Antes de programar a sua proxima viagem, nao perca nossos 5 conselhos!

1. Se você não sabe para onde ir, inspire-se com a história de outros viajantes

Pera aí, você me diz, mas se eu nem sei pra onde quero ir, como faço para escolher o hotel antes de tudo? Ah meu querido, você tem razão, esse mundo é tão grande e tem tanta coisa bacana para visitar. A solução é sempre pesquisar e buscar informações, não tem outro jeito. Aqui no Brasil na Italia a gente dá a dica de vários destinos incríveis para você conhecer, mas se não é o suficiente e você tem sede de saber visite também:

  • Viaje na Viagem by Ricardo Freire
    O Ricardo Freire é um viajante profissional. O seu site tem uma seção especial de viagem para a Europa, com detalhes para a Italia.
  • Arquivo de Viagens
    O blog da Luisa eh rico de informações: são mais de 46 artigos sobre a Italia, escrito por uma brasileira que mora em Milao.

Na verdade tem vários sites que eu adoro, a relação completa vocês encontram na minha página de parceiros, fucem por lá que certamente encontraram muitas outras dicas interessantes!

2. escolha o melhor período para a sua viagem

É óbvio que o melhor período para a sua viagem é aquele no qual você pode sair de férias seja no trabalho, no seu curso, com a família mas… e se você for um daqueles sortudos que podem escolher qualquer período do ano, quando bem entender? Nesse caso a melhor coisa a fazer é se informar sobre qual a melhor estação do ano ou quais os melhores meses no seu destino. Por exemplo: pode ser uma furada ir para uma ilha paradisíaca no inverno porque não vai ter nada para fazer, ainda mais se começar a chover sem parar (na Italia, de maneira geral, chove muito durante o inverno). Mais uma vez o segredo é pesquisa, pesquisa, pesquisa! Abaixo alguns sugestões de artigos que escrevi aqui no Brasil na Italia.

3. procure promoções e ofertas especiais

Muita gente pergunta: mas como você faz para programar a sua viagem, por onde começar? Cada um terá o seu segredo pessoal. Eu particularmente começo sempre pesquisando as melhores ofertas. Isso não significa que eu busque sempre um lugar barato, eu procuro na verdade a melhor oferta. Não entendeu qual é a diferença? Explico: um hotel barato possui seus preços mais baixos do que a média porque oferece menos serviços, mas pode ser que você pague até caro pelos poucos serviços que o hotel te propõe. Às vezes você pode encontrar um hotel muito melhor pelo mesmo preço ou pagando até menos do que se escolhesse o tal hotel barato. Entende a diferença? Por isso eu começo sempre pesquisando quais são as promoções disponíveis!

  • booking.com
    Este é absolutamente o meu site favorito porque oferece preços realmente os preços mais baixos do mercado e o site é super de confiança (pelo menos eu já usei várias vezes e nunca tive o mínimo problema). Uma coisa interessante é que às vezes o preço oferecido pelo Booking é mais baixo do que o oferecido pelo próprio hotel! Digo isso porque liguei diretamente no hotel e me passaram um preço mais alto do que o oferecido pelo Booking, reservei com o Booking e deu tudo certo. 🙂
  • lastminute.com
    Eu particularmente gosto deste site porque tem sempre uma promoção interessante. Por exemplo, no momento em que escrevo este artigo, eles garantem o preço mais baixo do mercado (procure por “prezzo minimo garantito”). Se em até 24 horas depois de pagar suas reservas no lastminute você encontrar um site italiano que ofereça um preço mais baixo pela hospedagem no mesmo hotel e mesma categoria, você escreve um email a prezzominimo@lastminute.com indicando seus dados e em até 30 dias você será reembolsado da diferença. Ou seja: nada de arrependimento no dia seguinte! Com certeza você terá pago o menor preço possível!
    Gosto também da oferta Top Secret que basicamente funciona assim: você reserva um hotel 4 ou 5 estrelas com até 50% de desconto, escolhe a data da viagem e a cidade onde o hotel deve ser reservado. O nome do hotel você só descobre depois, antes de viajar. Pode parecer coisa de louco, mas a vantageme está que você paga pouco por um hotel melhor ou seja: dormirá em um hotel 4 ou 5 estrelas pelo mesmo preço de um 3 estrelas… Para entender como o preço é possível precisa conhecer um pouco o funcionamento das agências de viagem. Em geral elas compram quotas de quartos em hotéis e o que não vendem acabam perdendo. Pode ser que em uma determinada semana os clientes prefiram o hotel A invés do B, embora os dois sejam hotéis de qualidade equivalente. No caso do Top Secret eles acabam dando esse quarto que não venderam para você por um preço mais baixo. Isso explica também porque um pacote lastsecond custa menos.
    Para procurar uma promoção bacana clique aqui.

