Ravenna, cidade localizada no Norte da Itália é uma cidade importante da Península com origens antigas e um passado glorioso, que chegou a ser capital do Império Romano do Ocidente, hoje é patrimônio mundial e depois de tantas coisas que por lá vi, nesta espetacular comunidade, tomei a liberdade de batizá-la assim, somente para mim: Ravenna – Patrimônio inestimável da humanidade, berço e leito da arte!
O lugar respira arte, cultura, história. Desde a chegada até a, sofrida, saída quando se deve partir como eu fiz. É receptiva, suavemente colorida, viva, adornada e cultivada para sempre permanecer linda aconchegante e vibrante. Um lugar que desde a pronúncia de seu nome, já é agradável: Ravenna! Soando como um poema, inspira os menos sensíveis e faz transbordar quem já consegue ser livre para voar, sem os pés levantar.
Com tanta história, logo se entende a quantidade de museus presentes por lá. Dos antigos aos modernos, fazendo companhia as peças encontradas a céu aberto, de muros a mosaicos, ricos em detalhes e herança de séculos passados. Testemunhas de fatos importantes de sua história desde os tempos em que a cidade era o centro político e cultural do Ocidente. Por essas, e muitas outras, Ravenna também foi declarada Patrimônio da Humanidade.
Divina! Outra palavra que se encaixa muito bem como sua característica, ainda mais por ser o local onde são homenageados personagens revolucionários (quase heróis) da cultura italiana. Como Dante Alighieri, escritor, poeta e político, considerado o primeiro e maior poeta do país, principalmente por sua maior obra, reconhecida como a base da língua italiana moderna que o consagrou como o mais importante pensador de sua época: A Divina Comédia.
Outra personalidade ilustre da história do velho país foi homenageada na cidade: Giuseppe Garibaldi. Figura política e militar italiana, que foi líder da Legião nacional antes de se tornar comandante de tropas e ser apelidado de “Herói dos dois Mundos” pelo fato de ter participado também de expedições na América do Sul, incluindo a Guerra dos Farrapos e a Guerra Civil uruguaia. Figuras elevadas a patrimônio e ainda muito respeitadas por todos.
Dante e Garibaldi ajudaram no processo de unificação e divulgação da Itália pelo mundo! E ainda vivem por lá. Nas cores cintilantes e elegantes da cidade, é possível ver expressa, a sensibilidade artística deles e dos demais ícones. Seja nos monumentos ou até nas ciclovias, ideais para descobrir toda a cidade, Ravenna se mostra refinada e hospitaleira, para todos. Vivendo o presente e pensando no futuro, sem esquecer de fazer bom proveito do passado.
————
Fernando Ferrari (fffernandoferrari@gmail.com) é brasileiro de nascimento, francês de cidadania e italiano de coração! Publicitário, escritor amador, mora em São Paulo, já esteve na Itália duas vezes e mantém o blog www.cabecatroncoetextos.blogspot.com Um dia pretende trabalhar e viver mais tempo por lá, mas enquanto não surge uma oportunidade, escreve para diminuir a saudade.
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
Boa noite. Eu estou planejando em viver na Itália e escolhi Ravenna. Li sua impressão da cidade e queria saber se voce conhece alguém, brasileiro, que viva lá e que possa se tornar nosso primeiro contato na cidade. Obrigado.