Hoje divido com vocês o guestpost de Priscila Ueno, uma das leitoras mais assíduas do blog. 🙂 Ela acaba de voltar ao Brasil depois de uma deliciosa viagem pela Italia e conta para a gente as suas impressões.

Priscila Ueno em Castelo Miramare

A Itália é um país rico em todos os sentidos, eu sempre amei a Itália , sempre sonhei em ir lá. Trabalhei, juntei a grana , e fui. Com a cara e a coragem.

Os 24 dias que eu passei lá, eu pude comprovar que eles sabem viver a vida muito melhor que nós, são mais felizes. e nao precisam de muito para ser feliz, o que é melhor.

Castelo Conte Cecconi em Pielungo

Italianos falam com as maos, falam com o corpo todo..e engraçado mas, a gente acaba sem querer, absorvendo um pouco deles, acaba ficando um pouco italiano.

Vi também que eles tem a melhor comida do mundo, bom , isso se pode comprovar com os tres quilos que eu engordei..rs

As cidades, os castelos…Veneza é mesmo lindaaaaaa e muito romantica, se eu casar, quero passar a lua de mel lá …rs Roma é grande , imponente ,bela, acredito que não existam palavras para descrever com precisão a beleza da Itália.

Priscila Ueno em Veneza

Fiquei mais no norte…em Friuli , e conheci as cidades de lá. os italianos do Norte sao mais fechados, os do sul são mais expansivos, mais como nós brasileiros…

Meninas não se assustem se ouvirem a cada esquina um “Ciao Bella” os italianos são galantes mesmo..e são lindos mesmo…

Acredito que todas as pessoas que vão a Itália querem voltar sempre, eu nem queria ir embora…Poder viver bem, com segurança, sem se preocupar com sequestros, assaltos , é muito bom.

Para vocês terem uma idéia , o vizinho da minha amiga italiana, deixava sempre o carro todo aberto..e as vezes com a chave na ignicao..No brasil nos nao podemos nos dar esse luxo ne…?rs

Imigracao????super tranquilo..bom pelo menos comigo foi..so me pediram passaporte e passagem aerea..pronto ..meu passaporte tava carimbado!

Fui super bem tratada, respeitada, não tenho nenhuma reclamação a fazer…somente elogios..e um desejo enorme de voltar logo a esse lugar lindo!

Desejo que vocês possam ter a oportunidade de também ver toda essa grandeza..

Lago Tre Comuni

 

———
Quer dividir sua viagem com a gente? Escreva um e-mail para brasilnaitalia@gmail.com !

62 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado esse post qdo fala sobre Veneza! Muita gente fala sobre a beleza e o romantismo de Veneza, em várias reportagens a gente tbm lê isso… mas eu fui lá e não vi nada disso!

    Achei a cidade bonita e muito interessante pela sua arquitetura fundida à agua… mas lindaaaa? Andando pelas ruelas das ilhas, achei a maioria suja e mal conservada! Tem algumas partes mais arrumadinhas, mas isso em Giudeca e Murano, por exemplo… ali perto de Rialto, Academia, San Marco, etc, achei a maioria feia, exceto o Grande Canal, q é arrumadinho.

    A parte de romântica então, passou mais longe ainda. Tanto em maio quanto em setembro (as duas vezes q fui), a cidade tava lotada, e as partes mais famosas eram verdadeiros formigueiros de gente… onde está o romantismo nisso?

    Bom, essa é só a minha opinião… espero não ser apedrejado! ehheeh

    []'s,
    Leo.

  2. Leo, tb tive a mesma impressão qdo cheguei em Veneza. Desci em Rialto e fui caminhando até a Piazza San Marco e achei tudo feio, sujo e mal cheiroso… me perguntava "onde está essa beleza toda q falam??".

    Mas segui a dica de um amigo italiano e fui passear em Dorsoduro… cheguei a ficar emocionada com tanta beleza… ruas tranquilas, casas cheias de flores que exalavam perfume pelas ruas.

    E não fique com medo de ser apedrejado, cada um tem uma impressão particular de cada lugar… eu detestei Siena e toda vez q digo isso as pessoas faltam me bater rsrsrs.

  3. Tive a honra de acompanhar um bocadinho a viagem da Pri e a cada e-mail q ela me mandava, a cada relato, o coração ficava cheio de saudade da Italia.

    Adorei o texto Pri e aguardo ansiosa pelas fotos!!!

  4. Querida Barbara,

    Meu filho está indo para Firenze 13.09. Você saberia, assim de pronto, um bom albergue ou B&B para indicar?

    Obrigada!

  5. Venezia è uma cidade cara, muito cara. Pra quem tem dinheiro, ir pra la e se hospedar em hotel 5 estrelas, tomar cafè na Praça Sao Marco e ficar passeando de gondola e admirando a arquitetura e museus è uma viagem fantastica. Venezia è ùnica, nao existe cidade no mundo igual. A sujeira fica por conta dos turistas (alias porque sera que tem tantos ,,, )mas conheço gente (amigos meus) brasileiroes (arroz e feijao + novela da globo) que odiaram venezia, perguntei se foram nos museus e me disseram de nao porque era caro, se andaram de gondola e me disseram que nao porque era caro, se ficou bem hospedado e me disseram que ficaram em Mestre porque Venezia era caro, aì fica dificil nè ,,, Eu sinceramente estou meio enjoado ja porque morando a 3 horas de Venezia ja fui 5 vezes nesse ano, mas toda vez que entro no Duomo e piso nquele chao todo ondulado e olho pra toda a història que tem uma ponte do suspiro por exemplo, digo a mim mesmo que vale a pena voltar.

  6. Concordo que a Itália nos convida a voltar. Td encanta, por isso é tão difícil se desligar de lá depois de uma viagem. Quanto às pessoas que só reclamam de tudo, não vêem graça, magia, romantismo, acho que é preciso estar com o espírito preparado para ser apenas feliz numa viagem, pois se é caro,e é mesmo, tem que ser muuuito bom. Por isso a tolerância e disposição pra ser feliz têm que viajar juntas com a gente. Baci

  7. Concordo qua a Italia è belissima,mas dai a descrever como fosse perfeita…eu moro na Italia,e nao vejo a hora de tornar ao meu Brasil,apesar de todas as imperfeiçoes,para mim è espetacular…A Italia e dividida em duas sud e nord.e quem è do nord,nao aprecia muito quem è do sud.digo por experiencia,habito em riccione,mas o meu marido è napolitano.Adoro a Italia,mas AMO O BRASIL.

  8. Voce achou a Italia linda e tudo,porque voce nao mora aqui…24 dias so vao aparecer para voce coisas turisticas e,todo mundo vai te agardar para voce comprar mais e ir mais ainda nos restaurantes deles.

    Eles nao tratam nenhum estrangeiro bem,principalmente os sudamericanos. E a mente deles sao mais que fechadas.

    Ah,e uma outra coisa…aqui tem violencia sim,viu? Eu moro em Roma,mas,quando fui à Napoli para visitar vi assaltos sim ali e mui mais muita sijeuria…é um lugar super sujo,bem mais do que o Brasil.

    O Brasil antigamente nao era valoriazado,isso por causa dos proprios brasileiros,mas,era o pais do futuro,como todo mundo sabe. E muitos italianos vao ao Brasil para estudar medicina e ortodontia…ou seja,a faculdade deles sao boas mesmo? Quem vive aqui sabe a beleza dessas pessoas…as mulheres italianas,digo,nao todas,a maioria,nem fazem amizades com voce,porque teem medo do marido,namorado ou noivo querer as Brasileiras….

    E uma outra coisa,as pessoas aqui nao sao felizes nada,viu? So vivem reclamando da vida…eles tem carro do bom,trabalho otimo,uma casa de luxo,apenas um filho ou dois e reclamam demais da vida..alguns até se matam de depressao.

    No Brasil sim SAO PESSOAS FELIZES…A MAIORIA SAO POBRES,tem muitos filhos,e ainda cantam e vao a igreja agradecer a Deus….aqui na Italia,igreja? Oraçao? As igrejas aqui so servem para os turistas veem que nelas tem ouro e diamantes..e sem contar que os adolescentes fumam maconha em todo canto…mas,nao,os Brasileiros sao os ruins.

    Desculpa se eu falei assim,mas,falei a realidade de quem vive e mora aqui. Aqui esta cheio de Brasileiros,e nenhum deles falam tao assim daqui.

    Quis dizer que o Brasil sera o pais do futuro…e eles todos sabem,mas,nao admitem.

    E outra coisa,muitos Brasileiros aqui até voltam para o Brasil com os seus conjuges…é mais facil arrumar trabalho no Brasil do que aqui na Europa.

