David ou Davi é uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo. O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento e do próprio autor. A escultura atualmente encontra-se em Florença, na Itália, cidade que originalmente encomendou a obra.

david

É uma estátua em mármore e mede 5,17 metros de altura (cinco metros e dezessete centímetros!!!). Devido à genialidade que sempre foi atribuída à obra, ela foi escolhida como símbolo máximo da República de Florença.

Confira as opções de tours em grupo em Florença uma ótima dica para passear sem gastar muito!

Michelangelo levou três anos para concluir a escultura (começou-a em 1501 e concluiu-a em 1504[1], revelando-a no dia 8 de setembro). Antes de Michelangelo receber a incumbência dessa obra, o bloco de mármore de carrara que ele usou havia ficado exposto ao tempo por 25 anos no pátio da catedral de Santa Maria del Fiore. O bloco foi danificado a ponto de diminuir de tamanho. Outros escultores já haviam recebido a incumbência da obra mas, por razões diversas, eles não se interessaram. Esse bloco foi rejeitado por grandes mestres como Duccio, Baccelino e Roselino. Michelangelo é considerado nesta obra uma espécie de inovador, pois retrata a personagem não após a batalha contra Golias (como Donatello e Verrochio antes dele fizeram), mas no momento imediatamente anterior a ela, quando David está apenas se preparando para enfrentar uma força que todos julgavam ser impossível de derrotar. Michelangelo neste trabalho usou o realismo do corpo nu e o predomínio das linhas curvas.

A obra permaneceu em frente ao Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria, até 1873, quando foi transferida para a Galeria da Academia de Belas artes de Florença, onde pode ser admirada atualmente.

Galeria da Academia de Belas Artes de Florença
(em italiano: “Galleria dell’Accademia”)
Informações sobre tour da Academia em português
Horário: de terça à domingo das 8:15 às 18:50
Fecha no dia 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.
Ingressos: 8 euros + 4 euros de reserva antecipada
Para evitar filas: compre já o ingresso online

14 COMENTÁRIOS

  1. Adorei essa iniciativa, vou preparar minha participação, pois conheço um local aqui em São Paulo (Brasil) onde o David está, paradinho me esperando, e mandarei para o site!

    E aproveitando, como fiquei interessado na agência Frankenstein, pois sou publicitário, já estive duas vezes na Itália e gostaria de voltar, mas para ficar e trabalhar, como faço para enviar meu CV, além de portifolio etc?

    Um abraço e aguardo se puder ajudar!

    Fernando Ferrari – Brasil
    fffernandoferrari@gmail.com

  2. Adorei! Vou procurar por aqui algum davi perdido,heheh!!Beijos e um ótimo final de semana.

  3. @Fernando
    Estamos aguardando a sua foto! Quem sabe ela pode ser selecionada para a exposição na Le Murate? 🙂
    Sobre o CV, envie para info@frankenstein.sm informando a cidade onde você mora atualmente.
    Abs,
    Barbara

    @Angela
    Tenho certeza que deve ter um por aí. 🙂 Me avise qdo achar! bjocas, Babi

  4. Já dei minha contribuição: a réplica do David que fica aqui no Parque CERET em São Paulo, presente italiano na inauguração do mesmo.

Comments are closed.