1. Italianos não tem o hábito de perguntar preço e não ficam 5 horas em uma farmácia para escolher o melhor protetor solar gastando menos. Se um amigo italiano te acompanhar em um local do gênero, evite perder muito tempo comparando preços para não parecer um morto de fome.

2. Italianos não costumam dividir contas. Se um amigo diz que te oferece o jantar, não insista muito para dar a sua parte. Quer ser gentil? Simplesmente o convide para o próximo almoço e pague você.

3. Italianos podem ser ótimos anfitriões. Eles terão prazer em receber, levar para fazer passeios, cozinhar para seus hóspedes com os melhores ingredientes, oferecendo os melhores vinhos (e não aqueles que custam 1 euro). Mas entenda: se você quer liberdade, não venha para a casa do italiano. Eles recebem pela amizade e o prazer de estar juntos com o seu hóspede. O máximo do insulto é você dizer que depois de tudo que fizeram por você, você está sem liberdade e vai passar um dia sozinha dando uma volta pelo centro. Principalmente quando o italiano já tinha feito uma programação para o seu dia. Se você quer ficar um dia sozinho, vá embora um dia antes.

4. Pergunte sempre se você pode. Não existe nada mais constrangedor do que o cara recusar o programa que o italiano está te oferecendo e ainda por cima pedir a chave da sua casa. A casa é um lugar sagrado. Chave de casa só se ele te oferecer.

5. Abra sua visão de mundo antes de viajar. Viajante que vem a primeira vez para a Europa acha que vai morrer se não fizer uma foto da torre de Pisa. Às vezes é capaz de causar um tumulto só para fazer uma foto, como se fosse a única oportunidade da vida de vir para a Italia e fazer a foto. Bem, agindo assim, vai ser a única mesmo, pelo menos no que depender do seu amigo italiano…

Enfim, tenha bom senso. Seja agradável. Se não entendeu o que te disseram, pergunte. A pior coisa é gente que diz que entende tudo e depois de causar um tumulto diz que não tinha entendido. Aprenda a ser bem tratado. Tem gente que gosta de sofrer, mas pelo menos enquanto se é hóspede, aceite o bom tratamento. E agradeça. Nada mais desagradável do que gente mal agradecida ou que acha que tudo é “normal”…

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFiat 500
Próximo artigoDentista na Italia

Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, atualmente colabora com a agência Caprionline.
Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here