Pienza na Toscana é uma ótima ideia (não só) para uma viagem Romântica

Pienza é uma cidadezinha com projeto urbanístico de 1400 localizada no sul da Toscana.

As ruas de Pienza durante a primavera: um charme!
As ruas de Pienza durante a primavera: um charme!

Com seus charmosos vilarejos, castelos e praças internacionalmente famosas a Italia é um país super romântico. Não é a toa que tantos casais a escolhem como destino para a lua de mel, para comemorar aniversário de casamento ou mesmo para eternizar o momento do “aceito”.

Um leitor nos escreveu buscando dicas para tornar inesquecível o momento do pedido de casamento. Ele a namorada viajarão para Italia no início da primavera e ele queria um lugar que fosse romântico, especial e diferente. Geralmente as cidades escolhidas para um pedido do gênero são as tradicionais Veneza, Florença, Roma ou Verona (a cidade onde acontece a trama de Romeu e Julieta). Mas como ele disse que queria um lugar diferente, me lembrei de Pienza na Toscana.

A Via dell’Amore em Pienza

Durante a primavera é uma delícia passear entre as casas de pedra do centro histórico de Pienza e apreciar as flores nas janelas, a vida que parece ter parado tempo. E lá, em uma dessas ruazinhas, tem uma especial, a Via dell’Amore, que como o nome sugere é a rua do Amor. Que lugar pode ser mais sugestivo?

Minha passagem pela Via dell'amore em Pienza em 2010
Minha passagem pela Via dell’amore em Pienza em 2010

Eu já estive em Pienza diversas vezes, é uma das minhas cidadezinhas favoritas. A foto acima eu tirei na semana do dia dos namorados na Italia. Já a abaixo é no mesmo lugar, mas no período da primavera.

A Via dell'Amore na cidade de Pienza vista de longe - primavera de 2005
A Via dell’Amore na cidade de Pienza vista de longe – primavera de 2005

O que fazer em Pienza

Eu particularmente sugiro que você almoce em um trattoria local, nada de muito luxo ou glamour, mas com aquele clima de comida caseira acompanhado de um bom vinho da zona. Uma sugestão é a Trattoria Latte di Luna na Via San Carlo 2/ 4 (Tel. +39 0578 748606 – Cel. 338 3266791, fechada às terças-feiras). Aliás, a equipe de atores do filme O Paciente Inglês vinha almoçar e jantar aqui, ainda hoje tem uma galeria de fotos na parede.

Fachada da Trattoria Latte di Luna em Pienza
Fachada da Trattoria Latte di Luna
pienza trattoria latte di luna3
Mural com fotos de atores que já almoçaram por lá

Depois aproveite para visitar as lojinhas, especialmente aquelas que vendem queijos. Pienza é famosíssima pelo queijo pecorino, que como o nome indica é feito com o leite e cabra (pecora em italiano). Entre em uma loja onde você pretende comprar alguma coisa e faça uma verdadeira degustação de queijos. Não esqueça de levar uma balinha de menta no bolso (afinal essa é uma viagem romântica e hálito de queijo nem sempre é uma maravilha!).

O pecorino de Pienza: não dá para não provar!
O pecorino de Pienza: não dá para não provar!

Se você quiser impressionar a sua amada pode contar detalhes sobre Pienza, uma cidade que é Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

A particularidade de Pienza é que se trata de uma das primeiras cidades do renascimento com planejamento urbanístico que é mantido até hoje em ótimo estado de conservação.  Nada de dizer que Pienza é um burgo medieval, hein? Ela marca justamente o inicio do Renascimento!

Segundo os livros históricos, durante uma visita realizada em 1459, Enea Silvio Piccolomini, papa desde o ano anterior com o nome de Pio II, criou o projeto  de transformar o antigo burgo fortificado em sua residência temporária e de sua corte. Junto com o papa viajava Leon Battista Alberti, que nos últimos anos estava estudando os princípios e regras de um plano urbanístico. A partir daí o antigo vilarejo seria transformado na nova Pienza, um exemplo de urbanística do século XV.

Tours para Pienza

Você pode reservar um tour em grupo para Pienza a partir de Florença ou Siena.

DE SIENA: Reserve um tour para Pienza saindo de Siena através da Get Your Guide

DE FLORENÇA: Reserve um tour para Pienza saindo de Florença através da Get Your Guide

Já para quem sai de Roma é mais raro encontrar opções de tours em grupo. Neste caso é possível organizar um tour particular sob medida.

DE ROMA: Reserve um tour particular para Pienza saindo de Roma através da Get Your Guide

Uma outra opção é alugar um carro e fazer seu itinerário por conta própria. Neste caso você não precisa necessariamente se hospedar em Florença ou em Siena, mas pode procurar uma acomodação nos arredores de Pienza.

Acomodação em Pienza

Você pode considerar a possibilidade de dormir pelo menos uma noite em Pienza, afinal depois do almoço regado a vinho toscano você pode dar uma descansadinha antes de fazer o passeio nas lojinhas e ainda no dia seguinte você pode continuar a explorar a região, como por exemplo Lucignano (onde encontra-se a árvore do amor), Montepulciano (a cidade famosa pelo Vino Nobile di Montepulciano), San Quirico d’Orcia ou Chianciano Terme (duas cidades termais para relaxar).

Por favor, se for a Chiancino Terme você tem que ir nas termas! A cidade em si não é lá essas coisas, mas as termas sensoriais de Chianciano são muito bacanas.

Lembra da novela Passione da Rede Globo? Foi gravada em parte na Toscana: aqui está o mapa das cidades onde filmaram a novela.

Para gastar pouco em hoteis sem abrir mão do conforto eu sugiro pesquisar as ofertas de hotel através do nosso parceiro Booking.com, o site que sempre uso quando viajo pela Italia.

Os arredores de Pienza

foto dos arredores de Pienza, na Toscana
Passeando nos arredores de Pienza (em 2005)

Nos arredores de Pienza você encontra aquelas colinas verdinhas com ciprestes típicos da Toscana. Para viajar devagarinho, sem pressa, curtindo a atmosfera dessa área conhecida como Val d’Orcia.

Leitores que já estiveram em Pienza, compartilhem suas dicas na seção de comentários. Queremos saber o que vocês acharam da cidade!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorCarnaval na Toscana: o desfile em Viareggio
Próximo artigoFotos da neve em Roma
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

24 COMENTÁRIOS

  1. […] Assis fica praticamente no meio do caminho entre Roma e Florença, por isso pode ser interessante visitá-la quando você estiver indo de uma para outra. Mas também é possível dormir na cidade: existem diversos hotéis em Assis seja no centro e como em agroturismos rodeados pelo verde nos arredores. Outra idéia bacana pode ser se hospedar no interior da Toscana, perto de vilarejos charmosos como Cortona ou Pienza. […]

  2. Ai Barbara! Que maravilha seu blog! Estou a tarde toda “perdida nele” e só sonhando… Que delícia as suas postagens…
    Vamos para Itália em janeiro 2015 e gostaria quer vc opinasse no nosso roteiro, poisd não queremos alugar carro e estamos com muitas dúvidas quanto ao que podemos fazer de trem ou ônibus. Ficaremos hospedados em Florença. será que fazer 2 cidades junto ficará muito cansativo? e, outra coisa: as cidades que escolhi para fazer junto são as melhores opções? Queria acrescentar Lucignano. Mas, não sei o que tirar ou trocar.. Me ajude, por favor…
    Marco Zero: 06/01/2015 : saída do Rio de Janeiro
    1º dia: 7/01/2015 – Chegada em Roma
    2º dia: 8/01/2015 – Roma – Fórum Romano, Coliseu e Monte Palatino
    3º dia: 9/01/2015 – Roma – Galleria Borghese, Museu Capitolino, Museu Ara Pacis
    4º dia: 10/01/2015 – Roma – Castel Sant’Angelo e as Termas de Caracalla.
    5º dia: 11/01/2015 – Roma – visita ao Vaticano, Castelo san dangelo
    6º dia: 12/01/2015 Roma – Via Appia Antica, para ver as catacumbas (manhã) e Cinecittà (tarde)
    7º dia: 13/01/2015 – Partida de Roma e Chegada a Florença
    8º dia: 14/01/2015 – Florença
    9º dia: 15/01/2015 – Florença
    10º dia: 16/01/2015 – Sempre saindo de Florença: San Gimignano (manhã) e Monteriggioni (tarde)
    11º dia: 17/01/2015 – Sempre saindo de Florença: Siena
    12º dia: 18/01/2015-Sempre saindo de Florença: Montalcino (manhã) e Pienza (tarde)
    13º dia: 19/01/2015-Sempre saindo de Florença: MONTEPULCIANO (manhã) e AREZZO (tarde)
    14º dia: 20/01/2015-Sempre saindo de Florença: Cortona (manhã) Assis (tarde)
    15º dia: 21/01/2015-Sempre saindo de Florença: Pisa (manhã) Lucca (tarde)
    16º dia: 22/01/2015 -Florença – Rio de Janeiro
    Muito obrigada! roberta.trezza@gmail.com

