Imagine viajar para a Itália, conhecer todos os principais monumentos do país em um só dia e pagando apenas uma passagem? Desculpe, mas antes que comece a pensar que estou fazendo propaganda de aéreo mais barato, devo fazer duas correções: A primeira é que eu não faço isso. E a segunda é também um pedido. Substitua a palavra “passagem”, que eu usei anteriormente, por ingresso. Pois aí ficará mais adequado ao assunto de agora.

Visitando a província de Rimini, ainda na região de Emília-Romanha, mais especificamente em sua capital, que leva o mesmo nome, é possível vivenciar a experiência que mencionei acima, bastando visitar o parque temático “Italia in miniatura” e comprovar. Um lugar pouco divulgado em pacotes turísticos, mas que tem tudo para agradar crianças e adultos de qualquer idade, pois reúne turismo, entretenimento, geografia entre outras coisas, de forma agradável.

 

O portão de entrada da atração. E atrás dele, um pequeno grande mundo a sua disposição.

O lugar é bem grande. Literalmente um pequeno grande mundo mesmo, contendo todas as atrações naturais e artificiais da Itália, em escala reduzida de tamanho, mas que proporciona sensações iguais aas sentidas quando se visita um local em tamanho real, graças à fidelidade e competência dos responsáveis em criar algo tão diferente e prazeroso de ver. Ver mas não tocar é a única regra do lugar, totalmente entendível apesar de ser tentador não fazer.

 

A primeira vista, ao entrar!
Visite Pisa, Classe e muitas outras cidades quase sem sair do lugar, chegando perto, mas sem encostar.

Ao mesmo tempo em que tudo se reduz, percebendo que o país inteiro está a sua volta; também volta a ficar gigante quando diante de tantos detalhes que reproduzem fielmente o real! Algo ainda mais impressionante, para aqueles que (assim como eu) não estão acostumados com miniaturas, salvo as poucas visitas a estandes de inauguração de empreendimentos imobiliários. Com a diferença que no parque você presta muito mais atenção nos pormenores.

 

Réplica da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O país que já era minúsculo ficou ainda menor.

A estrutura do lugar permite perfeita circulação de pessoas a pé e possui ainda um “trenzinho” para levar os visitantes a uma volta ao redor do parque através de uma visão mais elevada. Além disso, também é possível visitar Veneza, por exemplo, sem esquecer o principal: Os canais e as gôndolas!

 

Veneza com a mesma beleza!

Ao fim do passeio dei um pulo na cidade, vi o mar e deu para notar que tudo está preparado para oferecer boa recepção, totalmente de acordo com as demais cidades da região que são relativamente pequenas de tamanho, se comparadas aos grandes centros, mas que oferecem atividades e hospitalidade muitas vezes superiores a muitos outros badalados lugares. Foi isso que percebi no pouquinho de Rimini que vi. Pequena por fora, gigante por dentro!

 

Na praia, bandeiras fazem o turista se sentir em casa. Na calçada deu para ver que nem tudo é miniatura!

 

————
Fernando Ferrari (fffernandoferrari@gmail.com) é brasileiro de nascimento, francês de cidadania e italiano de coração! Publicitário, escritor amador, mora em São Paulo, já esteve na Itália duas vezes e mantém o blog www.cabecatroncoetextos.blogspot.com
Um dia pretende trabalhar e viver mais tempo por lá, mas enquanto não surge uma oportunidade, escreve para diminuir a saudade.

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi Fernando, tudo bem?
    Estive lá pela primeira vez esse final de semana, seguindo as suas dicas.
    Achei o conceito muito bacana, já pensou se no Brasil existisse algo do gênero?

    Gostaria de ter feito o passeio por Veneza, mas agora no outono muitas atrações especiais estão fechadas e uma parte dos monumentos está sendo restaurada.

    De qualquer modo, valeu a visita.
    O programa é perfeito também para quem viaja com crianças.

    beijocas,

    Babi

  2. Oi Barbara, tudo bem e com você?

    Não imagina como fico contente em ler seu post, sabendo que ele, de alguma forma, ajudou a você ir conhecer!

    Seria ótimo ter algo parecido por aqui no Brasil pois quando conheci o parque daí achei extremamente original.

    Um beijo e adorei saber que pude, de alguma forma, participar.

    Fernando Ferrari

  3. Oi Babi, eu vi!!! E também adorei! Pena que só deu mais saudade… rs

    Eu é que agradeço, sempre! E acho que preciso fazer uma nova viagem para fazer mais posts.

    FF

Comments are closed.