Para quem quer descansar, nada melhor do que passar férias na Costa do Sauípe: um paraíso tropical com mar limpo, coqueiros, piscinas naturais, uma longa praia de areia, animais silvestres e a recepção calorosa típica da Bahia. Para completar, o acesso é super fácil: você leva aproximadamente 1 hora e meia de carro do Aeroporto de Salvador.

Um paraíso na Bahia
Um paraíso na Bahia

Fiquei hospedada uma semana na Costa do Sauípe Premium em março de 2016 com minhas filhas Gaia (3 anos), Aurora (1 ano), meu marido e minha mãe.  Mas uma das questões que me fez perder horas pesquisando na internet antes de fechar a reserva foi: é melhor reservar no Sauípe Resorts (All Inclusive) ou no Sauípe Premium (Pensão Completa com bebidas não alcóolicas incluídas apenas nas refeições)?

Obviamente a resposta depende do que você espera e deseja para a sua viagem.

O que você encontra na Costa do Sauípe

Uma das coisas que me surpreendeu na Costa do Sauípe foi exatamente a possibilidade de estar em meio a uma natureza incontaminada apesar de estar hospedado em um resort. A coisa parece um paradoxo, não é? Mas vou te falar: fizemos banho de mar com tartarugas marinhas, estávamos rodeados por pássaros dos mais variados tipos, répteis e para completar à noite caminhávamos sob a luz do luar ao lado de charmosos e pacatos sapinhos. Tudo isso com a vantagem de poder terminar o dia em um quarto confortável com todos os mimos e comodidades para descansar e curtir.

Natureza na Costa do Sauípe
Natureza na Costa do Sauípe

A estrutura da Costa do Sauípe é impecável: sempre fiquei pensando no trabalho que deve dar a manutenção de um complexo tão grande. A grama estava sempre verdinha, os jardins bem cuidados, na piscina o serviço de toalhas é praticamente ilimitado, basta levar a toalha molhada e trocar por uma seca quantas vezes você quiser. Existem opções de lazer e só conhecer todo o complexo já é um passeio: você pode passear a pé, de bicicleta, pode alugar uma bicicleta ou usar o transporte de ônibus gratuito dentro do complexo.

Sobre o Sauípe Resorts (All Inclusive)

No total são 4 hotéis que fazem parte do Sauípe Resorts (All Inclusive): a Ala Sol com 256 apartamentos de 42m2, a Ala Terra com 404 apartamentos de 37 m2, a Ala Mar com 235 apartamentos de 36m2 e a Ala Água com 324 apartamentos de 35,4m2. Como dá para ver pela metratura, são quartos bem amplos (ainda mais se a gente pensar que um quarto standard na Itália tem 12m2!).

Eu recomendaria o Sauípe Resorts para quem…

  • está a fim de bagunça
  • para quem quer tomar todas
  • para quem quer gastar menos

Cada resort tem a sua piscina, serviço de bar e animação próprias, mas nada impede que você vá passear no resort ao lado. Além disso, a praia fica sempre em frente: em alguns hotéis o acesso ao mar era mais fácil que outros, mas  todos os hotéis são 4 estrelas e tem o mesmo nível.

Sempre que passava na frente do Sauípe Resorts via as pessoas com um copinho na mão, ou comendo um lanchinho. As piscinas eram grandes e ficavam lotadas; a música era alta e a animação fazia uma farra! Acho que é o lugar ideal para quem viaja com crianças já grandinhas ou adolescentes.

Mas o Sauípe Resorts não é o top: é um hotel confortável para passar férias agradáveis à beira mar na Bahia. Se você quer relaxar, em um ambiente tranquilo, com menos pessoas e um pouco mais sofisticado, a melhor opção é sem dúvida nenhuma o Sauípe Premium.

Sobre o Sauípe Premium (Pensão Completa)

O Sauípe Premium é menor e melhor: possui apenas 198 apartamentos, com espaço privado exclusivo para os seus hóspedes. Na frente do hotel tem uma grande área verde, a piscina e o mar está ali na frente.

Eu recomendaria o Sauípe Premium para quem…

  • está sonhando com um ambiente tranquilo para descansar
  • quer um quarto amplo e espaçoso com direito a muitos mimos
  • prefere um serviço um pouco mais sofisticado

Se de um lado você não tem bebidas incluídas o dia inteiro, nada impede que você peça uma caipirinha, água de côco ou seu drink favorito diretamente ao garçom que adicionará a despesa extra na sua conta. Existe serviço de bar com garçom na piscina e na praia. Além disso a comida nas refeições é mais do que suficiente. Não senti necessidade de fazer um lanchinho no breve tempo entre o café da manhã e o almoço ou entre o almoço e o jantar, mas se quisesse tinha sempre o bar.

O bar da piscina do Sauípe Premium
O bar da piscina do Sauípe Premium

Vantagens do Sauípe Premium

1) Os quartos

Os quartos são iguaizinhos aos da foto do site oficial do Sauípe Premium
Os quartos são iguaizinhos aos da foto (crédito foto: site oficial do Sauípe Premium)

Todos os quartos do Sauípe Premium são na verdade suítes de 43 metros quadrados com um quarto com cama King Size, uma sala com um sofá cama e um amplo banheiro com produtos da L’Occitane. Quem quer um pouco de privacidade pode fechar a porta divisória entre a sala e o quarto e ter dois ambientes separados. Se você prefere ter um espaço amplo é só deixar a porta aberta (como na foto acima).