  3. Oi Rogério, tudo bem?
    Na Toscana não faltam cidadezinhas lindas e super charmosas, mas melhor você saber que em agosto as cidadezinhas menos turísticas ficam desertas porque é pleno verão e está todo mundo na praia (ou nas cidades mais turísticas).
    De qualquer modo, você pode dar uma pesquisada nos artigos que escrevi sobre a Toscana aqui: http://www.brasilnaitalia.net/category/destinos/italia/toscana

    Uma idéia seria ir subindo pelo litoral, conhece por exemplo a Maremma (ex. Pitigliano), passa pelo Argentario, depois Siena, San Gimignano, Florença, Pisa, Viareggio e o litoral da Versilia, Cinque Terre e Milao.

    Dá para se divertir nessa época. Ah, reserve os hotéis com antecedência porque agosto é altíssima estação dependendo da cidade.

    Barbara

  4. Em agosto pretendo passar 10 dias na Itália em 5 pessoas (todos marinheiros de primeira viagem) e gostaria de sugestões de cidades. Pretendemos chegar em Roma e terminar em Milão, alugando um carro neste percurso. Cidades que gostaríamos de conhecer: Assis e Veneza,além da toscana, mas abertos a sugestões. Particularmente gostaria de cidades pequenas, menos turísticas, mas aconchegantes.
    Abraço
    Rogério

  5. Oi Carmelina, tudo bem?
    Se você estiver de carro a melhor coisa é se perder pelos arredores, curtindo a paisagem local.

    Nos arredores de Montepulciano existem várias cidadezinhas charmosas como por exemplo Pienza, San Quirico d’orcia, Montalcino, Buonconvento, Lucignano… já falei sobre algumas dessas cidades aqui no blog. Se você quiser curtir um dia de relax vale tb a pena ir para Chianciano Terme, precisamente para passar uma manhã ou uma tarde nas termas (eu contei sobre a minha experiência lá aqui no blog).

    Nos arredores de Castellina in Chianti eu sugiro por exemplo: San Gimignano, Monteriggione, Siena além de radda in Chianti, gaiole in chianti…

    Depois me conta como foi sua viagem,

    Abs

    Barbara

  6. Olá Barbara
    Estou tentando fazer um roteiro pela Toscana.
    Minhas bases serão Montepulciano chego dia 27/9 a tarde e saiu dia 02/10
    Vou para a outra base em Castellina di Chianti de 2 a 4/10 e a ultima base sera Florença onde fico de 4 a 6.
    Ai esta definido: Vamos rever a cidade pela tarde do dia 4 e dia 5 faço bate/volta 5 terri.
    Minha dificuldade esta entre os dias 27/9 e 04/10, como dividir as cidades para visitar nestas duas bases.
    Um abraço
    Carmel

  7. OI Therezinha, tudo bem=
    Será um prazer ajudá-la a organizar o roteiro da sua viagem.
    Ultimamente tenho recebido muitos pedidos de roteiros enograstronomicos e por isso estou me dedicando a escrever artigos relacionados ao tema.
    Minha ideia eh apresentar varios lugares interessantes que eu recomendo aqui no blog e depois fazer um itinerario que reuna todos esses lugares. 🙂
    Como a sua viagem é em dezembro, vai dar tempo de esperar…

    Voce chega em Roma em um dia que eh feriado, um dos poucos no ano em que a maior parte da Italia pára. Comece planejando tudo direitinho nesse dia. É melhor checar se o transporte publico de Roma funciona normalmente. Com certeza o seu hotel pode ajudar a programar a chegada.

