gomes ,Eufrásia gomes.são os meus bizavos ,e vô gostaria muito de encontrar alguma informações p fazer a minha cidadania .

  11. Ola, gostaria que pudessem me ajudar; Minha avo nasceu no Brasil, Irene Bellan, que era filha de Dante Bellan e de Joanna Prete. Dante foi filho de Joao Bellan e de Trevisana Albina, e Joanna fiha de; Paulo Prete e de Zambrina Theresa. Desejo muito saber onde a familia de minha avo’ veio,quem sao, etc..tenho tentado bastante sem exito. Jaolhei muitos sites da Iatlia, mas, sem sucesso. Se alguem souber de algo que possa me ajudar, agradeco bastante.

DEIXE UMA RESPOSTA