4. Certifique-se sobre a escolha do seu hotel

Confirme sua escolha: leia a opinião de outros viajantes como você. Existem sites específicos para isso como Tripadvisor, Trivago, Zoover. Já diz o ditado, quem tem boca vai a Roma! 🙂

5. Conselho especial: hotéis para viagem com crianças

Nos últimos dias tenho dedicado meu tempo a escrever artigos especialmente para famílias lá no blog oficial da Toscana. Obviamente não quero fazer concorrência com o meu próprio blog repetindo conteúdo. Se você procura atividades interessantes com criança na Toscana confira o Top 5 things to do with kids in Tuscany ou essa dica Florence for Family. Abaixo a minha dica é sempre na Italia, mas precisamente em Ravenna (entre Veneza e Ancona):

  • Travelmix (Mirabilandia)
     

    A Mirabilandia é uma espécie de Disneylworld made in Italy e a TravelMix é a agência que oferece pacotes de hotel+ingresso ao parque. Existem sempre promoções especiais para todos os bolsos, como por exemplo partindo de um hotel 3 estrelas mais bilhetes para o parque por 49 por uma noite. Os descontos em geral são mais altos para quem fica hospedado mais tempo. Melhor checar os preços diretamente no site oficial (Mirabilandia / Travelmix).

    Parque Mirabilandia, em Ravenna

Leia também:

9 COMENTÁRIOS

  1. Oi Barbara,

    Qual é o seu outro blog sobre a Toscana?
    Estou indo sabado para castagneto Carducci, perto de Cecina (Toscana), para fazer o reconhecimento da minha cidadania. Você conhece esse lugar?
    Forte abraco!
    Rosaly (Rose)

  2. Muito bom este post.
    As pessoas precisam caso nao falem a lingua local falar pelo menos o ingles.
    Recebi um casal, que chegaram nao Italia para 2 dias na minha casa, sem falar nenhuma lingua a nao ser o portugues e com um livrod e conversaçao na bagagem, achando que viajariam por toda a Italia. Ficariam 2 ou 3 dias na minha casa, e no primiero passeio que fizemos por Roma o casal entrou em desespero…Sem falar que nao reservaram nenhum hotel antes de vir, segundo eles seria mais facil reservar qdo chegassem…Enfim, conto isso para qe sirva de alerta…Qdo viajar venha com tudo organizado.
    Meire

  3. Oi Meire,
    É verdade, tem muita gente que acha que procurando hotel na hora vai pagar menos, mas não é bem assim. Na última hora acontece o oposto: o dono do hotel cobra mais porque sabe que você não tem muita opção, ficar fazendo a ronda de hotéis é chato e cansativo e você acaba perdendo horas preciosas da viagem. Invés de descansar durante as férias, quem deixa para encontrar hotel na hora se cansa, ou aceita a primeira proposta. Isso se não for alta temporada, aí dançou mesmo! Vai pagar caro por um lugar ruim.

    Boa dica Meire, obrigada pela mensagem.
    beijocas
    Babi

  4. Nossa, que surpresa boa!
    Obrigada, Barbara, pela indicaçao!
    Acho que um outro bom conselho seria: "nao tente abraçar a Italia com as pernas".
    O que eu vejo de gente tentando, em 15 dias, encaixar Roma, Firenze, Venezia, Costiera Amalfitana, Toscana… 🙂
    Bjs

  5. Outro blog com varias informaçoes interessantes de varias cidades da Italia, feito todo com videos, é o http://www.rotasced.com que significa rotas conhecidas e desconhecidas.
    Nao deixem de conferir.
    Concordo com a Barbara quanto ao Booking para as revervas de hotel. Vale a pena.
    Quanto a Mirabilandia… Ah, nao é legal so para crianças, nao! Adolescente se acaba! Mas adulto que gosta de um pouco de aventura e de bons shows também nao vai sair decepcionado. Trabalhei 6 anos la, nao trabalho mais, mas continuo amando o parque! So que nessa época do ano esta fechado… Reabre antes da Pascoa.
    Boa viagem a todos.

  6. Oi Debora,

    Obrigada pela visita novamente aqui no blog.

    Muito boa a sua dica, o http://www.rotasced.com tem vídeos muito interessantes e eu me lembro da Josiane Amoras. Fiquei um tempinho sem acessar o site e hoje me diverti com os vídeos dela, especialmente o “Salto da Bota Italiana”.

    Gostei também do seu site pessoal, o http://www.deboralyra.com

    Estava aqui pensando: ia ser muito bacana se a “Pagliaccia Mimí” pudesse dar (5?) dicas de coisas para fazer com crianças aí nos seus arredores (Ravenna, Forli-Cesena e Rimini?).

    Se você achar a idéia legal, me envie o texto (com as dicas e com uma breve apresentação da Pagliaccia Mimì) e algumas fotos para brasilnaitalia@gmail.com e eu publico o artigo aqui no site.

    Beijos,

    Babi

  7. Bom dia! Alugo quartos aqui na Italia em Siena – Toscana. Se alguem estiver interessado entrem em contato pelo email bottegaabate@hotmail.it
    fica na regiao do Chianti, um lugar muito lindo e quartos exelentes ate’ para quem quer passar a lua de mel.
    Incluso cafe’ da manha.
    Quem estiver interessado e’ so’ me contatar.
    abraco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here