    Essa é a primeira vez na Italia? Vocês preferem se concentrar em duas ou três cidades ou querem visitar várias? Por exemplo: em Roma e Florença é bobagem ter um carro, mas se vcs quiserem visitar vários vinhedos talvez seja o caso de alugar um (ou então de arrumar um pacote com um tour ja fechado para uma adega, por exemplo). Se o budget permitir vcs tambem podem arrumar um motorista que leve vocês para os arredores.

    Um abraço,

    Barbara

  8. chegarei em Roma 26/12/2912 com meu marido e ficaremos 10 dias que gostariamos de dividi-los entre Roma E Toscana,ADORAMOS viagens enogastronomicas ,temos 58 anos.
    Voce poderia nos ajudar a fazer este roteiro?
    Desde já agradecemos therezinha

  9. Jussara,
    É verdade, Pienza é ideal para quem estiver de carro.
    Para quem quer viajar de trem talvez uma base boa seja melhor Lucca mesmo ou então alguma cidadezinha nos arredores de Florença tipo Pontasieve, que fica há 15 minutos de Florença, dos trens de alta velocidade (você chega rapidinho em Milão, Torino, Veneza e no norte da Italia) mas também pode ir até outros lugares bonitos da Toscana…

  10. Barbara. Gostei muito de tudo que postaste, simples, rápido e dentro daquilo que eu desejo. A única dúvida é se todas essas cidadezinhas que
    tu me recomendas, possui ligação de “Trens”, pois será desse modo que vamos viajar e conhecer tudo. Como iremos nos locomover se por essas pequenas cidades não passam trens???….
    Pienza é, realmente, um “Docinho de Côco”.
    Beijos, Jussara

  11. Bárbara boa noite,

    Parabéns pelo blog!

    Tenho uma dúvida, se você puder me ajudar eu agradeço… Eu gostaria de ir pra Itália em Julho passar 3 meses. Até ai sem problemas, porque tenho direito a um visto de turista por esse período… Só que após esses 3 meses, eu gostaria de ficar mais 3 meses na Itália estudando… Minha pergunta é: Após ter esgotado meu visto de turista, eu consigo tirar outro visto pra mais 3 meses (visto de estudante) ou eu teria que direto antes de ir tirar um visto válido para 6 meses???

    Muito obrigada!

  12. O lugar é realmente lindo e contado desta forma dá uma imensa vontade de ir.

  13. @Fernando
    Espero que você possa voltar logo para a Italia. Se tiver mais dicas diretamente do Brasil é só avisar. 🙂

    @Inês
    É verdade, em geral a Italia é bem romântica. Dá uma vontde de ficar passeando de mãos dadas… 🙂

    @Cris
    Uma festa de casamento na Italia também é uma idéia, embora seja preciso um pouquinho de organização a mais para colocar em ordem a burocracia, ne?
    Mas isso já é assunto para um próximo post.. 🙂

    Até mais!

  14. Você sempre solícita Barbara, adorei as dicas.
    Assisti muitos casamentos quando estive aí.
    Os dois mais deslumbrantes foi em Montefalco e Siena ( bellíssimo).
    Bom casamento aos noivos.

  15. adorei o texto e realmente a cidade é linda…conheço Venezia,Firenze,Verona e Siena, que considero românticas tb.

  16. Oi Babi! Lindo, inspirador e instigante este post! Faço parte do grupo de pessoas que deseja muito marcar essa romântica fase da vida aí na Itália! Adorei também a história do local, sem falar das fotos excelentes! PARABÉNS!!! Incluirei este nos preparativos! Bjos – FF

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here