A Italia é um país que deve fazer parte de qualquer roteiro de viagem para Europa e digo isso não apenas porque escrevo um blog sobre a Italia. Aliás, eu escrevo um blog sobre a Italia porque escolhi a Italia como meu lar e é aqui que moro desde 2005. Para facilitar sua leitura vou fazer um elenco de 8 boas razões para viajar para a Italia.
Índice
Viagem para Europa, por que colocar a Italia no roteiro
Com tantos países interessantes, criar um roteiro de viagem para Europa pode ser confuso. A gente olha para o mapa europeu e pensa em visitar 15 países em 15 dias. Mas na prática é algo totalmente inviável.
Ou melhor: talvez você até consiga fazer a loucura de visitar 15 países em 15 dias, mas vai acabar passando mais tempo nos meios de transporte do que visitando os destinos. E para completar, vai voltar com uma confusão mental sem lembrar direito as características de cada país.
Quem monta o roteiro de uma primeira viagem para Europa tem duas opções: dar uma pincelada em alguns poucos países ou escolher um único país e se concentrar naquele.
Geralmente quem quer dar uma pincelada nos principais países acaba optando por visitar as capitais de cada país. Tipo Paris, na França. Lisboa, em Portugal. Londres, no Reino Unido. Amsterdã, na Holanda. Berlim, na Alemanha. Madri, na Espanha (embora muitos brasileiros prefiram Barcelona). E por aí vai.
O fato é que quando você descobrir que na Italia a quantidade de cidades e atrações famosas é tão grande e é tudo tão concentrado em um país tão pequeno.. bem, provavelmente você vai achar bom passar vários dias da sua viagem na Italia.
Quem nunca ouviu falar em cidades como Roma, Florença, Milão, Veneza, Nápoles? E só aí já são 5 cidades na Italia.
Mas você também ouviu falar na Toscana. Algumas pessoas se confundem e pensam que a Toscana é uma cidade, mas na verdade é um dos estado da Italia (ou Regione, como a gente chama italiano). E aí o que fazer: você não vai querer dar uma passadinha em cidades famosíssimas da Toscana como Pisa, Siena e San Gimignano?
E ainda tem as cidades dos santos como Assis e Pádua, do glamour do verão italiano como Taormina, Portofino, Capri e Costa Amalfitana.
Quantos dias de férias você tem mesmo?
Abaixo vou dar 8 bons motivos para você colocar a Italia no roteiro de viagem para Europa (e eu dedicaria mínimo 15 dias!). Vamos lá!
Confira nossa sugestão de roteiro de 15 dias na Italia
1) A história da Europa sofreu uma grande influencia dos antigos italianos, mais conhecidos como romanos.
Você não precisa ser um estudioso super culto para perceber isso quando viaja. Basta fazer um passeio a pé no centro histórico de Roma.
Em uma das minhas viagens a Roma encontrei um painel em um muro que mostrava a evolução do Império Romano. Há quase 2000 anos, mais precisamente em 117 d.C. a maior parte da Europa e um pedaço da África estavam sob o domínio de Roma (o território em branco na foto abaixo). Isso significa que ainda hoje, nesses lugares você encontra restos de influência cultural da Italia (antes que a Italia se chamasse Italia, claro).
Para quem vai para Roma pela primeira vez, pode ser interessante ficar 3 noites na cidade: tempo suficiente para conhecer as principais atrações de Roma. Vai sair de lá com gostinho de quero mais? Vai sim, mas por outro lado, é bem provável que nas suas próximas viagens para a Itália você acabe chegando ou saindo de um vôo em Roma. E aí, terá a oportunidade de descobrir e curtir muito mais.
Se você está procurando acomodação na cidade, eu sugiro que leia a minha sugestão de 10 hotéis em Roma.
Roma é uma das portas de entrada da Italia então se você comprar seu vôo para o Aeroporto Internacional de Roma, o Aeroporto Leonardo da Vinci em Fiumicino depois vai precisar de um transporte até o centro. Então o próximo passo é ler o nosso artigo sobre como ir do Aeroporto Fiumicino até o centro de Roma.
2) A Italia exporta patrimônio cultural
Quando você vai ao Louvre, em Paris, tirar a fotografia da Mona Lisa na verdade vai apreciar um quadro de Leonardo Da Vinci, um italiano de origem Toscana, que nasceu no simpático vilarejo de Vinci. O Louvre é um espetáculo, eu adoro Paris, mas… por que não vir diretamente na terra de Leonardo?
