Um banho de mar na Toscana com vista para um castelo no alto da colina: uma experiência deliciosa que você pode viver em Castiglione della Pescaia. Essa simpática cidadezinha fica apenas a 160 km de Florença, em um território conhecido como Maremma, e é uma excelente opção para colocar no roteiro da viagem durante os meses quentes aqui na Itália, ou seja, entre maio e setembro.

Um banho de mar com vista para um castelo de verdade em Castiglione della Pescaia
Um banho de mar com vista para um castelo de verdade em Castiglione della Pescaia

Castiglione della Pescaia é a cidade onde muitos toscanos tem casa na praia, e onde vem passar as férias de verão italiano.

Aqui você pode começar o dia na praia de areia fina, seja em um beach club como o Skipper ou na área com espreguiçadeiras particular do seu hotel (como nós fizemos, eu estava hospedada com meu marido e minha caçula Aurora no Hotel Miramare que fica bem em frente a praia e é perfeito para quem viaja com crianças). Existe também uma área de praia “libera”, ou seja, grátis, onde você pode estender a sua toalha e montar o seu guarda-sol sem pagar nada.

Praia de Castiglione della Pescaia (vista do terraço do Hotel Miramare)
Praia de Castiglione della Pescaia (vista do terraço do Hotel Miramare) em um sábado de maio de 2015

Depois você pode organizar um passeio em algumas das atrações nos arredores como Vetulonia e o Museu Isidoro Falchi (com objetos incríveis com quase 3 mil anos de história!), a Casa Rossa Ximenes para descobrir a história e fauna local ou Punta Ala com suas praias deliciosas e o Golf Club.

Curtindo um final de tarde de primavera em Castiglione della Pescaia
Olha eu curtindo um final de tarde de primavera em Castiglione della Pescaia

No final do dia, a dica é fazer um happy hour (que os italianos chamam de aperitivo) em um dos vários barzinhos na rua que leva até o antigo centro histórico. Já deu para ver tudo? Na-na-ni-na-não! Está faltando subir até o castelo, rodeado por casinhas de pedra de origem medieval e com uma linda vista panorâmica!

O centro medieval

Você entra no antigo burgo por uma grande e grossa porta de madeira, a Porta Urbica, reconstruída em 1608. De lá você consegue ver a Igreja da Madonna del Giglio, do século XVIII construída sobre um edifício militar onde guardavam as armas de defesa da porta da cidade.

Subindo pela Via del Recinto, você vai contornando o muro e chega até uma área panorâmica com uma vista linda que vai dos Montes dell’Uccellina até a palude de Diaccia Botrona e Grosseto.

A vista lá do alto: no centro está a Casa Rossa Ximenes
A vista lá do alto: no centro está a Casa Rossa Ximenes

É possível visitar a Igreja de S. Giovanni, com sua torre circular, que também era usada no passado com objetivos militares. Nesta igreja estão as relíquias do santo protetor da cidade San Guglielmo d’Aquitania.

O castelo foi documentado pela primeira vez em 1163 e atualmente é uma propriedade particular, fechado para visitas.

Praia limpa e premiada

Embora a cor da água do mar não seja turquesa, como em outras praias da Toscana ou da Itália, ela é limpa e cristalina. Eu, por exemplo, tive o privilégio de fazer um banho de mar rodeada por simpáticos caranguejos! Até tirei foto…

O mar limpo e cristalino de Castiglione della Pescaia na Toscana
O mar limpo e cristalino de Castiglione della Pescaia na Toscana: tinha até caranguejo

Vale lembrar também que a praia de Castiglione della Pescaia ganhou as 5 velas da Legambiente e foi eleita como o “mar mais bonito da Itália” em 2014. Outro reconhecimento foi a bandeira verde conferida pelos pediatras, que indica uma praia ideal para crianças.

Como chegar em Castiglione della Pescaia

Vista panorâmica
Vista panorâmica de Castiglione della Pescaia

A melhor maneira de ir até Castiglione della Pescaia é de carro: você chega rápido, pode descobrir as atrações nos arredores, descobrir outras praias charmosas sem precisar perder tempo esperando ônibus. Se você optar por transporte público, cheque os horários com antecedência!

  • De carro: para quem vem de Florença, a opção mais rápida e confortável é via Siena (aproximadamente 2 horas, sem trânsito). A alternativa é via Livorno, mas a viagem fica um pouco mais demorada, 2:15 sem congestionamento.
  • De trem: as estações mais próximas ficam nas cidades de Grosseto ou Follonica (pesquise os horários no site da Trenitalia). Depois é preciso pegar um ônibus público.
  • De ônibus: o serviço é oferecido pela empresa Tiemme Toscana Mobilità.

Melhor época para ir a Castiglione della Pescaia

Que tal assistir o pôr do sol na praia?  Esse espetáculo foi em Castiglione della Pescaia, na Toscana
Que tal assistir o pôr do sol na praia? Esse espetáculo foi em Castiglione della Pescaia, na Toscana

A estação turística em Castiglione della Pescaia vai de maio a setembro: esses são os meses mais quentes do ano na Itália.

Vale lembrar que em maio a água do mar ainda é bem gelada: ela vai esquentando conforme vai chegando o verão.

Agosto é o auge da estação turística. A maioria dos italianos sai de férias na semana do dia 15 de agosto, o famoso feriado de “Ferragosto”. Se você vier nessa época prepare-se: é mais difícil encontrar quartos em hotéis e os preços são os mais altos do ano!

Para quem prefere tranquilidade, os meses mais indicados são junho e setembro. Em maio, época da minha visita, peguei uma temperatura média de 27ºC de dia, mas a água do mar ainda estava bem gelada (parecia saída do freezer!).

Mais Informações sobre Castiglione della Pescaia

Castiglione della Pescaia: uma praia de areia fina na Toscana
Castiglione della Pescaia: uma praia de areia fina na Toscana

A.C.O.T. (Associazione Castiglionese Operatori Turistici)
Site: www.turismocastiglione.com
E-mail: acot@hotmail.it
Tel. (+39) 0564.934769

Telefones Úteis Castiglione della Pescaia

Bombeiros – (+39) 0564.444444
Polizia Municipale – (+39) 0564.927251
Carabinieri – (+39) 0564.933536
Cruz Vermelha – (+39) 0564.933050
Misericordia – (+39) 0564.939099
Prefeitura – (+39) 0564.927111

Serviço táxi em Castiglione della Pescaia

TAXI “La Leggera” – (+39) 360.771579
TAXI “Pasquesi” – (+39) 339.5374393

—-

Essa viagem a Castiglione della Pescaia foi oferecida pela prefeitura de Castiglione della Pescaia (GR), em colaboração com a A.C.O.T. e Claridea em ocasião do evento “Castiglione di Primavera“.

5 COMENTÁRIOS

  1. Amei as fotos e documentarios de Toscana na Itália muito bom gracie!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here