O dia 25 de março sempre foi uma data especial para Firenze. Até 1750, era o dia em que o ano começava. A data coincidia com o Dia de Anunciação: exatamente nove meses antes do Natal, no dia em que o arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela esperava um menino.

Mas tem mais: dia 25 a natureza começa a renascer com a chegada da primavera. Uma união de sacro e profano que era motivo para reunir na Piazza Santissima Annunziata milhares pessoas de toda Firenze e condado.

O calendário gregoriano

No final de 1500, o mundo percebeu a necessidade da adoção de um calendário único. Os diversos calendários, com festividades diferentes, criava não poucos problemas nas relações entre os vários países. Assim, em 1582 entrou em vigor a revolucionária regorma mundial da história: o calendário gregoriano, instaurado pelo papa Gregorio XIII, rapidamente aceito pela maioria dos Estados Europeu.

Maioria dos estados, mas não todos. Apesar de Firenze ser a cidade de muitos dos “promoters” do novo calendário, Firenze não aderiu. Só em 1749, o granduca di Francesco II di Lorena introduziu um decreto que impôs o alineamento do início do ano com o dia 1 de janeiro. Foi um grande evento, lembrado com uma inscrição em mármore na Loggia de’ Lanzi.

A comemoração nos dias de hoje

No ano 2000, o Comune di Firenze decidiu homenagear essa importante tradição fiorentina com o dia do “Capodanno fiorentino” (Ano Novo Fiorentino). Nessa data acontece o cortejo histórico que passa da piazza della Signoria até a basilica della Santissima Annunziata.

No ano passado, o Capodanno se transformou em “toscano” e a celebração agora envolve todas as cidades da Federazione Giochi Storici della Toscana.

Firenze espera por você para brindar essa importante data. Prepare-se!

1 COMENTÁRIO

  1. Que linda fersta vai ser! Que vontade que dá!!! Aproveitem bem!um beijo,chica

Comments are closed.