A vista do meu quarto: coqueiros, piscina, céu azul e mar...
A vista do meu quarto: coqueiros, piscina, céu azul e mar…

A arrumação era feita duas vezes por dia, com direito a chocolatinhos para adoçar o final do dia. A cama de casal era realmente enorme: algumas noites chegamos a dormir os quatro na mesma cama e ainda assim sobrava espaço! Para completar cada quarto tinha um terracinho  delicioso: no final da tarde gostava de ficar sentada lá fora por alguns minutos, respirando aquele ar de mar e aquela paz. Minha mãe ficou em um quarto ao lado do meu, que era decorado de forma idêntica.

 

quarto-sauipe-premium

O único “defeito”? Não existem quartos comunicantes e o número máximo de pessoas/crianças por quarto é 4. Embora o quarto seja grande, quem tiver 3 filhos pequenos terá que procurar um outro hotel ou dormir separado do marido em dois quartos diferentes… 😉

2) O restaurante

Uma das lembranças que tenho do Sauípe Premium era meu marido lambendo os beiços depois de um prato enorme de camarões e lagostas. Ok, as lagostas foram servidas uma única noite. Mas sempre tinha algo gostoso para comer.

Os pratos eram servidos em um grande buffet, sempre com diversas opções de carnes, peixes, saladas, sopas, além dos clássico arroz e feijão. Além disso durante as refeições estavam incluídas bebidas não alcóolicas: da água de côco até sucos tropicais, refrigerantes, água com e sem gás.

De dia o ambiente era um pouco mais informal, à noite os jantares eram temáticos: noite baiana, japonesa, italiana, mineira… Aproveitei a temporada no Sauípe para comer todo arroz, feijão, tutu, vatapá, bobó de camarão, moquecas e cocadas que eu não comi nos últimos 10 anos!

Existia uma sala interna com ar condicionado e outra externa com vista para o jardim e o mar e com ventiladores de teto: para agradar quem não aguenta passar calor e também quem prefere sentir o calorzinho gostoso brasileiro.

3) Sauípe Kids

O Sauípe Kids está aberto das 9 às 22 horas com um pequeno intervalo para o jantar. A gente até achou engraçado: imagina deixar as crianças lá o dia inteiro, que férias em família seria? Mas fato é que é super confortável saber que você tem tanta flexibilidade de horário para deixar as crianças brincando.

Crianças de 4 a 12 anos podem ficar lá sem a presença dos pais; já crianças de 0 a 3 anos (meu caso) podem ficar apenas na presença dos pais/responsáveis. Diversos dias no final da tarde dávamos uma passadinha no Sauípe Kids e Gaia e Aurora amaram: o difícil era tirar elas de lá. No tempo que fiquei lá dentro reparei como os monitores eram muito gentis e atenciosos. Também tinha um serviço berçário, mas não usei e não posso opiniar.

4) Sauípe Náutica, Fazendinha & Atividades

Fomos passear dois dias seguidos no Sauípe Náutica: um lago de água doce onde é possível praticar esportes como stand up paddle, pedalinho, tirolesa e canoa. Para os clientes do Sauípe Premium as atividades do Náutica são gratuitas, já os clientes do Sauípe Resorts devem pagar algumas atividades.

Sauípe Náutica: esportes aquáticos na lagoa
Sauípe Náutica: esportes aquáticos na lagoa

Muitos serviços do Sauípe eu nem consegui usar como as quadras de tênis ou o aluguel das bicicletas. Estive na fazendinha e achei uma perda de tempo: talvez seja interessante apenas para quem pretende andar à cavalo (à pagamento). Eu não provei, não sou muito amante de cavalos. Na fazenda tem poucos animais, faz muito calor… com certeza nos dias muito quentes a melhor coisa é ficar curtindo a brisa do mar na praia!

5) Praia

A praia do Sauípe Premium ficava em um terreno de piscinas naturais: quando a maré estava baixa as crianças nadavam em um mar tranquilo e baixinho. Quando a maré subia era mais complicado para elas porque estávamos em um trecho com rochas e com correntes marinhas. Em compensação: nessa hora dava para ver as tartarugas marinhas nadando a 2 metros de distância da gente. Realmente uma sensação incrível.

Praia durante a maré alta no Sauípe Premium
Praia durante a maré alta no Sauípe Premium

Quem preferir praia sem pedras pode caminhar alguns metros até uma área onde existe só areia e mar aberto.

O serviço de praia – cadeiras e guarda-sol – do Sauípe Premium poderia melhorar na minha opinião.  Um rapaz do resort deixava as espreguiçadeiras e guarda-sol montados e ia embora. Só que ele montava as cadeiras e guarda-sol tão longe do mar que, obviamente quem chegasse depois tinha que puxar cadeira e montar guarda sol sozinho no local desejado (mais perto do mar). Nada simples quando eu chegava na praia sozinha com bolsa, toalhas, baldinhos e duas crianças, uma de 1 ano outra de 3 anos, embaixo do sol forte da Bahia… Além disso, quando a maré subia e as pessoas já tinham ido embora, obviamente o mar ia levando cadeiras e guarda-sol embora. Por que não ter uma pessoa fixa lá pela manhã e à tarde?  Tinha só um salva-vidas e o garçom, sempre disponível para quem quisesse uma bebida geladinha!

6) A piscina

A piscina do Premium também era bem mais tranquila, embora também tivesse uma equipe de animadores. Na verdade eu prefiro o mar, então fomos poucas vezes na piscina. De qualquer modo, era um lugar bem agradável, limpo, tinha a baiana que fazia acarajé pouco antes do almoço.

piscina-sauipe-premium

Conclusão

Passei férias maravilhosas no Sauípe Premium, passaria inclusive alguns meses lá no “Dolce far Niente” baiano, recomendo e se você tiver pensando em ir: boas férias! Pesquise preços e disponibilidade no Booking.com.