Se você parar para pesquisar o nome dos grandes cientistas, poetas, artistas que estudou na escola vai perceber que uma boa parte deles era de origem italiana: de Dante Alighieri a Galileu Galilei, passando também até por Cristovão Colombo (você sabia que o descobridor da América nasceu em Gênova, na Italia?)
A cidade que mais representa cultura em toda a Italia é Florença, em italiano, Firenze. Quando você visita Florença pela primeira vez tem a sensação de passear em uma cidade em miniatura: é muito fácil percorrer o centro histórico a pé e você se depara com uma série de atrações uma ao lado da outra.
O que é absolutamente imperdível é uma visita a Galleria dell’Accademia onde está o David de Michelangelo original. Sim, é verdade que existem cópias do David espalhadas pela cidade, mas quando você vê o original é que realmente se dá conta do trabalho e talento impressionante de Michelangelo. É absolutamente a minha obra favorita.
Inclua também uma visita a Galleria degli Uffizi, mas lembre-se de reservar antes para não perder horas na fila. Entre no Duomo, a catedral de Florença, e suba até a cúpula de Brunelleschi, se tiver filhos leve-os para um passeio no Museu Galilei. A lista de coisas para fazer é imensa! E se você ainda não sabe onde se hospedar na cidade da arte, confira nossas sugestões de hotéis em Florença.
3) A Italia é a terra do vinho
Praticamente onde quer que você vá na Italia, vai poder tomar um ótimo vinho local. É até difícil dizer onde você deve ir para fazer um delicioso passeio em um vinhedo e curtir uma degustaçãozinha básica.
Seja para quem viaja para o norte da Italia, centro ou sul não faltam ótimas opções. Você pode começar por exemplo em Langhe, no Piemonte, a terra do Barolo.
Saindo do Piemonte siga para a Lombardia na área chamada Franciacorta. Neste território é produzido um espumante delicioso: o Berlucchi (aliás, uma outra cantina que ADOREI visitar).
Da Emilia Romagna vem o Lambrusco, um vinho que os brasileiros adoram (eu inclusive!). É um vinho geralmente bem mais barato do que o produzido em outros territórios, mas “desce” que é uma maravilha!
Depois parada obrigatória na Toscana, a terra dos grandes vinhos. Para quem quer impressionar os amigos, pode refazer a adega comprando os vinhos toscanos! Imperdível uma visita nos vilarejos do Chianti para tomar um Chianti ou em Montalcino para tomar um Brunello di Monalcino.
Outra cidade do vinho famosa da Toscana é Montepulciano na Val di Chiana.
Está pensando em como transportar suas garrafas de vinho italiana no final da viagem? Veja aqui malas de viagem para transportar vinho.
A Sicilia tem ótimos vinhos e uma das coisas mais incríveis é participar da noite de San Lorenzo na cantina de Donnafugata. Para quem quer um vinho com bom custo-benefício eu adoro um Corvo Glicine Bianco para acompanhar um peixe.
Faltou falar de vários outros vinhos e estados, mas talvez seja melhor escrever um artigo mais detalhado sobre isso no futuro…
Se você gosta de vinhos, assim que colocar os pés na Italia informe-se sobre eventos especiais de degustação de variados tipos de vinho.
Aqui na Toscana existem dezenas de eventos por ano onde você simplesmente paga um ingresso fixo tipo 10 euros e pode experimentar diferentes garrafas, algumas que chegam a custar mais de 100 euros(!), como acontece por exemplo no Wine Town de Florença.
4) Na Italia come-se bem em (praticamente) qualquer lugar
Os italianos tem uma preocupação com a comida que um brasileiro normal não consegue imaginar. Existe um cuidado especial com a escolha dos alimentos e dos ingredientes que serão utilizados para preparar um prato.
Embora existam dezenas de opções de restaurantes estrelados na Italia, o sucesso da culinária italiana está na simplicidade dos pratos e qualidade dos ingredientes. E essa qualidade está presente também nas trattorias ou mesmo nas comidas de rua.
Nada como um belo prato de massa preparado com uma variedade de molhos que muda de acordo com o território. Ou um risotinho fresquíssimo. Aliás, que tal fazer um tour gastronômico na Italia?
