A Itália é incrível! Além de toda beleza claramente visível que carrega, permitindo que leve com segurança esse adjetivo, a nação esconde detalhes peculiares que a destaca das demais e a coloca numa posição privilegiada quando o assunto é explorar uma terra em sua totalidade. Uma vez que, viajar até a Bota, permite um aprofundamento de história, arte, culinária e também geografia. Visto o exemplo que cito agora, qual poderá dizer: Essa eu não sabia!
O país, relativamente pequeno, é o único que possui, em suas terras, mais três: O Vaticano, que é o menor do mundo, localizado em Roma, com cerca de 800 pessoas e, obviamente, o mais religioso. Malta, um arquipélago no Mediterrâneo, com população de 360.000 mil e, certamente, o mais populoso. E San Marino, envolto totalmente pela península, com 30.000 habitantes, sendo, talvez, o mais charmoso. Outra prova de que tamanho não é documento.
Localizado no Monte Titano, no centro-norte da Itália, perto de Rimini, San Marino é também conhecida como a “Sereníssima República de San Marino”. Sendo o estado mais antigo da Europa, fundado no século IV e possuindo a constituição mais velha do mundo ainda em exercício. Um país que tem como principal fonte de renda, o turismo e sabe muito bem tratar aqueles que a visitam, deixando sempre uma vontade de logo retornar.
Confesso que a primeira coisa que pensei ao chegar a San Marino foi: Cadê o autódromo de Fórmula 1? (Muitos devem fazer isso!) E, claro, não encontrei. Pois, quem acompanha o esporte sabe que, apesar de uma etapa levar o nome do pequeno país, o circuito fica na cidade de Ímola (a cerca de 100 km dalí) e não está mais no calendário do evento desde 2007. Por isso, minha confusão e frustração achando não ter mais ponto alto no passeio.
Passada a frustração, e assimilada a informação, continuei subindo muitos e muitos degraus e ruazinhas, descobrindo construções antigas, mas muito bem conservadas e fotogênicas, em suas áreas administrativas chamadas de “castelos” em meio a curvas e escadas que me levariam aos símbolos do país: Suas torres. Onde, além de pontos turísticos, servem como sede do governo para tratar de assuntos de todo o país.
San Marino me surpreendeu e encantou. Principalmente pela harmonia da mistura, e convívio, entre o velho e o novo. Um lugar daqueles que, ao se despedir, já fazemos planos para visitar de novo! Agradável, pequena, linda e que não poderia estar em um lugar melhor: Dentro da Itália, de características favoráveis visíveis, como suas belezas; e invisíveis, mas “sentíveis”, como o fato de receber tão bem quem a visita e despertar eternamente a visão que fica.
————
Fernando Ferrari (fffernandoferrari@gmail.com) é brasileiro de nascimento, francês de cidadania e italiano de coração! Publicitário, escritor amador, mora em São Paulo, já esteve na Itália duas vezes e mantém o blog www.cabecatroncoetextos.blogspot.com Um dia pretende trabalhar e viver mais tempo por lá, mas enquanto não surge uma oportunidade, escreve para diminuir a saudade.
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
[…] em busca de lugares novos e interessantes. Ao contrário do Fernando, que esteve lá e contou aqui no blog que esperava encontrar o autódromo, eu imaginava que várias lojas de eletrônicos com […]