O título desse post não eh de minha invenção. Trata-se do nome do livro de Simona Ventura, lançado pela Mondadori em abril deste ano. Achei a frase forte, significa “acreditar sempre, render-se jamais”. A autora eh uma das apresentadoras de TV mais famosas e importantes da Itália, por isso, o conselho vindo de alguem como ela chama a atenção em dobro. Pensei: “vamos ver o que ela tem para dizer, se tem alguma coisa para ensinar”. E la se foram mais 15 euros.

Cito o preço apenas por curiosidade. Nunca economizei e espero nunca precisar economizar na hora de comprar livros. Adoro ler e leio de tudo, com uma preferencia especial por biografias e historias reais. Eu já sabia que o livro seria um pouco uma enganação do ponto de vista editorial: são apenas 118 paginas, impressas em papel grosso, que fazem volume, letras grandes e uma seção enche-lingüiça em que Ventura gasta uma pagina para citar 5 preferidos entre apresentadores italianos, mais uma para citar programas, e outra para cantores, filmes…

Sem falar em transcrições inúteis de discussões no ar com Maurizio Gasparri ou Alessandro Cecchi Paone. Parece trabalho de faculdade, quando neguinho coloca no meio da tese uma receita de bolo so para parecer que escreveu bastante. Conteúdo propriamente dito não deve chegar a 50 paginas impressas em folha A4, com letra Times New Roman 12.

Para completar o quadro, Simona Ventura sempre me despertou uma certa antipatia. Ouvir a sua vozinha durante a apresentação de “Isola dei Famosi” sempre me fez mudar de canal imediatamente. Apesar de tudo isso, comprei o livro. E no mesmo dia em que comprei, li inteirinho, de uma vez so.

E estou inclusive escrevendo sobre ele, para recomenda-lo aos meus queridos leitores:
-facil de ler
– para praticar o italiano
– para conhecer um pouco a historia de uma das mais importantes apresentadoras de tv
– para conhecer um pouco da historia da TV italiana
– para conhecer um pouco da vida real, com glorias e dificuldades, de alguem que realizou os seus sonhos, que soube unir carreira e familia.

Minha critica principal contra o livro eh que ele eh pouco. Deixa gostinho de quero mais. Nao entra nos detalhes, apenas da uma “pincelada” sobre fatos mais importantes. Poderia ser mais profundo. Gostaria que fosse mais detalhado, como as descriçoes de Fernando Morais com “Chatô” ou Ruy Castro em “O Anjo Pornografico” (vida de Nelson Rodrigues). Quanta riqueza poderia ter sido adicionada. Todo o livro parece uma introduçao a algo que na verdade nao foi publicado. Mas mesmo assim valeu a pena, afinal o proprio “escrever” um livro ja eh um novo desafio na vida de Simona e faz parte da sua historia e da sua personalidade.

2 COMENTÁRIOS

  1. Maurizio Gasparri ninguém merece….

    Sabe que eu tambem queria ler este livro? Por que apesar de todos os pesaras da Simone Vettura, ela eh sim um exemplo de alguem que ralou ralou e chegou a um lugar importante da TV Italiana. Pode ter usado todas as armas possiveis para isto, mesmo aquelas menos justificaveis (da una raccomandazione a un test sul divano…) mas eh uma mulher forte, que fez e aconteceu.

    A admiro, muito.

    Blog, mais uma vez valeu a dica.

    Rogerio.

  2. Ontem visitei o blog pela 1ª vez! Parabéns! É ótimo! Li quase todos os posts de 2008 de uma só vez!Fiquei tão inspirada que resolvi criar o meu e aproveitar para contar os preparativos de minha viagem para Itália…

    Para quem se interessar:
    http://www.planejandoerealizando.blogspot.com

    Espero ter muitas coisas para contar!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here