    Desculpa,mas,nao gostei do que voce falou dos Brasileiros,sei que tu tens a tua opiniao,mas,nao defenda eles nao,porque eles falam muito mal dos Brasileiros sim…dizem que os homens sao ladroes e as mulheres prostitutas.

    Eles fazem amizades com as pessoas no Brasil e tudo quando estao de férias,depois quando voltam dizem que os Brasileiros gostam de agarrado e folia a toda hora…e que fica puxando os braos deles e abraçando…enquanto eles estao no Brasil dizem que adoram isso,quando voltam aqui,metem o pau….tiram fotos com as Brasileiras ai no Brasil,com amigas,qando voltam dizem que foi uma prostituta que conheceram do outro lado.

    Nao se engane garota…a Italia é linda,mas,o Brasil é mais…e é por isso que esta cheio de italiano em férias la,porque eles proprio reconhecem. Muitos vao até para estuprar as crianças…ou voce nao viu no jornal nacional?

    Abraços e até mais.

  9. Voce achou a Italia linda e tudo,porque voce nao mora aqui…24 dias so vao aparecer para voce coisas turisticas e,todo mundo vai te agardar para voce comprar mais e ir mais ainda nos restaurantes deles.

    Eles nao tratam nenhum estrangeiro bem,principalmente os sudamericanos. E a mente deles sao mais que fechadas.

    Ah,e uma outra coisa…aqui tem violencia sim,viu? Eu moro em Roma,mas,quando fui à Napoli para visitar vi assaltos sim ali e mui mais muita sijeuria…é um lugar super sujo,bem mais do que o Brasil.

    O Brasil antigamente nao era valoriazado,isso por causa dos proprios brasileiros,mas,era o pais do futuro,como todo mundo sabe. E muitos italianos vao ao Brasil para estudar medicina e ortodontia…ou seja,a faculdade deles sao boas mesmo? Quem vive aqui sabe a beleza dessas pessoas…as mulheres italianas,digo,nao todas,a maioria,nem fazem amizades com voce,porque teem medo do marido,namorado ou noivo querer as Brasileiras….

    E uma outra coisa,as pessoas aqui nao sao felizes nada,viu? So vivem reclamando da vida…eles tem carro do bom,trabalho otimo,uma casa de luxo,apenas um filho ou dois e reclamam demais da vida..alguns até se matam de depressao.

    No Brasil sim SAO PESSOAS FELIZES…A MAIORIA SAO POBRES,tem muitos filhos,e ainda cantam e vao a igreja agradecer a Deus….aqui na Italia,igreja? Oraçao? As igrejas aqui so servem para os turistas veem que nelas tem ouro e diamantes..e sem contar que os adolescentes fumam maconha em todo canto…mas,nao,os Brasileiros sao os ruins.

    Desculpa se eu falei assim,mas,falei a realidade de quem vive e mora aqui. Aqui esta cheio de Brasileiros,e nenhum deles falam tao assim daqui.

    Um beijao.

  10. Adorei o seu comentario.è a mais pura realidade…è facil dizer qua a Italia è linda,perfeita,os italianos maravilhosos,quando so esta de passagem.venha morar na Italia,e depois comente.

  11. Priscila,
    me desculpe se eu vou criticar muito o seu post e o jeito com qual vc descreveu a Italia…
    A sua desciçao da Italia é bem patetica, banal e me faz muita pena…
    Nao se pode descrever um pais sò depois de 24 dias de feriados…
    A Italia tem muita violencia, os italianos sao um dos povos mais racistas de toda a Europa, nao é verdade que os italianos sabem viver bem, nao é verdade que a Italia é rica em todos os sentidos…vc descreveu um pais irreal, que nao existe…fiquei muito chateado….por que eu sou italiano (nascido em Milano) e eu conheço muito bem os problemas do meu pais…estou cansado de todos esses brasileiros que ficam duas semanas na Italia e pensam de conhecer o pais e voltam no Brasil falando besteiras…e tambem estou cansado de meus conacionais que ficam em Copacabana 2 semanas e voltam pra Italia pensando de conhecer o Brasil…
    Desculpa Priscila, mas vc deve ser a classica brasileira que nunca viajou e conheçe pouco o mundo e a Europa em geral…me acredite…eu sou muito triste em ver que a realidade do meu pais esta bem diferente do que as pessoas pensam e falam…a Italia poderia ser o pais mais lindo do mundo, pela arquitetura, pela arte, paisajens incriveis…mas eu conheço bem os meus conacionais…e tem muitos problemas la, muita pobreza no sul da Italia…nao é suficiente ver uma novela da globo para pensar de conheçer a Italia…
    eu moro e trabalho no Brasil ha 5 anos e posso dizer que os brasileiros que falam mal do proprio pais nem sabem mesmo a oportunidade que percam…
    Priscila, com certeza vc precisa desligar a televisao!!

    de coraçao…
    Oscar

  12. Generalizar é sempre muito ruim… cada um tem sua opinião, sua visão das coisas e isso deve ser respeitado.

    Nenhum país é um paraíso… desigualdade social, preconceito, etc, existe em qq lugar do mundo, inclusive no Brasil.

    Muitas empresas no sul não admitem empregados nordestinos, aqui no sudeste (São Paulo) os nordestinos são super hostilizados… sem contar o preconceito com negros, gays, gordos. A política, a violência é absurda e por aí vai.

    As pessoas aqui são mais felizes?? Não sei se são felizes ou hipócritas. Aposto que a pobreza que se vê no sul da Italia não é metade do q se vê no norte/nordeste do Brasil… já perguntou para as pessoas q sobrevivem bebendo água salobra no nordeste ou que comem as sobras que reviram no lixão em São Paulo se elas são felizes?

    A situação econômica brasileira está realmente melhor que na Italia, mas esse "sol" não brilha pra todos.

    As brasileiras são tratadas como protitutas na italia pq a maioria se comporta como tal, e as italianas têm razão sim de ter medo, pq as oportunistas querem mais arrumar um homem pra se encostar… a generalização é ruim concordo, mas vai explicar isso pra uma pessoa que não te conhece.

    O turista chega aqui e tudo custa o triplo do preço pra ele, e não queremos sermos chamados de ladrões?? Basta falar um pouco enrolado e a mulherada já vai logo abrindo as pernas, e não queremos ser chamadas de prostitutas?? Infelizmente a minoria paga pela maioria.

    Conheço italianos e brasileiros que não querem deixar a Italia por nada nesse mundo… então criticar de maneira tão dura um turista me parece um pouco leviano.

    Mas admito que deve ser mais fácil para um estrangeiro viver no Brasil, pq aqui todos têm a mania de valorizar quem vem de fora, isso está enraizado, desde a época do descobrimento, quando nos vendíamos por espelhinhos portugueses. Talvez por essa razão, para os estrangeiros que vivem aqui, o Brasil seja mesmo o paraíso.

  13. Sra.Rosana vc disse que generalizar è ruim.porem no final acabou generalizando.eu moro na Italia,e conheço muitas brasileiras que nao se comportam como prostitutas.e sim muitas italianas que se comportam como tal.leviano nao è criticar uma turista e sim fazer um comentario como o seu.oportunistas existe em todo o mundo.aqui na Italia existe lugares,que o turista paga o triplo sabia?nao è so no Brasil…antes de escrever o que nao sabe.va no sud da Italia,e depois relate.ah,sou brasileira casada com italiano,tenho uma filha e jamais me comportei como PROSTITUTA E OPORTUNISTA.

  14. Pessoal,

    A Priscila veio aqui toda contente compartilhar a viagem deliciosa dela pela Italia e vocês caem matando em cima da menina?

    É óbvio que uma viagem turística não tem nada a ver com o quotidiano e existem espaços no Brasil na Italia para discutir isso. Inclusive convido vocês a prosseguirem a discussão aqui:

    http://www.brasilnaitalia.net/2008/11/vida-de-expatriado.html

    ou aqui:

    http://www.brasilnaitalia.net/2009/11/preconceito-na-italia-existe.html

    Sou a favor da diferença de opinião, mas uma coisa é dizer se Veneza é uma cidade bacana ou não para incluir no roteiro de viagem, quando o assunto é viagem. E outra é discutir qual o melhor lugar do mundo para se viver.

    Viajar é uma delícia, seja pelo Brasil, seja pela Italia. Vale a pena experimentar outros sabores, outras línguas, outros odores, outros estímulos e é uma delícia voltar com saudades e gostinho de quero mais.

    Quem tiver dicas de cidades que valem a pena incluir ou excluir do roteiro das férias, compartilhem aqui.

    Abraços a todos, que são sempre muito bem vindos no Brasil na italia.

    Babi

  15. Eu não generalizei… apenas disse que as pessoas tentem a generalizar. Isso não é cultural, é uma tendência natural do ser humano.

    Tanto que acrescentei que "Infelizmente a minoria paga pela maioria".

    Eu não fui ao sul da Italia, exatamente pq queria viver algo diferente do que vivo aqui em São Paulo… e minha resposta para quem me perguntava o pq era exatamente essa: sujeira e assalto eu já vivo aqui, não vou atravessar o oceano pra ver a mesma coisa.

    Sou solteira, negra, fiquei 20 dias na Italia e fui muito respeitada e bem tratada… muitas amigas minhas ficaram horrorizadas por eu não ter "ficado" com ninguém… respondo que é por causa desse tipo de comportamento q as brasileiras são tratadas dessa maneira.

    A facilidade de transar com as mulheres brasileiras me foi relatada por vários amigos italianos.

    Então repetindo: a minoria paga pela maioria.

  16. Exaaaato Bárbara!! Me desculpe por ter me exaltado.

    Tomei as dores da Pri! rsrsrs… aliás nos conhecemos virtualmente através do blog.

    Eu concordo com tudo que ela escreveu, nós conhecemos basicamente as mesmas regiões: Veneto, Toscana e Roma.

    Pra quem vive numa cidade suja, com medo de ser assaltada a cada esquina (amo São Paulo mas reconheço todos os seus defeitos)… esses 20 dias na Italia foram o paraíso… absolutamente impossível não virar uma turista deslumbrada rsrs.

    Vários italianos me alertaram quanto ao sul da Italia, por isso alterei meu roteiro na última semana, desisti de Napoli e Pompei e fui para Umbria (Perugia, Assisi, Castiglione del Lago)… só posso dizer q foi uma escolha absolutamente perfeita!!!

    E pra mim a melhor parte da viagem foi andar pelas ruas, olhando de boca aberta pra tudo, com máquina fotográfica nas mãos ou no bolso e não ser assaltada! Como diria a Credicard: não tem preço!

    Homens, mulheres e até senhorinhas puxavam assunto comigo nos trens (q foram muitos) e eu sempre me assustava com as manifestações de afeto, já que todos me diziam q os italianos eram frios e grossos… na estação de trem em Lucca uma senhorinha me abraçava tanto na despedida q eu fiquei até constrangida rsrs.

    Fiquei hospedada na casa de amigos italianos, frequentei casa de famílias italianas q não me conheciam e fui absolutamente bem tratada!

    E sim, eles tb me pareceram pessoas muito muito felizes!

    Gostei: comida, vinhos, pessoas, cidades, transporte público.

    Não gostei: de ter voltado rsrsrsrs.

  17. Rosana,
    vc escreveu:

    "Vários italianos me alertaram quanto ao sul da Italia, por isso alterei meu roteiro na última semana, desisti de Napoli e Pompei e fui para Umbria (Perugia, Assisi, Castiglione del Lago)… só posso dizer q foi uma escolha absolutamente perfeita!!!"

    Desculpa, mas sob a visao da parte cultural, a Italia toda é lindaaa….o sul tambem, e eu como italiano (do norte) e arquiteto, posso dizer que o sul é muito mais lindo sob o ponto de vista da arquitetura, da arte, do paisajem, as praias sao entre as mais lindas e variadas da inteira area do Mediterraneo, entao…falar que a sua escolha foi perfeita sò por que alguns italianos te alertaram, nao é justo e prejuiçoso em relaçao a possiveis turistas brasileiros que gostariam de visitar o sul da Italia…e posso dizer que voce nem sabe a maravilha de lugares que perdeu de visitar sò por causa disso…
    Claro, as cidades que voce visitou sao lindas e as pessoas sao bem legais…mas aqueles lugares nao tem nem o 10% da beleza que tem o veradadeiro sul da Italia…vc desistiu de visitar Napoli, que é considerada uma cidades mais linda do MUNDO!!!! E nao sou eu que digo…sao os europeus mesmo, e tambem vc desistiu de visitar Pompei, a cidade archeologica mais grande do mundo…aonde a banda Pink Floyd fiz um dos shows mais lindo e sugestivo de todos os tempos…entao…
    Eu conheço bem o meu pais…de verao o sul é literalmente invaso de turistas de toda parte do mundo…o problema do sul da Italia nao é ir la como turista…o problema do sul da Italia é a misera condiçao de abandono em que o governo italiano a deixou…porém os italianos do sul sao muito mais felizes em relaçao aos italianos do norte, que sao como vacas para sugar sangue através as taxas que o governo precisa…
    Ultima coisa…o sul da Italia tem lugares muito variados entre eles…nao é todo igual…e a pobreza é concentrada sò em alguns pontos…com isso quero dizer que os assaltos e um tipo de vida "malandra" é presente muito mais no norte…Milano é a capital disso…me acredita…

    Tudo isso pra dizer que nao é bom generalizar…
    Abraços!

  18. Mas não desisti de Napoli não Oscar… só não fui dessa vez pq estava sozinha e me disseram que o Sul é lindo, mas vc precisa saber por onde pode anda. E isso foi dito por 2 napolitanos, q estavam de férias em Firenze e depois em Roma, amarelei, confesso.

    Deve ser algo como São Paulo… tem lugares ótimos, mas imagina se um turista se perde e vai parar na cracolândia.

    Meu senso de direção é péssimo, o q eu mais fiz na Italia foi me perder com o mapa na mão rsrs.

    Já combinei com uma amiga italiana que mora em Roma de fazermos todo o sul da Italia de carro em 2011!! Faremos toda a costa, parando nas cidadezinhas até chegar em Sicilia. E a Pri foi convidada e se juntar a nós nessa aventura!

    O sul da Italia não saiu dos meus sonhos e nem dos meus planos de viagem!!

  19. Obrigada pela dica!

    Meus planos é ir em Setembro, antes de começar meu intercâmbio em inglês.

    Dessa vez quero ver se fico um mês na Italia… em 20 dias não consegui ver 1/3 do que queria.

  20. Ok Rosana…
    o meu comentario foi referido sò a aquela frase que vc escreveu…

    A proxima vez que vc encontra aqueles napolitanos que te falarom assim, fala pra eles que tambem em Milano, em Torino, em Venezia, em Bologna (que sao todas cidades do norte), uma pessoa precisa saber por onde pode andar…solitamente, se uma pessoa chega aqui na Italia como turista, nao tem problema nenhum em qualquer lugar…

    Mas, se vc consegue chegar aqui para um mes…o meu conselho é de dividir o seu feriado…eu penso que os lugares melhores de conhecer, pelo menos a primeira vez, sao com certeza a regiao da Sicilia toda, sobretudo a parte oeste, a Campania (a regiao aonde fica Napoli), sobretudo a area da Costiera Amalfitana, e uma parte da regiao da Puglia que se chama Salento, aonde eu acho que tem o mar mais lindo de toda a Italia, apesar que tambem o mar da Sardegna é maravilhoso.

    Boa viajem 🙂
    Oscar

  21. Obrigada, dicas anotadas Oscar!

    Em Sardegna já tenho até casa pra ficar!!

    U-huuuu, já estou começando o projeto Sul da Italia 2011!!!!

  22. Bravissimo Oscar…

    Eu moro em Roma e,digo,aqui é lindo demais,gosto muito das coisas que tem aqui,a arquitetura é belissima e tudo mais,e as comidas eu posso concordar que até agora eu nao tenho do que reclamar. Concordei com voce também,quando tu falastes que nao gostas quando veem brasileiros aqui e depois acham tudo maravilhoso,assim como tem estrangeiros que vao ao RIO DE JANEIRO e acham a maior tranqulidade.

    Ah,e eu concordei com voce também,quando tu dissestes que ESSA GAROTA ACHA QUE NUNCA VIAJOU NA VIDA,e quando juntou um dinheirinho,foi à Europa e ficou encantada.

    Mas,ela nao pode generalizar assim,alias,ela nao so generalizou,como eu acho que ela nao é bem informada sobre o mundo,a politica,religiao e cultura de varios paises…ela simplesmente vai e depois se encanta com aquilo que ver na sua frente.

    O Brasil pode ter os seus aspectos ruins,que aqui na Italia nao tenha,mas,se o Brasil sera o pais do futuro é porque tem alguma coisa la que nao tem aqui na Europa.

    O problema do Brasil sao os Brasileiros,que deveriam se informar mais,aprender mais,estudar mais para saber a lidar com os outros de fora e a saber a dizer a coisa certa de cada pais,pessoa,cultura…nao que a Italia seja toda ruim,mas,nao é tudo isso que tu falastes.