Mesmo o fast food da Italia é delicioso: obviamente não me refiro ao Mc Donalds, e sim aquela paradinha básica em uma padaria (panificio) onde você pede para montar na hora um sanduíche com presunto cru, ou mozzarela fresca, ou quem sabe os dois ingredientes juntos com mais um monte de coisas dentro!
Já a terra das comidas de rua é a Palermo, com opções de salgadinhos, frituras (experimente a famosa arancina) e doces espalhados por todo lugar.
Isso para não falar do café da manhã com um delicioso cappuccino e croissant fresquinhos ou o sorvete (gelato) de merenda no meio da tarde. Admito, a Italia me conquistou pelo estômago!
5) A Italia oferece praias maravilhosas e história juntos
O brasileiro é exigente quando o assunto é praia, afinal o nosso país é famoso por sua costa maravilhosa. Mas aqui na Italia também não faltam lugares incríveis.
Obviamente é praticamente impossível encontrar uma praia “virgem” como no Brasil, o que existem são praias mais escondidas e desabitadas. Mas o que eu acho realmente incrível é a combinação de história e praia juntos.
Scala dei Turchi Sicilia
Por exemplo: você vai para Sicilia e descobre um lugar mágico como Scala dei Turchi, que fica a apenas alguns quilômetros da Valle dei Templi, de Agrigento, onde estão os restos da antiga colonia grega de Akragas. Fiquei particularmente encantada quando descobri a Scala dei Turchi porque você se depara com uma montanha branca feita de uma pedra diferente que dá diretamente no mar. Quando vi de longe essa pedra achei que queimaria meu pé (estávamos em alto verão, final de julho), mas chegando lá a rocha era fria, parecia uma pedra pome e naturalmente se formava uma espécie de cadeira com vista mar onde você poderia tomar sol e curtir a brisa. A água do mar era geladíssima, mas a experiência foi inesquecível. É um daqueles lugares únicos no mundo.
Imperdível no sul da Itália: o mar de Apúlia com sua água cristalina em tons de azul!
Uma outra dica é uma viagem até o Arquipélago Toscano onde você pode curtir as fantásticas praias da Ilha de Elba, na Toscana, e aproveita para descobrir melhor a ilha onde Napoleão Bonaparte ficou exilado.
Sem falar é claro nas clássicas Cinque Terre, Costa Amalfitana e Capri… famosíssimas em todo o mundo!
6) A Italia possui charmosos burgos medievais e cidades do renascimento
Se você sonha em visitar uma daquelas cidadezinhas no alto da montanha, rodeada por muros de proteção, com ruazinhas estreitas e casas de pedra… bem, a Italia é o paraíso!
Na Maremma Toscana sou apaixonada por Pitigliano, um vilarejo esculpido nas rochas que parece cenário de contos de fadas
Uma outra cidade clássica de um roteiro pela Toscana é Pienza, e já que você está lá perto que tal dar uma esticadinha até Lucignano ou Montepulciano? Para falar a verdade você pode montar um itinerário baseado nas cidades onde foi gravada a novela Passione, da Rede Globo. Eu fiz um mapa com as cidades que eles visitaram e publiquei aqui.
Dica: veja minha sugestão de roteiro de 7 dias na Toscana com Florença como base: itinerário clássico
Outra opção é simplesmente fazer excursões de 1 dia saindo de Florença com direito a momentos eno-gastronômicos, cultura e história.
7) Subir no alto de um vulcão, esquiar na neve, relaxar no lago: a Italia oferece várias possibilidades
Desde que cheguei na Italia tive a possibilidade de fazer coisas que nunca tinha feito. Como subir no alto de um vulcão de verdade! O que não falta na Italia são vulcões: na Sicília tem o famoso Etna ou mesmo o pequeno vulcão de Vulcano, nas ilhas Eolie; na Campania, em Nápoles o Vesúvio.
Já para quem busca um pouco de tranquilidade o ideal pode ser um passeio ao lago, quem sabe com direito a praticar um pouco de windsurf? Eu já experimentei!
Para quem gosta de neve, durante os meses mais frios (em geral de dezembro a março) é possível esquiar ou simplesmente ficar hospedado em um hotel de charme na montanha tomando vinhozinho, curtindo uma lareira e quem sabe um tratamento spa.
