Existe um lugarzinho em San Gimignano – chamado Fortezza deʼ Cortesi – que vai transformar a sua normal viagem de férias na Toscana em uma experiência inesquecível.

Imagine o prazer de se hospedar em um pequeno vilarejo medieval, com lindas casas de pedras rodeadas pelo verde e pelas flores. Um lugar onde o verdadeiro luxo é curtir a tranquilidade, escutando os sons da natureza ou eventualmente um pouco de música clássica no quarto.

Flores, verde, natureza e história na Fortezza de’ Cortesi

Independente da estação do ano este charmoso agroturismo é sempre uma ótima escolha. Delicioso no verão, época perfeita para sentir o calor do sol à beira de uma piscina maravilhosa. Irresistível no inverno, curtindo as iguarias italianas e um fantástico vinho toscano na frente da lareira.

A Fortezza deʼ Cortesi é mais do que um hotel ou pousada tradicionais: aqui você encontra aquele “algo mais” que faz toda diferença entre simplesmente ter uma cama para dormir e realmente viver o verdadeiro espírito da Toscana.

Vista panorâmica Fortezza de’ Cortesi

Tranquilidade, relax e romance com vista para as torres de San Gimignano

Hospedar-se na Fortezza deʼ Cortesi é literalmente um luxo para poucos. O agroturismo oferece apenas 5 quartos duplos e 1 suíte. Em outras palavras, isso significa que no máximo 12 pessoas podem ter o privilégio de ocupar este oásis da tranquilidade e do relax. Já imaginou você e sua cara metade aqui? Quem sabe com alguns casais de amigos…

Um dos quartos da Fortezza de’ Cortesi

Difícil imaginar um lugar mais romântico do que a Fortezza deʼ Cortesi: aqui nada de TV no quarto! Em contrapartida você pode encontrar uma bela cama de casal baldaquino, onde viver um conto das mil e uma noites.

A localização é um outro ponto forte: a apenas 5 km de San Gimignano, a Fortezza deʼ Cortesi está perto o bastante do centro para os passeios durante o dia, mas ao mesmo tempo oferece aquela privacidade e paz da vida no interior da Toscana. O aeroporto mais próximo é aquele de Florença, que está apenas a 45km de distância.

Fortezza de’ Cortesi: o charme nos pequenos detalhes

Aviso para os casais com filhos: o agroturismo não é organizado para receber crianças menores de 12 anos. Nada contra os pequenos: simplesmente o cliente da Fortezza deʼ Cortesi escolhe o agroturismo como um refúgio, onde dedicar um pouco de tempo a si mesmo.

Produtos típicos toscanos e um panorama de tirar o fôlego

Descobrir os sabores, as tradições, a cultivação de produtos típicos toscanos… tudo isso é possível na Fortezza deʼ Cortesi. Lá existe uma produção de zafferano DOP (açafrão puríssimo de San Gimignano cultivado totalmente a mão seguindo critérios biológicos), azeite extravirgem, ervas aromáticas e horticultura orgânica.

Esses produtos são utilizados nos jantares organizados na própria Fortezza deʼ Cortesi, nos cursos de culinária e também pelo restaurante Dulcisinfundo no centro de San Gimignano (dos mesmos proprietários do agroturismo).

Fortezza de’ Cortesi: um oásis de tranquilidade com vista para as colinas da Toscana

Curso de culinária, história da arte, caminhadas e passeios em bicicleta

Na Fortezza deʼ Cortesi o ócio não se transforma em tédio. Aqui você tem a possibilidade de realizar atividades extras interessantes como por exemplo um curso de culinária para aprender a preparar a verdadeira massa italiana feita em casa.
Ou quem sabe ter uma aula de história da arte diferente: com uma professora que conhece todas as fofocas da época do renascimento. Sabe aqueles segredinhos de Michelangelo e de Leonardo Da Vinci?

O charme de uma mesa de café da manhã típica da Toscana

Os mais ativos podem fazer caminhadas e percorrer trilhas em bicicleta – tudo organizado por especialistas no território e com a possibilidade de baixar os itinerários diretamente no seu iPad.

Isso sem falar no tour de San Gimignano inspirado no cinema, onde você visita os locais que foram eternizados na telona.

