family_searchMuitas vezes uma viagem para a Itália nasce a partir da busca pela origem da nossa família, dos nossos antepassados. A partir da curiosidade de saber onde foi que nasceu e viveu o seu avô, bisavô, tataravô. De repente você está apenas pensando em obter o reconhecimento da sua cidadania italiana para ter um passaporte europeu e, no meio do caminho, vai se apaixonando pelas história e cultura da Itália. De repente você simplesmente veio parar nesta página por engano e já que está aqui, que tal pesquisar mais informações sobre o seu sobrenome de família?

Hoje eu descobri um site que se chama Family Search: um verdadeiro portal onde você pode buscar informações de seus antepassados italianos, criar a árvore genealógica da sua família ou ajudar a equipe do site a transformar fotos de antigos documentos e certidões italianas em material digital. Tudo isso totalmente grátis e disponível também em português.

Achei a idéia genial, uma maneira de compartilhar um pouco da nossa história. Ainda não tive tempo de criar a minha árvore genealógica ou de experimentar todas as funções disponíveis. De qualquer modo, deixo a dica para você, que gostaria de saber mais sobre a sua família.

Quem está por trás de Family Search

Mais de dois anos depois de ter publicado essa dica sobre o site Family Search descobri um pouco mais sobre a história do projeto através do interessante artigo de Cláudio Goldberg Rabin: “Como e por que os mórmons estão catalogando todos os registros civis do Brasil“.

Resumidamente ele conta que a Igreja Mórmon fechou um acordo para limpar, digitalizar e catalogar quase 200 mil livros cartorários, com registros de nascimento, óbito e casamento do Arquivo Público de São Paulo. Segundo o artigo, este não foi o primeiro projeto do gênero no Brasil e nem será o último: “a sede da igreja em Salt Lake City, no meio-oeste americano, considera o Brasil uma prioridade”, escreve Cláudio, baseado no depoimento de Mario Silva, gerente de relacionamentos da Family Search e responsável por buscar e cultivar parcerias parecidas pelo país.

Por quê? Porque para os mórmons “as famílias são eternas. Os relacionamentos não terminam com a morte.Todo mundo vai morrer, mas todos vão ressucitar e viver para sempre. E quem for merecedor viverá para sempre como família”. Ou seja, a igreja faz o investimento para que os membros tenham acesso a informações para montar uma árvore genealógica e conhecer a própria história. E poderiam até fazer a conversão póstuma de antepassados. Leia o artigo completo aqui.

39 COMENTÁRIOS

  1. Olá preciso encontrar na Itália o pai de meu filho Salvatore Massimo Deriu e o padrinho Mário Vicenzo Bocca. Voce pode me ajudar?

  2. Sou da familia PROTO. Gostaria de saber se tem alguem vivo & de qual cidade somos descendentes??????????

  3. Quero ajuda, procuro família italiana, Marcella, Geovani,alexandra, e loredane beltrami , amigos que moraram em duque de Caxias,hoje moram na Itália

  4. Gostaria de encontrar parentes de meu avô na Italia, Jorge Livio veio da região de Calabria na primeira guerra junto com mais dois irmãos. Desde já agradeço qualquer ajuda.

  5. Meu avô Pedro Geronimo e sua esposa Luisa Geronimo tiveram um filho na Italia mas fugiram para o Brasil com o bebê que se chamava Angelo Geronimo. Não sei de mais nada! Como posso começar a procurar?

  6. Melhor dizendo… meu bisavô Pedro Geronimo e minha bisa Luisa Geronimo fugiram da Italia e registraram meu avô Angelo geronimo no Brasil mas ele nasceu lá. Como faço?

  7. Eu já encontrei muitas familias pessoas na Italia com o mesmo sobre nome meu GALDINO ,isso é um bom sinal .

  8. Gostaria e necessito de encontrar o certidão do meu avô ele é natural dabitalia

  9. Gostaria de saber se alguem que conhece alguma familia com o sobri nome daros.

  10. Ola gostaria de saber se alguém ai sabe de alguem na Itália ou portuga.com estes nomes ,Olivia ramos da silva, plaucides ananias ,Flauzino ramos da silva, Antônio gomes ,Eufrásia gomes.são os meus bizavos ,e vô gostaria muito de encontrar alguma informações p fazer a minha cidadania .

  11. Ola, gostaria que pudessem me ajudar; Minha avo nasceu no Brasil, Irene Bellan, que era filha de Dante Bellan e de Joanna Prete. Dante foi filho de Joao Bellan e de Trevisana Albina, e Joanna fiha de; Paulo Prete e de Zambrina Theresa. Desejo muito saber onde a familia de minha avo’ veio,quem sao, etc..tenho tentado bastante sem exito. Jaolhei muitos sites da Iatlia, mas, sem sucesso. Se alguem souber de algo que possa me ajudar, agradeco bastante.

