Se você está em Roma, faça como os romanos: vá passear no parque. E nesse caso, escolha o parque mais amado e um dos meus preferidos: a Villa Borghese. Saiba mais aqui.
Índice
Villa Borghese em Roma
Na Villa Borghese em Roma entre uma caminhada, uma corridinha ou um passeio de bicicleta você pode visitar um museu, curtir as obras de arte no meio do caminho ou simplesmente levar as crianças para brincar (e fazer amizade com outros pais italianos).
As fotos deste artigo eu tirei em um lindo dia de fevereiro em Roma quando viajei com as crianças. Um dos primeiros lugares que decidi visitar durante esta viagem foi exatamente o parque Villa Borghese. Era um dia de inverno espetacular com sol e céu azul: que ocasião melhor para curtir Roma a céu aberto?
O parque Villa Borghese
A Villa Borghese é o terceiro maior parque público de Roma: são cerca 80 hectares em pleno centro da cidade.
Dentro deste grande parque você encontra, por exemplo, um zoológico, uma casa do cinema para os amantes da telona, uma ludoteca para crianças, alguns museus como o Museo Pietro Canonica ou a atração principal, a Galleria Borghese.
Reserve seus ingressos para a Fondazione Bioparco di Roma (o zoológico do parque Villa Borghese)
Além de fontes maravilhosas (como por exemplo a Fontana dei Cavalli Marini), um lago e até uma praça que se chama “S. Paolo del Brasile“!
O parque é bem grandinho então se você quer realmente visitar todas as atrações pode reservar o dia inteiro! Lembre-se que para passear no parque é sempre indicado ir com sapatos confortáveis (aliás, esqueça o salto alto em Roma, a menos que você esteja programando uma noite em restaurante, discoteca ou um evento especial!).
Reserve um passeio de bicicleta pelos jardins do parque Villa Borghese através da Get Your Guide
O Museu Galleria Borghese
Na foto abaixo você vê a fachada da Villa Borghese Pinciana, sede da Galleria Borghese, o museu que é uma das principais atrações turísticas de Roma e fica dentro do parque.
O que você vai encontrar? Mosaicos antigos, quadros, esculturas realizadas entre os séculos XV e XVIII, obras de arte de Antonello da Messina, Giovanni Bellini, Raffaello, Tiziano, Correggio, Caravaggio e maravilhosas esculturas de Gian Lorenzo Bernini e de Canova.
Reserve sua visita guiada na Villa Borghese através da Get Your Guide
O que mais me impressionou nesta visita? Sem dúvida nenhuma o teto da sala de ingresso com afrescos do siciliano Mariano Rossi realizados entre 1775 e 1779 (veja foto abaixo). As imagens são uma homenagem a civilização romana: ao centro a imagem de Rômulo recebido no Olimpo por Júpiter, ao redor imagens da Justiça, Fidelidade, Honra que triunfam graças a ação do Tempo contra os vícios (Calúnia, Engano, Falsidade), a Fama de Roma e as suas vitórias.
Abaixo uma obra muito famosa de Caravaggio: “Il ragazzo con la canestra di frutta”.
Informações práticas e conselhos para visitar a Galleria Borghese
Um conselho para as mamães: não é possível entrar na Galleria Borghese com carrinho de bebê. Aconselho as mães de crianças de colo a levar uma faixa porta-bebê para evitar passar duas horas (tempo máximo permitido para a visita) com a criança nos braços.
Horários da Galleria Borghese
Terça/domingo – das 9:00 às 19:00
Última entrada às 17:00 – turnos de visita de duas horas para um máximo de 180 pessoas (exceto para ingressos às 17:45)
Visita da Galleria – os turnos de duas horas acontecem nos seguintes horários: 09:00-11:00 / 10:00-12:00 / 11.00-13.00 / 12:00-14:00 / 13:00-15:00 / 14:00-16:00/ 15:00-17:00 / 16:00-18:00 / 17:00-19:00 / 17:45-19:00
O museu não abre às segundas-feiras, nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro
Horário da bilheteria: das 8:30 às 18:00 (no andar inferior)
Ingressos Galleria Borghese
Abaixo você encontra a tabela de preços oficial da Galleria Borghese.
Categoria | Tarifa | Ingressos |
---|---|---|
Adultos / Inteiro | Euro 15,00 | comprar ingressos no revendedor oficial |
0-17 anos (Grátis, aplica-se taxa de reserva) | Euro 2,00 | comprar ingressos no revendedor oficial |
Cidadãos UE 18-25 anos | Euro 4,00 | comprar ingressos no revendedor oficial |
Vale saber: mesmo no caso de ingresso gratuito é necessário efetuar a reserva online e será aplicada apenas a taxa de reserva de Euro 2,00.
Os ingressos comprados através do revendedor oficial NÃO SÃO REEMBOLSÁVEIS APÓS A EMISSÃO. Preste atenção também porque existe uma faixa horária pré-estabelecida para visitar o museu, geralmente com duração de 2 horas.
Jornalistas entram grátis, para solicitar o credenciamento de imprensa preencher este formulário.
É possível reservar o ingresso com visita guiada em inglês ou italiano organizada pelo próprio museu. Neste caso o valor é de Euro 23,00 por pessoa.
A Galleria Borghese faz parte do circuito Roma Pass e da Roma & Più Pass. A reserva do bilhete é de qualquer modo obrigatória. Os clientes da Roma Pass devem efetuar a reserva do ingresso pelo telefone (+39) 06 32810.