A piscina da Fortezza de’ Cortesi

Preços, informações e reserva

O preço de um quarto de casal na Fortezza deʼ Cortesi é de 180 euros por noite; eventualmente existem promoções e ofertas fora da alta temporada.

17 COMENTÁRIOS

  1. ola. Gostaria de obter informaçoes de quais roupas devo levar para Florenca no mes de julho. Saio do brasil no dia 06.07 e volto no dia 14.07. É verao todo o tempo??? e as noites também sao frescas ou frias?. Obrigada

  2. Em julho em geral faz bastante calor na Italia, seja de dia como de noite (as vezes chega a 40 graus de dia). A unica coisa eh que o clima no mundo anda meio louco, e a gente nunca sabe se vai aparecer uma frente fria e de repente a gente tem que tirar o casaco da mala. Dificilmente vai abaixo de 20 graus nessa epoca…. Boa viagem!

  3. Olá Bárbara
    Obrigado pela sua visita. Gostei muito do seu site e já está nos favoritos! Gostei muito dese Hotel, já anotado para uma próxima visita. Vale a pena passar ao menso uma noite.
    Abraços

  4. Olá Barbara !
    Tudo bem?
    Estou indo a Toscana dia 25/12, alugarei um carro em Milão . Pretendo ficar 8 dias na Toscana . Gostaria de algumas dicas do que visitar na Toscana,de passeios , de venicolas.. Muito Obrigado.

  5. Muito Obrigado, Barbara.
    Olharei com carinho.Depois lhe respondo a respeito das dicas.
    Obrigado.
    Rafael Nasatto

  6. Oi Barbara, estou me deliciando com as dicas do seu site. Ja peguei varias dicas pra minha viagem que acontecera entre 30/7 a 16/8. Na verdade, pretendo ficar uns 7 dias na Toscana. Eh muito ? Eh pouco ?
    Se tivesse tambem alguma agencia dai que pudesse me indicar para fazer as reservas de hoteis, seria legal ! Estou chegando em Milao as 15:00 hs no dia 30 e entao, queria dirigir no maximo 250km de Milao, rumo a Toscana. Nao quero ficar hospedada em nenhum hotel de cidade (ja estive em Florenca e Sienna) … quero algo como um agroturismo. Dicas mais ao norte da Toscana ? obrigada !!!

  7. Oi Cris,
    A quantidade de tempo depende do que você pretende fazer e ver durante a sua viagem. Aqui na Toscana você pode visitar vinhedos, ir a cidades históricas, ir até a praia… Uma agência que ajuda a organizar itinerários de viagem na Toscana é a JustinToscana, dá uma olhada por exemplo no artigo publicado hoje: http://www.brasilnaitalia.net/2012/07/os-melhores-vinhos-e-queijos-da-maremma-itinerario-da-just-in-toscana.html

    Sobre um hotel no norte da Toscana… bem, o modo mais rápido de chegar de carro de Milão a Toscana é pela Autostada A1, por isso pesquise um agriturismo por exemplo na região de Barberino di Mugello ou Borgo San Lorenzo, por exemplo (que ficam antes da chegada em Florença). É uma região muito gostosa da Toscana, onde existe a Via del Latte, o autódromo, o Lago di Bilancino, o outlet de Barberino…

    Uns conhecidos se hospedaram no http://www.agriturismolebuche.it e me disseram que era bacana, com piscina, próximo ao centro de Borgo San Lorenzo. Dá uma olhada.

    Abs

    Barbara

  8. Olá Bárbara
    Adorei seu site!
    Estarei indo para a Toscana em outubro. Já conheço Florença e terei 3 dias. Onde vc acha melhor se hospedar? Vc acha válido ficar em Florença e pegar um trem para Siena, ou melhor carro, ou se hospedar em outra cidade? Vi outras cidades como: Arezzo, Montalcino, Pienza, Montepulciano e Cortona. Quais dessas vale à pena conhecer? Queria aproveitar ao máximo.
    Obrigada!
    Bjs
    Arianne

