Começa a circular online um raríssimo vídeo da grande enchente de Florença de 04 de novembro de 1956, exatamente 50 anos atrás.

A obra faz parte do documentario “Camminando sull’acqua”, do diretor Gianmarco D’Agostino e o filme completo poderá ser visto ao vivo no Teatro La Compagnia, o histórico teatro da via Cavour em Florença reaberto recentemente. Quem estiver na cidade vale conferir: às 21 horas do dia 4/11/2016. A projeção faz parte do festival “Cinquant’anni dall’alluvione” (Cinquenta Anos da Enchente), uma iniciativa da Fondazione Sistema Toscana e Festival dei Popoli.

As imagens foram recuperadas do arquivo de Beppe Fantacci que, ao lado do filho Paolo, na época com apenas 11 anos, filmou a destruição da sua amada Florença. Enquanto Bargellini, prefeito de Florença pedia ajuda ao mundo todo, Beppe Fantacci, um empreendedor que cresceu nos Estados Unidos, se encontrava com outros dois amigos, o estilista Emilio Pucci e o buyer Enzo Tayar, para montar um plano a favor do artesanato fiorentino: o Fondo ALFA (American Loans to Florence Artisans). Poucos dias após a enchente, voam juntos para Nova York para mostrar o impressionante video registrado por Beppe aos diretores das maiores lojas de departamento americanos para recolher fundos e ajudar os artesãos de Florença a voltar a atividade após a lama e recomeçar a produzir o mais rápido possível.

Uma história inspiradora para servir de exemplo em situações difíceis…

DEIXE UMA RESPOSTA