Você provavelmente já ouviu falar que, esporadicamente, os museus italianos abrem suas portas de graça. Pois bem, se você está organizando sua próxima viagem para a Itália e quer ver o máximo possível mas gostaria de economizar uns eurinhos, aqui seguem dicas de como fazer para visitar museus na Itália sem pagar ingressos:

1. No primeiro domingo do mês #domenicaalmuseo

Domenica al museo

Os museus e áreas arqueológicas estatais podem ser visitados gratuitamente todo primeiro domingo de cada mês. A medida foi aprovada em julho deste ano através do decreto Franceschini. O site do Ministério da Cultura da Itália (MiBact) publicou o elenco dos museus que aderem a essa iniciativa. Lá você pode fazer a pesquisa por estado (para ajudar os viajantes que não são muito craques em geografia: Milão fica na Lombardia, Florença na Toscana, Roma no Lazio).

2. Durante le Giornate Europee del Patrimonio

giornate-europee-del-patrimonio-2014

Todos os anos, no mês de setembro, acontece um evento especial promovido pela União Européia. Com o nome de Giornate Europee del Patrimonio, você poderá conhecer lugares interessantes e ricos de cultura da Itália. Alguns, inclusive, que abrem apenas em ocasiões especiais como esta. Em 2014 as datas do evento são 20 e 21 de setembro. O elenco dos museus está disponível no site do Ministério da Cultura da Itália (MiBact).

3. Em ocasião do evento “Giornate FAI di Primavera”

giornate_fai_di_primavera

No mês de março, para celebrar o início da primavera na Itália, diversos castelos, igrejas, parques e palácios (geralmente inacessíveis ao público) abrem suas portas em ocasião do evento Giornate FAI di Primavera. A entrada é gratuita, mas aceitam doações. O calendário de 2015 ainda não foi divulgado, mas você pode checar no site da FAI a partir de fevereiro ou ver se já entrou na agenda do BRASIL NA ITALIA.

4. Em feriados como 1º de maio e Ferragosto (15 de agosto)

1398790837539_arte

O que fazer durante aquele feriado italiano quando tudo está fechado? Ir ao Museu! Bem, não são todos os museus que abrem as portas e depende do tipo de feriado, mas geralmente o Ministério da Cultura organiza aberturas extraordinárias, inclusive com entrada gratuita. A notícia geralmente é publicada poucos dias antes do feriado no site do Ministério da Cultura da Itália (MiBact). Sempre que possível, você também encontrará essa notícia aqui na agenda do BRASIL NA ITALIA. 🙂

5. Durante a “notte dei musei”

notte_dei_musei

Um outro evento que já faz parte do calendário anual que você não pode perder é a “Notte dei Musei”, que geralmente acontece no mês de maio. Funciona assim: excepcionalmente os museus estatais italianos abrem suas portas à noite. A entrada é grátis ou com ingresso a preço reduzido (em 2014 começaram a cobrar 1 euro) e geralmente os museus ficam lotados, principalmente os mais famosos. Vale a experiência! Em 2014 o evento aconteceu no dia 17 de maio e a programação estava disponível através do site La Notte dei Musei. O calendário 2015 ainda não foi divulgado.

6. Em eventos locais, como a Notte Bianca de Florença

notte_bianca

Muitas cidades possuem seus eventos locais, com abertura extraordinária de museus. É o caso da Notte Bianca promovida pelo Comune di Firenze (prefeitura de Florença). Geralmente acontece no dia 30 de abril e a cidade inteira se enche de arte e eventos culturais, além de você poder visitar os museus grátis.

Curiosidades & Informações

museus-gratis-italia

Em 2013, um dos eventos básicos para quem adora visitar museu grátis deixou de existir. Estou falando da Settimana della Cultura que acontecia geralmente no mês de abril em toda a Itália e era promovida pelo Ministério da Cultura da Itália (Mibact). A notícia foi divulgada na época pelo jornal Il Sole 24.

Em contrapartida, o estado da Toscana está lançando este ano a sua Semana da Cultura que leva o nome de COOLT. Vamos falar sobre o evento nos próximos dias.

E para lembrar, vale a pena ficar sempre ligado na Agenda do BRASIL NA ITALIA.

E você, tem alguma outra dica para visitar museus grátis na Itália? Compartilhe com a gente!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA