Você quer comprar as suas passagens de trem para a Italia. Já tentou através do site da Trenitalia, mas não deu certo: seu cartão de crédito foi negado por alguma estranha razão. Você tenta um outro cartão de crédito: nada. E agora?

Invés de ficar chorando as pitangas por aí ou deixar sua viagem nas mãos da sorte eu tenho uma solução melhor: comprar a sua passagem através da Rail Europe. Lá é possível comprar bilhetes individuais ou passes, não só na Italia como na Europa de modo geral.

O que acontece se você deixar para comprar a passagem quando chegar na Italia?

Se existe uma pergunta que já me fizeram milhares de vezes e que eu já cansei de responder é essa acima: “o que acontece se eu deixar para comprar a passagem quando chegar na Italia?”

A resposta é:
Depende do trem em que você pretende viajar. Os trens regionais não necessitam de reserva de bilhete e portanto você pode comprar a passagem 1 minuto antes de embarcar. Basta timbrar e você sobe no trem, se tiver lugar se senta, senão tiver vai em pé (é raríssimo de acontecer). Os trens regionais são como ônibus locais que ligam pequenas cidades dentro de um estado italiano.

Já se você pretende viajar em um trem da família Le Frecce de alta velocidade, um EuroStar comum ou um trem noturno recomendo que compre a passagem com antecedência. Nesse caso é obrigatório ter reserva e o número de passageiros é limitado. Pode ser que você encontre um lugar 2 minutos antes do embarque, mas pode ser que uma semana antes os bilhetes estejam esgotados. Aconteceu algo do gênero com minha amiga, que deixou para comprar a passagem de Florença a Veneza na última hora antes do natal. Resultado: todos os trens estavam lotados e ela teve que arrumar uma carona porque por sorte uma outra menina estava indo para lá de carro.

Se você não comprar a passagem com antecedência vai depender da sorte. Aí é com você: se você não pegar o trem que consequência isso vai ter na sua viagem? Você vai perder algum avião? Vai perder a reserva paga antecipadamente do hotel? Não quero colocar ninguém em pânico, apenas ilustrar os prós e contras para que você decida com consciência.

Boa viagem!

3 COMENTÁRIOS

  1. Quando fui pra Italia adquiri um Rail Pass (graças a dica do brasilnaitalia), foi excelente! Já tinha idéia do roteiro e deixei pra utilizar o passe nos longos trajetos, que são mais caros.
    Alguns percursos custam muito barato e não vale a pena gastar um dia de passe, por isso é bom ter o seu roteiro em mãos e pesquisar o preço dos percursos q pretende fazer antes de adquirí-lo.
    Para os trens que precisavam de reserva eu as fazia pela internet, no site da Trenitalia, com antecedência, como uma boa capricorniana rsrsrs.

  2. Eu não gostei do site do Raileurope. Para alguns trajetos, como Veneza/Munique, por eles, há apenas a opção de comprar passagens p os vagões de 4 ou 6 pessoas enquanto nos sites das companhias, aparece a opção de vagões duplos – q é o q eu queria, e mais barato do q se comprar pelo raileurope… até entendo ser mais barato, visto q o outro é p estrangeiros e talz, mas não dar a opção?

  3. Oi Meiriele,
    Obrigada pela sua mensagem.
    Bem, comprar bilhetes de trem pela internet ainda não é uma coisa facilíssima. Uma vez eu estava pesquisando uma cabine para duas pessoas que vi na descrição do trem, mas na linha que eu queria não existia aquela possibilidade e fiquei um tempão quebrando a cabeça, enviando mensagem para os vários sites até descobrir que não conseguia comprar porque na verdade não existia. Espero que em um futuro próximo a coisa fiquei mais prática…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here