    Agora chegara a politica,fica todo mundo falando besteira sem ao menos aber o que é…algums pessoas nao fazem a sua parte,mas,quando ganha um politico em que nao gostam,vai todo mundo reclamar.

    Ficam reclamando das sujeiras das cidades..e quem joga o lixo? Ficam reclamando da violencia e tudo mais..esperando SEMPRE que um politico faça a sua parte…ele deve fazer sim,assim como todo trabalhador,mas,se as pessoas continuarem a jogarem lixos nas ruas,cuspirem no chao e etc…sempre vira um politico SOMENTE PARA LIMPAR A RUA,fazer estradas…e esse nao podera neanche fazer uma outra coisa que venha na sua mente.

    As proprias maes colocam os seus filhos para se prostituirem…querem trabalho desse jeito? Querem sererm valorizadas desse jeito? A Africa vem sofrendo a anos com esse problema da fome e tudo mais..e sem contar a India..e EU DIGO A VOCES,MUITOS DELES VEEM PARA CA PARA A ITALIA TRABALHAREM..ISSO MESMO,TRABALHAREM..E EM OUTROS LUGARES DA EUROPA TAMBéM…

    Enquanto Brsileiro aqui a maioria sao gays…isso mesmo..aqui nao tem prostutita brasileira,o que ta cheio aqui é de GAYS…agora me digam…entre a Africa-India fazendo comparaçao com o Brasil,qual é a mais pobre?

    Estuda mais garota…leia mais…so assim voce falra o certo nas coisas certas.

  23. Nossa…vim aqui no blog consultar uma informação e essa chuva de críticas!
    Quero deixar claro, que fiz esse texto em agradecimento a esse blog e a Babi que sempre foi uma querida comigo e torceu muito pela minha viagem!
    Olhei sim a Itália com os olhos de uma turista, uma turista apaixonada por este país.
    Acredito que cada um tenho o direito de ter sua opnião sobre determinado assunto, seria horrível e banal se todos tivéssemos a mesma opnião!
    Existe uma grande diferença entre crítica construtiva e destrutiva, mas acredito que as pessoas que comentaram negativamente aqui não sabem diferenciar !
    Não sou PHd em nada, devo eu pedir desculpas por apenas querer escrever sobre um bom momento que tive fora do Brasil? ´
    O motivo das maiores desgraças e tragédias do mundo , é o não saber respeitar um ponto de vista, é querer que a minha verdade , seja a verdade absoluta, quando na realidade ninguém sabe de nada!
    Ao menos, eu tenho a coragem de colocar meu nome, e não ser ANONIMO NO POST E FALAR BESTEIRAS .
    De fato, ESSA GAROTA NUNCA TINHA SAÍDO DO PAÍS E FIQUEI MESMO ENCATADA COM A ITÁLIA , ME PERMITEM?
    Me admira muito as pessoas dizerem que vivemos em um país livre, de livre expressão!
    Não existe lugar perfeito..pois não existem pessoas perfeitas.
    Para finalizar, não viajei para fazer um livro de guia turístico, não sou escritora , economista e entendo pouco de política, não me envergonho de dizer que tive que ralar muito para conseguir viajar. Então é isso.
    "ELE SUPÕE SABER ALGUMA COISA E NÃO SABE, ENQUANTO EU , SE NÃO SEI , TAMPOUCO SUPONHO SABER.PARECE QUE SOU UM POUCO MAIS SÁBIO QUE ELE EXATAMENTE POR NÃO SUPOR QUE SAIBA O QUE NÃO SEI" SÓCRATES

  24. Priscila,
    ninguem aqui te agrediu…somente algumas pessoas te fizeram presente que vc NAO pode fazer uma viajem como turista e pensar de ter a capacidade de escrever frases como:

    "Os 24 dias que eu passei lá, eu pude comprovar que eles sabem viver a vida muito melhor que nós, são mais felizes. e nao precisam de muito para ser feliz, o que é melhor."

    ou

    "Meninas não se assustem se ouvirem a cada esquina um "Ciao Bella" os italianos são galantes mesmo..e são lindos mesmo…"

    ou

    "Para vocês terem uma idéia , o vizinho da minha amiga italiana, deixava sempre o carro todo aberto..e as vezes com a chave na ignicao..No brasil nos nao podemos nos dar esse luxo ne…?rs"

    Sao frases como essas que deixam pessoas como mim, que sou italiano, um pouco assustados…
    Olha, se vc se fosse limitada em descrever a Italia somente sob o perfil de uma turista, falando que vc gostou das cidades que visitou ou coisas assim, tudo bem!!! Mas quando vc começa a escrever coisas pensando de ter conhecido os habitos e o estilo de vida dos italianos, como eles sabem viver, que a Italia é rica, bem…eu ano vou aceitar….por que vc fazendo isso da uma imagem errada do pais e a ilusao que na Italia é tudo perfeito…quando sabemos todos que nao é assim nao…
    Entao, vc precisa morar, trabalhar, pagar as taxas, compartilhar a vida quotidiana para poder falar realmente como é um pais…vc nao sabe nada da Italia, e é claro que voce foi super respeitada, tratada bem….vc foi aqui como turista…claro!! turista nao tem nacionalidade…rsrs…
    Priscila, eu sou muito feliz que vc gostou do meu pais…me deixa orgulhoso….mas nao aceito que um turista tem a pretençao de poder falar sobre o estilo e os habitos da vida dos italianos, como vc fez, por que sao sò mentiras…
    Se vc no futuro ira ter a oportunidade de morar, trabalhar, e ver realmente como é a vida na Italia…vc ira mudar de ideia…com certeza…

    Outra coisa…nao sao sò os outros que devem respeitar o seu ponto de vista…vc tambem precisa respeitar o ponto de vista de muitas outras pessoas que conhecem a Italia bem e que sabem realmente como é a vida aqui…ou vc prefere que todo mundo fique te dando razao??

    Sò isso!
    Abraço
    Oscar

  25. Esqueci de dizer uma coisa:

    Eu admiro muito pessoas como vc que trabalham, juntam dinheiro e tem a coragem de viajar para conhecer outros paises e culturas…por que tem um monte de ricos que nao conhecem nada do mundo, sao totalmente ignorantes e nao tem nenhum interesse (como a maioria dos italianos, infelizmente…)!!

  26. Ola Oscar,

    Voce falou tudo o que eu gostaria de dizer à ela.

    Realmente ela pode falar sobre a cidade e tal,mas,colocar em em ponto de vista como PERFEIçAO,isso me irritou bastante…me irritou mais ainda no fato dela comparar as pessoas Brasileiras com as Italianas,denegrindo assim,as pessoas do Brasil.

    Se um homem no Brasil quando ver uma mulher e diz alguma coisa a ela,esse homem sera conhecido como safado,mas,como é italiano é galateador?

    Gostei do seu ponto de vista Oscar. Concordo assim plenamente.

    Ciao e a presto.

  27. Caro Oscar,

    Respeito seu ponto de vista, porém fui sim agredida em outros comentários,nem Jesus Cristo agradou a todos, não serei eu a primeira.
    Meu post foi um texto descompromissado, minhas impressões, meus pontos de vista , se estou certa ou não ..já é outra história…
    Claro que a Itália tem mil e um problemas, mas o que eu escrevi foi como eu me senti, eu , não se aplica a todos.
    Fui tratada como turista claro, mas fiquei em casa de italianos, que moram em Udine, conversávamos sobre os problemas de ambos os países, sociais e econômicos.
    Eu amo meu país, acho o Brasil um país para ser uma grande nação, mas ainda temos muito o que caminhar.

    "Mas quando vc começa a escrever coisas pensando de ter conhecido os habitos e o estilo de vida dos italianos, como eles sabem viver, que a Italia é rica, bem…eu ano vou aceitar….por que vc fazendo isso da uma imagem errada do pais e a ilusao que na Italia é tudo perfeito…quando sabemos todos que nao é assim nao…"

    Me desculpe, mas não cabe a você aceitar ou não o modo como eu falo, nada é perfeito, nem o Brasil ou Itália, nem você ou eu.

    O "Ciao Bella" foi uma brincadeira que eu fiz, a vida já é tão complicada, para quê levar tudo tão a sério, tudo ao pé da letra?

    Se tenho que estudar mais? Claro? Sempre, quero sempre apreender mais e mais ,e mesmo assim nunca será suficiente.

    Não precisa ficar tão zangado amigo, eu somente sou culpada de ter me apaixonado pelo seu país…

    Fique na paz!felicidades!

  28. Se apaixone,mas,saiba falar a coisa certa da proxima vez…

    E o Brasil nao tem muito da caminhar nao…falta pouquissimo tempo garota.

