Imagine entrar em uma antiga estação ferroviária de Florença, do início do século XIX, que hoje foi transformada em um lindo local para eventos. Você entra nesse lugar histórico, passa pela recepção para comprar seu ingresso, retira um copo de vinho e tem acesso a 104 stands onde degustar vinhos italianos de qualidade. Delícia, né?

Essa antiga estação ferroviária se chama  Stazione Leopolda e o fantástico evento para amantes de um bom vinho se chama VinoÈ, organizado pela FISAR (Federazione Italiana Sommelier) e aberto não apenas a profissionais do setor, mas a simples pessoas que curtem vinho, incluindo turistas.

vinoe-isignoridelvinoQuando chegamos estava tendo uma apresentação do livro I Signori del Vino de Marcello Masi e Rocco Tolfa. O livro fala do poder dos “senhores do vinho” de promover a cultura, o bem-estar e desenvolvimento para o crescimento do país porque o vinho é história, cultura e imagem internacional. Os autores propõe uma emocionante viagem para descobrir as riquezas e segredos das melhores cantinas italianas.

Confira: Signori del vino na Amazon

Vinhos italianos

carovere

Começamos a degustação com os espumantes Cà Rovere produzidos no estado Veneto, em um vilarejo de 1600 habitantes e origem pré-romanas chamado Alonte (Vicenza), uma área da Itália que ainda conheço pouco (sim, a Itália é grande e mesmo morando aqui há 12 anos ainda tenho muito para conhecer… e você provavelmente terá muito o que descobrir nas suas viagens!). Ficamos encantados com a descrição do território e já colocamos a cantina e a cidade na nossa lista de lugares que queremos visitar.

Depois dos espumantes passei direto para os vinhos toscanos. Experimentei diversos tipos de Brunello di Montalcino e, claro, dei uma passadinha no stand da Contucci, um sinônimo de Vino Nobile di Montepulciano. Só para dar uma idéia a família Contucci está em Montepulciano desde o século XI (gente, o Brasil nem tinha sido descoberto!) e tem uma cantina em pleno centro histórico de Montepulciano, no Palazzo Contucci (já falei um pouco sobre ela aqui no blog).

Durante o evento foram realizadas também degustações guiadas e shows de cozinha, que não tive o prazer de participar. Mas vou ficar aguardando a próxima edição. Que o evento se repita ainda muitas e muitas vezes. Sucesso a VinoÈ!

VinoÈ aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro de 2016 na estação Leopolda de Florença e eu tive o prazer de visitar o evento na tarde do dia 12/11/2016.

 

DEIXE UMA RESPOSTA