Muitos brasileiros chegam na Italia e pensam: finalmente posso relaxar já que a Italia é um país seguro. Dois dias depois de chegar, ao entrar em uma loja lotada você se distrai provando as roupas maravilhosas e de repente percebe que a sua bolsa desapareceu. Drama! A experiência positiva se transforma em um verdadeiro desastre. Quer dizer que a Italia não é tão segura assim?

O objetivo deste artigo não é aterrorizar você que pretende vir a Italia a turismo, e sim te informar sobre os reais perigos da Italia. Sem exagerar e sem esconder o problema. Uma pessoa bem informada sabe evitar os riscos e terá uma experiência de viagem mais feliz.

Que tipo de violência você pode encontrar na Italia

Acho bastante difícil que você seja roubado por um ladrão armado: aqui andar com um revólver é coisa seríssima. Óbviamente tudo pode acontecer, mas é muito muito raro. O grande problema acontece com os distraídos. Na Italia existem muitos batedores de carteira. São aqueles ladrõezinhos que ficam te sacando a distância e quando você se distrai colocam a mão no seu bolso sem que você perceba e roubam a sua carteira. Ou entram em 4-5 em uma loja pequena, criando confusão, sentam do seu lado enquanto você experimenta um sapato e de repente, naquele exato momento em que você está olhando o espelho indeciso se compra ou não o modelito, leva a bolsa que você deixou sobre a poltrona. Aí você vai para o caixa e se dá conta que sua bolsa sumiu. Pena, tarde demais!

Olho na bolsa!

Ser roubado na Italia é tão desagradável quanto ser roubado em qualquer outro lugar do mundo. A única diferença é que quando você for a delegacia fazer o boletim de ocorrência (aqui no Carabinieri a fare la denuncia) os policiais falam italiano. E você pode achar ruim que eles não entendem o seu português ou inglês. Mas se você pensar bem, se um italiano for roubado no Brasil dificilmente o policial vai falar italiano ou inglês, não é mesmo? Mesmo em uma cidade turística como o Rio de Janeiro ou Salvador. Então tente relaxar e ser gentil, porque gentileza gera gentileza e mau humor provoca mau humor.

Aqui agem quando ninguém está vendo

Assim como os batedores de carteira, existem aqueles drogados que podem abrir o seu carro usando uma bolinha de tênis ou então quebrar o vidro da janela para roubar aquelas moedinhas que você deixou no carro. É sempre bom evitar deixar coisas dentro do carro ou no porta-malas. No entanto, é difícil que roubem o seu carro e mais raro ainda que aconteça um assalto a mão armada. Isso significa que você pode parar no sinal vermelho de noite sem paranóia que chegue alguém para te roubar naqueles 2 minutos parados. Aliás, não passe com o sinal vermelho porque aqui muitos semáforos tem uma câmera que faz uma bela multa para quem passa com o vermelho.

Mulheres sozinhas, atenção!

Eu também daria um conselho final para as mulheres que viajam sozinhas: evitem caminhar em ruas desertas, especialmente a noite. Você nunca sabe se vai encontrar um maníaco no meio do caminho…

Espero não ter aterrorizado ninguém. Não é preciso caminhar com medo aqui na Italia. Eu sempre ando pelas ruas tranquilamente com minha super máquina fotográfica, o iPhone na outra mão, diversas vezes esqueci o carro aberto e nunca tive problemas. Mas sempre fico de olho na minha bolsa, afinal é melhor não dar sorte para o azar, né?