    Se apaixone pelo pais que voce quiser,mas,nao fale coisas do Brasil e dos Brasileiros em que voce desconhece ainda.

    Nao é porque existe a democracia é que vamos sair falando tudo o que queremos das coisas e das pessoas..nao é bem assim nao.

    E uma outra coisa,se a vida é complicada temos que leva-la a sério sim…é por causa dessas brincadeirinhas que o Brasil esta do jeito que ta.

    Aqui na Italia todo mundo leva as coisas no pé da letra sim e,se voce nao tomar cuidado com aquilo que diz eles nunca mais falam com voce(nao que voce precise de um OI deles).

    Mas,seja mais pontuada naquilo em que vcoe fala sobre cultura e pessoas.

  29. Mamma mia, che pesante!

    Em uma democracia cada um pode dizer o que pensa. Aqui no Brasil na Italia cada um não diz o seu ponto de vista? Concorde eu ou não.

    Não é verdade que todo mundo na Italia leva tudo ao pé da letra. E agora basta com essa discussão inútil.

    Qual é o objetivo dessa discussão?
    Pra que toda essa raiva?

    Faz um favor, esse fim de semana compre uma passagem para algum lugar que você nunca foi e vá viajar. Vá experimentar uma sensação nova. Volte leve e faça você também suas brincadeiras (battute, quem disse que na Italia não tem?)…

  30. Ah sim.

    Ah,esqueci de dizer uma coisa.

    Como o Oscar falou,o sul da Italia é onde se tem as pessoas mais felizes…adorei as pessoas de la,e percebi isso logo quando cheguei em Messina,so em olhar o rosto das pessoas…elas te dao também informaçoes e tudo mais…

    Uma outra coisa,eu nao gosto de me exibir com coisas em que eu fiz ou faço,mas,darei um exemplo.

    Eu ja fui na Irlanda,Dinamarca,Espanha,Alemanha,Barcelona,Republica Tcheca,Polo Norte,México,Inglaterra,França,Holanda,Noruega,Portugal…

    E te digo,no Portugal eu vi cada coisa la,eles vendem drogas na praça principal onde tem muitos turistas…todo mundo ver isso,e ninguém fala nada…agora quando é no Brasil fica essa fama? Tinham até prostitutas no centro,muita sujeira e desorganizaçao..e olhe que eu vi isso em LISBOA.

    Entao,porque tu falas dos Brasileiros se tu nem conheces o comportamento dos outros paises?

    Na Holanda o governo aprovou a prostituiçao,ficam todas em uma vitrines como se fossem vendas,e sem contar que droga la é PERMITIDO,TODO TIPO DE DROGA…TODO…e voce compra em supermercados,lojas…em todo lugar tem…aaaah,mas,todo mundo vai porque o lugar é lindo e nao tem ESSAS COISAS COMO TEM NO BRASIL.

    Aprenda a valorizar o que voce tem…se voce nao sabe defender o que é seu,entao, nao fale mal,porque existeram pessoas em que saberam defender.

  31. Pelamordedeus!!!

    Uma pessoa viaja pra mais de 10 países e não tem nada de positivo pra contar pra gente???

    A felicidade está dentro de nós… sou feliz e tenho absoluta certeza que serei feliz em qq lugar do mundo!!!

    Mesmo o pior lugar, a pior pessoa, tem alguma coisa boa pra oferecer… é só manter mente e coração abertos.

    O mundo é um grande espelho, ele apenas reflete as nossas ações, atitudes e sentimentos.

  32. Nossa já deu né?
    O pior é que a pessoa fala tanto e nem tem coragem de colocar o próprio nome…
    Rô concordo com vc qndo vc diz:
    Uma pessoa viaja pra mais de 10 países e não tem nada de positivo pra contar pra gente??

  33. Garotas garotinhas que nao sabem ler e nem sabem interpretar um texto.

    Eu quis dizer que no portugal,é pior do que no Brasil e ninguém fala,e quando eu fiz uma comparaçao com o resto do mundo quis dizer que nada é melhor do que o meu pais…logico que apesar de ter coisas boas.

    Sra° Ferreira…nos temos que ficar de mente e coraçao abertos sim..mas,se voce acha assim,entao vai morar na rocinha de coraçao aberto e mente,porque voce nao vai?

    E Sra° Ueno,voce criou esse blog e eu nao sou obrigada a dizer o meu nome,nem tampouco colocar a minha cara para querer dizer aquilo que eu quero…se voce criou esse blog tens que aceitares criticas e opinioes.

    Eu espero que voces tenham me entendido no ultimo texto citado la em cima,ok Européias?

    Eu amo o meu Brasil e as pessoas sao maravilhosas sim..

    Se aqui fossem tao boas aasim o Papa Bento nao colocaria um curso para os frades italianos estudarem no Brasil TEOLOGIA…obrservem so,TEOLOGIA…e qual seria a diferença entre a teologia da Italia e a do Brasil? Nenhuma,atè porque a biblia é a mesma….mas,o modo de viver é diferente..e é isso que faz ALGUNS DE NOS BRASILEIROS fortes e alegres.

    Ah,e uma outra coisa….eu nao vou perder o meu tempo falando das coisas boasque tem nos outros paises nao…eu quero defender o meu,até porque foi voce quem começou dizendo que a Italia era PERFEITA..e eu comecei a lhe explicar que nao é bem assim nao.

    Isso é uma questao de defesa,nao de texto de paises coisas que viu ou deixou de ver.

  34. Opa, espera aí, quem criou esse blog fui eu, Barbara Bueno.

    A Priscila Ueno escreveu um guestpost, que em linguagem blogger significa um artigo convidado.

    Não vamos confundir as coisas… 😉

  35. Eu penso que o significado da "critica" que foi feita ao texto da Priscila se esta perdendo em coisas que nao tem nada a ver.

    Eu quero repetir que, pelo menos da minha parte, nunca tinha a intençao de criticar o texto com raiva e poendo a Priscila numa situaçao de faze-la parecer uma pessoa sem noçao de nada.

    O significado dos meus comentarios foi sò tentar esclarecer (sobretudo para possiveis leitores brasileiros do texto dela e que nao conhecem a Italia) que ela exagerou muito e numa maneira quase infantil com os elogios para a Italia…que quero precisar, é um pais maravilhoso e tem muuuuuitas coisas bonitas!!!

    Mas daqui a dizer que é um lugar perfeito e aonde nem se pode fazer criticas, mas sò elogios…bem, tem uma grandissima diferença.

    A outra coisa que tentei explicar nos meus comentarios foi que, como turista, ela nao pode até chegar em descrever os habitos e o estilo de vida de um pais, por que quem conhece realmente a Italia sabe que é uma naçao que tem muitos problemas, apesàr de ser um pais maravilhoso, com uma grande potencialidade de ser um dos paises melhores do mundo (e no pasado era assim).

    A Italia, infelizmente, esta vivendo da propria memoria…por isso aqui chegam muitos estrangeiros que sao como sob hipnose do "mito da Italia – il Belpaese"…e essa hipnose nao permite de ver que, afinal de tudo, essa perfeiçao è sò uma ilusao.

    De outro lado, tem que dizer que os politicos italianos sempre fizeram uma propaganda mentirosa, fazendo parecer (aos olhos dos paises estrangeiros, sobretudo sul-americanos e norte-africanos) a Italia como um pais rico, aonde nao tem pobreza, aonde todo mundo pode trabalhar sem problemas…etc etc…

    Bom, sabemos que nao é assim né 🙂

    Eu sou italiano, e a primeira vez que foi no Brasil (em 2004, como turista) fiz o mesmo erro que fez a Priscila…voltei pra Italia totalmente hipnotizado da beleza que eu vi, nem olhei para a pobreza, nem queria pensar que o Brasil na Europa é consederado um pais do terceiro mundo, pra mim a unica coisa importante era sò falar bem do Brasil para os meus conacionais e tentar voltar logo pra la…

    Em 2005 voltei, e (sorte???) tive a minha oportunidade de trabalho no Brasil, até que eu fiquei tao feliz por que era a posibilidade de morar la e deixar definitivamente a Italia…

    Bem, foi morar no Brasil, e no inicio foi um pouco choqueante, por que eu agora tava la como cidadao trabalhando, nao como turista, e começei ver como tambem o Brasil faz uma propaganda mentirosa para nos europeus, fazendo parecer o Brasil como um pais aonde sò se faz festa e sò tem favelas…nao é assim nao…vi que os mesmos problemas que sao presentes na Italia, sao presentes tambem no Brasil, sò que no Brasil parece tudo maior sò por causa de ser um pais do mesmo tamanho da Europa inteira…rsrs

    MAS…apesar de tudo, como todas as contradiçoes e as diferencias sociais que tem, eu ainda hoje penso que o Brasil é um pais muuuuuito mais livre da Italia (e de todos os paises da comunidade europeia inteira)…e nao sou sò eu que digo…

    Entao, eu conocordo com o cara Anonimo quando escreve que os Brasilieros, talvez, reclamam do proprio pais sem (quase) nenhum fondamento…por que no pasado, muitos inteletuais e filosofos europeus deixaram a Europa para morar no Brasil proprio por causa disso…penso em Pierre Verger, em Claude Levi Strauss, David Bohm…e como escreveu Jean Baudrillard:

    "Setting foot on Brazilian soil changes perspectives, at least of some of the great thinkers of the past century, and, beyond mere escapism, enables a positive stance, a shimmer of hope, for societies of the future"

    Abraço!!

