Na Toscana não faltam lindos burgos medievais para você visitar e se apaixonar. Eles estão espalhados pelos diversos ângulos do estado e é difícil dizer qual o mais bonito ou interessante. Na dúvida, visite todos!

San Donato in poggio, Chianti, Toscana
San Donato in Poggio em novembro de 2014: essa é a Porta Fiorentina

Hoje vou apresentar para você o minúsculo burgo de San Donato in Poggio, em Tavarnelle Val di Pesa, Chianti. Essa pequena cidadezinha de pedra da Toscana chama atenção pelo ótimo estado de conservação: embora tenha sido erguida no  século XII, San Donato in Poggio conserva ainda hoje uma parte do muro de proteção da cidade e você tem a sensação de ser tudo muito bem cuidado.

Uma etapa para seu passeio no Chianti

O território conhecido como Chianti fica dentro do estado da Toscana e sua principal atração são os vinhedos nos arredores. Os amantes do vinho sabem que algumas das etiquetas mais famosas do mundo são produzidas aqui. Inclusive a poucos quilômetros de San Donato in Poggio você pode visitar a moderníssima vinícola de Antinori, na cidade de Bargino.

Mas entre uma degustação e outra, nada melhor do que caminhar um pouco em um vilarejo de outros tempos. E aí você pode aproveitar para dar um pulinho até San Donato in Poggio.

San Donato in Poggio em abril de 2014
San Donato in Poggio em abril de 2014

O vilarejo é bem pequenininho e você pode percorrrer suas poucas ruas e vielas em menos de meia-hora. As ruas são bem tranquilas e existem poucos moradores caminhando, alguns turistas passeando ou fazendo uma pausa para almoçar em um dos dois restaurantes da cidade.

Curiosidade: o bar do milhão

No bar de San Donato in Poggio  tem um cartaz que mostra que uma pessoa comprou uma raspadinha da loteria lá e ganhou 1 milhão de euros. A notícia inclusive saiu nos jornais como você pode ler aqui. Já pensou se tivesse sido você (ou eu)? Podemos dizer então que San Donato in Poggio é uma cidade que traz boa sorte…

Minha experiência em San Donato in Poggio

Estive em San Donato in Poggio duas vezes: na primeira, durante o blogtour #chiantidavivere, usamos a cidade como base e fiquei hospedada em um b&b na Piazza Malaspina: o Le Terrazze del Chianti.

O quarto do b&b Le Terrazze
O quarto do b&b Le Terrazze del Chianti em San Donato in Poggio, onde fiquei hospedada em abril de 2014

O quarto do B&B Le Terrazze del Chianti era bastante amplo, o que foi ótimo porque eu estava grávida e me sentia enorme. Além disso viajava com minha filha Gaia e meu marido. Nada melhor do que um quarto bem espaçoso para descansar, pena que com a correria para visitar as diversas atrações do Chianti, mal deu tempo de aproveitar para relaxar um pouco. Inclusive por causa da pressa acabei perdendo minha carteira com todos meus documentos e cartões de crédito! Tive que fazer boletim de ocorrência, bloquear todos os cartões, refazer documentos…. E eis que 7 meses depois recebo um e-mail do b&b informando que tinham achado minha carteira! Antes tarde do que nunca, né? E lá fui eu domingo passado buscar os documentos como souvenir da viagem e aproveitei para passear mais um pouco no vilarejo e no Chianti…

De volta a San Donato in Poggio no outono
De volta a San Donato in Poggio no outono

O que tem para ver em San Donato in Poggio

Existem duas portas de entrada no vilarejo de San Donato in Poggio: a porta fiorentina e a porta senese. Não importa por qual você entra, em poucos passos você chega na praça Malaspina.

Lá você vai notar uma igrejinha que parece estar escondida em uma ruazinha estreita. Veja a foto abaixo:

San Donato in poggio, Chianti, Toscana
Piazza Malaspina, o centro do burgo de San Donato in Poggio

Você deve estar pensando: mas porque construir uma igreja bem na frente de um outro edifício? Mal dá para notar a porta de ingresso! Pois bem, diz a lenda que o senhor feudal da época queria mostrar que era mais poderoso e influente que a Igreja e teria mandado construir um edifício mais alto e imponente a poucos passos da porta da igrejinha.  Se a história é verdadeira eu não sei, mas faz sentido…

Na parte externa do burgo tem a Pieve di San Donato in Poggio, que você vê na foto abaixo

A pieve de San Donato in Poggio no Chianti
A pieve de San Donato in Poggio no Chianti

Depois de conhecer o vilarejo você também pode visitar o observatório astronômico do Chianti. 

Bom passeio!

Mais fotos de San Donato in Poggio no Chianti, Toscana

3 COMENTÁRIOS

  1. Oi Bárbara,

    muito legal teu blog.

    Penso em comprar uma casa ou apto. pequeno proximo à Siena. Você tem alguma dica sobre dificuldades na compra, negociação direto com o dono ou via imobiliárias, ..
    (Sou cidadão da CE)

  2. Olá Luiz,

    A primeira coisa que você deve prestar atenção é em quem te vende o imóvel… rs
    Gente que quer levar vantagem existe em todo o mundo, inclusive na Itália.

    Depois disso, coisas que talvez você não pense se nunca morou na Itália:

    – qual o tipo de aquecimento (é uma despesa anual importante da casa, por isso faz bastante diferença)
    – se o impianto è a norma (se a casa não for nova, tem que checar se a parte elétrica está dentro das novas leis)
    – se a casa precisa de reforma e nesse caso quanto custaria fazer a reforma (sempre sai bem mais caro do que o planejado, é um clássico)
    – as despesas de condomínio quais são e o que incluem (tem apartamentos velhos que o condomínio é caríssimo e não inclui nada alem de limpeza e luz externa, outros incluem água, aquecimento, etc)

    Obviamente uma agência imobiliária pode sempre dar uma ajuda, ela é paga para isso.

    Outra opção é ir direto ao construtor.

    Outra coisa: se você precisa financiar a casa, pode estudar mais ou menos as mensalidades que deverá pagar em um site como http://www.mutuionline.it/

    Acho que dá para começar.

    Abs

    Barbara

  3. Oi Barbara!

    Estarei em Florença com mais três adultos e uma criança, e gostaríamos de ir a Vinícula de Antinori num domingo, agora em fevereiro de 2015. Quais as opções de ida a partir da estação de Santa Maria Novella?

    Obrigada!

    Dyacuy

DEIXE UMA RESPOSTA