Tem chegado alguns e-mails perguntando se é válida a carteira de motorista brasileira na Italia. Para dar uma resposta bem precisa, abaixo vai a informação oficial do Consulado do Brasil em Milão:

Carteira Nacional de Habilitação
Não há, em vigor, acordo de conversão de patente brasileira em italiana, nem vice – versa.No caso de brasileiros não residentes, a Carteira de Habilitação brasileira é aceita pelas autoridades italianas quando acompanhada de uma tradução juramentada, pelo período de um ano a contar da data de ingreso em território italiano. Para maiores informações, favor consultar o
Automovel Club Italiano – ACI.

O Consulado – Geral do Brasil em Milão não está autorizado a emitir 2ª Via ou a renovar Carteira Nacional de Habilitação.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou Resolução que consolida um tratamento diferenciado ao condutor estrangeiro. Antes o motorista detentor de habilitação que não tinha o reconhecimento do Governo Brasileiro era considerado inabilitado. A partir da entrada em vigor da Resolução 193, esse motorista deverá se dirigir a um Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e solicitar a troca do documento original por uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sem a necessidade de realizar todo o processo de habilitação, porém, ele deverá ser aprovado nos exames de Aptidão Física e Mental, Avaliação Psicológica e Direção Veicular.

Caso o país de origem da habilitação faça parte de acordos internacionais ou convenções, ou tenha reciprocidade com o Brasil, a carteira de habilitação estrangeira valerá no território brasileiro por 180 dias, respeitado o prazo de validade do documento. Essa regra também é válida para o condutor brasileiro habilitado em outro país. No caso do brasileiro com habilitação de um país que não tenha o reconhecimento será necessário que ele faça o mesmo procedimento do estrangeiro, ou seja, solicite a troca da carteira e realize os exames e as avaliações necessárias.

A Carteira Nacional de Habilitação terá a mesma categoria da carteira de origem do motorista. O processo de troca da carteira de habilitação será de responsabilidade dos Departamentos Estaduais de Trânsito.Mais informações:Assessoria de Imprensa – DenatranTEL. (61) 3429-3349imprensa.denatran@mj.gov.br www.denatran.gov.br

Fonte da Informação:
http://www.consbrasmilao.it/br/consulares/carteira.asp

43 COMENTÁRIOS

  1. Perdão, fiquei um pouco na dúvida. Tendo uma CNH Brasileira e uma Americana, precisarei ou não fazer todos os procedimentos para retirar a minha italiana?

    Gracie

  2. Oi Conrado,
    Se você vier como turista, não precisa na verdade fazer nada porque tenho muitos amigos que vieram, alugaram carro e bastou mostrar a carta de motorista brasilera, sem fazer nenhuma tradução juramentada.
    Agora se você tirar residência na Italia, que é necessária por exemplo no caso do processo de cidadania, bem aí a sua carteira brasileira não vale mais (quanto a americana, eu não sei).
    Nesse caso, tem que tirar carteira de novo, como um italiano faria, e vai gastar mais uns € 500,00 que é média do que pedem as auto escolas (pelo menos aqui em Firenze).
    Informe-se sobre a patente americana. Mas isso você pode deixar até para fazer aqui. Basta ir em uma auto escola italiana qualquer e perguntar se vale, foi assim que eu fiz para saber da brasileira, logo quando cheguei (e antes de descobrir este texto no Consulado).
    Auguri!

  3. PS. Os argentinos que são felizes… a carteira de motorista deles é válida na Italia… 🙂

  4. Que privilégio para os argentinos! Deveriam fazer também para os brasileiros, afinal também somos priminhos dos italicos! E ainda tinhamos Ayrton Senna, o idolo dos italianos 😀

  5. Pois é, bem que podiam facilitar a nossa vida, né! Vai ver que os sinais de trânsito são diferentes. Ou é só complicação burocrática mesmo…

  6. Sabem, isto è falta de Patriotismo mesmo. Poque a italiana vale no Brasil… e Nos como ficamos?

  7. Oi pessoal eu sou brasileiro e tenho residencia
    na italia…tenho 18 e fiz minha primeira habilitação lah, ou seja tenho habitãoção italiana,agora estou no brasil…posso dirijir
    aki no brasil com minha habilitação italiana?posso troca-la por uma habilitação brasileira…?
    Andr3crazy@hotmail.com

    se poderem me ajudar…agradesço desde jah
    obrigado.!

  8. Andre,
    A melhor coisa que voce tem a fazer eh ir diretamente ao Detran se informar, mas eu presumo que nao seja possivel trocar a habilitaçao italiana por uma brasileira porque a Italia e Brasil nao tem uma parceria neste sentido.
    Eu, por exemplo, com a carteira brasileira, tive que tirar uma nova carteira na italia, recomeçando do beaba… prova teorica, pratica…
    Informe-se direto no Detran e depois volte aqui para contar as novidades.
    Um abraço!