Ou quem sabe fazer o percurso do “Giro d’Italia” em bicicleta? Em um pequeno território em formato de bota você encontra um pouco de tudo. Basta percorrer poucos quilômetros para perceber uma nova paisagem, um novo clima, diferentes hábitos culturais.
8) Fazer compras na Italia é uma delícia
O que não pode faltar em uma viagem para Europa: umas comprinhas, claro!
Se os Estados Unidos são o paraíso para comprar eletrônicos, a Italia é o destino certo para quem adora moda: roupas, sapatos, bolsas, jóias e acessórios em geral de grifes famosas como Armani, Gucci, Prada, Ferragamo, Zegna, Fendi… aqui custam muito menos do que no Brasil.
Certamente é preciso saber onde comprar: em geral as boutiques são caras, mas nos outlets a coisa muda de figura. Os descontos chegam a 70% em relação ao preço original, muitas lojas fornecem o formulário de tax free para compras acima de 155 euros para não residentes na União Européia (você recebe uma parte do dinheiro dos impostos de volta, é preciso pedir o “tax free” na hora de pagar a conta).
E o estilo italiano… ah, honestamente os italianos sabem valorizar o corpo humano. As roupas tem um corte maravilhoso, não é a toa que a Italia exporta moda para o mundo todo. Existem diversos outlets espalhados pela Italia, já falei sobre alguns aqui no blog.
Além de moda, tenho amigos que adoram levar para o Brasil garrafas de vinho. Afinal, uma garrafa que aqui na Italia custa 20 euros pode ser encontrada nas lojas brasileiras por 300 reais, ou mais! Tomar vinho italiano no Brasil é um verdadeiro luxo, com esse preço! Aqui felizmente é muito mais acessível e as pessoas costumam tomar um cálice todos os dias na hora das refeições. Não significa que seja uma coisa econômica, mas é um “luxo” acessível.
Outra coisa que vale a pena levar para o Brasil são cosméticos: de perfumes a batons, de cremes para o rosto até maquiagem. Meu conselho é simplesmente prestar atenção se o produto foi feito para o inverno ou verão. Prefira sempre produtos feitos para o verão, afinal no Brasil faz calor o ano inteiro. Os produtos invernais são mais densos, feitos para hidratar a pele que resseca com o frio. No Brasil, com o calor a pele tende a ser mais oleosa por natureza. Se tiver dúvidas peça ajuda para a vendedora.
E mais uma dica: compre tudo num lugar só. Quanto mais você compra em uma loja, mais é paparicado, então em vez de comprar uma coisa em cada loja, escolha uma e faça a festa! Se quiser, pode comprar pela internet também, confira aqui uma sugestão de lojas de produtos de beleza online.
E por fim, vale lembrar que para entrar na Itália é necessário ter um seguro saúde: veja aqui como fazer um grátis ou por um ótimo custo-benefício. E aí, já decidiu para onde ir na sua viagem para Europa?
Bem, acho que se você chegou até o final desse post sobre viagem para Europa parabéns! Ficou meio grandinho, né? Fui me empolgando….
Bem, se você tiver dicas sobre viagem para Europa para compartilhar com a gente, comente abaixo! Até a próxima!
Já pensou em viajar pagando em criptomoedas? Leia mais sobre isso aqui!
Se você gostou deste artigo sobre viagem para Europa compartilhe-o com seus amigos!
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
[…] Brasil, a Italia tem tantas áreas incríveis que merecem a visita (aliás recomendo a leitura de 8 boas razões para viajar para a Italia), com uma diversidade cultural interna que é difícil de explicar em poucas […]
Olá João Paulo,
Obrigada, fico contente que tenha gostado do blog..
A melhor pessoa para saber se você se adapta facilmente a mudanças na sua vida é você mesmo.
Tente imaginar ficar longe de toda sua família e amigos e não poder contar com ninguém conhecido até conseguir fazer novos amigos em uma nova língua.
Tente imaginar recomeçar sua vida completamente do zero. Sem nenhum ponto de referência.
Não é fácil, mas não é impossível. 😉
Seja lá o que você decidir boa sorte!
