As categorias de carteira de motorista na Italia são:

A1 – Motocicli leggeri

  • para motos com cilindrada não superior a 125cm3 e de potência máxima não superior a 11kW;
  • para triciclos com motor (veículos com 3 rodas simétricas) com motor superior a 50cm3 e/ou velocidade máxima superior a 45km/h.
  • para quadriciclos destinados ao transporte de mercadoria com massa (vazios) até 550kg (400kg para o transporte de pessoas) e potência até 15kW.

A – Motoveicoli e Macchine Agricole

  • A patente de categoria A consente também a autorização para dirigir veículos enquadrados na categoria A1
  • Motoveicoli: motos com ou sem sidecar, com passageiros a bordo, triciclos e quadriciclos.
  • Maquinas agrícolas: com velocidade até 40km/h e que não superem os limites de massa e dimensão previstos para os motoveicolos.

Atenção: para tirar essa carteira é necessário idade mínima de 18 anos. Quem tira a carteira pela primeira vez aos 18 anos, tem limitações especiais: pode dirigir motos com ou sem sidecar de máximo 25kW e só após 2 anos recebe a carteira A sem limitações.

B – motocicli leggeri, motoveicoli, autoveicoli per trasporti specifici o per uso speciali, autovettura, auto carro (max 3,5t), autocaravan (max. 3,5 t), autoveicolo + rimorchio, macchine operatrice (non eccezionali), macchine agricole.

  • É a tradicional carteira de motorista para dirigir carros que todo tem.
  • Consente também de dirigir van, trailers incorporados ao carro ou transportados anexados (rimorchio)
  • Máquinas agrícolas, máquinas para tirar neve da estrada.

Para a normal carteira tipo B, a idade mínima é de 18 anos. Para dirigir carros de serviços como Taxi é necessário idade mínima 21 anos e CAP (certificado de habilitação profissional).

C – Autoveicoli

  • Autoveicoli são os carros de massa superior a 3,5 toneladas, mesmo que transportem um rimorchio leve (máximo 750kg). Em outras palavras: caminhões.

A carteira de tipo C consente também de dirigir os veículos permitidos com a carteira de tipo B.

D – Autobus

  • Veículos destinados ao transporte de pessoas com número de lugares sentados superior a 8 pessoas (excluso o motorista).

A carteira de tipo D permite dirigir os veículos permitidos pela carteira B (e em alguns casos C, se obtida antes de uma data estabelecida em um decreto).

Informações adicionais

Durante os primeiros 3 anos após tirar a carteira B não é permitido superar a velocidade de 100km/h nas autostrade e 90km/h nas strade extraurbane principais. Ou seja: os novatos devem dirigir com velocidade reduzida em relação a um normal motorista.

Você está vindo para a Italia e quer saber se pode dirigir por aqui? Leia o artigo sobre a permissão para dirigir que explica o caso dos turistas, estudantes e residentes.

Leia também todos os posts relacionados ao tema Dirigir na Italia.

8 COMENTÁRIOS

  1. Passaei só para lembrá-la:No dia 30 de Março, estarei embarcando em um cruzeiro Santos/Veneza no navio “Splendour of the Sea”. Visitarei 3 continentes, 8 países e mais de 20 cidades.
    Farei postagens diárias e com fotos, e espero a sua companhia nesta grande viagem. Desde já espero sua visita.
    http://amigadamoda.blogspot.com

  2. Olá Bárbara, tentei acessar o link “permissão para dirigir” que consta no post, mas está dando um erro: Ops! A página que você procurava não foi encontrada.

    Abs.

  3. Tenho 25 anos e experiencia com veiculos pesados gostaria de trabalhar na europa com caminhao..

  4. oi, gostaria de saber sobre a possibiliadade de dirigir na Italia pois tenho carteir de motorista no brasil categoria d tenho 47 anos e estarei indo para a italia fazer um curso de cozinha italiana e ficarei por la 7 meses, mais tenho uma duvida minha carteira aqui tem alguns pontos nela serã que conseguirei permissão de dirigir no consulado , ou melhor nem tentar pedir a permissao, jã que a mesma se encontra com alguns pontos.
    desde ja agradeço a atençao.
    Paula

  5. Olá Bárbara,

    Estou indo para Itália em setembro de 2016 com amigos.
    Tenho habilitação B no Brasil e a PID. Terei problemas para alugar uma Van de 9 lugares aí?

Comments are closed.