  9. la cartiera italiana vale in brasilçe se si per quanto tempo e se precisa di traducao sem autoescola ogrigado

  10. Gostaria de saber onde se faz a traducao juramentada da carteira na Italia. Seria num cartorio? Existe algum endereco proximo a Fontana Di Trevi?

    Obrigada, Carla

  11. Ola! Me chamo Edemilson, tenho carteira do brasil trocada em portugal agora é carteira portuguesa! Como agora è Portuguesa posso trocar ela na italia ou fazer a (cqc)com a portuguesa na italia?
    obs:(CQC) é obrigado na italia!

    agradeço e aguardo uma resposta.

  12. "se nao fosse tantos brasileiros fazendo cagada" se envolvendo com documentos falsos,ate mesmos carteiras de habilitaçao,seguramente a carteira brasileira teria o mesmo valor aqui na Italia."eu nunca vi italiano envolvido com documentos falsos no brasil".

  13. oi eu bou brasileira com cidadania italiana,moro na inglaterra, meu pai viu alguma coisa na net sobre o Lula assinar um acordo com o Berluscone,sobre troca de cnh brasileira pela patente italiana, vcs ja sabem alguma coisa sobre isso, se isso e verdade e se for, como poco fazer isso??? obrigada Elen.( email: sweetly30i@hotmail.it )

  14. Olá, estou indo morar na italia para estudar, mas ainda nao tenho cnh, eu posso fazer a minha primeira habilitação lá? obrigada!

  15. @ Mauricio
    Os italianos nao sao santos. Basta pensar que eles tem a mafia e a camorra…

    @Elen
    O acordo ainda nao saiu.

    @Nyelma

    Pode fazer a sua primeira habilitaçao aqui, mas por enquanto (se os acordos internacionais nao mudarem) a sua habilitaçao italiana nao tera valor quando voce voltar ao Brasil.

    Planeje um gasto de cerca 500 euros (talvez um pouco mais, depende da quantidade de aulas).

    abs,

    Barbara

  16. Sou sou brasileiro e também italiano (possuo dupla cidadania), não possuo a patente de guida italiana, somente a CNH brasileira, pergunto: posso dirigir na Italia com a PID (Permissao Internacional para Dirigir) expedida pelo Denatran/Brasil e usa-la como cidadao Italiano na Itália? QUem souber responder vai me ajudar muito, nao consegui esta resposta ainda, e olha que pesquisei. Obrigado.

  17. Voce pode usar a PID apenas no seu primeiro ano de residencia na Italia, independente de ser ou nao cidadao italiano.

  18. Ola eu sou brasileira entao,estou morando na Italia da quase um ano e minha carteira teve que ser feita aqui,pois meu professor disse que nn e valida na Italia a brasileira,paguei 600 euros ,mas a carteira brasileira evalida durante 1 ano dps tem que se trocar,mas nn sei imformar se a italiana e valida no brasil?se alguem quiser passar so 15 dias de ferias e valida ou nao

  19. Boa tarde !!!
    A informação sobre a utilização da tradução juramentada da CNH como documento legal na Italia ainda é válida até hoje (23/03/11)?
    Obrigado !

  20. oi, moro na italia e tenho a cidadania italiana. sobre o acordo entre brasil e italia, vcs sabem de algo mais, se tem previsao ou se isso è real?? e conviene inves de tirar a carta por aki fazer em portugal?? me disseram q la è tranferivel a carta brasileira com a portuguesa. pq pra fazer a carta aki gasto 750.00 euros e la 1000.00 porem nao tenho q fazer akele maldito teste teorico q nao faz sentido e è dificil.

  21. tenho a carteira italiana, sou residente aqui…se for para o brasil e quiser fazer a brasileira tenho que fazer todos os exames ou tem algum modo de fazer uma traduçao e nao fazer exames de novo?

  22. Sou Eva e gostaria de saber se…un turista italiano pode dirigir no brasil com abilitaçao italiana por um periodo de um mes no maximo.?

  23. meu nome e thiago moro em portugal tenho a cidadania italiana, e consigo alterar a carta brasileira para portuguesa se os brasileiro forem eupeus com passaporte ja assim pode depois ficar com a carta europeia sem fazer teste tudu certinho,telefone 00351 914963735, depos se queira troca a carta portuguesa pela italiana na italia ja e mais facil

  24. Olá, tudo bem ? Gostaria de saber se para fazer uma viagem de férias e alugar um carro por 15 dias é necessário ter carteira internacional de motorista ou se a brasileira vale também. Obrigada.

  25. SOU BRASILEIRA TENHO SIDADANIA ITALIANA PASEI A MORAR NO BRASIL GOSTARIA DE SABER SE PODE DIRIGIR NOBRASIL COM MINHA HABILITAÇAO ITALIANA?E O QUE DEVO FAZER?

