Quando se fala em praias paradisíacas a Toscana reserva ótimas surpresas. Muitos brasileiros tem a idéia errada de que todas as praias italianas são de pedrinhas ou diretamente rochas que garantem o acesso ao mar. Sim, é verdade, você vai encontrar bastante esse tipo de praia na Itália e na Europa. Mas também existem lindas praias com areia: só para citar algumas das minhas praias favoritas na Toscana com areia são Follonica, Castiglione della Pescaia, Giannella e Feniglia no Argentario…  E hoje vou dar uma esticadinha até uma linda ilha que faz parte do Arquipélago Toscano: a ilha do Giglio e sua fantástica praia Le Cannelle.

A praia Le Cannelle vista do alto no início de junho de 2015
A praia Le Cannelle vista do alto no início de junho de 2015

A ilha do Giglio foi manchete dos jornais de todo mundo na época em que o cruzeiro Costa Concordia naufragou bem na sua frente. Era janeiro de 2012 e na época a preocupação era salvar o meio ambiente, as praias, o fundo do mar (inclusive escrevi sobre isso aqui). Felizmente parece que dos males o menor: o navio já foi retirado, ainda sobraram equipamentos no mar que aos poucos estão sendo retirados. Tudo voltou (quase) ao normal.

Lá no fundo: o que sobrou do acidente da Costa Concordia (foto de junho/2015)
Lá no fundo: o que sobrou do acidente da Costa Concordia (foto de junho/2015). Não estávamos ainda em Le Cannelle

A ilha do Giglio pode ser uma ótima alternativa para um passeio de um dia ou para férias mais demoradas. Estive lá no início de junho de 2015 e adoramos a praia Le Cannelle, ideal também para quem viaja com crianças pequenas como nós (meu marido e minhas duas filhas de quase 1 ano, 3 anos).

Água do mar limpa e cristalina: em junho a água já não é mais tão gelada e a praia ainda não fica tão lotada como em julho e agosto
Água do mar limpa e cristalina: em junho a água já não é mais tão gelada e a praia ainda não fica tão lotada como em julho e agosto

Como é a praia Le Cannelle na Ilha do Giglio

  • pequena praia de areia fina
  • área de acesso gratuito (spiaggia libera)
  • área com beach club onde alugar guarda-sol e espreguiçadeiras, e serviços de bar & restaurante
  • água cristalina em tons de azul / verde
Área com "spiaggia libera" (acesso grátis) e
Le Cannelle: área com “spiaggia libera” (acesso grátis) e “spiaggia attrezzata” (aluguel de guarda-sol e espreguiçadeiras)

Como chegar na praia de Le Cannelle

Você pode chegar na ilha do Giglio com uma balsa da Toremar ou embarcação Maregiglio.

Quando desembarcamos no porto, pedimos indicações de como chegar em Le Cannelle e nos disseram que era pertinho a pé. E acreditamos! Não que fosse distante: era cerca 1,5km do porto, mas com subidas e descidas e nós estávamos com dois carrinhos de bebê. Foi uma aventura, mas com direito a muitas fotos no caminho! Levamos uns 20 minutos para chegar lá sob o sol tórrido.

O porto da Ilha do Giglio, na Toscana
O porto da Ilha do Giglio, na Toscana

Na volta preferimos optar por um táxi coletivo (ver abaixo informações práticas): telefonamos e na hora marcada vieram nos buscar. Em menos de 5 minutos já estávamos de volta ao porto.

Praia Le Cannelle na Toscana (junho/2015)
Praia Le Cannelle na Toscana (junho/2015)

 

Informações práticas

Le-Cannelle-Giglio-Toscana4

Ristorante & Beach Club Cannelle 
Para reservar uma mesa para almoço, jantar ou guarda-sol com cadeiras
Tel. (+39) 0564.1836146

Táxis coletivos 
Para até 8 pessoas
Ansaldo Andrea – Tel. (+39) 340.8732865
Bianco Antonio – Tel. (+39) 347.1941888
Brizzi Ottavio – Tel. (+39) 338.9706950
Pini Adriano – Tel. (+39) 330.731424

Tarifas dos táxis coletivos
Porto – Cannelle:
Euro 8,00 cada trecho (de 1 a 4 pessoas)
Euro 2,00 por pessoa (de 5 a 8 pessoas)

 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here