  12. Estou a procura de registro de meu avô na Itália. ..pode ser de igreja. …Nome Luigi Vitti filho de Rosa Troni Vitti e Carlos Vitti….nasceu em Casalmorano ano aproximadamente 1863 a 1867….Ja enviei vários emails ao comunes , mas sem sucesso….Alguem pode me ajudar por favor? Em documentos no Brasil consta como Luiz Viti…com um t, porém em registro de navio Colombo de 1878 q chegou em Itajai S C consta como Luigi Vitti…obrigada
    Darcy Vitti

  13. Ola quero adquirir minha nacionalidade italiana pois meus bisavos e tataravos viera DA Italia e meu sobrenome e italiano alguem pose me ajuda?

  14. Ola procuro a familia valeretto.
    Vi na certidao do Meu bisavo angelo valeretto que ele nasceu em liverso maw creio que veio eacrito errqdo

    Ele e filho de avostino valeretto e zulian maria

  15. Meu avô paterno (VITTORE OSMARINI) e/ou (CESAR OSMARINI), avô mateno (OSVALDO SALVADOR), vindo da Itália da região (FRIULI, VENETO), fixou-se me Bento Gonçalves, RS. seus filhos (ERNESTO BENVENUTO OSMARINI (01/08/1879) MARIA STELLA OSMARINI (20/05/1877), PRIMO FELICIANO OSMARINI (09/06/1881), este último meu avô paterno.
    Não tenho nada das minhas origens na Itália, gostaria de saber e obter certidões, comprovantes do antepassados. Caso seja possível.

  16. queria sabe rmais do meus avós materno o quall sei muito pouco nome do meu avo a era antonio marzola e minha vó adelina ebornea

  17. Minha mãe e da família Meneghel , filha de angelo MENEGHEL vindo com 06 anos da Itália , como faço para meus filhos tirar a cidadania italiana .
    E tem família MENEGHEL na Itália, onde posso encontrá-los

  18. Ola meu nome e Paloma ,,,,queria saber de ainda exite alguém da minha família na Itália ,,,,
    Família brusarosco ,,,

  19. Olá, consegui chegar até a geração do meu bisavô, Paulo Dario, sei que seu pai veio ao Brasil. Se alguém tiver mais notícias da família Dario me enviem email.

  20. Olá meu nome é Neuci,

    Gostaria de saber se tenho algum parente na Itália região de Calabria, meu avô se chamava

    AnTonio Puzzippe, Familia PUZIPE ou se temos brazão, pois já procurei na página e não encontrei.

    Se tiver alguma informação me enviem por email

    Grata

  21. Olá, gostaria de saber se ainda existe algum parente meu na Itália. Sobrenome Lole. Obrigada.
    Att. Monique Lole

  22. Olá Barbara boa tarde tenho uma pessoa muito amiga que deseja encontrar suas raízes em Itália e neste momento quem poderia ajudá-la seriam duas tias que estão no Brasil mas infelizmente eles não se recordam de muitas coisas.So pelo pelo sobre nome dela ou tem que haver algum documento.Esta amiga chama-se Cleuza Xavier Tozatti.Queria poder ajudar até pq ela quer ir a Itália e pedir a nacionalidade.Desde já agradeço a atenção Demostenes Marcos da Silva sou Brasileiro nacionalidade Portuguesa vivo na cidade do Porto a 20 anos.Continuaçao de um bom dia.

  23. bom dia
    tenho descendença italiana porem nao acho minha familia na italia minha familia e favoretti.
    podem em ajudar?

  24. ola boa tarde,preciso muito da ajuda de vcs pois preciso obter minha cidadania da familia Massarenti e não sei por onde começar procurar. Pf se puderem me ajudar ficarei imensamente grata.obg

  25. Tenho o sobrenome Monsores e desde pequena, sempre notei que não era um sobrenome tão comum aqui no Brasil. Pesquisando, acabei descobrindo que é um sobrenome Italiano, porém só possuo o nome completo do meu avô paterno, que conviveu pouco com meu pai… Como posso fazer para descobrir meus antecedentes?

  26. Boa noite gente!!!! acabei achando este site por acaso…. venho informar que faço buscas de certidoes italianas na italia.

  27. Olá, eu sou brasileira mas vivo atualmente em Portugal, e gostaria de saber se pode me ajudar a encontrar uma parte de minha família que n conheço que residem na Itália. Meu Bisavô se Chama Luis Giorgetti e bisavó Maria Bertolini. Eu gostaria muito de saber se tenho tios, ou primos na Itália. Serei grata se puder me ajudar. Muito obrigada

  28. Olá, moro no Brasil,e tenho uma irmã que mora na Itália gostaria de revela, ah mais de 18 anos q nao tenho notícias.

  29. Ola quero adquirir minha cidadania minha família e valentin alguém pofe me ajudar meu telefone e 034996781546

  30. Olá como faço para encontrar alguém da minha família na Itália *Ezilda de Oliveira Golzio… gostaria de saber se esse sobre nome *Golzio é comum na Itália.

  31. o Sobrenome Ria é muito comum na Itália ? Gostaria de adquirir a dupla cidadania, sei que meu bisavô João Ria nasceu era Italiano. Gostaria de alguma informação que me ajudasse a iniciar o processo! Grata

Comments are closed.