Att
Barbara
Oi. Boa Noite. Meu nome é João Paulo. Gostei muito do Blog. Pesquisei sobre a Itália porque estou pensando em morar por lá. Estou pesquisando para saber mais culturalmente. Quais são as probabilidades de eu me habituar nessa nova vida? Alguma sugestão. Para um começo de vida?
OI Mariah Eduarda,
Na verdade eu costumo brincar que uma vida não é suficiente para conhecer bem a Itália.
A Italia é um país cheio de diferenças culturais de norte a sul e com muitas coisas incríveis para ver e fazer.
Para uma primeira viagem eu sugiro o clássico tour de 15 dias:
https://www.brasilnaitalia.net/2014/03/15-dias-na-italia-itinerario-classico.html
Att
Barbara
muito obrigada por compartilhar essas informações! eu tenho muita vontade de visitar esse país maravilhoso. quantos dias você acha que são necessários para conhecer bem a itália?
Oi Bárbara me zulmira sou brasileira mais moro no Chile ha cinco ano e agora q esta passando a crise economica quero ir pra Milão com o meu marido e meu filho estou estudando sobre o país e te agradeço vc esta me ajudando muito mais ainda tenho muita dúvida sou garsonete e queria saber se poseo ganhar o suficiente pra pagar o aluguel e da de comer a minha Camila. Como posso conseguir trabalho e cidadania italiana obrigada
Oi Isa,
Acabei de passar no seu blog e vi que você subiu até a cúpula do Duomo de Florença, Vou ficar de olho nos seus próximos posts! Um abraço
Barbara
Oi Neusa,
Obrigada por compartilhar sua experiência e pela bela mensagem. Espero que você possa voltar muitas e muitas vezes. Até mais, Barbara
Ai, amo esse país… passei momentos incríveis lá..
espero voltar um dia 😉
Parabéns .Estive na Itália em outubro deste ano ( 2013): Milan,Firenze, Veneza ,Verona, Pisa, Assisi(Igrejas de São Francisco de Assis e de Santa Clara ), a cidade de Santo Antônio de Pádua, Pompéia e suas ruínas, o lago e funiculari Como/Brunati ,Capri/Anacapri ,Amalfi /Positano ,Roma, Napoli, Tivoli na villa d`Este. Cada cidade com sua característica peculiar : passeio de gondola nos canais de Veneza, Duomos de Florença e de Milão,Galeria Vitorio Emanuelle em Milão, imperdível galeria da Academia ( Davi de Michelangelo).O Vesúvio respeitoso vulcão .A sequencia diferente da comida: pasta( macarrão )depois salada ,sobremesa Tiramissu de diferentes modos. Toda linda .Voltarei breve .Lerei sempre seu blog para recordar e me atualizar.
wonderful!
Olá Bárbara, estou querendo montar um roteiro para uns 10-15 dias somente na Itália com meu marido e 3 filhos(18,20 e 23). Queremos conhecer as principais cidades e a Toscana. Não sei por onde começar e onde terminar. Gostaria de usar carro o mínimo possível pois meu marido não tem senso de localização. Não falamos italiano, somente alemão, espanhol e inglês. Vc pode me dar alguma dica de locomoção, melhor começar por aqui e ir para ali….? Não creio que meus filhos se interessem por arte como eu, como conciliar os passeios? Obrigada!
Bom dia Barbara, tudo bem contigo?
Eu cheguei ao teu blog fazendo algumas pesquisas na internet. Minha noiva e eu estamos pensando em passar a nossa lua de mel na Itália, ainda não definimos nada por que tem tempo até o nosso casamento. Eu porém estou dando uma pesquisada até para me organizar financeiramente.
Queria algumas dicas tuas, o meu interesse é ir para o interior, não queria nada como roma e derivados, lugares onde tem muito turista, queria algo mais estilo filme, um lugar para ficar como aquele do filme “Um bom ano”, “Sob o sol da Toscana”, etc.
Eu tenho uma queda (muito grande) por lugares montanhosos, casas de campo, etc. Gostaria de saber de ti o que me recomendarias dentro destas ideias para passar a minha lua de mel. Será que consigo algum chalê para alugar perto de alguma cidade na toscana, ou me recomendarias alguma outra coisa?
Obrigado pela tua atenção!