PS. O custo dos ingressos pode aumentar em ocasião de mostras temporárias. Os bilhetes comprados não podem ser reembolsados ou substituídos. As reduções e gratuidades são destinadas exclusivamente a cidadãos da UE e da Noruega, Islândia, Liechtenstein e Suíça.
Como chegar na Galleria Borghese em Roma
Endereço Galleria Borghese
End: Piazzale Scipione Borghese, 5 – 00197 ROMA
Tel.: (+39) 06 8416542 / 06 8417645 / 06 8413979
Fax: 0039 06 8840756
Leia sobre o ônibus hop-on hop-off em Roma (ônibus turístico)
Como chegar na Galleria Borghese com Transporte Público
Da estação Termini na parada Pinciana / Museo Borghese: 910 (direção Mancini); 92 (direção MArliana)
Da parada Flaminio (Metro Linha A) até a parada S. Paolo del Brasile: 89 (direção Bressanone / S. Agnese Annibaliano); 490 (direção Stazione Tiburtina); 495 (direção Stazione Tiburtina); 61 (direção Balsamo Crivelli); 160 (direção Montagnola)
Da parada Barberini (Metro Linha A): 63 (direção Rossellini – parada Pinciana / Museo Borghese); 83 (direção Largo Valsabbia – parada Pinciana / Museo Borghese); 61 (direção Villa Borghese / Washington – parada S. Paolo del Brasile); 160 (direção Villa Borghese / Washington – parada S. Paolo del Brasile); 52 (direção e parada Pinciana / Museo Borghese); 53 (direção e parada Pinciana / Museo Borghese)
Da parada Spagna (Metro Linha A): Metro Linha A (direção Anagnina) parada Barberini e seguir as indicações acima
Da estação Tiburtina (Metro Linha B) parada S. Paolo del brasile: 490 (direção Cornelia) e 495 (direção Valle Aurelia)
Leia mais sobre o metrô de Roma
Para os táxis: estacionamento na Via Pinciana e estacionamento na Via Vittorio Veneto (altura Villa Borghese) –
Leia mais sobre os pontos de táxi em Roma e Tarifas
E você, já teve o prazer de conhecer a Villa Borghese?
—
*Estive em Roma entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2013, em uma deliciosa viagem oferecida pela Hostelbookers. Esta viagem a Roma foi oferecida pela Hostelbookers Brasil, que patrocinou os custos da viagem, mas não teve nenhuma influência no nosso roteiro ou no conteúdo editorial deste artigo.
O Hostelbookers oferece a melhor seleção de acomodação barata solucionando os seus problemas e correspondendo as suas expectativas.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
[…] a uma visitinha ao Coliseu, aos Museus do Vaticano e, quem sabe, a uma agradável caminhada no parque Villa Borghese seguida de uma visita ao museu Galleria Borghese? Agora você só precisa encontrar a oferta de […]
Bom dia Heloisa, tudo bem?
Eu recomendo usar FLorença como base para os passeios na Toscana. Você pode fazer tours em grupo, tours de carro (particular) ou alugar um carro, depende do seu budget e do estilo de vocês. Aqui tem um roteiro bem explicadinho: https://www.brasilnaitalia.net/2017/01/7-dias-na-toscana-com-base-em-florenca-itinerario-classico.html
Abs
Barbara
Boa noite Barbara. Vi que vc mora em Florenca e estou indo para Itália , chegando em Roma 30 de abril até 05 de maio. Depois temos 10 dias e queremos dividir entre Florenca, Siena e San Giminiagnano, mas estamos em duvida onde ficar e como viajar , carro , trem….será que poderia nos ajudar? Meu é Heloisa e sou de Belo Horizonte. Obrigada
Oi Claudia,
Que bom que saber que gostou. Espero que você volte muitas e muitas vezes.
Abs Barbara
Já conheci esse lugar maravilhoso e inesquecível .Realmente Roma e eterna
OI Elisa, tudo bem?
Com o Roma Pass, os dois primeiros museus que você visitar são totalmente gratuitos, mesmo no caso de eventuais mostras especiais (confira se fazem parte da lista dos museus gratuitos no site oficial do Roma Pass: http://www.romapass.it
Nem para todos os museus é necessária a reserva por telefone, mas no caso específico da Galleria Borghese ela é obrigatória. É possível efetuar a reserva ainda no Brasil, mesmo ainda não tendo a Roma Pass em mãos, mas apenas por telefone 0039 0632810.
Uma alternativa para você fazer online, mas nesse caso não usando a Roma Pass, é comprar o ingresso diretamente no site da TicketOne, escolhendo entre as diversas datas e horários possíveis. Coloquei para você o link da versão do site em inglês, talvez seja mais fácil do que o italiano aqui.
Um abraço e boa viagem!
Barbara
Quem possui o Roma Pass ainda tem que pagar a taxa de 4 euros pela reserva? E só é possível fazê-la pelo telefone? eu não falo italiano, então fazer por algum site facilitaria
Oi Mariana,
É uma ótima idéia, ainda mais se estiver um belo domingo de sol! 🙂
Depois conta pra gente como foi!
Abs
Barbara
Adorei,
Já coloquei no meu roteiro um dia só para o passeio com o marido e filho pelo parque.
Pensei em um piquenique de domingo….
[…] Villa Borghese é mais uma boa atração de Roma. Para visitar a Galeria, é preciso reservar a entrada, algo que […]