  36. Eu querria dizer so uma coisa:sou um italiano e do sul. Priscila eu fico feliz quem voce gostou deste pais, que vc tirou fotinhas!!a italia è linda e como em todos partes do mundo temos pessoas boas e ruins!!Cada povo tem o seu jeito de viver; mas a coisa mais importante è quem vc foi feliz de visitar este pais!um dia eu visitarei o brasil tb!

  37. Boa tarde,

    Ola Priscila e Rosana,eu primeiramente gostaria de pedir desculpas pelo o meu modo de escrever la em cima,penso em ter exagerado um pouco,peço a voces desculpa pelo o meu modo.

    TODAVIA,o que o Oscar falou foi PERFEITO…adorei Osacar pelo o seu ponto de vista. Nao porque voce fala muitas coisas boas do Brasil,mas,porque sabe falar o certo de acordo com o que tu tens visto diariamente.

    A Italia hoje em dia sobrevive do "FAI DA TE"…porque,senao,nem um pedaço de pao tu podes ver durante as refeiçoes(somente per dire così…)

    O Brasil naquela época era um pais que,digamos,SE PODIA DIZER: EU NAO TENHO UMA SAIDA. Hoje em dia nao,existe sim uma saida,mas,as pessoas nao enxergam isso,nao veem que no Brasil tudo é possivel sim.

    PORQUE MUITOS ESTRANGEIROS TEEM RAIVA DOS BRASILEIROS? Porque sabem que ali tem uma riqueza muito grande,até mesmo os americanos estao brigando com a politica brasileira para poder tomar a AMAZONIA…estao querendo um pedaço da Amazonia para eles.

    E sem contar que estao dizendo agora que a BOSSA NOVA NAO é UM ESTILO BRASILEIRO…ESTAO DIZENDO QUE OS BRASILEIROS ROUBARAM ESSE ESTILO DOS EUROPEUS E SE APROVEITARAM E FIZERAM SUCESSO.

    Enquanto,algumas pessoas falam mal do proprio Brasil,os estrangeiros estao de olho no nosso patrimonio.

    Se o Brasil é um pais do turismo,é porque sabem que ali tem cultura sim.

    Agora podemos dizer que,existia muito a pobreza,existia muito a desigualdade,a educaçao era baixissima…

    Sabe o que eu penso? Que se cada um pensasse: Ah,eu quero estudar,trabalhar…as coisas seriam muito melhor…mas,nao..vao roubar,vao se prostituir..até mesmo os filhinhos de ricos vao para a Rocinha se drogar ou até mesmo formar grupos criminais.

  38. A India,por exemplo,é um pais pobre demais,digamos,tem muita desilgualdade,mas,em relaçao ao Brasil na parte pobre,a India é muito mais pobre…mas,a violencia la é muito menor do que no Brasil,e eles veem para a Europa para trabalhar,e sao otimos engenheiros e também sera o pais do futuro. Ja aqui,tem muitos brasileiros gays que veem trabalhar aqui em casas de prostituiçao,mas,em relaçao ao futurismo e a maneira como se vive no Brasil é muito melhor do que na Italia.

    O que esta acontecendo agora é um choque entre as pessoas,elas estao se vendo com coisas que nao viam antes,estao se vendo em uma situaçao diversa daquela época em que viviam.

    Eu penso,penso,que o problema dos brasileiros é se relaxar muito,esperar smepre que os outros façam,que o governo faça,e nao sabem que eles podem fazer também.

    Eu tenho um amigo meu que eu o conheci em 2002,olhem so,2002…ele é casado,tem um filho e na época ele nao sabia ler,nem tinha terminado os estudos,e nunca entrou numa faculdade,trabalhava fazendo bicos nas casas das pessoas. Mas,ele tinha muita vontade de conseguir todas as maravilhas que um ser humano DEVE TER…entao,o encontrei em 2009,e ele havia me falado que terminou os estudos,se formou em educaçao fisica,e conseguiu um trabalho em uma usina…ele disse CHORANDO para mim,que a vida dele mudou e agora se sente muito feliz.

    Bem,contei isso para dizer,entre um homem pobre que nao tinha nada para oferecer ao seu pais,nao tinha curso nenhum…e entre um riquinho que vai as favelas se drogar e fazer grupos criminais…quem tem mais vontade?

    Contei essa historia apenas para fazer uma comparaçao no que FALTA NOS BRASILEIROS.

    Mas,apesar de toda as contradiçoes,assim como disse o Oscar relatou,vejo que no Brasil as pessoas trabalham e sao felizes,se conformam com aquilo que tem e, ainda fazem festas. Muitos apenas sao um simples servidor publico,ganha 1.000 por mes,tem de 3-4 filhos,uma casa que nao é tao grande,os filhos estao em uma escola,mas,nao das caras…as mulheres muitas vezes nao tem carro,eles dependem do transporte publico para chegar em um certo lugar,e ainda sao FELIZES…AGRADECEM A DEUS POR TUDO ISSO QUE ELE TEM DADO.

    Ja na Italia nao,as pessoas tem mais comfortos,em relaçao ao Brasil,tem carro,uma casa que era de familia,APENAS UM FILHO OU NENHUM..TRABALHAM APENAS MEZZO GIORNO,E ACHAM QUE TRABALHAM DEMAIS,QUE A SUA VIDA DEVE SER MUDADA.

    Me desculpe,mas,eu amo o meu Brasil,e as pessoas sao maravilhosas sim…somos felizes sim,temos uma cultura belissima sim,o modo de viver é otimo.

    Me desculpe mais uma vez,mas,voce deve saber distinguir uma visao TURISTICA para uma visao de VIVENCIA PROPRIA. NAO é QUE TODO MUNDO VAI CRITICAR O SEU POST NAO,APENAS VOCE DEVE SABER O QUE VAI ESCREVER..ISSO é MUITO IMPORTANTE NA VIDA.

    O bom é que voce falou bem da Italia,ALMENO per la tua fortuna,mas,vai voce criar um post e falar mal da Italia para voce ver como eles vao ser amigos com voce. Assim também,sao os Brasileiros(alguns),que nao gostam de certos opnioes contraditorias,erradas,um pensamento errado de um pais.

    Abraços.

  39. Só para esclarecer algumas coisas relativas a um comentário do anônimo mais acima: A bossa nova é uma mescla de muitos elementos do Jazz com o Samba. Copiamos do Jazz a estrutura harmônica e a misturamos com a musicalidade brasileira, ou seja, a Bossa Nova não é puramente brasileira ou puramente americana. É aqui que entra a criatividade do músico brasileiro, essa sim única e aclamada no mundo todo. Ouçam "Bossa Nova U.S.A" do magnífico pianista Dave Brubeck e depois "O Pato" de João Gilberto. Tirem suas próprias conclusões.

  40. A Bossa Nova é do BRASIL sim.

    ….é pura Brasileira sim…

    Nos Brasileiros somos mesclados de muitas outras raças,e por isso nao somos puramente brasileiros?

    Nao existe Bossa Nova de outro pais nao,so existe a do Brasil.

    E,se os Brasileiros tiveram a criatividade ou nao,isso nao significa que é de outro pais.

    Os outros musicos ja se aproveitaram da Bossa Nova e RECRIARAM um estilo diferente…

    Mas,como todo mundo sabe,principalmente os Europeus,a Bossa Nova é do Brasil..e sempre sera…querendo voces ou nao.

    Até porque quem sabe da historia mesmo da Bossa Nova,ira entender…e para quem viveu naquela época também…

    Mas,havera pessoas em que acreditaram na sua opiniao ai em cima..irao escutar a musica,e vao logo dizer que estao imitando sim,sem nem ao menos conhecer a historia da Bossa Nova.