Olá Luci,
Eu não conheço Aprilia, mas olhando no Google Maps não parece ser muito distante de Roma. Portanto, você poderá fazer diversas visitas a cidade eterna, Roma (veja por exemplo essa série de artigos: http://www.brasilnaitalia.net/category/destinos/italia/lazio/roma )
Uma outra opção é visitar a Campania com suas cidades maravilhosas como Salerno, os burgos da Costa Amalfitana como Positano, Amalfi… além da ilha de Capri que é irresistível entre maio e outubro. Leia algumas dicas aqui: http://www.brasilnaitalia.net/category/destinos/italia/campania
Se sobrar pique venha também até a Toscana, conheça Florença, aqui no blog damos sempre muitas dicas do que fazer em Florença e arredores: http://www.brasilnaitalia.net/category/destinos/italia/toscana
Espero que sua viagem seja uma delícia. E depois conta para gente como foi.
Abs
Barbara
Olá, estou planejando viajar para Itália, vamos para Aprillia, eu e meu namorado, ficaremos na casa de uma tia dele(economizaremos com hospedagem…rsrsr). Queria sugestoes de lugares para conhecer, que tipo de roupa levar…tô sonhando com essa viagem.
Ajude-me!!!!
Oi Roberta,
Fico contente que esteja gostando do blog.
Na verdade os outlets ficam sempre um pouco fora das cidades, nos arredores de Florença existem vários, ou talvez eu seja mais “íntima” com eles já que são perto da minha casa. rs!
Também perto de Milão existem algumas opções. Onde você vai pegar o avião de retorno?
bjs
Barbara
Bárbara, irei passar lua de mel na Itália e estou amaaaando o blog!!!
Começamos a pesquisar agora, e iremos nos casar em julho!!! Qual a cidade que tem mais outlets? Pretendemos deixar essa para o final da viagem!!!
Beijos,
Roberta
Oi Livia,
Acabei de mudar o título do artigo em sua homenagem! 🙂
Oi Livia,
Acho que errei o título do artigo que dá a idéia de ser pouco interessante, mas o importante é que você gostou do conteúdo. 🙂
Uma boa viagem e espero que o site seja útil.
Abs
BArbara
Bárbara, artigo incrível, parabéns! Quase não li achando que não traria maiores detalhes sobre a Itália em específico, mas na verdade é um resumão de tudo o que a Itália tem de melhor! Estarei aí entre 02/jan a 14/jan, visitando Roma/Firenze/S.Gimignano/Siena/Veneza/Verona…portanto estou anotando todas as dicas do seu blog, que é realmente muito bom! Abçs!
OI Kátia,
Obrigada pela visita e pelo feedback.
Espero você por aqui em breve novamente, ok?
Bjs
Babi
Parabéns pelo seu site, é maravilhoso. Adoro os posts que vc faz.
Bjs
Kátia
[…] se formavam verdadeiras poltronas com vista mar. Cheguei a publicar a foto em um outro post aqui no blog. Caminhando sobre essas falésias era possível apreciar uma vista para o azul do céu e do […]
Oi Simona,
Obrigada pela visita.
Roma é uma cidade impressionante mesmo.
Há quanto tempo você mora aí em Minas?
Já se habituou a comer tutu de feijão? 😉
bjs,
Barbara
Oi sou italiana e moro em minas gerais, sou romana e amo o meu pais adoro e pra mim nao tem nada de igual…. o brasil tambem è maravilhoso, mas nos temos istoria, nesse ano Roma fez 2765 anos….
beijos
Oi Carla,
Espero que você consiga realizar o seu sonho. 🙂
Abs
Barbara
Nasci no Brasil, e sou filha de italiano, por isso tenho nacionalidade dupla! Amo meu país, mas o sangue que corre em minhas veias é puro “Itália”! Estive lá uma vez, e pretendo voltar e se Deus me permitir,terminar meus dias lá, na Toscana!!!
[…] que não incluísse Roma ou Florença, inclusive há poucos dias escrevi um artigo onde mencionava 8 bons motivos para visitar a Italia (ou por que ela não pode ficar fora de um roteiro pela […]
Adoro ler o seu blog. Concordo plenamente com você quando diz que uma viagem à Europa tem que incluir a Itália. Beleza e cultura se misturam fartamente. Como disse minha neta quando esteve no país (deslumbrada com tudo que viu):”essa tal de Itália cansa”.
Já estive duas vezes e ,se DEUS quiser, voltarei.
Abraços,
Mª Eunice