  26. gostaria de saber se posso juramentar minha carteira de habilitacao na italia

  27. eu moro na cidade de lecce preciso juramentar minha carta de habilitacao

  28. Não serve juramentar sua carteira de habilitação porque não existe acordo entre Brasil e Italia nesse sentido. Pelo primeiro ano, você pode tirar uma carteira de motorista internacional. Depois do primeiro ano é obrigado a tirar uma carteira de motorista italiana. Abs Barbara

  29. OI Bárbara tudo bem?
    Gostaria de saber como você fez pra renovar a sua CNH morando na Itália.
    Teve que ir ao Brasil ? Obrigada.
    Grande Abraço.
    Josiane.

  30. OI Josiane,
    Na verdade eu ainda não renovei a minha CNH… por enquanto não precisei dirigir no Brasil, mas mais cedo ou mais tarde terei de renová-la.
    Se você descobrir o procedimento conta aqui pra gente!
    bjos,
    Babi

  31. Oi Babi! A minha está por vencer, eu ainda não sei se é possível fazer a renovação não estando no Brasil, devido ao fato da exigência da renovação do exame médico que deverá ser feito por uma clínica credenciada junto ao Detran de cada Estado…
    Assim que eu descobrir volto aqui pra contar pra vocês viu!
    Beijinhos e obrigada!

  32. moro na italia e estou tentando tirar a carta de motorista aqui, mas ta mto dificil ja fui reprovada duas vezes , gostaria de ir na frança algèm conhece uma pessoa para me ajudar a fazer a traduçao da carta brasileira para a francesa ? nao sei o que fazer pois eu moro no sitio aqui na italia , è mto dificil depender de onibus ou de uma outra pessoa . por favor me ajude.

    agradeço desde ja.
    muito obrigada

    zilda.

  33. Oi Zilda,
    Eu tirei a carteira de motorista aqui na Italia. Realmente a prova escrita é bastante difícil, posso sugerir apenas que você se empenhe mais no estudo, faça algumas provas-teste seguindo o modelo da prova final e boa sorte. Abs, Barbara

  34. Olha, eu estive em Portugal durante um ano e meio, fiz la a conversao da minha CNH, obtive a conversao de todas as categorias resultantes na Brasileira, gastei em torno de € 200,00, foi necessario esperar 9 meses atè que me entregaram a Carta de Conduçao Portuguesa, fiz tambem o CQC, e o cartao de tacografo, agora retornei a Italia e tive uma surpresa fui a Motorizzazione, e me disseram que nao posso trocar ela aqui porque entre Brasil e Italia nao existe o bendito acordo. espero ter sido util a algumas perguntas feitas acima.
    Obrigado.

  35. Oi Moretti,
    Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente.
    É realmente uma palhaçada essa história de falta de acordo para carteira de motorista entre Brasil e Italia.
    Espero que a Italia “acorde” para o problema o mais rápido possível e resolva tomar providências a favor dos brasileiros.
    Um abraço,
    Barbara

  36. O Brasil agora nos paises estrangeiros esta muito bem visto todos comentam que o brasil ja nao è mais o terceiro mundo , mas eu queria saber o porque o diretor do detran nao faz um acordo com o governo aqui da italia para nos que moramos aqui podesemos fazer a conversao da carta de motorista para a patente italiana , acho que ja passou da hora . aqui è mto dificil tirar carta de motorista , voces tem planos para fazer esse acordo ou nao ? poderia acabar com essa situaòao porque quase todos os paises fazem a canverersao da carta de motorista sò nos brasileiros q nao . vergonha !

    zilda.

  37. Zilda,
    Concordo com você, é uma vergonha essa falta de reconhecimento da carteira de motorista brasileira e o assunto já foi amplamente discutido por aqui.
    Quem anda mais informada sobre as discussões é a Cris do site Notícias da Bota: http://www.noticiasdabota.com
    Mas por enquanto, ainda nada de acordo! Quem sabe um dia isso mudará. O que pudermos fazer, estamos aí. 🙂
    Abs
    Barbara

    PS. Não sei responder sobre conversão para carteira argentina porque acabei tirando a carteira de motorista novamente na Italia.

  38. Ola pessoal .
    Moro na Italia,minha carteira de habilitacao brasileira tinha vencido,liguei para o consulado p ve se podeia renovar eles falaram que nao somente no Brasil,este ano fui no brasil e aproveitei e renovei. (foi bem rapido paguei uma taxa de 120,00reias fiz exames medicos e basta ) o problema que a nova habilitacao so chega na sua casa depois de 20 dias …
    Minha tia trabalha em uma auto escola e disse que a cada ano esta ficando mas dificil de renovar muitas taxas e dizem que no proximo ano (talvez) a pessoa que tem a carteira vencida p mas de 1 ano devera fazer fazer tudo novamente ….
    bjus

  39. um italiano pode dirigir aqui no brasil con a carteira dele de italia ?referente a carteira em itlia ,e so fazer o curso la mesmo em padova tem um consulado intinerario que tudo que os brasileiros necessitam ,o consulado de padova resolve.e uma verdadeira graca e bencao de Deus.

Comments are closed.