  9. Oi Arianne, tudo bem?
    Fico contente que tenha gostado do site.
    Sobre as cidades, eu particularmente gosto muito de Pienza e Cortona. Mas também não excluiria Siena, uma das cidades mais importantes da Toscana do ponto de vista histórico. Descobrir a Toscana de carro é uma delícia porque você pode ir parando no meio do caminho, se perder pelas estradinhas locais, fazer o seu horário. Se você pretende alugar um carro não vale a pena se hospedar em Florença: escolha uma cidadezinha qualquer, um agriturismo charmoso no campo ou um hotel em pleno centro histórico de um burgo com casinhas de pedra… será uma experiência certamente inesquecível. Ah, se escolher o hotel no centro histórico informe-se sobre a distância do estacionamento mais próximo já que é provável que você não possa chegar na porta do hotel com o carro.
    Abs e boa viagem,
    Barbara

  10. Olá! Barbara!

    Tudo bem? Estou querendo fazer uma viagem, meu marido e eu, à Toscana e Provance, ano que vem, lá pelo mes de abril….Temos 68 e 64 anos de idade, respectivamente. Voce poderia nos indicar, os lugares mais charmosos nessas duas regiôes? Agradeço sua atenção e aguardo um retorno seu.

    Abraços

    Maria Cecilia

  11. Olá Maria Sicilia, tudo bem?
    Não saberia indicar lugares em Provance porque nunca estive lá, mas conheço dezenas de cidadezinhas lindas e charmosas na Toscana. Por exemplo: Cortona, Pienza, Lucignano, Montepulciano ou mais para a área da Maremma: Pitigliano, Saturnia, Montemerano… Já falei de algumas dessas cidades aqui no blog.
    No alto do site você encontra uma seção: “Destinos”, selecione Italia, e em seguida Toscana.
    Se quiser outras dicas, é só escrever. 🙂
    Abs
    BArbara

  12. Barbara,
    vou ficar na Toscana do dia 28.12.2013 a 03.01.2014. Qual hotel você me indica, com um bom custo-benefício? E em que cidade?
    Obrigada!

  13. Oi Luciana,
    Bem, as opções são tantas! Depende um pouco do que você quer ver… a Fortezza de’ Cortesi é um ótimo lugar se você vai com sua cara metade e quer curtir um pouco o friozinho com o calor de uma lareira e depois explorar os arredores da Toscana.
    Se você vai sozinha e quer curtir mais movimento, melhor se hospedar em Florença. Se você vai em grupo pode pensar em alugar uma casa…
    A Toscana é linda em modo geral, difícil errar na hora de escolher uma cidade. São todas muito charmosas. A única coisa que você deve lembrar é que no inverno, as cidades pequenas são mais “paradonas” e tranquilas do que as famosas e turísticas como Florença, Pisa e Siena.
    Um abraço,
    Barbara

  14. Adorei seu site. Vou para a Toscana no final do ano e devemos passar o Matal e Reveillon por aí. Viajaremos com nosso filho de 19 anos. Onde sugere que passemos o Natal? Nesta época é tranquilo viajar de carro pela região? Que roteiro sugere?

  15. Oi Marisa, tudo bem?

    O roteiro depende do que você quer ver e fazer com seu filho. Pode ser, por exemplo, uma noite de natal em um lugar onde provavelmente tem neve e dá aquele clima natalino… A própria Fortezza de’ Cortesi seria um opção ou então você pode ir por exemplo para Abetone, onde tem inclusive pista de esqui.

    Não sei se você já deu uma lida neste artigo com algumas dicas sobre o final do ano na Toscana:
    http://www.brasilnaitalia.net/2012/09/ferias-de-natal-em-florenca.html ?

    Se você chegar um final de semana antes do natal, por exemplo, confere o mercadinho de Marradi, só o percurso já é uma viagem. Você sai de Florença, onde praticamente não neva (é raro) e vai subindo até essa cidadezinha e no caminho começa a ver a neve, que na segunda quinzena de dezembro é bem provável.

    Se a idéia for curtir um pouco de agito, em dezembro as melhores cidades são as maiores da Toscana: Florença em primeiro lugar, depois Siena, Pisa…

    Viajar de carro é tranquilo sim, pode ser que você pegue neve em algumas cidades, mas para isso existem os pneus de inverno do carro que você alugar. A menos que tenha uma nevasca exagerada, você consegue ter acesso a maioria das cidades.

    A outra opção é escolher apenas cidades onde você chega com o transporte público.

    Fale um pouco mais sobre as suas expectativas, quando chega, quando parte, assim podemos dar dicas mais precisas.

    Um abraço,

    Barbara

Comments are closed.