    Ninguém ira tomar isso dos Brasileiros…se a Bossa Nova nao fosse Brasileira o primeiro cantor dela seria um estrangeiro..mas,nao,quem sao? Vinicius de Morais(Esse foi uns dos primeiros),Tom Jobim,Chico Buarque,Jao Gilberto,Miucha…

    Porque nenhum cantor estrangeiro apareceu cantando a Bossa nova? Porque so agora depois que se passou os anos se esta falando dessas coisas?

    Bem,até agora conheço a Bossa Nova cantada por Brasileiros…algum estrangeiro que disser que nao foi,me mostre,e mesmo assim essa nao sera a Bossa Nova.

    Até mais.

  41. [b]Até porque quem sabe da historia mesmo da Bossa Nova,ira entender…e para quem viveu naquela época também…[/b]

    Quem sabe da história da Bossa Nova sabe que Tom Jobim e João Gilberto tiveram influência sim de música estrangeira, tendo em vista que o Tom era influenciado por Ravel e Debussy e o João era fã do Duke Ellington.

    Quem estuda história da Bossa Nova sabe que eles mesclaram a influência do jazz ao samba carioca.

    A mistura foi totalmente original e puramente brasileira, mas existiram sim elementos estrangeiros nessa mistura e negar isso é no mínimo, pouco inteligente.

  42. BOA TARDE,

    Pouco inteligente? Hhahahaha….

    Ok…quero ver algum estrangeiro dizendo que foi o primeiro a fazer a Bossa Nova….

    Jazz,Bossa Nova…ah…

  43. Sim. Além de ser pouco inteligente, denota falta de conhecimento e por tentar se impor com argumentos repetitivos, acaba falando mais do que não sabe.

    Acho que você tem problemas com interpretação de texto, mas vamos lá: A Bossa Nova surgiu no Brasil, entre os jovens classe média que tinham influências dos sambas de morro do Rio e do Jazz norte americano. Tanto é que o primeiro nome que a Bossa Nova recebeu foi justamente Samba Sessions, que era assim chamada pela mistura de Samba e Jazz. Não estou dizendo que foram os gringos que inventaram, estou dizendo que os brazucas utilizaram SIM influências estrangeiras e que deram resultado na Bossa Nova. Se você discorda, mostre que a Bossa é puramente Brasileira ao invés de repetir "se fosse estrangeira, um gringo teria feito antes". Esse discursinho não cola mais.

    Duke Ellington influênciou João Gilberto quando este desenvolveu seu estilo de tocar que virou o padrão da Bossa Nova. Tom Jobim trouxe influências da música clássica européia para a Bossa Nova, visto que era fã de Debussy e Ravel.

    Ou seja, a presença da música estrangeira É sim muito forte e inegável dentro da bossa nova. Aos ouvidos de um leigo como você isso passa despercebido, certamente, aí fica achando que é tudo original, que tudo saiu da cultura brasileira. Não, não saiu.

  44. Coitado de voce…

    Acho que no seu pais nao tem a cultura mesmo,e esta querendo porque querendo provar que os Brasileiros nao tiveram criatividade por si so,que foi mistura de Americanos,Europeus…ahahhaha.

    Esse discursinho cola sim,viu: Se fosse estrangeira,um grigo teria feito antes. Ou eu estou errado/errada?

    A BOSSA NOVA é PURAMENTE BRASILEIRA SIM,FIQUE COM RAIVA COM VOCE OU NAO…FICA TENTANTO PROVAR BESTEIRAS,ENQUANTO,NOS FIZEMOS O SUCESSO COM A NOSSA MUSICA PURAMENTE BRASILEIRA QUE SE CHAMA BOSSA NOVA.

    Argumentos repetitivos mostra a afirmaçao em que eu tenho nos meus fatose e,idéias..e é isso que se chama a redaçao,nao? Ou voce ira me provar também que a redaçao nao é assim?

    Eu problemas com interpretaçao de texto? Hahahahah…ganhei mais de 10 concursos de redaçoes,e um deles fiz até em ingles e em italiano,somente para te provar,ok?

    PROBLEMAS DE TEXTO,BOSSA NOVA NAO é PURAMENTE BRASILEIRA…HAHAHA…

    So faltam dizer que a Amazonia faz parte da América do Norte agora…

  45. Ah,e uma outra coisa…

    Limpe os seus ouvidos e escute a Bossa Nova…

    Acho que voce esta escutando Jazz demais e ja esta começando a confundir as coisas.

    Olha que coisa mais linda mais cheia de graça,é a menina que vem e que passa,num doce balanço a caminho do mar. Moça do corpo dourado,do sol de NOVA YORK? AHAHAHAHAHAHAHA.

    Ciao.

  46. Ah eu tive que deixar um comentário, invadindo……
    A BOSSA NOVA E BRASILEIRA!!! SE ALGUÉM MUDOU É PLAGIO! BOSSA NOVA E DO BRASIL.

  47. Eu novamente para um segundo comentário.
    Priscila… eu também fui como turista fiquei 1 mês, mas não fui tão bem recebida quanto você, mas cada pessoa tem uma sorte, super legal você ter ido e ter visto apenas o belo, não estou aqui para criticar ok so para deixar meu ponto de vista.
    No sul da Itália eu fui tratada como ''garota brasiliana sexy'' odiei, porque eu tenho duas primas que moram la e eleas tem amigos e eu sai com eles e realmente eles cairam matando em cima de mim, tava virando uma disputa pra saber quem ''namorava'' comigo, eu sei eu sei que isso depende da idade, talvez os mais velhos não fariam isso, mas os meninos da rodinha tinham entre 20 a 25 anos e olha só eles começaram combinar entre eles eu realmente me senti um lixo e veio tudo na minha cabeça o estereotipo da mulher brasileira sabe ne? no final eu coloquei eles na linha me comportando seria, sem sorrir pra mais ninguem!!! ufaaa eles era lindosssss mas além de ter namorado eu estava mesmo me sentindo mal com aquilo.
    Outra não achei esse luxo todo, eu fui sonhando e lã eu consegui ver beleza sim, mas de maneira diferente e realmente lindoo.
    Outraa entramos em uma balada e no final….. nosso carro estava com os vidros todo estourados! roubaram nossas coisas de dentro do carro ( pura ilusao achar que não tem violencia).
    Pior ultima semana vamos a napole ver o Vesuvio eba!!! to chocada sim, napole e lindo meu Deus, mas nas ruas eu me surpreendi, pois tinha gente pendurada em onibus, lixo e mais lixo, comecei ignorar aquilo e ver o belo como voce, eu adoro ver eles falando acho bonitinho e as criancinhas napolitanas eram fofas falando ( viu tive olhos para o belo e o feio srrs).
    Eu sou de curitiba e acho que você sabe que curitiba não jogamos lçixo no chão mesmo!! so vir aqui e verás, e uma cidade muito limpa, confesso que na hora eu tive vontade de pegar um italiano pelo colarinho e dizer….'' olha cansei de ouvir que somos prostitutas'' lhe convido para morar em uma cidade limpa e um país abençoado por Deus sim, lá em tudo em conseguia comparar, a cultura e muito diferente e lindo mesmo, mas não troco pelo Brasil.
    E quem disse que o brasil so tem festa ne? eu tive que pedir para, eles festam muitoo isso em napole, tirando o dono do hotel que queria apssar a perna em nos! mas tinha uma napolitano junto para salvar nos daquele dialeto com x sei la.
    Eu fui em varios lugares não vou ficar falando porque a final o blog e seu ne rsrsr.
    Mas assim eu dou pontos para o OSCAR E A ANONIMA, fui como turista mas com dois olhos e depois de ler os comentarios certamente eles estao corretos, acho que é isso mesmo, italia pais lindoooo, meu idioma preferido, os homens nem se falam sao eternamente bonitos e ''safados'' rsrsrsr mas não fiquei tão deslumbrada, apenas curti os dois lados em 30 dias. bjusssssssssssssssssssssss

  48. Oi Anonimo que foi para Napole,
    O blog eh da Barbara Bueno e o artigo foi da convidada Priscila Ueno.
    Se você quiser escrever um artigo contando sobre a sua viagem na Italia, será um prazer publicá-lo. Aqui não tem censura, você escreve o que quiser.
    Se puder me mandar fotos acompanhando, agradeço.
    Felizmente nem toda a Italia é Napoli, embora seja uma cidade muito bela, concordo com você, não iria morar lá nem com tudo pago pelo governo napoletano!
    Aguardo seu artigo: brasilnaitalia@gmail.com
    abs
    Barbara

  49. as mulheres italianas são lindas são as melhores que encontramos em; minas,rio de janeiro,são paulo etc;todas elas seja morenas ou loiras!!!!

  50. Quem perguntou? não vi anda no blog que direciona a isso! agora sobre os homens teve!

  51. Se colocar todos os galãs da tv brasileira e dizer escolhe! eu falo ainda quero o Raffaele aquele italiano comum lindoooooooooooooooooooooooooooooo demaissssssssssssssssssssssss amore mio!!!!

  52. Adorei passar por Roma, Florença e Veneza, mas infelizmente fiquei decepcionada com os italianos. Sempre muito rudes, grossos, não fazem questão nenhuma de ajudar quando precisava de alguma informação.
    O rapaz que ficava organizando a gôndola, chegou a gritar pedindo para sair, que voltasse às 4 hs, mas não explicava que aquele horário era agendado e ainda teve a petulância de falar “não fala italiano, então chiao, chiao, mais ou menos assim, se manda!!
    Pessoas sem sorriso, sempre com caras fechadas. Esquecem que vivem também do turismo, mas não estão nem ai, estrangeiro ou brasileiros, não sei, são tratados como lixo.

  53. hahahaha.. a ignorancia rola mesmo por aki heim….
    cada um é cada um, adorei o comentario da Priscila, ela foi la, com a cara e coragem e se virou.. se ela gostou assim da Italia, se ela ve assim… o problema é dela.. quem são vcs pra criticar a menina???
    os italianos são como os brasileiros, uns educados outros não… uns lindos outros não.. e assim vai…
    vcs por acaso conhecem todos os lugares onde ela visitou??? não neh
    se ela viu ou não lixo, se ela viu ou não assalto…. se ela foi em cidade grande ou pequena….
    No Brasil, tbm tem cidades lindas e pequenas onde se pode largar o carro aberto… na italia tbm..
    Meu Deus… cada um é cada um…

  54. Priscila … você achou que iria escrever isso e ninguém iria te criticar? me desculpe, mas o comentário do “Oscar – 18/09/2010” é o que mais se aproxima da verdade; não é que você não possa ter gostado da Itália, o único problema foi ter dado uma opinião da qual você não tem noção nem capacidade de julgar, você não consegue distinguir aquelas idéias que você comentou em 24 dias… seu comentário foi uma licença poética e romântica de férias na Itália… você infelizmente citou qualidades que qualquer um que mora aqui na Itália sabe que não são verdadeiras…
    Eu acho que as criticas são mais uma forma de “avisar” as pessoas que isso tudo que você falou é “mentira”…
    Muitas coisas que li aqui, apesar de terem sidos “ditas” de modo agressivo, são verdadeiras…
    e dissecando seus comentários posso dizer:
    – O italiano é o povo mais triste e depressivo que já conheci… maus humorados, mau educados e ignorantes…
    – A comida é realmente boa,durante 24 dias… depois você não aguenta mais comer pasta e comidas insossas e fica babando por uma picanha, um feijão com arroz, um ovo frito… ( chega…já estou babando no computador )e começa a se irritar quando eles dizem que nós comemos errado…e que nossa comida é uma porcaria… quando na verdade, nós comemos diferente e de forma diferente…
    – Venezia é realmente linda, se você se focar nas suas belezas, se você se concentrar no turismo, mas a verdadeira Venezia é muito feia… da próxima vez que você for, dê uma volta fora dos caminhos que te apontam o turismo… é uma cidade como qualquer outra, cheia de beleza e plena de coisas horríveis… mesmo assim vou passar minha lua de meel lá…
    – Você acha que os italianos no Norte são fechados ? então você ainda não conheceu Curitiba. ( sou curitibano e não me orgulho disso ).
    – Italiano não é lindo, existem italianos lindos, italianas lindas… italianos feios, italianas feias… para te dizer a verdade, os brasileiros e brasileiras são muito mais bonitos, a diferença é que na Itália eles se cuidam mais e se arrumam mais, só que fica difícil você querer de um povo, que vive em um país que tem em média 30 graus a maior parte do ano( exclua Curitiba ) queira se vestir bem o tempo todo… se vestir bem é para lugar frio… ( inclua Curitiba. hahaha ). e se um brasileiro fizer certas coisas que fazem os italianos ter esta fama de “lindos”, serão certamente chamados de boiolas ( nada contra os boiolas ), e esse modo tão galanteador deles vem desta fama mentirosa e do fato de eles reconhecerem uma “extra comunitária” de longe, e achar que por isso, ela seja fácil ( o que infelizmente, muitas vezes, não sempre … é verdade ) e esse ” ciao bella” é só para te comer e pular fora, ou você acha que é para casar com você? um comentário que li, foi certeiro, se é um brasileiro que diga “oi lindinha” geralmente seria tratado como cafajeste, galinha, grosseiro… cantada barata )
    – eu poderia passar horas, se não, dias te contando como é realmente a Itália, mas vou citar somente algumas coisas:
    – Eu tenho cidadania italiana, sou noivo de uma italiana, trabalho para o governo italiano, falo o idioma perfeitamente, me comporto bem, sigo as regras, mas nem por isso ache você que sou tratado bem, para muitos deles… serei sempre um “extra comunitário”… de 20 anos para cá as coisas melhoraram muito, a geração “X”( os jovens de 15 a 25 anos ) já nos respeitam bem mais do que o pessoal mais velho…a geração “Y”( de 15 para baixo) já é integrada com os estrangeiros ( coisa que no Brasil já existe há 100 anos ) mas eu escuto poucas e boas…
    – só fico aqui por causa de minha noiva ( que está entre os que nos tratam bem ) , por que ganho bem e em Euro…e apesar de todos e quaisquer defeitos eu adoro a Itália… mas eu amo mesmo o meu Brasil…

  55. Olha só, este site dá dicas turísticas e, portanto, o comentário de uma pessoa que fez turismo na Italia é muito bem vindo.

    Além disso as opiniões variam de acordo com a pessoa: eu não costumava comer arroz, feijão e ovo quando morava no Brasil e não enjoo nunca de comer um belo prato de pasta ou risotto bem feito.

    Respeito sua opinião, mas respeite também a dos outros.

    Abs,

    Barbara

  56. Barbara
    se você me disser onde eu desrespeitei a opinião da Priscila, eu peço desculpas, eu só discordei, sendo que você mesma está dando a resposta correta:
    o comentário de uma pessoa que fez TURISMO na Itália é bem vindo…
    a partir do momento que esta pessoa expõe a opinião de como é um povo e uma cultura, ela deixou de dar uma opinião turística.
    Se você não costumava comer arroz feijão e ovo é uma sua escolha, a partir do momento que eu dissesse que quem come risotto não sabe comer bem, aí eu estaria julgando teu gosto, que é o que a Priscila fez no comentário dela…

    Abs,
    Luciano

  57. Que falta do que fazer…
    Uma pessoa compra flores e acha-as todas lindas e perfumadas. Aí, vem os mal amados, injustiçados, sofredores, cultos, estudados, inteligentes, e… vejam que ironia… como não tem o que fazer vão discutir o prazer da Priscila.
    Meus amores…
    Onde está a perfeição ética-política? Em qual país encontramos a paz e a unidade, a solidariedade e o respeito pela diversidade?
    A Itália é um país com muita história. Isso basta para a sua beleza…
    Lixo? Violência? Maus políticos? Preconceitos, inclusive ao idoso?
    Pára, meus queridos…
    Meu sonho, assim como o da Priscila e talves o sonho de vcs, é ver todo esse processo contemporâneo revertido…
    Mas posso gostar das flores que comprei e apreciar seu perfume°
    Puxa!!! Obrigada!!!
    Elizabeth

  58. Querem país perfeito, digamos o que veremos daqui 4000 anos no resto mundo, podem ir para Suiça…
    não dá nem pra explicar…lindo, pessoas amáveis,honestas ao extremo, no mínimo falam 4 línguas naturalmente( inglês pois aprendem desde de criança e as outras quatro línguas naturais do país: italiano, alemão, francês, e mais um dialeto suiço-alemão), em Zurich por exemplo 300 mil empregos para 250 mil pessoas em idade economicamente ativa…analfabetismo zero, criminalidade zero, fora dos grandes centros urbanos a delegacia de policia fecha para almoço, dá pra aceditar?!O transporte então, é de chorar de alegria, um respeito ao cidadão, ao idoso, que eu nunca vi em nenhum lugar do mundo…
    um exemplo de país! na próxima reencarnação peço pra nascer lá!quem precisar de dicas do país, podem me escrever,escrevo com o maior prazer sobre este país incrível.Alías pra mim em segundo lugar está a Alemanha, também posso dar dicas se alguém precisar. Grande abraço a todos ! Viagem muito, pois são as experiências que temos é que levamos quando morrermos, o resto fica tudo aqui!!!rsrsrsr

Comments are closed.